9/27/2008

Cingapura: Pole na balada

Felipe Massa vive um bom dia... ops.... noite... e alcança e é o primeiro pole position da história do Grande Prêmio de Cingapura...


- Perto de meia noite pelo horário local e o brasileiro Felipe Massa repetiu um feito que já havia alcançado em Valência, no Grande Prêmio da Europa. Massa é o primeiro pole position da história da prova e alcança esse feito com muita autoridade sendo mais de 6 décimos de segundo mais rápido que o inglês Lewis Hamilton que viveu um treino conturbado.

- Por pouco, muito pouco o inglês não consegue vaga para a terceira fase do treino de classificação - como já aconteceu na última prova, na Bélgica - por ter saído muito tarde dos pits e não conseguir imprimir um bom ritmo.

- Massa não tinha nada com isso e, segundo a Ferrari, contando ainda com uma boa estratégia de combustível ele foi soberano e conseguiu um belo resultado. Primeiro em Cingapura, primeiro à noite e pole do GP 800 da história.

- E ele teve de esperar. Na primeira tentativa do Q3 ele viu Raikkonen fazer a melhor volta, Hamilton repetir o feito com 1:45:638 para só depois fazer 1:45:491. Todos ao box para a segunda tentativa. Raikkonen desta vez não deu nem para o cheiro pois mesmo com sua segunda volta ele não bateu o tempo do companheiro fazendo apenas 1:45:617. Hamilton o superou e com 1:45:465 foi pole por alguns segundo, até a volta arrasadora de Felipe: 1:44:801.

- Com uma diferença tão grande logo se pensa em uma diferença de estratégia mas pela surpresa de Rob Smedley no rádio com Felipe Massa, talvez não haja tamanha disparidade pelo menos entre ele e Hamilton por mais que, sim, ele esteja mais leve. Segundo o engenheiro, aliás, Massa não ousou na estratégia, o que ele fez foi mesmo uma volta arrasadora e surpreendente.

- "Primeiro de tudo, o carro estava perfeito, tão bom de pilotar e então consegui uma volta perfeita, o que sempre ajuda quando você tem um bom carro e não comete erros". Sim, ele assume ter feito uma volta perfeita.

- Basta vencer, assim ele volta à liderança do mundial.

E mais...

- Deu muito dó de ver Alonso quebrar logo no início do Q2. Duvido que ele conquistasse a pole position, mas com certeza ele estaria entre os 4 melhores, um resultado condizente com o talento do bicampeão;

- No fim das contas ele vai largar apenas 1 posição à frente de Nelsinho Piquet que sequer passou do Q1. Piquet 16º e Alonso 15º;

- No carro de Nelsinho Piquet, segundo o próprio disse à Rede Globo, os engenheiros fizeram uma alteração contra a vontade do piloto e por isso o carro não respondeu assim tão bem no qualifying;

- Ainda entre os brasileiros, Rubens Barrichello não passou do Q1 mas é difícil analisar seu desempenho. Em sua primeira grande volta ele foi claramente atrapalhado por uma BMW que entrava no horrível acesso ao pitlane. Na segunda volta Fernando Alonso rodou na sua frente o atrapalhando da mesma forma;

- E o Vettel está lá de novo. 7º colocado, sempre entre os grandes;

- Raikkonen dessa vez colocou a culpa no volante de sua Ferrari. Acho que o problema é com a peça que segura o volante, que ainda se diz feliz pelo 3º posto no grid;

- Ele tem amanhã mais uma chance de fazer algo útil em 2008. Largando do lado limpo da pista ele pode tentar conquistar a segunda posição de Lewis Hamilton, o que ajudaria muito o brasileiro Felipe Massa;

- Terrível a entrada dos boxes em uma curva de alta velocidade, cega e apertada. É vital acelerar naquele ponto e fazer a tangência por dentro, mas sem ter noção de quem está ou não indo aos boxes fica muito difícil, há que se pensar em algo para a próxima temporada;

- Vital também que se recapeie a pista. Pensem no trabalho que foi feito em Valência, afinal de contas, não se pode pensar hoje em dia em fazer uma prova de rua com o mesmo asfalto que se usa durante o ano. Ao que parece inclusive, o asfalto usado para o traçado não é trocado há alguns bons anos;

- Os pilotos pouco estão falando sobre o assunto, mas largar do lado limpo da pista em circuitos de rua é muito importante. Muita atenção às largadas de Massa, Raikkonen contra Hamilton, Kovalainen contra Kubica, Vettel contra Heidfeld e Rosberg contra Glock. Trulli em 11º e com estratágia livre deve pontuar;

- Vale a pena prestar atenção à outra detalhe: Qualquer motivo bobo será motivo para intervenção do Safety Car. Poucos assumem, mas há sim o temor pelo desconhecido que é uma corrida de Fórmula-1 noturna;

- Em tempo: Quero agradecer o convite da Renault do Brasil para o lançamento do novo "Sandero Stepway", versão quase Off Road do compacto da montadora. Após o burburinho do Grande Prêmio de Cingapura falo mais sobre o belo carro que tive a oportunidade de dirigir.

Mais informações em: www.f1mania.net
Debata: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=22280638

9/24/2008

F1 Mania e F1 Brasil juntos!!!

Quem não investir em novas ferramentas não vai mesmo longe...

- Em 2008 o Mundo Veloz cresceu... e muito. Além do número já crescente de acessos, fizemos uma parceria com o site "F1 Mania", um dos maiores do país no que diz respeito à automobilismo, isso nos possibilitou crescer ainda mais como blog oficial do portal.

- Poucos sabem mas, mesmo com pouca atividade, sou moderador da comunidade "F1 Brasil" do Orkut, a maior em língua portuguesa do Orkut e que deve se tornar em breve a maior do mundo.

- E como hoje as mídias se completam, ainda mais em um universo tão grande como a Internet, hoje "F1 Mania" e "F1 Brasil" firmaram uma parceria que deve ser benéfica para os dois veículos. A comunidade cresce com o conteúdo de qualidade que o site oferece e em contrapartida as pessoas que lá debatem tudo sobre Fórmula-1 conhecerão um pouco mais a "F1 Mania".

- Aproveite e faça também a sua visita:

F1 Brasil: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=22280638

F1 Mania: www.f1mania.net

9/23/2008

Um ponto: Agora é definitivo

FIA rejeita recurso de Hamilton e enfim Fórmula-1 sabe real classificação do campeonato...


- Era 7 ou 1. Hamilton recorreu de punição imposta à ele após cortar caminho para ultrapassar Raikkonen no Grande Prêmio de Bélgica e devolver posição de forma duvidosa. A FIA rejeito alegando que a punição foi um Drive Trough retroativo e não há como recorrer dessa punição.

- Abordei esse tema em minha coluna hoje no "F1 Mania" e já ouvi que fiquei em cima do muro. Não foi bem essa a intenção, mas é preciso que se diga que após o que aconteceu não tinha mais como dizer que a decisão não seria fora das pistas. Se o recurso é negado vão dizer que estão protegendo a Ferrari, se o recurso é aceito vão dizer que estão protegendo Hamilton e McLaren, não tem jeito, a justiça só pode agradar 50% da partes, seja em que instância for impetrada a ação.

- O importante é saber em que ponto estamos no campeonato e agora sabemos, ruim é ter de assistir o Grande Prêmio da Itália sem saber a real classificação do mundial. Sorte nossa que o vencedor foi Sebastian vettel.

- O que temos de realidade agora é que Lewis Hamilton parece ter mais carro, tem um ponto a mais e irá para Cingapura no primeiro GP noturno da história com um carro que se adapta melhor à baixas temperaturas e geralmente à noite é assim.

- Massa por sua vez vinha em melhor forma, não foi unânime nas últimas duas mas parece obstinado a conquistar o campeonato que se encerra no GP de casa. Mais que isso, a Ferrari desistiu de testar com as outras equipes na última semana em Jerez para ficar em Mugello onde é provavel que sabia que o tempo seria chuvoso. Com isso, puderam entender melhor o funcionamento de seus pneus em condições de baixa temperatura e principalmente de pista molhada, onde a McLaren vem dando banho.

- Com os números finalmente em mãos... em quem você aposta?

- Tá bom, deixa pra lá, a pergunta não é mesmo nada fácil...

Foto: http://www.virginmedia.com/

9/21/2008

Tudo igual na Stock

Ricardo Maurício vence a primeira etapa da fase decisiva e campeonato embola...


- Mais da metade dos pilotos da Stock Car que se classificaram para o playoff resolveram mostrar hoje em Curitiba que conseguiram a vaga com justiça. Nada mais nada menos que 6 postulantes ao título chegaram entre os 10 primeiros colocados, sendo que 5 ficaram com as 5 primeiras posições, podendo chegar à 6 não fosse o abandono de Cacá Bueno.

- De forma cerebral, Ricardo Maurício conquistou a vitória e se igualou em pontos com o segundo colocado de hoje Marcos Gomes - 245 para cada. Este resultado porém, o o coloca na liderança por ter sido o seu 4º triunfo no ano. Na sequência vieram Thiago Camilo, Giuliano Losacco e Allam Khodair. O 10º colocado foi Átila Abreu que, depois de uma espetacular largada, conseguiu pontos que o colocam na 6ª posição do campeonato.

- Foi bonito de se ver - apesar da ausência de disputas por posição - quando Ricardo Maurício, Marcos Gomes, Thiago Camilo, Cacá Bueno e Giuliano Losacco ocupavam a mesma imagem na tela da televisão. Assim é que deve ser uma fase decisiva de um campeonato como este.

- E se o reabastecimento provoca diminuição no número de ultrapassagens, hoje foi o responsável por um momento tenso em Curitiba. Maurício era o líder e Marcos Gomes tinha mais carro. A equipe de Ricardo o chamou para os boxes mas, se ele obedecesse a ordem, perderia a posição para o rival que teria pista livre com melhor desempenho. Pois o vencedor não atendeu o chamado, continuou na pista e conseguiu abrir mais 6 décimos de segundo que, aliado à uma leve engasgada de Gomes na saída do pit, o mantiveram na liderança. Ponto pra Maurício.

- A suspresa negativa ficou por conta de Cacá Bueno, que mostra que esse não parece ser mesmo o ano do tri. Ele batalhava para segurar Giuliano Losacco e manter a 4ª posição, sem contato com os líderes, quando um problema no câmbio forçou o abandono do atual campeão. Agora são 31 pontos de diferença para os líderes Maurício e Gomes. É possível torcer para um piloto perder pontos para que ele possa chegar novamente, mas como torcer contra os dois?

- Não se pode destacar também a boa atuação de Thiago Camilo. Ele largou da terceira posição, pressionou Marcos Gomes no início mas resolveu parar mais cedo nos boxes apostando na possibilidade de uma entrada do Safety Car, que o jogaria tranquilamente para a liderança. O SC não veio mas ele fez o seu e incomodou os carros de Andreas Mattheis, que parecem estar melhor acertados para esta temporada, a última destes chassis. Ricardo Maurício fez questão de ressaltar o esforço de Thiago e o colocar como um dos favoritos ao título.

- A próxima etapa acontece em Brasília, dia 9 de novembro, e a disputa promete aumentar ainda mais entre estes três... ou dois???

Resultado Final:

1º) Ricardo Mauricio (Peugeot, SP), 32 vls em 45:33.385 (155.72 km/h)
2º) Marcos Gomes (Chevrolet, SP), a 1.798
3º) Thiago Camilo (Chevrolet, SP), a 2.916
4º) Giuliano Losacco (Peugeot, SP), a 17.650
5º) Allam Khodair (Chevrolet, SP), a 20.022
6º) William Starostik (Peugeot, SP), a 21.617
7º) Lico Kaesemodel (Mitsubishi, PR), a 22.197
8º) Ingo Hoffmann (Mitsubishi, SP), a 28.257
9º) Juliano Moro (Chevrolet, RS), a 33.331
10º) Atila Abreu (Peugeot, SP), a 33.745

11º) Popó Bueno (Chevrolet, RJ), a 34.097

21º) Alceu Feldmann (Chevrolet, PR), a 58.267

26º) Valdeno Brito (Chevrolet, PB), a 1:18.579

28º) Cacá Bueno (Mitsubishi, RJ), abandonou


Campeonato:

1º) Ricardo Maurício (SP), 245;
4º) Marcos Gomes (SP), 245;
4º) Thiago Camilo (SP), 232;
4º) Giuliano Losacco (SP), 223;
5º) Allam Khodair (SP), 220;
6º) Átila Abreu (SP), 216;
7º) Cacá Bueno (RJ), 214;
8º) Valdeno Brito (PB), 212;
9º) Popó Bueno (RJ), 210;
10º) Alceu Feldmann (PR), 207


Foto: Divulgação Stock Car