9/12/2008

Pitacos - Monza = Sexta

Raikkonen supreende em dobro com melhor tempo do dia e renovação de mais um ano em seu contrato...


- Não era para ser assim, mas ver o finlandês Kimi Raikkonen liderando a tabela de tempos de um treino qualquer que seja em 2008 tem sido meio raro e este fato pode ser considerado uma surpresa. Mais uma então: mesmo sob rumores de que deixaria a Fórmula-1 ao final de 2009 ele anunciou a renovação de seu acordo com a Ferrari para o final da temporada de 2010, assim como Felipe Massa que já tem esse contrato desde o ano passado.

- Após isso não mais se sabe sobre o futuro do "Homem de Gelo" que agora acusa a imprensa de ter inventado que havia uma intenção dele de deixar a categoria. Okay, Kimi.

- Por mais que seu contrato para o ano que vem já estivesse assegurado, sua renovação pode sim mudar alguma coisa já na próxima temporada. Como não podia deixar der, tudo por causa de Fernando Alonso.

- A permanência de Kimi na Ferrari por mais um ano é ruim o espanhol - acredita-se - estava de olho nesta vaga para o final de 2009. Se for verdade... será que agora ele aceita um contrato de apenas um ano com sua próxima equipe ou agora ele fará um contrato mais duradouro? Se for assim a Honda está fora do páreo e a favorita passa a ser a equipe que o "Mundo Veloz" aponta desde o final do ano passado... a BMW!!!

- Alonso que se cuide... pode ser que - por nada - ele passe mais uma temporada de sua carreira sem poder brigar por vitórias caso vá mesmo para a Honda, mas dessa vez, sem motivo que realmente valha a pena. Bom para Barrichello que pode garantir mais uma temporada de sobrevida na principal categoria do automobilismo mundial.

Treinos Livres:

- Incógnitas as expectativas acerca do resultado. Pela manhã choveu e Adrian Sutil - pela segunda vez na carreira - foi o mais rápido da sessão.

- Na segunda a pista secou mas deixou leves pontos de umidade no asfalto. Condições assim fazem com que as condições se alternem a cada passagem de um carro no ponto úmido. Logo, é muito difícil avaliar as condições, a não ser que Ferrari, McLaren e BMW estão bem como de costume.

- A Williams também se fez presente com Nico Rosberg. Daí pra baixo as posições foram definidas pela sorte. A única excessão é o 9º posto de Adrian Sutil.

- Condições extremas de chuva no domingo podem complicar um pouco a vida da McLaren que, estranhamente, não treinou no momento que teve essa oportunidade durante a primeira sessão. A BMW copiou a prática. Bem ou mal, com chuva pesada os acertos mudam muito e quem foi para a pista já tem uma boa referência de como proceder.

- Péssimas também as posições dos dois carros da Renault. Piquet foi o último colocado e Alonso ficou apenas 2 posições à frente, em 18º. Mais estranho ainda é que os dois pilotos não entraram em desespero, o que seria normal para a equipe campeã mundial há 2 anos.

- Quem parece um pouco mais otimista são os pilotos da Honda que - se não melhoraram definitivamente - pelo menos se dizem aliviados pela solução de um dos principais problemas enfrentados por eles nos últimos tempos, o freio. Não vai mudar a cotação do dólar mas é um alento para o ano que vem.

- Webber foi bem, mas quem andou na ponta enquanto pôde mais uma vez foi a Toro Rosso, brigando pelas primeiras colocações. Um pouco de sorte pode fazer com que a filial vença a matriz. São apenas 8 pontos de diferença, que quase foram descontados em Spa.

Stock Car:

- Thiago camilo pole position para a última etapa da primeira fase do campeonato. Londrina, um lugar de difíceis ultrapassagens e onde o piloto fez a pole do ano passado. Ele acrtedita que com chuva - possível para amanhã - as coisas seriam muito boas para ele, o líder, único piloto que não correria com o spray do carro de frente. Mas... como nessas condições as surpresas aparecem mais facilmente ele, que não é bobo, prefere pista seca.

- Efetivamente aconteceu a primeira grande disputa nos "matchs" do treino de classificação disputado em duplas. Ricardo Maurício e Popó Bueno se tocaram, o segundo perdeu a saia traseira e muita discussão foi gerada a partir daí. Sempre com cada um defendendo seu lado. Emoção garantida fora das pistas, muitas vezes os dois tem razão.

- A prova de amanhã - última do ano a ser realizada em um sábado - definirá todas as posições do playoff. Faltam 5 e 14 pilotos brigam por elas: Átila Abreu, Alceu Feldmann, Luciano Burti, Allam Khodair, Antonio Jorge Neto, Popó Bueno, Giuliano Losacco, Rodrigo Sperafico, Duda Pamplona, Pedro Gomes, Felipe Maluhy (que pode não correr), Nonô Figueiredo, Hoover Orsi e David Muffatto.

- O 15º nome seria Julio Campos, que não participará da prova. Ricardo Zonta, o dono da equipe, retomou seu lugar.

- Alguns dos postulantes se deram bem: Giuliano Losacco larga em segundo, Popó sai em 3º e Nonô, o 9º.

- Porém, a decisão pode ainda não sair amanhã e sim na quinta feira quando o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) irá julgar o recurso dos pilotos que foram penalizados na etapa de Brasília por terem entrado no pit quando não havia ordem da direção (que sequer os tinha avisado que seria necessária a ordem).

9/11/2008

Riccardo Patrese

Italiano volta à um carro de Fórmula-1 após muito tempo...


- Passarem-se 14 anos após a última prova de Riccardo Patrese na Fórmula-1, o Grande Prêmio da Austrália de 1993. Foram 6 vitórias, 8 pole positions e 281 pontos divididos em 256 Gp´s. Até o Grande Prêmio da Turquia desse ano ele era o piloto com o maior número de corridas disputadas na categoria mas foi superado pelo brasileiro Rubens Barrichello. Sua estréia aconteceu no Grande Prêmio de Mônaco da longínqua temporada de 1987.

- Na última terça feira ele voltou ao cockpit de um Fórmula-1, dessa vez no RA 107, modelo da Honda do ano passado. Foram 5 voltas, sendo que a mais rápida foi completada em 1:30:210. O convite foi devido à seu apoio à marca que Barrichello - piloto da equipe - quebrou do italiano.

- "Depois de 15 anos fora da Fórmula 1, foi um sonho se tornando realizado e inacreditável redescobrir a velocidade de um carro de F1 novamente hoje. Eu pude me acostumar rapidamente e descobrir que meu estilo de pilotagem não precisou ser mudado muito para se adaptar à um carro moderno. A velocidade foi um tanto surpreendente nas primeiras voltas, mas no final estava muito confortável, apesar de ter certeza que meu pescoço vai doer um pouco à noite depois das forças G."

- Pode ser Patrese, mas infelizmente você pilotou um dos piores carros da Fórmula-1 e que, em uma inevitável brincadeira, não deve ser muito diferente do último que havia pilotado em 1993. Uma Benetton Ford.

- Mas valeu, é bom ver um piloto como ele andando de Fórmula-1, mesmo que seja apenas para brincar.

9/09/2008

A última cartada de Raikkonen

E o título do finlandês fica definitivamente para trás...


- Hoje é terça feira, dia de coluna no "F1 Mania". Usei o espaço para falar sobre o finlandês Kimi Raikkonen já que provavelmente ele se despede definitivamente do foco principal da temporada 2008. A Ferrari ainda não decidiu oficialmente mas talvez até o próprio finlandês resolva por conta própria ajudar Felipe Massa. Tudo bem, exagerei, mas a pressão é grande.

- Para ler a coluna é só clicar no título ao lado: "A última cartada".

9/08/2008

Diário de Bordo III - Curitiba

A última do Rally da Independência...

- Eu não duvidei da chuva! Ela veio em Tunas do Paraná, durante o I Rally da Independência, assim como no domingo em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Como eu estava no Paraná, é sobre isto que vou falar.

- A organização do rally, as equipes, jornalistas, o churrasco (isto eu adoro!), e outras ‘cositas’ mais estavam baseadas em uma madeireira e foi de lá que os carros partiram! As máquinas são realmente incríveis, os Mitsubishi L200 Evo, assim como um “Mercedão” da categoria caminhões. Realmente, sensacional!

- A chuva não deixou de fazer parte da festa toda (felizmente na churrasqueira não choveu e eu me fiz feliz nos espetinhos!), os pilotos até chegaram a discutir sobre a realização da 5ª especial, mas ela foi disputada sim! Muitos pilotos abandonaram graças ao tanto de água que caiu do céu!

- Acho que um dos pontos mais legais que notei acompanhando este rally foi ver que os mecânicos deitam no chão sem dó, se enfiam por dentro do carro, pouco ligam pra lama, água... o importante é deixar o carro pronto no tempo certo!

- A premiação entregue, fomos para uma churrascaria (sim, deixamos o churrascão do rally e fomos para outro churrasco, poxa!)... chegando no local tinham quatro casamentos em andamento, “sem problemas!”, comemos mesmo assim, com casamento e tudo!

- Chegando ao hotel praticamente mortos, ainda deu tempo de trabalhar (eu pratiquei muito desta arte!), tomar um banho e cair na cama... Domingo era dia de Fórmula 1 e de voltar para SP.

- Assistir a corrida e transmitir deitado na cama do hotel, foi assim que fiz. Legal foi ouvir a galera gritando, comemorando, os minutos finais de um incrível final de corrida (acho que nunca vi nada igual!)

- Viagem de volta feita, cá estou em São Paulo! Mais uma semana começa aqui, novamente tem Fórmula 1, mas do rally ficarei com saudades...

- Espero, de verdade, fazer outro Diário de Bordo em breve... é só me convidar para viajar! Eu topo! (risos)

- Até o próximo (me convidem!)

Victor D. Berto

Victor Berto é o responsável pelo Site F1 Mania, um dos maiores do Brasil e do qual o conteúdo do "Mundo Veloz" faz parte. A sessão "Diário de Bordo" conta experiência de nossos membros em viagens para cobertura de eventos relacionados ao automobilismo para que você saiba em detalhes como é cobrir um evento "in loco".

9/07/2008

Massa herda vitória

Protesto da Ferrari é aceito e Hamilton perde 25 segundo no tempo final da prova, caindo para terceiro...


- Após um excesso de cautela nas duas últimas voltas para garantir os seis pontos que conquistaria com a terceira posição, Felipe Massa herdou mais 4 após erros de dois pilotos que não tiveram cautela alguma.

- Raikkonen exagerou ao tentar defender e depois recuperar a liderança da prova.

- Hamilton errou ao devolver a posição de forma estranha e rápida para Raikkonen após ultrapassá-lo cortando caminho.

- Massa não cometeu erros. Tinha feito 8 pontos, com o novo resultado ele faz 10 contra 6 de Hamilton que tinha os mesmos 10 de Felipe na mão. A diferença no mundial cai para apenas 2 pontos e Felipe Massa vê a possibilidade de ser campeão do mundo cada vez mais perto. Aguardemos os próximos capitulos.

- Mas que a decisão foi estranha foi. 20 segundos geralmente é a punição padrão, que o jogaria para o segundo lugar... de onde tiraram mais 5???

- Em tempo: Por ter feito uma ultrapassagem sob bandeira amarela o alemão Timo Glock também soma 25 segundos em seu tempo final de prova e perde o 8º posto para o australiano Mark Webber.

Pitacos - Spa = Domingo

Sub judice, Hamilton conquista vitória no final da prova...


- Hamilton venceu, Raikkonen quase convenceu e Massa sobreviveu ao Grande Prêmio da Bélgica. Inicialmente favorável à McLaren, ninguém esperava que a prova seria dominada na verdade pelo finlandês que apostava seus últimos esforços para se manter vivo no campeonato e não precisar ajudar Felipe Massa a conquistar o título;

- Raikkonen fez o que era necessário, largou bem, conquistou a segunda posição de Massa e se aproveitou do erro de Hamilton logo na segunda volta para dominar a prova e conquistar uma vitória que lhe parecia fácil;

- Como jogava sua vida no campeonato Raikkonen precisava mesmo arriscar tudo com a chegada da chuva para não perder a posição. Apenas a vitória lhe daria tranquilidade. Seria difícil a situação de Raikkonen sem vencer a prova e possibilitando Hamilton abrir mais quatro pontos de Massa;

- Foi um show de horrores a disputa dos dois com pneus molhados em pista úmida. Ambos rodaram, quase bateram até que Hamilton o passou cortando caminho e ao devolver a posição rapidamente pegou o vácuo e assumiu a liderança. Não sem antes sofrer um toque na La Source;

- Os dois continuaram se enrolando com retardatários até que no desespero Raikkonen acelerou demais e rodou sozinho em reta rodando, batendo e abandonando, como já parecia claro devido à sua condução. Mais uma vez ele apostou todas as suas fichas, era vencer ou vencer... perdeu;

- O lance da devolução da ultrapassagem foi motivo de protesto por parte da Ferrari e por isso a vitória do inglês ainda não está confirmada. É a McLaren mais uma vez na mão da FIA. Hamilton pode perder a vitória ao ser excluído ou perder 20 segundos de seu tempo final. Hà também a possibilidade de multa ou perder 10 posições no grid para a próxima etapa, o Grande Prêmio da Itália;

- Exclusão a multa são possibilidades remotíssimas. Não haveria motivo para exclusão e em caso de multa seria melhor nem mesmo punir. Perda de 10 posições no grid é algo possível;

- O mais normal porém seria a perda de 20 segundos no tempo total pois manobras como essa renderiam um Drive Trough (passagem pelos boxes) e quando não há tempo para tal punição soma-se 20 segundos ao tempo final. Ele ficou 14 à frente de Felipe portanto...

- Para não ficar em cima do muro, dou minha opinião. Hamilton, tendo sido ou não jogado para fora pelo finlandês, levou vantagem na manobra, portanto...

- E Raikkonen ficou na mira de Hamilton e Massa, ambos reclamaram do piloto finlandês;

- Hamilton afirmou que foi espremido no momento da ultrapassagem e por isso teve de cortar o caminho. Segundo Hamilton ele poderia ter sido mais justo. Ainda reclamou da batida que sofreu por trás na La Source quando foi ultrapassado;

- Massa por sua vez reclamou da ultrapassagem na primeira volta: "Ele era mais rápido que eu e conquistaria a posição facilmente, mesmo assim ele me deixou completamente sem espaço e eu não entendi porque ele fez isso;

- Teria sido um bom momento para a reclamação do brasileiro? Não podemos esquecer que ele pode precisar da ajuda do companheiro da disputa pelo título. Ou teria ele jogado para que a imprensa italiana pressionado Raikkonen a ser logo o segundo piloto? Afinal ele perdeu até mesmo a terceira posição para o polonês Robert Kubica;

- Hamilton por sua vez conseguiu novamente se sobressair em condições advsersas. Quando as condições mudam ele parece ser o piloto que melhor consegue ter o controle da situação;

- Espetacular a última volta de Nick Heidfeld quando, com pneus intermediários, conquistou todas as posições possíveis e chegou ao pódio para tentar afastar a pressão. Belíssima a idéia de parar na última volta da equipe. Honesto, ele admitiu ter sido contra a idéia;