11/08/2006

GP-2 Series: O Brasil forte!!!

Pelo menos quatro pilotos disputarão a categoria em 2007...


- A GP-2 Series começou esta semana mais uma bateria de testes visando a temporada 2007. A GP-2 é a última escala de um piloto com destino à Fórmula-1 sendo que durante as etapas européias da categoria atua como preliminar da categoria máxima do automobilismo mundial, será a terceira temporada da GP-2. em 2004 o campeão foi o alemão Nico Rosberg, que agora está indo para sua segunda temporada como piloto titular da Willians, nenhum brasileiro disputaou o título, Nelsinho Piquet esteve presente no campeonato mas com apenas uma vitória não tinha chances de título, em 2005 Nelsinho disputou o título até a ultima prova com o inglês Lewis Hamilton que acabou ficando com a taça e tem chances enormes de ser companheiro de Fernando Alonso na McLaren no ano que vem. Em 2007 o Brasil vem forte.

(Lewis Hamilton, campeão de 2006)

- Como você pôde saber aqui no "Mundo Veloz", na segunda feira Antonio Pizzonia foi o mais rápido do dia, cerca de 8 décimos de segundo mais rápido que o segundo colocado. Pizzonia é nome praticamente certo na categoria em 2007 em um passo que faz parte de um projeto de tentativa de voltar à Fórmula-1. Pizzonia quando chegou á Fórmula-1 tinha números excepcionais nas categorias de base, quebrando recordes atrás de recordes mas não se deu muito bem na "divisão principal", sendo atrapalhado por Mark Webber na Jaguar e depois sentindo pressão quando teve a chance de ouro como piloto da Willians. Tivemos também mais um grande desempenho de Bruno Senna e uma enorme surpresa, Luiz Razia também foi muito bem em seu primeiro contato com um carro de 580Hp.

- Ontem tivemos mais uma sessão de testes, que começou sob chuva, depois teve mais uma sessão no seco com várias interrupções por bandeira vermelha e mais 15 minutos de desconto. Confira os resultados:

1) José María López (ARG/BCN), 1min32s894
2) Lucas di Grassi (BRA/ART), 1min32s948
3) Luiz Razia (BRA/Racing Engineering), 1min33s231
4) Bruno Senna (BRA/iSport), 1min33s431
5) Christian Bakkerud (DIN/Super Nova), 1min33s872
6) Andy Soucek (ESP/ART), 1min33s989
7) Timo Glock (ALE/Trident), 1min34s092
8) Javier Villa (ESP/Racing Engineering), 1min34s616
9) Adrian Zaugg (AFS/Arden), 1min35s349
10) Vitaly Petrov (RUS/BCN), 1min35s500
11) Luca Filippi (ITA/Arden), 1min35s695
12) Antonio Pizzonia (BRA/FMS), 1min35s804
13) Mike Conway (ING/iSport), 1min35s841
14) Nicolas Lapierre (FRA/DAMS), 1min36s033
15) Alexandre Negrão (BRA/Minardi by Piquet Sports), 1min36s533
16) Kohei Hirate (JAP/Trident), 1min37s034
17) Stephen Jelley (ING/DPR), 1min38s110
18) Ricardo Risatti (ARG/Campos), 1min38s210
19) Gavin Cronje (FRA/DPR), 1min38s461
20) Bruce Jouanny (FRA/Super Nova), 1min40s244
21) Kazuki Nakajima (JAP/DAMS), 1min42s884
22) Roldan Rodríguez (ESP/Minardi by Piquet Sports), 1min42s887
23) Hiroki Yoshimoto (JAP/Durango), 1min44s592
24) Jason Tahinci (TUR/FMS), 1min44s768
25) Giorgio Pantano (ITA/Campos), 1min44s863
26) Alberto Valerio (BRA/Durango), 1min45s409
27) Dani Clos (ESP/FMS), 1min46s489


Pela ordem de posição conheça:

(Lucas di Grassi)

- Lucas di Grassi (2º), depois de uma temporada difícil pela equipe Durango testou pela ART Grand Prix e conseguiu um belo desempenho ficando na segunda posição, é sabido que com um carro na mão Lucas di Grassi pode brigar por vitórias para provar que não está no RDD, o programa de desenvolvimento de jovens talentos da Renault, à toa. Di Grassi já chegou até mesmo à andar com um carro da Renault, semanas antes do grande Prêmio do Brasil do ano passado ele fez o shakedown do R-25 do campeão. Dependendo da equipe que ele assinar tem chances de ser campeão.

(Luiz Raiz na F-3 Sulamericana)

- Luiz Razia (3º) deu um grande salto em sua carreira ao poder testar tão cedo o carro da GP-2. Razia é líder e favorito ao título da F-3 Sulamericana, que encerra sua temporada em dezembro no autódromo de Interlagos como preliminar da Stock car Brasil. Razia nunca tinha pilotado um GP-2 e nem ao menos um carro com tanta potência, segundo ele foi estranho também ter de se adaptar à frear com o pé esquerdo, diferente do F-3 que ele pilota. Ele não tem muitas chances de disputar a categoria em 2007, mas foi importante demais sua participação pois ele chamou atenção de todos os presentes com a 12ª colocação no primeiro dia e com a 3ª no segundo dia. Não será difícil conseguir outro teste e quando ele precisar talvez consiga a vaga facilmente.

(Foto de divulgação de Bruno Senna na chuva em Jerez)

- Bruno Senna (4º) é sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula-1 e ídolo da torcida brasileira Ayrton Senna. Bruno disputou a F-3 Inglesa em 2005 e acabou o campeonato na terceira posição sendo que no início do ano ao vencer as primeiras provas se tornou o grande favorito ao título. Depois de um acidente sofrido no meio do ano Bruno acabou perdendo rendimento por algumas provas, o que fez com que Mike Conway acabasse levantando a taça. Conway nos testes de ontem foi apenas o 13º, o que deixou Bruno muito feliz. Outro detalhe é que Bruno se diz muito confortável em piso molhado, coincidência?

(Antonio Pizzonia)

- Antonio Pizzonia (12º) vem muito bem nos testes da GP-2. Ele está de acordo quase fechado com a Fisichella Motorsport, equipe que é de propriedade do piloto da Renault. Vem se destacando muito nos treinos e promete ser um dos grandes nomes da próxima temporada na categoria. Assinando mesmo com a equipe de Fisichella ele deve brigar pelo título pois conta com muita velocidade e também com a experiência de uma carreira mesmo que curta na Fórmula-1. Um título poderia credenciá-lo a voltar.

(Xandinho Negrão)

- Xandinho Negrão (15º) fará sua terceira temproada na GP-2, é desde já um dos pilotos mais experientes da categoria estando presente até agora em todas as suas corridas. Será também a terceira temporada de sua equipe, a Piquet Sports, rebatizada para Minardi by Piquet Sport, depois de uma associação com a Minardi, que disputava a F-3000 européia. Xandinho não tem muitas pretensões de título e deve fazer sua última temporada no automobilismo europeu, para depois quem sabe voltar ao Brasil. Torço por Xandinho, caso ele consiga vitórias ele pode conseguir uma boa categoria para prosseguir sua carreira já que o sonho da F-1 é tão distante e concorrido.

(Alberto Valério)

- Alberto Valério (26º) fez mais uma sessão de testes na GP-2, ele deve disputar mais uma vez em 2007 a F-3 Inglesa com sua equipe Cesário Fórmula, equipe brasileira de muito sucesso por aqui que agora tenta a sorte na Europa. A sua primeira temporada foi, como ele mesmo disse, de aprendizado e a próxima deve servir para que ele meça seus resultados para quem sabe em 2008 conseguir uma vaga na GP-2. Alberto Valério foi campeão em 2005 da F-3 Sulamericana com certa facilidade.

(Sérgio Jimenez)

- Sérgio Jimenez (20º na segunda feira) disputou em 2006 a F-3 espanhola, mais um que faz testes com o GP-2 sem pretensões de disputar o campeonato em 2007 mas que já buscou ter uma experiência, que por sinal foi interessante. Deve buscar um bom caminho no próximo ano para tentar a categoria em 2008.

- Sete brasileiros, sendo que destes, quatro deverão participar da próxima temporada da principal categoria de acesso à Fórmula-1, e mesmo aqueles que não vão participar tiveram seus bons momentos, com destaques para Luiz Razia. Sem se esquecer que temos fortes candidatos ao título mesmo com a ausência de Nelson Ângelo Piquet, Pizzonia tem grandes chances de aniquilar a concorrência e todos eles brigam para em um futuro próximo chegar à principal categoria máxima do automobilismo para manter a tradição brasileira na Fórmula-1. Essa é para quem acha que os talentos brasileiros atualmente se resumem à Felipe Massa e Nelsinho, sem desmerecer os dois, mas na base o Brasil também vai bem, obrigado!!!

E ainda...

- McLaren vai à caça: Agora a nova vítima da equipe é o aerodinamicista da Renault,
Nicolas Hennel de Beaupreau o novo contratado da equipe, tudo para deixar o carro da equipe ao gosto do atual bicampeão Fernando Alonso;

- Kazuki Nakajima, filho do "lendário" Satoru Nakajima será piloto de testes da Willians na temporada 2007. A equipe nega até onde pode, mas a entrada do piloto na equipe é um pedido da Toyota que cederá motores para a Willians. Nakajima faz parte do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da empresa e é o primeiro deles a chegar à Fórmula-1;

- Igual não: Gerhard Berger desmente rumores de que a Toro Rosso, equipe que é 50% de propriedade de Berger e 50% de propriedade da Red Bull copie o projeto do carro da "matriz" para o ano que vem, ele promete que o projeto será 100% Toro Rosso. Sendo assim a "filial" perde a chance de ter um carr projetado pelo mago Adrian Newey;

- Jogando no ventilador: Mark Webber e Jarno Trulli tiraram a semaa para falar mal de suas ex-equipes. Segundo Webber na Willians (equipe que defendia até o fim da última temporada) ele não era ouvido em momento algum e não podia dar sugestões para pessoas tão experientes quanto Frank Willians e Patrick Head. Trulli por sua vez afirmou que fez muito bem em sair da Renault (equipe que defendeu até a metade da temporada 2005) onde a relação era muito ruim e ficou cada vez pior depois de uma vitória em Mônaco, mas ele pediu para esquecerem as razões;

- Minardi in USA: Paul Stoddart, antigo proprietário da Minardi na Fórmula-1 (que vendeu sua equipe para a Red Bull montar a Toro Rosso) deve montar uma equipe na Fórmula Mundial no próximo ano, o nome da equipe seria mantido e a Minardi estaria de volta ao automobilismo de massa. Os pilotos até já estariam definidos, Jos Verstappen e Ryan Briscoe;

0 comentários: