9/01/2007

Se testes contassem ponto

Se a pontuação reflete uma realidade a Ferrari está perdida...


- A pontuação de um campeonato, por mais que alguns não concordem, teoricamente tem a função de refletir ao final de uma temporada que foi o melhor piloto, quem foi a melhor equipe e etc. Pois bem, analisemos então os testes dessa semana em Monza, que visam o Grande Prêmio da Itália, onde a McLaren deu um banho na Ferrari. Foram quatro dias de teste e a pontuação é dada conforme a posição de cada um, lembrando sempre que a maioria dos pilotos andou duas vezes.

Classificação:

1º Fernando Alonso - 20 pontos;
2º Lewis Hamilton - 18;
3º Nick Heidfeld - 14;
3º Robert Kubica - 14;
5º Felipe Messa - 13;
6º De La Rosa - 10 (apenas um treino);
7º Kimi Raikkonen - 10;
8º Jarno Trulli - 9;
9º Heikki Kovalainen - 8;
10º David Coulthard - 7;
10º Vitantonio Liuzzi - 7;
10º Jenson Button - 7;
10º Nico Rosberg - 7;
14º Mark Webber - 3;
15º Takuma Sato - 2;
15º Sebastian Vettel - 2;
15º Ralf Schumacher - 2;
18º Cristian Klien - 1;
18º Alexander Wurz - 1;
18º Giancarlo Fisichella - 1.

- Se essa refleta a situação de cada equipe no campeonato, conto os pontos de cada equipe, contando apenas 1 carro por teste, ou seja, excluo o segundo lugar de Lewis Hamilton na quarta feira.

Classificação:

1º McLaren - 40 pontos;
2º BMW - 28;
3º Ferrari - 23;
4º Toyota - 11;
5º Red Bull - 10;
6º Renault - 9
6º Toro Rosso - 9;
8º Honda - 8;
8º Williams - 8;
10º Super Aguri - 2.

- Apenas Spyker não fez pontos.

- Onde estaria então o favoritismo da Ferrari para Monza? Será que no mesmo lugar de onde estava a condição em Indianápolis e Montreal?

8/30/2007

Todo mundo muda...

Red Bull e Williams adotam "Bico de Ponte", McLaren volta atrás e não utiliza o desenho...


- Alguns blogs, em especial o "Blog do Capelli" destacaram que Williams e Red Bull resolveram copiar, e a palavra é essa mesmo, o "Bico de Ponte" da McLaren. Pois bem, mas em Monza, nos testes coletivos dessa semana, o carro que deu os melhores tempos à equipe até aqui não tem o aparato. A McLaren retrocedeu como se pode ver nas fotos abaixo...

Domingo em Istambul...


... e ontem em Monza

8/29/2007

Abraço tardio!!!

Não poderia ter deixado passar...

- Abraço aos amigos da Rádio Stock Car, que pode ser ouvida em www.stockcar2007.com.br. Fui convidado e fiz uma participação por telefone na edição que foi ao ar no último final de semana. Estavam presentes Popó Bueno, Nonô Figueiredo e Thiago Medeiros.

- A rádio pode ser ouvida aqui.

8/28/2007

Atualização - Lista de Ocorrências 2007

Mais uma ocorrência afeta o líder do mundial, o que não muda a realidade das coisas...

- A "Lista de Ocorrências" do Mundo Veloz segue firme e forte retratando a realidade do mundial 2007. Por enquanto o campeonato não está sendo definido pelas conquistas dos pilotos (visto que os 4 tem o mesmo número de vitórias) e sim pelos problemas que eles vem enfrentando desde o início da temporada. Problemas estes que o Mundo Veloz chama de "Lista de Ocorrências".

- E para ver a lista atualizada é só clicar aqui.

8/27/2007

Deixa ver se eu entendi!!!

Presidente da CBA, membro do conselho da FIA diz que Ferrari deveria ter tido mais cautela com suas informações?

- Pois é amigos, semana passada estive presente na coletiva de imprensa da Mil Milhas Brasil 2007, e um dos presentes foi o presidente da CBA Dr. Paulo Scaglione a quem tive mais uma vez o prazer de entrevistar. Até aí tudo ok.

- Porém, quando perguntei sobre o caso de espionagem que envolve Ferrari e McLaren ele disse que a Ferrari, definida por ele na entrevista como "outra escuderia" deveria ter tido mais cautela na proteção às suas informações...

- Está bem, no mundo de hoje se eu deixar meu carro no meio da rua eu tenho de ter cautela com ele, mas se for roubado o culpado sou eu?

- Eu admiro o Dr. Paulo por inúmeros motivos, até mesmo porquê em sua entrevista ele teve a hombridade de assumir problemas pelos quais o automobilismo nacional passa, como a falta de uma boa categoria escola, por exemplo. Mas como até Pelé perdia penalty essa eu não posso deixar passar, certo Doutor?

- Para você que acessa o "Mundo Veloz", segue entrevista com o Dr. Paulo Scaglione, presidente da CBA e membro do conselho da Federação Internacional de Automobilismo:

Corte de Apelação em setembro:

Ferrari deveria ter cautela (apenas a frase):

Entrevista completa:

- E mais à noite tem atualização da Lista de Ocorrências da temporada 2007 de Fórmula-1.

8/26/2007

Massa veloz!!!

Pela segunda vez em Istambul, Felipe vira o jogo na equipe e ganha fôlego no mundial...


- Felipe Massa chegou à Istambul confiante e apostando no retrospecto de ter vencido pela primeira vez na carreira exatamente neste circuito,o que de quebra fez com que a boa vibração afastasse a nuvem negra que rondava sua cabeça depois de alguns maus resultados.

- De forma discreta ele conquistou a pole position, o que segundo Raikkonen decidiu a corrida à favor dele, pois hoje não possível fazer nada, apenas ganhar a segunda posição de Hamilton na saída.

- Quando Raikkonen teve sua chance de ultrapassar foi devido ao provável desgaste de pneus de Massa, que perdeu uma vantagem de mais de 2 segundos para apenas 0,4. Mesmo assim ele defendeu posição na pista e ainda acelerou para defender a posição no pit também, o que fez com que pela primeira vez na carreira Massa vencesse uma prova com alguma dificuldade.

A corrida:

- Massa largou de forma limpa, Raikkonen também. Hamilton com as rodas na sujeira pôde apenas defender a terceira posição, que não chegou a ser ameaçada de forma veemente pois Robert Kubica já estava contente o bastante com a quarta posição que conquistou de Alonso. Heidfeld fez o mesmo jogando Alonso para a sexta posição, o que segundo o espanhol, não estava nos planos (ainda bem).

- A estratégia de dois pit stops foi válida para todos, o que fez com que apenas Alonso ganhasse posição, recuperando as duas que perdeu na largada. Kubica parou cedo demais depois de ter largado com pouquíssima gasolina no afã de largar à frente de Heifeld, inteligente ele, queria largar no lado par, porém, não pôde aproveitar.

- Para Massa, exceto o problema que teve com pneus pouco antes de sua parada, a prova foi simples de se conquistar. A diferença entre ele e Raikkonen sempre oscilou na casa de 0,7 à 2,5 segundos, com direito à um crescimento nas voltas finais embora com a melhor volta de Raikkonen na penúltima passagem a diferença entre os dois tenha sido apenas de 2,2.

Ocorrência:

- Por pouco a lista de ocorrências do "G4" não é preenchida, mas Lewis Hamilton na volta 43 quase bate seu carro com o pneu dianteiro direito estourado, o que fez com que ele perdesse sua terceira posição para Alonso e também a quarta para Heidfeld, que mais uma vez fez bela prova. Hamilton chegou no final em 5º lugar.

Alonso:

- Assim como Hamilton largou no lado sujo da pista e mesmo sem estar mais pesado perdeu posições para Kubica e Heidfeld caindo para sexto. Com isso na 15ª volta já estava cerca de 15 segundos atrás do líder Massa.

O campeonato:

- A dobradinha da Ferrari foi boa para a disputa do campeonato, o incidente com Hamilton foi melhor ainda. O inglês que segue na liderança somou apenas 4 pontos, Massa que estava atrás de Raikkonen somou 10, Raikkonen que estava atrás das duas McLarens somou 8 e Alonso que esta atrás apenas de Hamilton somou 6.... confuso? Esse campeonato é assim...

- Com 5 provas para o final do campeonato ainda não resta à Massa vencer todas as provas, ele precisa contar com problemas do líder Hamilton. Dobradinhas até o final do dariam o título a qualquer um dos ferraristas e também à equipe. Porém, sabemos que não é assim que se faz conta, pelo menos não faltando 5 provas para o final em uma temporada onde a "Lista de Ocorrências" ainda não teve folga em nenhuma etapa.

Classificação - Grande Prêmio da Turquia (Clique e amplie):


Classificação do Mundial (Clique e amplie):



Mais:

- Rubens Barrichello e Jenson Button trocam de motor, Barrichello larga em último e na primeira volta assume a 16ª posição depois de confusão na largada. Mas a Honda não anda e ele chega em... 17º;

- Apenas um abandono no Grande Prêmio da Turquia, Mark Webber com problemas mecânicos. Todos os restantes completaram a prova;