Um novo duelo opõ o universo das categorias de base do automobilismo mundial...
- De um lado Max Mosley que, com a Federação Internacional de Automobilismo, escolheu a MotorsportVision de Jonathan Palmer em forma de concorrência para que levantasse o campeonato da F-2, extinta categoria de base que voltaria completamente reformulada.
- De outro Bernie Ecclestone, dono da F-1 e da GP-2, esta com Flávio Briatore que é a principal categoria de acesso ao principal campeonato de carros do mundo.
O que opõe estes planos?
- Com o final da F-3000 e o advento da GP-2 em 2005, uma opção quase obrigatória de acesso à Fórmula-1 foi criada, afinal os carros tem uma filosofia muito parecida com os da categoria principal e são feitos pela Renault.
- Após o escândalo envolvendo Max Mosley no início deste ano, uma nova categoria de acesso seria a forma ideal de bater de frente com o grande homem forte do esporte a motor hoje em dia, que é exatamente Bernie Ecclestone. Daí saiu a idéia de ressuscitar a F-2, uma categoria que prometia fazer a ponte entre a F-3 e a F-1 com carros de concepção simples e com um valor muito abaixo de mercado. Seria um duro golpe para as pretensões da GP-2, execelente categoria porém um tanto quanto cara.
- Após inúmeras críticas ao plano de Mosley, Ecclestone decidiu contra-atacar e anunciou ao mundo a criação da GP-3. Categoria que promete praticamente o mesmo custo da F-2 mas que seria a grande ponte para a... GP-2. Sim, a aposta de Bernie é que a sua categoria de acesso não perca o status de obrigatória para que um piloto chegue à Fórmula-1 e para subir à GP-2 seria obrigado a passar por esta nova categoria.
- Tudo isso na verdade salva a GP2. Quem disputar a F-2 não irá para a Fórmula-1 se o carro for muito diferente, ou seja, seus participantes acabariam caindo na categoria de Ecclestone e Briatore de qualquer forma.
- E para aumentar a concorrência, as duas categorias anunciaram seus projetos de forma praticamente simultânea.
- A F2 em parceria da MotorsportVision com a Williams, leia mais clicando neste link.
- E a GP3 anunciando até mesmo sua estréia para 2010, leia mais neste link.
- Cada uma com suas caracteríticas, mas com algo comum. E assim a Fórmula-1 ganha novas (e boas) categorias de base, a GP-2 continua com a saúde de sempre e os pilotos ganham alternativas de ascensão profissional.
- Mas não se engane, tudo partiu de uma grande rivalidade, que pode ainda atrapalhar os dois planos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário