9/19/2008

Stock: Quem é quem no playoff

Conheça aqui no Mundo Veloz os 10 pilotos que a partir deste final de semana brigam pelo título de 2008...

- Após queda na liminar impetrada pela justiça a favor de Luciano Burti, Popó Bueno enfim foi confirmado como o 10º nomeno playoff que definirá o campeão de 2008 da Stock Car. Com base nisso, o Mundo Veloz enfim pode apresentar à você quem são as 10 feras.

- A primeira prova acontece já este final de semana em Curitiba no Paraná, na sequência os pilotos e equipes vão para Brasília, Tarumã e encerram a temporada em São Paulo, no dia 7 de dezembro.

Confira:

MARCOS GOMES


Equipe: Medley/A. Mattheis
Posição:
Pontos: 225
Melhor resultado em 2008: 2 vitórias (ambas em Interlagos)

- Pode ser sim considerado uma das grandes surpresas da temporada. Não que ninguém esperasse que em breve ele se tornasse um piloto de ponta, mas talvez não de forma tão rápida. Foi bem em todas as provas e desponta como principal favorito ao título principalmente por ter em mãos um carro muito bem acertado. Seu grande trunfo é a constância e capacidade de somar muitos pontos em todas as provas, mesmo que não seja possível brigar pela vitória. É sim o favorito.

RICARDO MAURÍCIO


Equipe: WA Mattheis
Posição:
Pontos: 220 pontos
Melhor resultado em 2008: 3 vitórias (Brasília, Curitiba e Campo Grande)

- Tem a seu lado o fator experiência. É seu segundo ano em uma equipe que pode ser considerada grande e é a terceira vez que participa do Playoff em três realizações. Maurício é o piloto com maior número de vitórias no ano e tem ótimo entrosamento com todos no time. Principal rival de Marquinhos na disputa pelo título ele alterna corridas cerebrais com momentos de muito arrojo e agressividade.

THIAGO CAMILO


Equipe: Vogel Texaco
Posição:
Pontos: 216 pontos
Melhor resultado em 2008: 1 vitória (Londrina)

- Não se destacou tanto quanto em 2007, mas não foi irregular como a maioria dos pilotos da Stock car em 2008, com isso, conquistou uma justa 3ª colocação, em especial após a grande vitória em Londrina na última etapa da fase de classificação. Subiu muito de produção nas três últimas provas conquistando um 3º, um 4º e um 1º lugar. Ao que parece, chegará forte à disputa derradeira.

CACÁ BUENO


Equipe: RC Eurofarma
Posição:
Pontos: 214
Melhor resultado em 2008: 1 vitória (Santa Cruz do Sul)

- Outro que não repetiu o desempenho dos últimos anos mas, mesmo assim, chegou em boa posição ao playoff. Diferente dos últimos anos - mesmo nos que não foi campeão - Cacá conquistou apenas uma vitória, em Santa Cruz do Sul. Bateu na trave na Corrida do Milhão, deixou de pontuar em duas provas e não se destacou como de praxe. Mesmo assim ainda é um dos melhores pilotos da categoria e não se pode apostar contra alguém dese nível.

VALDENO BRITO


Equipe: Medley/A. Mattheis
Posição:
Pontos: 212
Melhor resultado em 2008: 1 vitória (Rio de Janeiro)

- Viveu um estado de graça após conquistar sua primeira vitória na categoria esse ano, justamente na Corrida do Milhão. Não, ele não ficou milionário pois perdeu dois terços do prêmio em divisão com equipe e patrocinador, mas a conquista veio em um momento onde sua posição no playoff e também dentro da equipe estavam ameaçadas. Com o resultado ele carimbou seu passaporte à fase final do campeonato e ainda recuperou o moral.

ÁTILA ABREU


Equipe: JF
Posição:
Pontos: 210
Melhor resultado em 2008: 3º (Campo Grande)

- Na temporada das surpresas Átila Abreu pode ser considerado a maior delas. É chamado de garotão pois é um dos pilotos mais jovens da categoria. Em sua primeira temporada completa ele já conseguiu incomodar os grandes conquistando bons resultados com o pódio de Campo Grande e o 4º lugar de Brasília. Em alguns momentos chegou a estar perto de conquistar até mesmo uma vitória. Não é favorito ao título, mas deve atrapalhar e pode melhorar sua posição.

GIULIANO LOSACCO


Equipe: JF
Posição:
Pontos: 209
Melhor resultado em 2008: 2º (Londrina)

- O bicampeão (2004 e 2005) volta a ocupar uma posição entre os grandes, lugar a qual sempre terá direito devido à seus feitos na categoria. Desde o ano passado não vive bom momento, mas ninguém discute sua capacidade. Assim como em 2007 não começou bem a temporada mas se recuperou conquistando um pódio justamente na última corrida da primeira fase. Se realmente ele se encontrou com o carro pode sim brigar pelo título.

ALLAM KHODAIR


Equipe: Boettger
Posição:
Pontos: 208
Melhor resultado em 2008: 3º (Santa Cruz e Londrina)

- Difícil um piloto que não conquista pontos nas três primeiras provas do ano conseguir um lugar no playoff. Pois a 3ª posição em Santa Cruz do Sul foi o grande divisor de águas da temporada para ele, que ainda se aproveitou da alta divisão de pontos entre os pilotos que se encontravam em posições próximas à sua. É agressivo e brigará por pódios e vitórias, mas pode por tudo a perder pelo excesso de arrojo em alguns momentos.

ALCEU FELDMANN


Equipe: Boettger
Posição:
Pontos: 207
Melhor resultado em 2008: 5º (Rio de Janeiro)

- É o grande "come quieto" da categoria. Sua melhor colocação foi um 5º lugar no Rio de Janeiro, mas em 8 provas ele conquistou pontos em 6 delas e mais uma vez está entre os dez melhores. O provável é que não conquiste um título, mas chama atenção o fato dele ter se classificado para 2 entre 3 edições do playoff pois ele está longe de ser o piloto que concentra mais atenções na Stock Car.

POPÓ BUENO


Equipe: Hot Car competições
Posição: 10º
Pontos: 206
Melhor resultado em 2008: 6º (Brasília)

- Conquistou a última vaga do playoff não em um momento de corrida, e sim, devido à uma decisão judicial. É bom que se diga que não foi ele o autor, e sim Luciano Burti, que se sentiu prejudicado por uma punição na segunda prova em Brasília e carregava consigo uma liminar que lhe garantia os pontos. O julgamento de ontem derrubou a ação e o irmão mais novo de Cacá ficou com a vaga. Ele promete tentar brigar pelo título, mas seus resultados em 2008 não são tão bons, o melhor deles foi um 6º lugar exatamente na etapa que foi realizada na capital federal.

Fotos: www.stockcar.com.br (site oficial)

9/18/2008

Mercado - Fórmula-1 - 2009

Confira o mercado de pilotos e equipes para 2009 na Fórmula-1...

- Poucas alterações no Mercado de Pilotos para o ano que vem, mas envolvendo brasileiros, Bruno Senna e Rubens Barrichello.

- No caso do vice-campeão da GP2, após uma entrevista ele afirmou que conta com duas possibilidades para correr como titular no ano que vem e que, caso quisesse, poderia assinar contrato ainda hoje. Uma das equipes é a Toro Rosso e a outra segundo ele é a Williams. Sendo assim ele entra para o campo da especulações também na equipe inglesa.

- Rubens Barrichello é obra de Galvão Bueno. O locutor da Rede Globo afirmou no último final de semana durante a transmissão da Fórmula-1 que ele começa também a brigar por vaga nas mesmas equipes, Toro Rosso e Williams. Seriam uma espécie de plano B caso Alonso vá mesmo para a Honda, algo que não deve acontecer pois o espanhol está próximo mesmo é da BMW e jura que a prioridade é sua atual equipe.

Legenda:

Contrato assinado

Confirmação no dia

Grande possibilidade

Favorito

Possibilidade remota

Negócio esfriando

Briga pela vaga

Especulação

EQUIPES



Kimi Raikkonen
Felipe Massa



Robert Kubica
Nick Heidfeld
Fernando Alonso



Nelsinho Piquet
Fernando Alonso
Lucas di Grassi



Nico Rosberg
Kazuki Nakajima
Bruno Senna
Rubens Barrichello



Mark Webber
Sebastian Vettel



Jarno Trulli
Timo Glock



Sebastién Bourdais
Sebastien Buemi
Bruno Senna
Romain Grosjean
Takuma Sato
Nick Heidfeld
Anthony Davidson
Rubens Barrichello



Rubens Barrichello
Jenson Button
Fernando Alonso



Giancarlo Fisichella
Adrian Sutil
Vitantonio Liuzzi



Lewis Hamilton
Heikki Kovalainen
Equipes e pilotos testam em Jerez pensando em Cingapura...


- Quase todos os pilotos e equipes estão essa semana concentrados em Jerez de La Frontera em testes que visam encontrar acertos para o Grande Prêmio de Cingapura, próxima etapa do mundial 2008. Equipes tentam encontrar acertos aerodinâmicos e de suspensão, a Ferrari não participa dos eventos e corre em sua pista própria, Mugello.

- Até aí tudo bem, mas não podemos nos esquecer que a prova será realizada a noite e os pilotos precisam ter algum tipo de contato com essa situação antes da prova. Até o presente momento essa é a grande preocupação.

- E após uma tarde chuvosa, o alemão Sebastian Vettel voltou a ocupar uma primeira colocação na Fórmula-1, dessa vez com o carro da matriz Red Bull, em seu primeiro contato com a equipe para o qual guiará no ano que vem. Bravíssimo;

- Lucas di Grassi esteve de volta ao volante do R28, modelo da Renault, como piloto de testes. Mais uma chance para o brasileiro mostrar que tem muita competência para fazer o que faz. O problema é que por mais um ano ele parece sem chances de ingressar na principal categoria do automobilismo mundial. Sua única chance - remota por sinal - seria a saída de Fernando Alonso da própria Renault... mas a equipe contaria com dois brasileiros?

- Sebastien Buemi terminou seu primeiro dia de testes com a Toro Rosso ontem com a terceira marca no geral. Mostrou força, tem moral dentro da equipe, Takuma Sato e Bruno Senna que se cuidem;

POLÊMICA

- Equipes planejam um movimento para equalizar o desempenho dos motores. Alguns foram recongelados em situação melhor que outros e isso estaria afetando o desempenho de equipes como a Renault e a Red Bull, que utiliza os motores da própria montadora francesa;

- Nâo creio que esse seja o principal problema, equipes como Force India usam motor Ferrari, considerado um dos melhores do grid, e nem por isso chegaram a fazer um ponto sequer no campeonato;

- De qualquer forma é algo a ser observado para o ano que vem pois caso realmente se confirme diferença gritante de rendimento ninguém pode ficar refém de um equipamento que sequer poderá desenvolver;

- Já Max Mosley vai mais além. Para ele motores, suspensão e câmbios deveriam ser os mesmos para todos os times. É meio inviável no caso de câmbio e motor, até mesmo pelo alto número de montadoras que sustentam as equipes após proibição da propaganda tabagista. Para suspensão até que não seria má idéia;

9/14/2008

Pitacos - Monza = Domingo

Nadando de braçadas, Sebastian Vettel se torna o piloto mais jovem da história a vencer uma corrida de Fórmula-1...


- Todas as bolsas de apostas, grupos de bolões e afins com certeza estão impressionados com a perfomance de Sebastian Vettel no Grande Prêmio da Itália durante o final de semana. Já não é novidade que, com pista molhada, o alemão de apenas 21 anos cresce e se envolve entre os líderes, mas daí até conquistar uma pole position com tanta autoridade e vencer uma corrida de ponta a ponta já é um pouco demais.

- Ate por isso, mesmo com as condições adversas de clima, é de se exaltar com todas as forças o feito do garoto. Para citar um exemplo, só não da para se dizer que ele teve uma McLaren em seu encalço durante toda a prova porque Heikki Kovalainen, o segundo colocado, foi ficando para trás enquanto ele abria, abria e abria vantagem sempre que podia.

- Foi a primeira vitória de um piloto das mais bonitas que já vi, aliada a primeira vitória de uma equipe que é considerada simpática pela maioria dos fãs de Fórmula-1 e que sucedeu, nada mais nada menos, que a Minardi.

- "Eu olhava para a placa que a equipe me mostrava e me perguntava como podia ainda estar vendo a mensagem 'P1'", disse Vettel vivendo o momento que segundo ele mesmo era o melhor de sua vida. Segundo ele, antes da prova a equipe apenas o disse: "vai lá e destrua todo mundo, acelera", e foi o que ele fez. Dizendo a todo momento que estava sem palavras ele ainda foi responsável por mais uma interessante: "Já vi o grid de largada de todas as formas, mas da pole position foi a melhor...".

- Mais do que nunca ele atinge agora um novo patamar de reconhecimento na Fórmula-1 e um novo status - que já era forte - e tudo isso sem nem sequer esperar para fazer sua estréia pela matriz Red Bull, por onde correrá em 2009. Esse vai longe.

E mais...

- Toro Rosso 27, Red Bull 26, esse é a nova pontuação das duas equipes no mundial. Sim, a filial está à frente da matriz e de quebra conquistou a primeira vitória hoje, feito que a RBR não conseguiu;

- E não é que Gherard Berger voltou a levantar uma taça na F-1? Mesmo que a Toro crescesse, ninguém jamais imaginou essa cena de hoje. Ele merece;

- A Toro que, aliás, vem em uma crescente muito interessante no campeonato. Acredito que se hoje Vettel fosse chamado para terminar o campeonato pela Red Bull ele não aceitaria. E não seria mesmo bom negócio;

- Uma pena apenas que Sebastién Bourdais não tenha conseguido sair para a primeira volta atrás do Safety Car, problemas mecânicos o jogaram para a última posição e ele não pôde aspirar mais nada de interessante durante o GP;

- E o principal foco do GP infelizmente não foi Vettel e sim a disputa entre Hamilton e Massa pela liderança do mundial. O brasileiro tinha tudo para sair de Monza com a primeira colocação mas um desempenho impecável do inglês o manteve na liderança;

- Ele foi arrojado, fez ultrapassagens, partiu para o risco e mais uma vez provou que sob condições adversas ele se sobressai. Não fosse a estiagem na parte final da prova, que o obrigou a mais uma troca de pneus, e ele tomaria a vitória de Vettel;

- Massa, Raikkonen, Hamilton e vários outros pilotos parecem ter aprendido a lição. Várias ultrapassagens foram feitas cortando caminho pela chicane. As devoluções dessa vez foram muito mais claras do que a de Spa no último domingo após disputa entre Hamilton e Raikkonen;

- Raikkonen que, por sinal, foi péssimo mais uma vez. Dessa vez a chuva o assustou e ele não passou da 9ª colocação. Ele segue em 4º no mundial e está apenas 2 pontos à frente de Heidfeld, o quinto;

- Apesar disso mais uma vez ele fez a melhor volta da prova. Ele ruma para se tornar o recordista nesse quesito;

- Os outros brasileiros foram discretos mais uma vez. Enquanto Nelsinho Piquet chegou na 10ª posição, Rubens Barrichello foi apenas o 17º, culpando a estratégia arruinada pelas condições do tempo. Piquet saiu satisfeito pois as condições de largada não o permitiam fazer mais.