11/10/2006

F-Truck: Momentos de decisão!!!

Renato Martins pode levantar a taça...


- Fim de ano e com o final do mundial de Fórmula-1 as demais categorias começam a chamar atenção com a definição de seus campeonatos. Na F-Truck não é diferente, hoje as 14:00hs (horário de Brasília) acontece em Tarumã-RS a oitava e penultima etapa do campeonato nacional.

- Ontem aconteceram os treinos classificatórios e a pole position ficou com o paranaense Wellington Cirino, que guia um Mercedes-Benz. Ele fez o tempo de 1:21:018, pouco mais de 3 décimos de segundo mais rápido que o paulista Adalberto Jardim que guia um Vokswagen. Na segunda fila Renato Martins e Beto Monteiro.

(Renato Martins por ser campeão hoje)

- E a prova de hoje pode definir o título em favor de Renato Martins, para que isso ocorra o piloto da Volkswagen precisa conseguir seis pontos a mais que seus rivais Pedro Muffatto e Vinícius Ramires, com isso a vantagem subiria de 23 para 29 pontos e como cada etapa pode render a um piloto no máximo 28 pontos, em Brasília os dois não poderiam mais alcançar Renato Martins, que foi o primeiro campeão da categoria em 1996 não mais conquistando títulos depois. À Brasília restaria apenas a briga pelo vice. Wellington Cirino e Roberval Andrade ainda tem chances remotas de título.

Confira o grid de largada para a prova de hoje:

1) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), 1min21s018
2)
Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), 1min21s366
3)
Renato Martins (SP/Volkswagen), 1min21s451
4) Beto Monteiro (PE/Ford), 1min21s663
5) Djalma Fogaça (SP/Ford), 1min21s767
6) Leandro Totti (PR/Ford), 1min21s899
7) Pedro Muffato (PR/Scania), 1min21s947
8) Luiz Zappellini (SC/Ford), 1min21s969
9) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), 1min22s025
10) Vinicius Ramires (SP/Mercedes-Benz), 1min22s112
11) Roberval Andrade (SP/Scania), 1min22s145
12) Fabiano Brito (PR/Volvo), 1min22s401
13) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), 1min22s404
14) João Maistro (PR/Scania), 1min22s904
15) Fred Marinelli (SP/Iveco), 1min22s976
16) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), 1min23s831
17) Eduardo Fráguas (SP/Ford), 1min24s263
18) Urubatan Helou Júnior (SP/Volvo), 1min24s697
19) José Maria Reis (GO/Scania), 1min25s313
20) Regis Boessio (RS/Iveco), 1min25s637
21) Clodoaldo Monteiro (SC/Volkswagen), 1min26s610
22) Diumar Bueno (PR/Volvo), 2min07s692
3 pilotos, Beto Napolitano, Vignaldo Fizio e Herberto Heinen não participaram do treino.


A classificação do campeonato é a seguinte:

1º Renato Martins, 11 pontos;
2º Vinícius Ramires, 88;
3º Pedro Muffatto, 88;
4º Wellington Cirino, 67;
5º Roberval Andrade, 61.

Marcas:

1º Volkswagen, 202 pontos;
2º Mercedes-Benz, 192;
3º Scania, 163;
4º Ford, 128;
5º Volvo, 16;
6º Iveco, 4.

Capacete de Ouro: A maior premiação do automobilismo nacional

Reta Final...

- No próximo dia 31 de outubro acontece a décima edição do "Capacete de Ouro", evento organizado pela Revista Racing que premia os melhores pilotos brasileiros espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Os pilotos competiram cada um em sua categoria e acumularam pontos durante o ano conforme suas classificações em corrida. Agora, os três melhores de cada categoria se classficaram para a final do concurso onde serão premiados em evento realizado no Teatro Alfa aqui em São Paulo com o Capacete de Ouro para o vencedor, o Capacete de Prata para o segundo colocado e o Capacete de Bronze para o terceiro. A escolha dos vencedores será feita por mais de 50 jornalistas especializados. Confira os classificados em cada categoria:

FÓRMULA-1


Felipe Massa
Rubens Barrichello

TOP


Helio Castroneves
Vítor Meira
Tony Kanaan

INTERNACIONAL


Bruno Senna
Nelsinho Piquet
Roberto Streit

FÓRMULA


Felipe Lapenna
Luiz Razia
Diego Nunes

NACIONAL


Cacá Bueno
Hoover Orsi
Thiago Camilo

TRUCK/PICAPE


Eduardo Heinen
Vinícius Ramires
Renato Martins

TURISMO


Thiago Riberi
Felipe Pohletto
Guilherme de Conto

VIP


Xandy Negrão
Alencar Junior
Tom Valle

RALI


L. Tedesco/B. Mega
J. Rossler/A. Klein
R. Tulio/G. Jablonski

OFF-ROAD


G. Spinelli/M. Vívolo
K. Kolberg/E. Bampi
M. Neves/C. Maestrelli

ENDURANCE

Souza Ramos/L. Almeida
J. Bana/C. Bana
A. Zaninoto/C. Pons

KART

Pedro Bianchini
Felipe Guimarães
Pedro Rodrigues

REVELAÇÃO

Érik Gasparini
Felipe Fraga
Vinícius Sammarone

- São dez anos da maior premiação do automobilismo brasileiro. O evento é sempre emocionante e é também uma oportunidade única de ver tantos grandes pilotos reunidos em um único ambiente. É também muito importante poder reconhecer os feitos de cada um durante o ano e é isso que será feito no próximo dia 31 de novembro. Estarei presente acompanhando o evento para Tupi-AM e também para o "Mundo Veloz" e é aqui mesmo que você poderá acompanhar a relação de premiados. Vale a pena torcer para seu piloto preferido. Para você que quer estar presente acesse o site: www.capacetedeouro.com.br e adquira seu ingresso por R$100,00.

E ainda...

- A1 GP encontra problemas em sua terceira etapa do ano na China: Na prova que será (ou seria) realizada nas ruas de Pequim um cotovelo em pista estreita impediu que os carros conseguissem concluir o traçado e um verdadeiro trânsito se formou. O delegado técnico da FIA Charlie Whiting (que havia aprovado o circuto) está estudando o que pode acontecer e entre as possbilidades cogita-se o cancelamento da prova ou alteração do traçado que o deixaria com menos de 2 Km;

- A equipe brasileira por sinal irá (ou iria) promover a estréia de Raphael Mattos no lugar de Tuka Rocha exatamente pela experiência de Raphael em provas de rua. Será que ele tem experiência com esse tipo de cotovelo?

- Sete Gibernau está fora da Moto GP, ele admitiu que tinha uma proposta da Ducatti e de patrocinadores para que ele corresse por mais um ano mas que não faria isso só por dinheiro, seria desonesto. Além do mais ele não sabe se consegurá se recuperar da lesão sofrida no ombro;

- Valentino Rossi continua sua saga pelas quatro rodas. Ontem ele testou um Mercedes DTM. Quando questionado se tentaria disputar a competição ele disse que queria apenas se divertir;


11/08/2006

GP-2 Series: O Brasil forte!!!

Pelo menos quatro pilotos disputarão a categoria em 2007...


- A GP-2 Series começou esta semana mais uma bateria de testes visando a temporada 2007. A GP-2 é a última escala de um piloto com destino à Fórmula-1 sendo que durante as etapas européias da categoria atua como preliminar da categoria máxima do automobilismo mundial, será a terceira temporada da GP-2. em 2004 o campeão foi o alemão Nico Rosberg, que agora está indo para sua segunda temporada como piloto titular da Willians, nenhum brasileiro disputaou o título, Nelsinho Piquet esteve presente no campeonato mas com apenas uma vitória não tinha chances de título, em 2005 Nelsinho disputou o título até a ultima prova com o inglês Lewis Hamilton que acabou ficando com a taça e tem chances enormes de ser companheiro de Fernando Alonso na McLaren no ano que vem. Em 2007 o Brasil vem forte.

(Lewis Hamilton, campeão de 2006)

- Como você pôde saber aqui no "Mundo Veloz", na segunda feira Antonio Pizzonia foi o mais rápido do dia, cerca de 8 décimos de segundo mais rápido que o segundo colocado. Pizzonia é nome praticamente certo na categoria em 2007 em um passo que faz parte de um projeto de tentativa de voltar à Fórmula-1. Pizzonia quando chegou á Fórmula-1 tinha números excepcionais nas categorias de base, quebrando recordes atrás de recordes mas não se deu muito bem na "divisão principal", sendo atrapalhado por Mark Webber na Jaguar e depois sentindo pressão quando teve a chance de ouro como piloto da Willians. Tivemos também mais um grande desempenho de Bruno Senna e uma enorme surpresa, Luiz Razia também foi muito bem em seu primeiro contato com um carro de 580Hp.

- Ontem tivemos mais uma sessão de testes, que começou sob chuva, depois teve mais uma sessão no seco com várias interrupções por bandeira vermelha e mais 15 minutos de desconto. Confira os resultados:

1) José María López (ARG/BCN), 1min32s894
2) Lucas di Grassi (BRA/ART), 1min32s948
3) Luiz Razia (BRA/Racing Engineering), 1min33s231
4) Bruno Senna (BRA/iSport), 1min33s431
5) Christian Bakkerud (DIN/Super Nova), 1min33s872
6) Andy Soucek (ESP/ART), 1min33s989
7) Timo Glock (ALE/Trident), 1min34s092
8) Javier Villa (ESP/Racing Engineering), 1min34s616
9) Adrian Zaugg (AFS/Arden), 1min35s349
10) Vitaly Petrov (RUS/BCN), 1min35s500
11) Luca Filippi (ITA/Arden), 1min35s695
12) Antonio Pizzonia (BRA/FMS), 1min35s804
13) Mike Conway (ING/iSport), 1min35s841
14) Nicolas Lapierre (FRA/DAMS), 1min36s033
15) Alexandre Negrão (BRA/Minardi by Piquet Sports), 1min36s533
16) Kohei Hirate (JAP/Trident), 1min37s034
17) Stephen Jelley (ING/DPR), 1min38s110
18) Ricardo Risatti (ARG/Campos), 1min38s210
19) Gavin Cronje (FRA/DPR), 1min38s461
20) Bruce Jouanny (FRA/Super Nova), 1min40s244
21) Kazuki Nakajima (JAP/DAMS), 1min42s884
22) Roldan Rodríguez (ESP/Minardi by Piquet Sports), 1min42s887
23) Hiroki Yoshimoto (JAP/Durango), 1min44s592
24) Jason Tahinci (TUR/FMS), 1min44s768
25) Giorgio Pantano (ITA/Campos), 1min44s863
26) Alberto Valerio (BRA/Durango), 1min45s409
27) Dani Clos (ESP/FMS), 1min46s489


Pela ordem de posição conheça:

(Lucas di Grassi)

- Lucas di Grassi (2º), depois de uma temporada difícil pela equipe Durango testou pela ART Grand Prix e conseguiu um belo desempenho ficando na segunda posição, é sabido que com um carro na mão Lucas di Grassi pode brigar por vitórias para provar que não está no RDD, o programa de desenvolvimento de jovens talentos da Renault, à toa. Di Grassi já chegou até mesmo à andar com um carro da Renault, semanas antes do grande Prêmio do Brasil do ano passado ele fez o shakedown do R-25 do campeão. Dependendo da equipe que ele assinar tem chances de ser campeão.

(Luiz Raiz na F-3 Sulamericana)

- Luiz Razia (3º) deu um grande salto em sua carreira ao poder testar tão cedo o carro da GP-2. Razia é líder e favorito ao título da F-3 Sulamericana, que encerra sua temporada em dezembro no autódromo de Interlagos como preliminar da Stock car Brasil. Razia nunca tinha pilotado um GP-2 e nem ao menos um carro com tanta potência, segundo ele foi estranho também ter de se adaptar à frear com o pé esquerdo, diferente do F-3 que ele pilota. Ele não tem muitas chances de disputar a categoria em 2007, mas foi importante demais sua participação pois ele chamou atenção de todos os presentes com a 12ª colocação no primeiro dia e com a 3ª no segundo dia. Não será difícil conseguir outro teste e quando ele precisar talvez consiga a vaga facilmente.

(Foto de divulgação de Bruno Senna na chuva em Jerez)

- Bruno Senna (4º) é sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula-1 e ídolo da torcida brasileira Ayrton Senna. Bruno disputou a F-3 Inglesa em 2005 e acabou o campeonato na terceira posição sendo que no início do ano ao vencer as primeiras provas se tornou o grande favorito ao título. Depois de um acidente sofrido no meio do ano Bruno acabou perdendo rendimento por algumas provas, o que fez com que Mike Conway acabasse levantando a taça. Conway nos testes de ontem foi apenas o 13º, o que deixou Bruno muito feliz. Outro detalhe é que Bruno se diz muito confortável em piso molhado, coincidência?

(Antonio Pizzonia)

- Antonio Pizzonia (12º) vem muito bem nos testes da GP-2. Ele está de acordo quase fechado com a Fisichella Motorsport, equipe que é de propriedade do piloto da Renault. Vem se destacando muito nos treinos e promete ser um dos grandes nomes da próxima temporada na categoria. Assinando mesmo com a equipe de Fisichella ele deve brigar pelo título pois conta com muita velocidade e também com a experiência de uma carreira mesmo que curta na Fórmula-1. Um título poderia credenciá-lo a voltar.

(Xandinho Negrão)

- Xandinho Negrão (15º) fará sua terceira temproada na GP-2, é desde já um dos pilotos mais experientes da categoria estando presente até agora em todas as suas corridas. Será também a terceira temporada de sua equipe, a Piquet Sports, rebatizada para Minardi by Piquet Sport, depois de uma associação com a Minardi, que disputava a F-3000 européia. Xandinho não tem muitas pretensões de título e deve fazer sua última temporada no automobilismo europeu, para depois quem sabe voltar ao Brasil. Torço por Xandinho, caso ele consiga vitórias ele pode conseguir uma boa categoria para prosseguir sua carreira já que o sonho da F-1 é tão distante e concorrido.

(Alberto Valério)

- Alberto Valério (26º) fez mais uma sessão de testes na GP-2, ele deve disputar mais uma vez em 2007 a F-3 Inglesa com sua equipe Cesário Fórmula, equipe brasileira de muito sucesso por aqui que agora tenta a sorte na Europa. A sua primeira temporada foi, como ele mesmo disse, de aprendizado e a próxima deve servir para que ele meça seus resultados para quem sabe em 2008 conseguir uma vaga na GP-2. Alberto Valério foi campeão em 2005 da F-3 Sulamericana com certa facilidade.

(Sérgio Jimenez)

- Sérgio Jimenez (20º na segunda feira) disputou em 2006 a F-3 espanhola, mais um que faz testes com o GP-2 sem pretensões de disputar o campeonato em 2007 mas que já buscou ter uma experiência, que por sinal foi interessante. Deve buscar um bom caminho no próximo ano para tentar a categoria em 2008.

- Sete brasileiros, sendo que destes, quatro deverão participar da próxima temporada da principal categoria de acesso à Fórmula-1, e mesmo aqueles que não vão participar tiveram seus bons momentos, com destaques para Luiz Razia. Sem se esquecer que temos fortes candidatos ao título mesmo com a ausência de Nelson Ângelo Piquet, Pizzonia tem grandes chances de aniquilar a concorrência e todos eles brigam para em um futuro próximo chegar à principal categoria máxima do automobilismo para manter a tradição brasileira na Fórmula-1. Essa é para quem acha que os talentos brasileiros atualmente se resumem à Felipe Massa e Nelsinho, sem desmerecer os dois, mas na base o Brasil também vai bem, obrigado!!!

E ainda...

- McLaren vai à caça: Agora a nova vítima da equipe é o aerodinamicista da Renault,
Nicolas Hennel de Beaupreau o novo contratado da equipe, tudo para deixar o carro da equipe ao gosto do atual bicampeão Fernando Alonso;

- Kazuki Nakajima, filho do "lendário" Satoru Nakajima será piloto de testes da Willians na temporada 2007. A equipe nega até onde pode, mas a entrada do piloto na equipe é um pedido da Toyota que cederá motores para a Willians. Nakajima faz parte do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da empresa e é o primeiro deles a chegar à Fórmula-1;

- Igual não: Gerhard Berger desmente rumores de que a Toro Rosso, equipe que é 50% de propriedade de Berger e 50% de propriedade da Red Bull copie o projeto do carro da "matriz" para o ano que vem, ele promete que o projeto será 100% Toro Rosso. Sendo assim a "filial" perde a chance de ter um carr projetado pelo mago Adrian Newey;

- Jogando no ventilador: Mark Webber e Jarno Trulli tiraram a semaa para falar mal de suas ex-equipes. Segundo Webber na Willians (equipe que defendia até o fim da última temporada) ele não era ouvido em momento algum e não podia dar sugestões para pessoas tão experientes quanto Frank Willians e Patrick Head. Trulli por sua vez afirmou que fez muito bem em sair da Renault (equipe que defendeu até a metade da temporada 2005) onde a relação era muito ruim e ficou cada vez pior depois de uma vitória em Mônaco, mas ele pediu para esquecerem as razões;

- Minardi in USA: Paul Stoddart, antigo proprietário da Minardi na Fórmula-1 (que vendeu sua equipe para a Red Bull montar a Toro Rosso) deve montar uma equipe na Fórmula Mundial no próximo ano, o nome da equipe seria mantido e a Minardi estaria de volta ao automobilismo de massa. Os pilotos até já estariam definidos, Jos Verstappen e Ryan Briscoe;

11/07/2006

O que fará Schumacher?

Descontração no "Mundo Veloz"...

- Não custa nada de vez em quando tirar um belo momento de folga para um bom relaxamento. Para isso, vou me utilizar de uma campanha publicitária da Shell, que já descobriu o que Schumacher fará depois de encerrada sua carreira na Fórmula-1. Assista os vídeos:







- Não é a toa que ele vai continuar ganhando em 2007 mais do que qualquer piloto em atividade na Fórmula-1, hehehehe...

E ainda...

- Parece que Klien conseguiu: Em 2007 existe uma chance forte de ser piloto de testes da Honda, na Fórmula-1, acho que valeu o esforço, por mais que ele não tenha conseguido vaga de titular não precisou se aventurar nos Estados Unidos para continuar correndo;

- Outro que conseguiu: Sebastian Vettel, que foi atração nas últimas sextas feiras da Fórmula-1 continuará sendo piloto da BMW e continuará aparecendo toda sexta feira. O regulamento do próximo ano permitirá apenas dois carros por equipe, mas utilizando quantos pilotos quiser, portanto deveremos continuar vendo Sebastian assustar a concorrência na pista;

- Antonio Pizzonia liderou ontem os testes da GP-2 em Jerez, quase 7 décimos de segundo mais rápido que Franck Perera, voou baixo e foi humilde - "peguei uma volta limpa" - foi o que disse o amazonense. Acho que vai voar baixo toda a temporada;

- Bruno Senna foi apenas o 17º colocado e reclamou que saiu com pneus novos na hora errada mas adiantou que fará de tudo para correr na ART no próximo ano;

- Xandinho Negrão foi o décimo colocado e ficou contente pois conseguiu testar vários componentes que a equipe precisava. Aproveitou também para elogiar Antonio Pizzonia dizendo que a diferença dele para os demais foi algo irreal, e foi mesmo Xandinho;

- O bom Luiz Razia testou também pela Racing Engineering, foi o 13º colocado em seu primeiro contato com um carro da categoria, o teste foi considerado muito bom e pelos dados da telemetria ele poderia ter sido o oitavo colocado, o que é excelente visto que ele estranhou até mesmo o fato de fraer com o pé esquerdo;

- Sérgio Jimenez, que també fez seu primeiro contato com um carro da GP-2 ficou na 20ª colocação não é um mau resultado também, afinal 26 pilotos estavam na pista;

11/06/2006

João Paulo de Oliveira

Um craque distante...


- Sabe aqueles jogadores de futebol promissores que são chamados uma, duas vezes para a seleção brasileira debaixo de muita esperança e de repente recebem proposta de um time europeu ou russo de menor expressão e aos poucos ninguém mais ouve falar? Um caso parecido é o piloto João Paulo de Oliveira, não que ninguém ouça falar, afinal de contas no automobilismo as pessoas procuram as informações com mais frequência que no futebol, mas João Paulo não tem a divulgação e a presença que merece. A julgar pelos seus números (veja-os mais abaixo), João Paulo poderia ser considerado até mesmo o próximo grande nome do Brasil na Fórmula-1, mas ele acabou escolhendo outro caminho.

- Quando foi campeão japonês de F-3 com amplo domínio em 2005 João Paulo entrou em um dilema, era necessário ir pra Europa de forma competitiva para poder quem sabe disputar a GP2 e ficar a um passo da Fórmula-1. Mas não foi o que aconteceu, depois de tanto destaque nos campeonatos locais de F-3 ele recebeu um convite para ser piloto da Nissan na Super GT, o mais considerado campeonato de turismo asiático. A proposta realmente era boa... ele iria pra Europa pra tentar chegar na Fórmula-1 onde até mesmo já havia feito um teste (em fevereiro com a Willians) ou ficaria no Japão, que tem um automobilismo forte para o público local? Ele resolveu ficar no Japão pilotou a temporada inteira um Nissan Fairlady Z. Ontem ele encerrou sua participação na temporada 2006 terminando os 300km de Fuji na oitava posição depois de sofrer um Drive Trough, João Paulo largou na pole position mas o resultado dessa prova lhe deixou apenas em 13º lugar no campeonato. Seus números, impressionantes até então caíram um pouco em porcentagem em 2006. João Paulo de Oliveira e seu compaheiro de carro Naoki Yokomizo terminaram a temporada com 32 pontos contra 80 dos campeões Juichi Wakizawa e André Lotterer que correram com um Toyota Lexus.

(João Paulo de Oliveira à bordo da Willians)

- Quem tem talento não esquece, a vontade de quem acompanhou pelo menos parte da carreira de João Paulo é que ele consiga ir pra Europa, a porta de entrada para a Fórmula-1 para quem sabe poder representar o Brasil na principal categoria do automobilismo mundial, algo que a gente sabe que João Paulo é capaz. Em 2007 ele fará mais uma temporada no Super GT e sinceramente espero que não fique lá por muito para que não perca a chance de conseguir testes na GP-2 pelo menos. Creio eu que não custa tentar, e João Paulo de Oliveira pode pois tem talento.

(Seu carro na Super GT em 2006)

Veja números de João Paulo de Oliveira até 2005:

1998 - Fórmula Ford 1600
4 Corridas
2 Vitórias
2 Pole-positions
2 Voltas mais rápidas

1998 - Formula Ford 2000
4 Corridas
2 Vitórias
2 Pole-positions
2 Voltas mais rápidas

1999 - Campeão Sulamericano de F-3
18 Corridas
9 Vitórias
10 Pole Positions
14 Voltas mais rápidas

2000 - Vice-Campeão Sulamericano de F-3
18 Corridas
5 Vitórias
7 pole Positions
7 Voltas mais rápidas

2001 - Campeonato alemão de F-3 (7º lugar)
20 Corridas
1 Vitória
11 Vezes entre os 10 primeiros
3 Pole positions
2 Voltas mais rápidas

2002 - Campeonato alemão de F-3 (12º lugar)
16 Corridas
7 Vezes entre os top-10

2003 - Campeão alemão de F-3
16 Corridas
13 Vitórias (81,3%)
Recorde de 10 vitórias consecutivas
15 Vezes entre os 10 primeiros
12 Pole positions (75%)
Recorde de 12 poles consecutivas
15 Voltas mais rápidas (93,8%)
Recorde de 15 votas mais rápidas em uma temporada e consecutivas

2004 - Campeão japonês de F-3
19 Corridas
6 Vitórias
14 vezes entre os 10 primeiros
8 pole positions
9 voltas mais rápidas

2005 - Campeão japonês de F-3
20 Corridas
7 Vitórias
11 Pole positions
12 Voltas mais rápidas

11/05/2006

Stars & Cars: Evento da Mercedes vira McLaren review!!!

Mercedes cobra McLaren e Kimi vai embora...



- Ontem acontceu em Stuttgart na Alemanha o Star & Cars, evento anual da Mercedes que sempre conta a presença de personagens que se destacaram na temporada com a marca da montadora alemã. O evento é similar ao Ferrari Day e dessa vez contou com a presença dos pilotos de teste da McLaren-Mercedes Pedro De La Rosa e Gary Paffett, também com Mika Hakkinen e Jean Alesi, que disputou sua última temporada do DTM, o campeonato alemão de turismo com a Mercedes.

- Mas a grande presença, como não poderia deixar de ser, foi de Kimi Raikkonen, o finlandês de gelo que disputou a sua última temporada na Fórmula-1 com a McLaren e que no próximo ano será companheiro de Felipe Massa na Ferrari. Kimi usou o Star & Cars para sua despedida oficial da equipe que defendeu por 5 anos (foi contratado em 2002). Segundo ele foi uma grande oportunidade de dizer adeus aos seus grandes fãs e aos funcionários da McLaren Mercedes que o apoiaram durante todo esse tempo. Em 2006 Kimi não venceu nenhuma corrida depois de ter sido vice-campeão do mundo em 2005, mesmo assim ele se diz triste e acredita que em 2007 a McLaren voltará a vencer devido ao seu tamanho e competência. Seu grande substituto na equipe será o espanhol bicampeão do mundo Fernando Alonso.

(Kimi Raikkonen na despedida)

- Mas o grande momento da noite foi um pouco mais tenso, Dieter Zetsche diretor executivo da Mercedes cobrou a McLaren pela falta de vitória em 2006. A equipe terminou o campeonato na terceira colocação com 110 pontos, atrás de Renault e Ferrari, segundo Dieter ele só ficaria contente caso a equipe conseguisse subir mais duas posições na tabela alcançando assim o título. Ninguém engoliu o fato de a McLaren ter passado uma temporada completa sem vencer, o que não acontecia desde 1996. Pra tentar reverter o resultado a apagar a má impressão além de Alonso a McLaren contratou os aerodinamicistas de Nicolas Hemmel da Renault e Simon Lacey da Honda.

- É uma troca de farpas antiga, depois que a Mercedes virou a grande acionista da McLaren a equipe não foi mais tão forte. Durante as temporadas de 2003, 2004 e 2005 os motores não eram nada confiáveis e tiraram de Kimi Raikkonen a possibilidade que era real de conquistar o título mundial no ano passado, isso irritou muito todo o pessoal da McLaren assim como seus fãs. Em 2006 os motores não deram tanto problema, mas em contrapartida o carro resolveu não andar como prometido. Com uma pintura maravilho a equipe mergulhou em problemas dentro e fora da pista que culminaram, entre outras coisas, com demissão do colombiano Juan Pablo Montoya da equipe, seu lugar foi cedido ao espanhol Pedro De La Rosa, o que significa impossibilidade de lutar por mais vitórias. Em 2007 existe a forte possibilidade da equipe promover na categoria a estréia do inglês Lewis Hamilton na Fórmula-1, Hamilton foi campeão da GP-2 em 2005, seu maior rival foi Nelsinho Piquet que será piloto de testes da Renault.

(McLaren 2006, linda, mas não vai deixar saudades...)

- É a grande incógnita do ano, será que a McLaren consegue recuperar o ritmo? A julgar pela última temporada não, mas não se pode também duvidar da capacidade de Fernando Alonso como piloto, que deve sim brigar por vitórias ao longo da temporada por mais que no início ele lute um pouco com o carro até conseguir uma adaptação melhor. Algo que ninguém pode afirmar com segurança é se Alonso tem a habilidade de levar uma equipe nas costas e desenvolver um carro pois encontrou na Renault uma estrutura pronta. Se eu tivesse que apostar minhas fichas na McLaren eu o faria somente em 2008, depois de um ano de adaptação de Alonso e também de um carro novo totalmente a seu estilo, pra 2007 ainda acredito mais na Ferrari, o que é uma boa pra Kimi Raikkonen.

E ainda...

- Juan Pablo Montoya fez sua segunda corrida pela Busch Series (série de acesso da NASCAR). A corrida foi no Texas e ele largou em 10º ulgar chegando em 28º;

- Mulheres e crianças primeiro: Grande Prêmio da Austrália do próximo ano além de dar desconto no ingresso para mulheres em determinados setores também distribuirá ingressos grátis para 10000 crianças;

- Amanhã seguem os testes da GP-2 em Jerez de La Frontera com presença de mais dois brasileiros, Sérgio Jimenez que disputa a F-3 espanhola e Luiz Razia, o bom piloto que disputa a F-3 Sulamericana, uma boa para que os dois possam conhecer o potente carro de 600cv da GP-2, falta o João Paulo de Oliveira;

- Ontem fiz uma entrevista exclusiva com Gualter Salles, que se acidentou fortemente em Buenos Aires e está em franca recuperação. Durante a semana eu posto aqui nlo blog para você.