9/28/2008

Entrando para a história

Fernando Alonso vence primeira prova noturna da história da Fórmula-1 marcada por inúmeras dificuldades, contratempos e até cenas de pastelão...


- Somente um campeão do mundo e com tanto talento como Fernando Alonso para se dar bem nas condições em que se apresentou o Grande Prêmio de Cingapura. Primeiro GP da história realizado sob luz artificial, longa duração de prova em ritmo alucinante com pista seca e duas entradas do Safety Car que geralmente bagunçam completamente a posição dos pilotos em pista.

- Há quem diga que se fez justiça ao espanhol que ontem na classificação viveu um momento desesperador quando seu carro teve problemas justo na prova onde mais se encaixou o acerto da Renault para as condições de pista. Com a batida de seu companheiro Nelson Piquet aliado ao fato do espanhol já ter feito sua parada ele foi alçado às primeiras posições, atrás de Trulli e Fisichella que tiveram de parar nos boxes e de Nico Rosberg, que seria punido - como o foi - por ter feito trabalho de pit com Safety Car na pista e box fechado.

- Mas isso apenas fez com que ele pudesse recuperar uma posição pela qual ele brigaria tranquilamente, o resto foi a habilidade deste que é na minha opinião o melhor piloto da atual fase da Fórmula-1. Alguém como Alonso não pode passar uma temporada em branco. Seria a primeira desde 2004, ano anterior a seu primeiro título.

- Segundo ele foi uma vitória como nos "velhos tempos", onde a Renault lhe entregava um carro em totais condições de brigar pela vitória e de dominar seus adversários como hoje ele fez, em especial no trecho final de prova, após seu último pit stop. E por mais incrível que pareça, a vitória de um bicampeão com um carro inferior não altera os planos dele para o futuro pois o resultado não fará com que nenhuma proposta especial apareça.

O campeonato mais uma vez em segundo plano...

- Há quem diga também que se fez justiça ao inglês Lewis Hamilton. Caso seu recurso fosse aceito na última semana - ainda sobre a punição de Spa - ele ficaria exatamente à frente de Felipe Massa no mundial. A FIA não aceitou, manteve sua decisão de puní-lo e a vantagem do inglês antes da corrida era de apenas um.

- Mas, como em 2008 a Ferrari realmente não parece concentrada em simplesmente acertar aquilo que compete à equipe, mais uma vez prejudicaram Felipe Massa e a vantagem subiu para... 7 pontos. Tudo dentro da normalidade... e o campeonato segue...

- Mas como seguir tranquilamente em um campeonato onde os pilotos de um time de ponta não podem ter total confiança na equipe? Não é o primeiro erro que a equipe vermelha comete, não é a primeira vez que Massa perde a possibilidade de conquistar 10 pontos em uma corrida, e tudo isso por causa do time. Se contarmos Hungria, Mônaco, Canadá e afins ele estaria muito a frente de Hamilton no mundial.

- Hoje o motivo foi mais uma vez uma banalidade gigante. Assim como já havia acontecido em Valência, a luz verde do "pirulito eletrônico" foi acionada antes do tempo e o piloto saiu dos boxes quando ainda não devia. Em Valência ele quase se chocou com Adrian Sutil e o time ainda levou uma multa ao final da prova. Hoje ele simplesmente saiu com a mangueira grudada em seu carro, perdeu tempo pois teve de esperar os mecanicos na saída do pit para repararem o erro e caiu para a última posição sofrendo mais tarde um "Drive Trough". O campeonato vai para o espaço.

- Ao que tudo indica a equipe se desesperou e não soube lidar com dois carros precisando fazer o pit ao mesmo tempo. Raikkonen estava logo atrás do brasileiro quando tudo aconteceu, esperando sua vez. No último pit stop de finlandês a equipe já abandonou o "pirulito eletrônico" e passaram para o normal, com as informações dadas de forma manual através de uma placa.

- No "Vrooom" deste ano, evento de início de temporada da Ferrari, a cúpula do time afirmou que tinha uma dívida de gratidão com o piloto pois ele ajudou Raikkonen no final da última temporada e o time também o atrapalhou em especial em Monza e Hungaroring. No ano que vem o que dirão caso ele perca o título mesmo competindo em altíssima forma como ele vem fazendo?

- Hamilton não tinha nada a ver com isso, fez uma corrida cerebral e conquistou a terceira posição escoltando Rosberg no final. Ponto alto foi a grande ultrapassagem em David Coulthard no final da prova quando Alonso fez seu pit e Coulthard ficou sem espaço de fuga. Mais líder do que nunca, Hamilton ruma à seu primeiro título mundial.

Rosberg...

- Um dos nomes do dia, o alemão parou com Safety Car na pista, voltou na liderança da prova e quando sabia que seria punido andou em ritmo de classificação e abriu boa vantagem para os rivais. Assim pôde conseguir tamanha vantagem que o cumprimento de sua penalização - 10 segundos no box - tirou-lhe apenas a chance de brigar pela vitória, mas não o pódio como seria normal.

- Tudo isso só foi possível devido à uma estratégia agressiva no início de prova onde ele prtiu para cima de Jarno Trulli e resolveu logo a questão. Caso ele perdesse tempo alí não se sabe o que poderia ter acontecido.

E mais...

- Nelsinho Piquet definitivamente complicou sua situação dentro da Renaul, que tinha voltado a ficar ruim. A batida foi por culpa própria quando os números mostravam que ele fazia sua melhor volta, ou seja, estava forçando o ritmo e por isso errou;

- "Prefiro ficar quieto neste momento, senão começarei a xingar e os membros da Honda não merecem, pois trabalharam muito". Assim Rubens Barrichello resumiu sua participação na prova onde ele parou nos boxes no momento certo e tinha tudo para conseguir um belo resultado após o mau treino de ontem;

- Os pilotos que pararam antes do Sefety Car ir para a pista poderiam ter se dado muito bem, mas apenas Alonso usufruiu da vantagem. Barrichello e Webber ficaram pelo meio do caminho;

- Vettel, vencedor na Itália confirmou a boa fase chegando na quinta colocação. Poderia ter sido quarto colocado não fosse um erro que, segundo ele, o tomou essa posição. Prova que a vitória em Monza não foi apenas sorte, mas isso todo mundo já sabia;

- O escocês David Coulthard abdou boa parte do tempo à frente de Lewis Hamilton e, caso assim se mantivesse, estaria mais uma vez em vantagem contra Rubens Barrichello. Os dois travam uma disputa pessoal com relação ao número de pódios de cada um e o brasileiro leva vantagem de um. Coulthard empatou em 2007 no Canadá mas Barrichello se recuperou em Silverstone;

- Lamentável a forma como o italiano Jarno Trulli deixou a prova. Segundo ele e o time a causa de seu abandono foi um problema hidráulico, mas seu esgotamento físico deixou todo mundo impressionado e não duvido ter sido essa a causa de sua retirada;

- Raikkonen fica para o fim. Fraco na largada, teve alguns lampejos de velocidade em especial poucos momentos antes do Safety Car e bateu no final chegando ao número de 4 provas fora da zona de pontos. Terrível, mas é impressionante o número de voltas mais rápidas que ele consegue alcançar, hoje levou mais uma;

- Mais uma sessão "falhas de Cingapura". No início da prova era impressionante o número de folhas de árvore que cobriam a pista, problema este que perdurou por toda a prova. Espero que pensem em uma forma de fazer uma limpeza momentos antes de corrida de 2009 pois é exatamente no período de realização da prova que as folhas mais caem;

- E a zebra da curva 7, um dos trechos mais velozes do circuito, se desmachou na parte final da prova. Não havia tempo para isso, mas problemas poderiam surgir. Os cingaleses não parecem mesmo familiarizados com esse negócio chamado Fórmula-1. É a única explicação;

- A parte visual por outro lado impressiona como poucas vezes foi possível em uma corrida de Fórmula-1. Maravilha o circuito da Marina Bay que, espero, prossiga na principal categoria do automobilismo mundial por muitos anos. E tem pontos de ultrapassagem para quem quiser arriscar um pouco mais.

Leia mais: www.f1mania.net
Debata: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=22280638

0 comentários: