9/20/2007

Para quem?

Depois o brasileiro é que é ufanista...


- Okay, estamos acostumados com os exageros de brasileiros que adoram seus atletas, pilotos e afins, mas não aceito mais críticas em relação ao ufanismo brasileiro, pelo menos não em relação aos que dizem que brasileiro não enxerga os reais atributos de cada um.

- Quem puder ler o penúltimo post abaixo verá que a imprensa espanhola está rasgando seda para Alonso e isso está cegando um pouco a torcida local que pôde nos brindar com uma cena como essa acima. Dessa forma a briga entre espanhóis e ingleses vai longe.

- Em tempo. O pequeno grupo levou a "pequena" faixa à Jerez de La Frontera onde a Fórmula-1 realiza os últimos testes coletivos da temporada. Teria mesmo que acabar dessa forma... e olha que Alonso nem sequer foi para os ensaios...

Quase copiaram

Nada se cria, tudo se copia e algo se modifica...


- Este bico foi apresentando pela Toyota nos testes que estão acontecendo essa semana em Jerez de La Frontera. É quase o bico de ponte, ou de bagre, ou de um monte de nome que já estão dando ao aparato que foi inventando pela McLaren e copiado por Williams, Red Bull/Toro Rosso e mais recentemente por Honda.

- Em se tratando de Toyota não teria como ser igual a ninguém. O negócio deles é gastar como equipe grande mas não ganhar como equipe grande, eles sempre mudam alguma coisinha.

9/19/2007

Alonso sempre pagou mecânicos

Recomeça disputa entre imprensas espanhola, inglesa e agora até alemã...


- Nos últimos dias surgiram informações que o espanhol Fernando Alonso pagaria uma relativa quantia à seus mecânicos, além do próprio salário pago pela McLaren, por cada vitória que conquistava.

- De cara, apoiado pelo fato de que realmente pode-se esperar todo tipo de postura do piloto, muita gente desaprovou a manobra, esquecendo-se até mesmo que Piquet era capaz de coisas muito piores do que esta.

- Pois bem, segundo o jornalista espanhol Carlos Miquel, do Jornal Ás, esta sempre foi a postura do espanhol. Desde os tempos de kart ele daria à seus mecânicos uma quantia em dinheiro. Na Renault ele cedia aos "mecas" cerca de 1000 Euro.

- O que teria acontecido na McLaren é que depois de sua vitória no Grande Prêmio da Malásia ele teria repetido o ato mas os funcionários foram obrigados a devolver o dinheiro pois feriria as rigidas normas do time. Espero que a notícia tenha o mesmo destaque, risos...

- Mas chama muito a minha atenção a disputa entre os periodistas. Espanhóis agora lançam fogo contra ingleses e alemães e o acusam de pressionar Alonso de certa forma que afirmam que, caso não fosse Fernando alguém especial, ele já deveria ter abandonado as pistas para sempre.

- Exagero, a mesma matéria ataca Hamilton dizendo que ele entrou na temporada 2007 apenas para vencer os Grande Prêmios em Mônaco, Silverstone e Spa, algo que a matéria faz questão de ressaltar que ele não conseguiu. À partir desse momento o profissional perde a razão pois se iguala a ingleses e espanhóis.

- Tudo isso em um momento delicado, que não deve passar despercebido mas que não pode ainda ser alardeado, onde Norbert Haug teria dito que a equipe estuda sim uma forma de derrubar o contrato de Alonso com a McLaren. Aguardemos pois...

9/18/2007

Conta de Kimi

Repetição do resultado de Spa deixaria campeonato sensacional...


- Lendo os comentários no blog de Luis Fernando Ramos, vulgo Ico, fui tocado pelo comentário de alguém que se intitulou apenas "Moreira".

- O comentário dele diz o seguinte: "Caso nas últimas 3 provas o resultado seja o mesmo de Spa o campeonato terminaria da seguinte forma: Raikkonen 114, Alonso 113, Hamilton, 112 e Massa 111"

- Esses dados são sensacionais e mostram que caso não fosse o caso de espionagem envolvendo McLaren e Ferrari teríamos apenas elogio à fazer à essa temporada mesmo com a falta de ultrapassagens na pista.

- Agora, caso a "Lista de Ocorrências" volte a atrapalhar a vida de alguém o imponderável pode acontecer.

- Mas não se enganem, infelizmente é só na tabela que esse campeonato é sensacional. Na pista a falta de combatividade entre os pilotos de Ferrari e McLaren até assusta. Não se pode viver de lances espaçados tais como Hamilton passando Raikkonen em Monza, Alonso passando Massa em Nurburgring e Massa tentando passar Hamilton em Sepang.

9/16/2007

Simples, justa e importante

Vitória de Raikkonen aconteceu sem grandes dificuldades, porém foi justa e o coloca em posição importante dentro da equipe...


- Para quem, desde sexta feira, vinha andando mais rápido que seu companheiro de equipe Felipe Massa, nada mais justo que largar na frente. E como a Fórmula-1, caso o piloto não erre, premia sempre o pole position, vitória justa para Kimi Raikkonen hoje no Grande Prêmio da Bélgica, 14ª etapa do mundial 2007 de Fórmula-1.

- Uma vitória que extrapola os limites de Spa-Francorchamps, que o coloca em posição graduada dentro da equipe. E que ninguém venha dizer à partir de agora que a equipe favorece Raikkonen, afinal de contas, faltam apenas 3 provas para o final e não há nada mais justo do que premiar aquele que hoje está 7 pontos à frente de seu companheiro de equipe.

- Massa não foi mal, escoltou o quanto pode e ficou evidente o desequilíbrio de seu carro nas duas primeiras partes da prova, fruto de uma escolha errada de pneus em determinado momento. Mas que não venham dizer também que apenas 3 voltas decidiram a prova, pois o finlandês foi constante o tempo todo e sempre soube responder aos ataques de Felipe no cronômetro.

- Outro detalhe: Massa testou o final de semana inteiro, será que ele não sabia que seu carro reagia melhor apenas com os pneus mais macios? Por quê não tentou usá-los na segunda parte da prova? Quando os colocou no final pôde andar forte, fizeram falta.

A largada:

- Alonso e Hamilton proporcionaram ao fã da Fórmula-1 uma largada sensacional, fora dos padrões de Spa. Quando Felipe conquistou a preferência da segunda posição, Alonso acabou ficando mais para Hamilton. Na saída do grampo ele espalhou seu carro em direção à Hamilton (manobra feita dentro da normalidade) que chegou a escapar para a área de escape asfaltada em tempo de dividir a entrada da sensacional Eau Rouge com o espanhol. Ponto alto de uma prova que não teve grandes alternativas.

- E com as paradas de pit stop normais, sem oferecer risco à ninguém, o famoso "G4" acabou não brigando entre sí, sendo que apenas pela segunda vez na temporada os quatro chegaram nas quatro primeiras posições. A primeira vez aconteceu no Grande Prêmio dos EUA. Ninguém entre nesse final de semana para a "lista de ocorrências". Justo em um final de semana que tinha tudo para ser muito quente.

Chegada - Grande Prêmio da Bélgica:

Pos  Piloto        Equipe                    Tempo
1. Raikkonen Ferrari (B) 1h20:39.066
2. Massa Ferrari (B) + 4.695
3. Alonso McLaren-Mercedes (B) + 14.343
4. Hamilton McLaren-Mercedes (B) + 23.615
5. Heidfeld BMW Sauber (B) + 51.879
6. Rosberg Williams-Toyota (B) + 1:16.876
7. Webber Red Bull-Renault (B) + 1:20.639
8. Kovalainen Renault (B) + 1:25.106
9. Kubica BMW Sauber (B) + 1:25.661
10. R.Schumacher Toyota (B) + 1:28.558
11. Trulli Toyota (B) + 1:43.633
12. Liuzzi Toro Rosso-Ferrari (B) + 1 lap
13. Barrichello Honda (B) + 1 lap
14. Sutil Spyker-Ferrari (B) + 1 lap
15. Sato Super Aguri-Honda (B) + 1 lap
16. Davidson Super Aguri-Honda (B) + 1 lap
17. Yamamoto Spyker-Ferrari (B) + 1 lap

Melhor volta: Massa, 1:48.036

Não classificados:

Piloto Equipe Volta

Button Honda (B) 37
Wurz Williams-Toyota (B) 35
Coulthard Red Bull-Renault (B) 30
Vettel Toro Rosso-Ferrari (B) 9
Fisichella Renault (B) 2
Classificação do mundial após 14 etapas:
Pilotos:

1. Hamilton 97
2. Alonso 95
3. Raikkonen 84
4. Massa 77
5. Heidfeld 56
6. Kubica 33
7. Kovalainen 22
8. Fisichella 17
9. Rosberg 15
10. Wurz 13
11. Webber 10
12. Coulthard 8
13. Trulli 7
14. R.Schumacher 5
15. Sato 4
16. Button 2
17. Vettel 1
Equipes:           
1.  Ferrari              161
2. BMW Sauber 90
3. Renault 39
4. Williams-Toyota 28
5. Red Bull-Renault 18
6. Toyota 12
7. Super Aguri-Honda 4
8. Honda 2