5/15/2009

O racha!!!

A Fórmula-1 parece mais forte que isso... parece...


- Ao que tudo indica faz sentido que, sempre que se mudam as coisas de forma radical na Fórmula-1, todos entram em Pânico. Quando chega a data de início do campeonato todos estão lá felizes e saltitantes, ansiosos para estrearem os novos pacotes e verem o que deu resultado e o que não deu.

- Claro que ninguém imagina que numa dessa vá surgir uma equipe totalmente nova e independente, capaz de vencer todos os concorrentes com sobras, em um carro excepcionalmente bem adaptado às novas condições da Fórmula-1. Foi o que aconteceu esse ano com a Brawn GP. Não fosse isso e o campeonato até estaria equilibrado.

- Com isso, o medo de mais uma mexida drástica nas regras e condições que a Fórmula-1 apresenta para que as equipes disputem o campeonato aumenta. E se nesse meio do caminho surge uma nova Brawn? E se a própria Brawn consegue se manter fazendo frente à McLaren e Ferrari? Isso não é ainda pior se as equipes tem as mesmas condições financeiras?

- A saída padrão é fazer uso de um artifício já usado em tempos idos. Ameaçar que deixa a Fórmula-1. Pois bem, isso sempre acontece quando, principalmente a Ferrari, quer defender-se se algo que pode prejudicá-la.

- Eu não acredito que essa ameaça vá para frente, se bem que a Ferrari tem motivos e argumentos suficientes para se fazer valer de sua decisão. Existe o Pacto da Concórdia que não pode ser quebrado. As equipes se comprometem a não deixar o campeonato e a FIA concorda em não alterar drasticamente as regras. se uma quebra o acordo a outra pode quebrar também.

- E quer saber? Dou razão para a Ferrari. A equipe sempre foi contra redução de testes e orçamentária, no ententanto quando a crise econômioca apareceu usou sua força para ajudar a Fórmula-1 e aqueles que sofriam com a falta de grana.

- Não acredito que a empresa e também aquelas que a apoiam realmente cumpram com a promessa e deixem o mundial, mas é bom ressaltar que as vezes o destino nos prega peças estranhas e há poucas semanas eu também recusava-me a acreditar que uma equipe estreante pudesse estar dominando o campeonhato da forma como está, mais uma vez falo da Brawn.

- Seria estranho, muito estranho, e caso acontecesse poderia significaor sim o fim da Fórmula-1. Seria até engraçado... depois de 17 temporadas Barrichello se despede e a categoria também. Diriam que só assim para ele parar ou que a Fórmula-1 não vive sem ele. Brincadeiras para descontrair que certamente surgirão. Não creio, mas quem sabe... enquanto isso tem um monte de gente querendo entrar...

Inusitado? Nem tanto

"Mundo Veloz" abraça parceria com o site "Bella da Semana"...

- Correria é algo complicado. Na última terça feira bem que eu oquis anunciar mas não deu tempo. A coluna "Mundo Veloz", que já vai ao ar toda terça feira pela "F1 Mania", agora também faz parte do conteúdo do site "Bella da Semana".

- No "Bella da Semana", como o próprio nome já diz, toda semana você pode encontrar uma "Bella" diferente, além de colunas de "Paquera", "Personal Trainer", "Jet Set", da Stephany e claro, "Alta Velocidade", que nada mais é que a coluna deste que aqui vos escreve.

- Vale a pena conferir todo o conteúdo do site, que foi elaborado em altíssimo nível para você. Aliás, carros e mulheres tem tudo a ver, certo? Clique aqui e conheça o "Bella da Semana"!

5/12/2009

De volta aos velhos tempos?

Pra acabar de vez com a polêmica...


- E isso é o que você pode ler hoje na coluna "Mundo Veloz" na F1 Mania. Afinal de contas eu não creio em favorecimento à Button. O que seria normal, afinal de contas quem briga mais seriamente pelo título é ele. A não ser que a disputa fique restrita aos dois pilotos.

- Leia a coluna clicando aqui: "De volta aos velhos tempos???"

5/11/2009

Massa joga o boné

Admitindo que não tem mais chances de ser campeão, Massa desabafa...


- Erros diversos da equipe Ferrari e um carro construído abaixo das expectativas da pré-temporada colocaram Felipe Massa o finlandês Kimi Raikkonen em situação desesperadora no mundial. Sem pontuar até a terceira etapa e com míseros 3 pontos na quarta e na quinta, respectivamente com o finlandês e com o brasileiro, a equipe vermelha é a grande decepção do ano.

- Agora Massa escancarou de vez: "Após cinco corridas ele (Button) ganhou quatro. Mesmo que consiga uma melhora de performance, eles continuarão pontuando. Esqueça!".

- Não deve ser fácil. Após o espetacular final de temporada onde Massa perdeu na última curva o título mundial para Hamilton, ele esperava pelo menos ter a chance de brigar mais uma vez, afinal de contas um de seus maiores problemas, Kimi Raikkonen, parece resolvido.

- Mas não será assim. E mais uma vez o brasileiro terá de amargar um ano no vazio. Em 2007 ele abandonou a briga precocemente, em 2008 foi às últimas consequências e perdeu. Em 2009 já se considera fora. E pior, essas declarações devem fazer com que a Ferrari abandone em breve o desenvolvimento do carro deste ano para se concentrar na próxima temporada.

- Não acredito que a Ferrari abandone a Fórmula-1, portanto Massa terá de aguardar 2010 para aproveitar sua chance de ouro. Um carro bem desenvolvido e um companheiro de equipe desmotivado parecem ser a receita ideal.

5/10/2009

Button, Button e mais Button

Só da o inglês na Fórmula-1 em 2009...


- Quando se acreditava que a Fórmula-1 veria dias mais equilibrados, após a vitória de Vettel na China e o bom desempenho de Red Bull e Toyota no Bahrein, eis que Jenson Button vence mais uma prova com relativa facilidade.

- Claro, durante algum tempo a estratégia que a Brawn GP utilizou para seus dois pilotos será questionada. Ambos partiriam para três paradas mas a mudança para duas no caso de Button foi oque possibilitou sua vitória.

- Mas não podemos descartar que Barrichello não foi tão rápido quanto se esperava após seu segundo pit stop. E mais que isso, com Vettel e Massa pela frente naquele momento, seria muito difícil que ele voltasse na frente do inglês.

- Button, esse sim, adaptou-se perfeitamente ao que lhe foi proposto e com isso conseguiu a sua quarta vitória na temporada em cinco corridas. Uma marca digna dos tempos de domínio de Michael Schumacher e da Ferrari, que também tinha Ross Brawn como líder.

- Acho que o título já com meio caminho andado para sua decisão. Como diz Felipe Massa, que se colocou fora da briga: "Qualquer um pode melhorar e vencer corridas, mas eles continuarão pelo menos pontuando...".

- E realmente podemos aqui voltar às estatísticas do tempo de Schumacher. 4 vitórias em 5 corridas é um resultado praticamente impossível de ser revertido e com isso acho que só Barrichello pode bater o inglês. Mas nesse momento, sabiamente, a equipe está com Button.

- Não me digam que a equipe não está apoiando Jenson, mas também não me digam que há uma conspiração contra Barrichello. Button leva vantagem, em especial com as estratégias de pista, por ser o favorito ao título que seria tão importante para a Brawn. A única dúvida é se isso é realmente necessário nesse início de campeonato, mas aí já é outra discussão e eu acredito que não.

- Com 5x0 na disputa interna acho que Barrichello pode se despedir das chances de título, bem como o fez Massa.