6/13/2008

Barcelona - Dia 1

Ferrari domina primeira sessão de testes no mais usado circuito da temporada...


- O belo circuito de Montmeló, em Barcelona na Espanha, recebeu ontem o primeiro dia de testes que a Fórmula-1 realiza por lá essa semana. Dia bom para os pilotos de testes dos vários times que, após as novas regras da Fórmula-1, tem raras oportunidades para acelerar um carro da categoria.

- Ontem, dos 9 pilotos que foram a pista 7 não são titulares, são eles: o Luca Badoer pela Ferrari,
Sebastian Buemi pela Red Bull, Gary Paffett na McLaren, Anthony Davidson ex-Super Aguri e agora Honda, Nico Hulkenberg pela Williams, Romain Grosjean da Renault e Kamui Kobayashi da Toyota, os dois últimos aliás, disputam a GP2 Series. Os titulares foram Robert Kubica da BMW e David Coulthard da Red Bull.

- E deu Ferrari, pela manhã os melhores tempos foram alcançados e à tarde praticamente ninguém conseguiu melhorar, assim Badoer fez 1:22:412 contra 1:22:682 de Kubica ficando com a primeira posição do dia. Confira.

Barcelona - Dia 1 - 12/06/2008
Pos  Driver      Equipe              Time      Laps
1. Badoer Ferrari 1:22.412 82
2. Kubica BMW Sauber 1:22.682 69
3. Coulthard Red Bull-Renault 1:22.724 21
4. Buemi Red Bull-Renault 1:22.764 79
5. Paffett McLaren-Mercedes 1:22.938 36
6. Davidson Honda 1:23.208 81
7. Hulkenberg Williams-Toyota 1:23.619 112
8. Grosjean Renault 1:23.899 60
9. Kobayashi Toyota 1:24.442 82

6/11/2008

É, faz sentido...

É difícil acreditar, mas...



- O vídeo acima mostra o acidente entre Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen. De cara o meu amigo Victor Berto do site "F1 Mania" levantou a hipótese e também li o mesmo no "F1 Grand Prix", blog do também amigo Gustavo Coelho. Hamilton teria desviado de Kubica para bater em Raikkonen quando percebeu que não seria capaz de parar o carro?

- É simples, Kubica é o líder do mundial mas naquele momento era apenas o quarto colocado - e memo assim não chegará com tanta força no final do campeonato. Raikkonen sim teria todas as chances de vencer o GP do Canadá e se distanciar em primeiro lugar na tabela de pontos, quem seria melhor fora da prova?

- A imagem deixa claro, veja e reveja, Hamilton vem em linha reta e quando se aproxima de Kubica vira o carro para a esquerda acertando a roda de Kimi. Não se convenceu? Veja a cena pela câmera "on board" e perceba o quanto ele vira o volante.

- Quando me falaram demorei para me convencer, mas acho que os dois estão corretos. Hamilton foi esperto em meio à barbeiragem. Cheguei a citar aqui que ele poderia não ver o sinal vermelho, mas o carro da mesma cor ele deveria ver por ser bem maior. Mas esse ele viu sim, e muito bem.

6/10/2008

Gênio genioso

Ele tem o dom de espantar o mundo da Fórmula-1 com tudo o que faz...


- No início do ano passado o inglês Lewis Hamilton foi confirmado como "segundo" piloto da McLaren ao lado do recém contratado bicampeão Fernando Alonso. Mas ele não chamou atenção apenas por ser o primeiro piloto de cor negra da história da categoria. Para se ter uma noção do quanto ele é capaz de assombrar a mente dos fãs de velocidade, após uma guerra interna na equipe a corda estourou para o lado de Alonso mesmo com dois títulos na bagagem.

- No início ele foi definido como um piloto com nervos de aço, que não cometia erros, e assim venceu provas, duelou com Alonso na pista, fez poles e se distanciou na liderança do mundial até a ante-penúltima prova do mundial. O mundo não entendia como seria capaz que alguém em seu primeiro ano de Fórmula-1 conquistasse o título que estava em suas mãos.

- Mas Lewis resolveu mostrar sua outra faceta. No Grande Prêmio da China, ansioso por defender a posição que disputava com Fernando Alonso, segurou até o último momento o seu pit stop ficando sem pneus e ainda por cima entrou com toda volúpia do mundo no box. O resultado é que ele ficou atolado na caixa de brita bem em frente à um telão onde além de tudo pôde ver o tamanho de seu erro. E mesmo assim o título continuava em suas mãos.

- No Brasi, última prova do campeonato, mais uma vez ele tinha tudo para se sagrar campeão mundial e logo na primeira volta quis afoitamente recuperar posição perdida para Fernando Alonso na largada e o tentou ultrapassar no final da reta oposta logo na primeira volta, esquecendo-se que ainda haviam mais 71 pela frente. O passeio fora da pista fez com que ele perdesse algumas posições, mas o título ainda estava em suas mãos. Foi afoito mais uma vez quando apertou algum botão errado dentro de seu cockpit e acionou o limitador de velocidade por quase meia volta dessa vez caindo para a 18ª posição.

- Contando alguns erros menores de lá para cá, o que aconteceu domingo foi absurdo. Alguns pilotos tem reclamado de não enxergarem o sinal vermelho na saída dos pits quando o Safety Car está na pista, mas como pôde ele não ver o CARRO de Kimi Raikkonen que é da mesma cor vermelha do sinal? Como pôde ele não ver que dois adversários estavam parados à sua frente? Tanto fez que os dois líderes do mundial abandonaram após essa enorrrrrme barbeiragem e Robert Kubica atingiu sua primeira vitória.

- Essa é a prova que esse gênio genioso chamado Lewis Hamilton é capaz de cometer erros em tamanho proporcional ao seu enorme talento.

E mais...

- A teoria do meu amigo Victor Berto do "F1 Mania" é excelente. Teria Lewis Hamilton percebido que já era tarde para frear e assim ele resolveu desviar do carro de Robert Kubica para acertar Raikkonen. Foi a forma que ele escolheu de levar o adversário mais perigoso com ele;

- É bom prestar atenção no segundo problema seguido que a Ferrari encontra em estratégias de prova. Felipe Massa foi prejudicado mais por um problema de equipamento que qualquer outra coisa, mas um drama no pit pode arruinar a campanha de um dos dois pilotos do time;

- Estariam todos os pilotos que passaram em sinais vermelhos até aqui - Fisichella, Massa, Barrichello são alguns casos - isentos de culpa após o problema de Montreal?

Grande Prêmio do Canadá

Grand Prix du Canada


Corrida
Pos  Piloto       Equipe               Tempo
1. Kubica BMW Sauber 1h36:24.447
2. Heidfeld BMW Sauber + 16.495
3. Coulthard Red Bull-Renault + 23.352
4. Glock Toyota + 42.627
5. Massa Ferrari + 43.934
6. Trulli Toyota + 47.775
7. Barrichello Honda + 53.597
8. Vettel Toro Rosso-Ferrari + 54.120
9. Kovalainen McLaren-Mercedes + 54.433
10. Rosberg Williams-Toyota + 54.749
11. Button Honda + 1:07.540
12. Webber Red Bull-Renault + 1:11.299
13. Bourdais Toro Rosso-Ferrari + 1 lap

Melhor volta: Raikkonen, 1:17.387

Não classificados/abandonaram:

Piloto Equipe Vl

Fisichella Force India-Ferrari 54
Nakajima Williams-Toyota 49
Alonso Renault 47
Piquet Renault 42
Raikkonen Ferrari 20
Hamilton McLaren-Mercedes 20
Sutil Force India-Ferrari 14
Qualificação
Pos  Driver      Team                 Q3         Vls
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:17.886 19
2. Kubica BMW Sauber 1:18.498 14
3. Raikkonen Ferrari 1:18.735 23
4. Alonso Renault 1:18.746 22
5. Rosberg Williams-Toyota 1:18.844 26
6. Massa Ferrari 1:19.048 23
7. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:19.089 25
8. Heidfeld BMW Sauber 1:19.633 21
9. Barrichello Honda 1:20.848 25
10. Webber Red Bull-Renault *:**.*** 0
Q2
11. Glock Toyota 1:18.031 19
12. Nakajima Williams-Toyota 1:18.062 19
13. Coulthard Red Bull-Renault 1:18.238 19
14. Trulli Toyota 1:18.327 16
15. Piquet Renault 1:18.393 18
Q3
16. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:18.916 10
17. Sutil Force India-Ferrari 1:19.108 12
18. Fisichella Force India-Ferrari 1:19.165 12
19. Button Honda 1:23.565 3
20. Vettel Toro Rosso-Ferrari *:**:*** 0
Treino Livre 3
Pos  Piloto      Equipe              Tempo     Vls
1. Rosberg Williams-Toyota 1:16.555 16
2. Raikkonen Ferrari 1:16.589 22
3. Hamilton McLaren-Mercedes 1:16.725 17
4. Massa Ferrari 1:16.787 19
5. Nakajima Williams-Toyota 1:16.898 16
6. Trulli Toyota 1:16.946 20
7. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:16.952 16
8. Piquet Renault 1:17.060 19
9. Webber Red Bull-Renault 1:17.062 16
10. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:17.085 16
11. Kubica BMW Sauber 1:17.109 17
12. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:17.282 17
13. Coulthard Red Bull-Renault 1:17.322 20
14. Barrichello Honda 1:17.557 19
15. Glock Toyota 1:17.557 20
16. Fisichella Force India-Ferrari 1:17.608 24
17. Alonso Renault 1:17.683 16
18. Heidfeld BMW Sauber 1:17.766 17
19. Button Honda 1:18.178 19
20. Sutil Force India-Ferrari 1:18.424 21
Treino Livre 2
Pos  Piloto      Equipe              Tempo      Vls
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:15.752 42
2. Kubica BMW Sauber 1:16.023 41
3. Raikkonen Ferrari 1:16.093 39
4. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:16.331 36
5. Massa Ferrari 1:16.413 27
6. Heidfeld BMW Sauber 1:16.589 43
7. Webber Red Bull-Renault 1:16.604 39
8. Rosberg Williams-Toyota 1:16.767 37
9. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:17.019 43
10. Trulli Toyota 1:17.068 46
11. Nakajima Williams-Toyota 1:17.242 37
12. Coulthard Red Bull-Renault 1:17.334 31
13. Barrichello Honda 1:17.462 39
14. Fisichella Force India-Ferrari 1:17.508 39
15. Glock Toyota 1:17.549 31
16. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:17.559 38
17. Alonso Renault 1:17.644 30
18. Sutil Force India-Ferrari 1:17.813 37
19. Button Honda 1:17.842 39
20. Piquet Renault 1:18.076 17
Treino Livre 1
Pos  Piloto      Equipe              Tempo     Vls
1. Massa Ferrari 1:17.553 14
2. Kubica BMW Sauber 1:17.809 12
3. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:18.133 10
4. Heidfeld BMW Sauber 1:18.182 13
5. Raikkonen Ferrari 1:18.292 12
6. Hamilton McLaren-Mercedes 1:18.303 8
7. Webber Red Bull-Renault 1:18.712 11
8. Coulthard Red Bull-Renault 1:18.809 12
9. Nakajima Williams-Toyota 1:18.971 24
10. Alonso Renault 1:19.005 13
11. Rosberg Williams-Toyota 1:19.093 20
12. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:19.228 21
13. Glock Toyota 1:19.346 28
14. Trulli Toyota 1:19.568 31
15. Fisichella Force India-Ferrari 1:19.815 16
16. Sutil Force India-Ferrari 1:19.888 15
17. Piquet Renault 1:20.091 23
18. Barrichello Honda 1:20.173 17
19. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:20.541 16
20. Button Honda 1:21.542 17