9/15/2006

Cristiano da Matta opera e deve sair do hospital!!!

Força...

- Nas últimas semanas embora tenha vivido algumas alegrias, como a vitória de Felipe Massa no Grande Prêmio da Turquia, o automobilismo brasileiro viveu momentos de apreensão com o acidente do mineiro Cristianio da Matta, em Elkhart Lake nos Estados Unidos.

- Cristiano testava seu carro da F-Mundial no circuito quando um cervo (animal similar ao veado) resolveu atravessar a pista e acabou sendo atropelado por Cristiano da Matta. Ele foi direto ao hospital e já está há cerca de cinco semanas internado na UTI do Centro Médico Theda Clark, na cidade de Neenah. No início a dificuldade para se conseguir qualquer tipo de informação era muito grande, mas em seguida a família resolveu dar um apoio à imprensa e aos fãs trazendo informações via site do estado de saúde do piloto.

- Agora faltam apenas dez dias, segundo a equipe médica para que Cristiano saia do hospital. Antes, ele deve passar por uma cirurgia para recolocar uma parte do osso do seu crânio que foi retirada para que o hematoma pudesse desinchar, o que já aconteceu.

- Nosso desejo é para que ele volte em breve à ativa e que possa também voltar a correr pois fará muita falta, força Cristiano!!!!

Enquanto isso...

- FIA altera regras para as "fechadas" em treinos classificatórios da Fórmula-1 e com isso praticamente assume a culpa no caso Alonso, ocorrido no último final de semana;

- Na próxima semana Nelsinho Piquet conhecerá o carro da Renault testando 3 dias seguidos, é a sua estréia como piloto de testes, Zonta só ano que vem;

- Inscrições abertas para as 500 Milhas de Kart da Granja Vianna, um dos eventos mais cansativos e gostosos do nosso automobilismo.

9/14/2006

Felipe Massa fala!!!

Dias depois...

Logo após Michael Schumacher anunciar a sua aposentadoria no último domingo o brasileiro Felipe Massa deu declarações à imprensa brasileira sobre o ocorrido. Ele falu sobre Schumacher, Kimi Raikkonen e muito mais, aqui no "Mundo Veloz" você ouve Felipe Massa:

1. Massa começa falando sobre o anúncio de Michael Schumacher:

2. A seguir Massa confessou quando ficou sabendo a decisão do alemão:

3. Em seguida falou também sobre seu novo companheiro na Ferrari, Kimi Raikkonen:

4. E encerrou dizendo se pode ser campeão do mundo na próxima temporada:

Agora é hora de tirarmos as nossas próprias conclusões, eu particularmente desde o início do ano venho dizendo que embora as vezes cometa alguns erros na pista ele me parece muito centrado fora dela, isso a meu ver é muito positivo e creio que possa ter um grande peso em 2007.

Enquanto isso...

- Cristian Fittipaldi está de volta à Stock Car Brasil, pela equipe RC3 Bassani ele correrá as 5 últimas provas do campeonato do lugar do bom piloto Renato Jader David, campeão da Stock Light em 2005. Não creio sinceramente que tenha sido uma grande troca;

- Willians testará motores Toyota na próxima semana, parece que os japoneses gostaram do que viram na sede da equipe;

- Deu no jornal Marca da Espanha: Willi Weber, empresário de Schumacher bate o pé e pede que Fernando Alonso peça desculpas à Michael Schumacher por suas palavras na última semana quando o espanhol disse que Schumacher é o mais antidesportivo da história;

- Para a próxima temporada a Toro Rosso utilizará os motores Renault que eram pretendidos pela matriz Red Bull... essa ficará ainda com o Ferreria;

- Alonso na Renault??? Pra mim já é demais...;

- E a Honda segue tentando estrear o novo motor, será que agora conseguem fazê-lo funcionar por mais de 20 Km???

9/12/2006

O mundo não para, mas sente...

Os dias passam...


A Fórmula-1 mostra que não para com o anúncio da retirada do alemão Michael Schumacher, mas sente muito e sofrerá sim um golpe no próximo ano. É como se o chefe abandonasse a empresa e a entregasse na mão dos funcionários, fica uma sensação estranha de tentar adivinhar quem é capaz de desempenhar o mesmo papel. Não só pelo talento, até mesmo porquê ele vai embora e os que ficam conseguirão vencer corridas, mas quem conseguirá se transformar no mesmo ícone?
Todos sentiram a saída do alemão e todos fizeram comentários, alguns até negativos como o espanhol Fernando Alonso, mas o assunto não passou despercebido por ninguém.

- "Claro que é uma ótima notícia para os pilotos que ficam e principalmente pra mim que ficarei mais dois anos na Ferrari" - Felipe Massa, não escondendo mais uma vez a felicidade e se esquecendo até mesmo de comentar sobre o alemão.

- "Guardarei lembranças positivas e negativas, mas no fim das contas eu quero me lembrar mais das positivas" - Rubens Barrichello, tive a oportunidade de ouvir a entrevista na íntegra e ele não disse apenas que guardará lembranças negativas. E fizeram questão de editar a entrevista escondendo que ele quer guardar as boas lembranças.

- "Até Zidane se despediu com mais louvor que Michael Schumacher que é o piloto mais antidespoertivo da história e recordista de punições..." - Fernando Alonso, ainda chateado e de cabeça quente depois de ter sido punido com a perda de suas 3 melhores voltas no treino classificatório de sábado o que o jogou de quinto para décimo lugar no grid.

- E isso é um reflexo também do que pensa a torcida, pelo menos aqui no Brasil, onde o híato de títulos fez criar um mito de indignação e admiração. É claro que todos concordam que Michael Schumacher é o melhor piloto da atualidade, mas o encerramento precoce da carreira de Ayrton Senna não deixa muita gente aceitar que ele pode ter sido o melhor da história. E particularmente acho que não é possível saber quem são os melhores da história em um esporte que muda tanto com o passar dos anos.

Enquanto isso...

- Ja se fala que Michael Schumacher pode permanecer na equipe italiana no próximo ano, não a condição de piloto titular mas como piloto de testes ou até mesmo em uma condição de consultor/aprendiz pra que ele possa em um médio espaço de tempo ocupar o lugar que hoje é de Jean Todt;

- Nelsinho Piquet, vice-campeão da GP2 - Series já tem a cabeça voltada para a Fórmula-1. Um ano como piloto de testes para assumir em 2008 a condição de titular no lugar de Giancarlo Fisichella. Isso se o Fisichella não fizer nenhuma de suas trapalhadas durante a temporada 2007, Nelsinho e Zonta estão de olho;

- Robert Doornbos correrá as três últimas provas da temporada no lugar de Cristian Klien na Red Bull. É a segunda vez que ele faz isso, ano passado ele também conquistou vaga na Minardi no meio da temporada;

- A McLaren vai pelo mesmo caminho e talvez substitua De La Rosa por Gary Paffett ou Lewis Hamilton, o campeão da GP2;


- A Bridgestone está na mira da FIA e da Renault. Integrantes da Michelin fotografaram o pessoal da Bridgestone lavando os pneus Bridgestone com máscaras anti gás e roupas para proteger a pele.... proteger do que? Do que são feitos esses pneus?

Valeu ao pessoal que está comentando aqui no blog, amanhã trarei para você declaração em áudio com Felipe Massa falando sobre a despedida de Schumacher, próxima temporada e muito mais...

9/10/2006

Schumacher vence, põe mão na taça e abandona Fórmula-1

A última em Monza...


- "Hoje foi minha última corrida em Monza!!!" - Com essa frase o maior mito dos últimos da Fórmula-1 e um dos maiores mitos de todo o esporte anunciou hoje que a partir de 2007 não serpa mais piloto de Fórmula-1. Depois de uma bela corrida, ele deu a entrevista coletiva mais emocionada de toda a sua carreira e anunciou que o dia chegou. Ele pediu desculpa por fazer todos esperarem por tanto tempo, agradeceu todos os engenheiros que ele teve na Ferrari e na Benetton mas disse que seu momento terminou. Disse ainda que chegou a vez de Felipe Massa, que merece ter o seu momento, o seu espaço e que ele não teria mais direito de esperar para tomar essa decisão. Uma entrevista curta e muito emocionada que respondeu a uma das mais importantes questões da história da Fórmula-1.

- Agora ele vai para uma festa na Ferrari que é muito mais do que merecida por tudo que esse grande gênio pôde fazer. Não é fácil comentar Schumacher dada a grandeza de tudo que ele fez na categoria, mas tudo tem seu tempo. Mais do que parabéns o que resta a dizer é OBRIGADO Schumacher!!!


- O Grande Prêmio do Brasil, dia 22 de outubro de 2006 receberá a última corrida da carreira de Schumacher.

Por enquanto o quadro entre as grandes equipes é o seguinte:

Renault
- Giancarlo Fisichella e Haikki Kovalainen

Ferrari
- Felipe Massa e Kimi Raikkonen

McLaren
- Fernando Alonso

- Se pensarmos que Alonso estará se ambientando à nova equipe nas primeiras corridas, assim como Kimi Raikkonen e Kovalainen, Massa pode dar tudo de sí nas primeiras provas e tem chances de ser campeão do mundo. O Brasil volta a ter chances, Massa tem a chance que Barrichello não teve.


- E a temporada 2006 ainda não pode ser esquecida, o alemão venceu o Grande Prêmio da Itália, foi a 90ª vitória do hepta campeão mundial. Mais que isso, o espenhol Fernando Alonso abandonou a prova na volta 43 com problemas de motor e não fez pontos. Com os dez pontos conquistados por Schumacher a diferença caiu para simplesmente 2 pontos. A Ferrari vem em uma crescente muito interessante e isso pode significar o oitavo título para Michael Schumacher, este mito do esporte mundial que comemora cada vitória como se fosse a primeira. A possibilidade do campeonato ser difinido no Brasil volta a ser muito grande, não é difícil que tanto Schumacher quanto Alonso administrem as duas provas asiáticas e venham com tudo para São Paulo.

- Kimi Raikkonen foi pole position mas parou no pit antes de Schumacher, o que foi decisivo pra que perdesse a posição ainda na primeira parada sem que não pudesse mais recuperá-la. Robert Kubica, polonês da BMW chegou em terceiro conquistando o primeiro pódio de sua carreira logo em sua terceira corrida, em uma prova que foi decidida para ele logo na largada com uma excelente manobra, partindo de sexto para terceiro lugar e segurando Felipe Massa com certa maestria. Felipe Massa poderia ter chegado em quarto, mas escorregou no óleo do motor estourado de Alonso e teve de fazer uma parada extra para trocar os pneus caindo para a nona posição. Rubens Barrichello foi o sexto em uma prova onde ele não pôde ser comabtivo partindo com uma estratégia de apenas uma parada o que fez com que seu carro estivesse pesado durante todo o tempo.

Confira a classificação do Grande Prêmio da Itália:


O campeonato segue apertado:

1º Fernando Alonso, 108
2º Michael Schumacher, 106
3º Felipe Massa, 62
4º Giancarlo Fisichella,57
5º Kimi Raikkonen, 57

8º Rubens Barrichello, 25


Construtores:

1º Ferrari, 168
2º Renault, 165
3º McLaren, 97
4º Honda, 65