Existe chance de recuperação para a Renault... e para a prova espanhola...
- Ontem abordei aqui no "Mundo Veloz" a minha baixa expectativa para o Grande Prêmio da Espanha, prova que comumente não apresenta grandes emoções para quem acompanha a Fórmula-1. Em contrapartida havia uma expectativa, também comentada aqui, sobre a competitividade de Fernando Alonso, o ídolo local, com seu não tão eficiente Renault.
- Pois bem, hoje acendeu-se uma luz no fim do túnel da equipe francesa com o bom desempenho apresentado pelos dois pilotos. É verdade que a sexta feira não representa muita coisa em termos de resultado final com bem disseram Kimi Raikkonen, o melhor do dia com 1:20:649 e Lewis Hamilton, um dos piores. De qualquer forma o segundo lugar conquistado por Nelson Piquet e o terceiro conquistado por Fernando Alonso no treino da tarde superaram as expectativas.
- Expectativas essas que foram motivo de contradição entre Fernando Alonso e seu chefe Flávio Briatore. Enquanto Alonso, que parece não querer continuar no time na próxima temporada, não acreditava em bom resultado, Briatore prometia um bom final de semana, e saiu em vantagem com relação ao espanhol.
- Melhor ainda para Nelsinho, que fez o melhor treino de sua curta carreira na Fórmula-1, curiosamente na pista que melhor conhece dentre aquelas que receberam corridas em 2008. Ele esteve boa parte da segunda sessão em primeiro lugar, após superar o companheiro de equipe, e só foi superado pelo finlandês Kimi Raikkonen quando faltavam menos de 10 minutos para o final. É importante para ele andar próximo à Alonso, melhor ainda se puder andar à frente.
- Amanhã a Renault terá a resposta para uma questão importante. Ou vai bem na classificação e consegue boa posição no grid com os dois pilotos ou é melhor se contentar com o baixo desempenho daqui até o fim da temporada.
4/25/2008
Grande Prêmio da Espanha
4ª Etapa - Gran Premio Telefónica de España
Corrida - 66 Voltas
Pos Piloto Equipe TempoClassificatório
1. Raikkonen Ferrari 1h38:19.051
2. Massa Ferrari + 3.228
3. Hamilton McLaren-Mercedes + 4.187
4. Kubica BMW Sauber + 5.694
5. Webber Red Bull-Renault + 35.938
6. Button Honda + 53.010
7. Nakajima Williams-Toyota + 58.244
8. Trulli Toyota + 59.435
9. Heidfeld BMW Sauber + 1:03.073
10. Fisichella Force India-Ferrari + 1 lap
11. Glock Toyota + 1 lap
12. Coulthard Red Bull-Renault + 1 lap
13. Sato Super Aguri-Honda + 1 lap
Melhor volta: Raikkonen, 1:21.670
Não classificaram/abandonos:
Piloto Equipe Volta
Rosberg Williams-Toyota 42
Alonso Renault 35
Barrichello Honda 35
Kovalainen McLaren-Mercedes 22
Davidson Super Aguri-Honda 9
Bourdais Toro Rosso-Ferrari 8
Piquet Renault 7
Vettel Toro Rosso-Ferrari 1
Sutil Force India-Ferrari 1
Pos Piloto Equipe Q3 VlsTreino Livre 3
1. Raikkonen Ferrari 1:21.813 17
2. Alonso Renault 1:21.904 18
3. Massa Ferrari 1:22.058 16
4. Kubica BMW Sauber 1:22.065 13
5. Hamilton McLaren-Mercedes 1:22.096 14
6. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:22.231 15
7. Webber Red Bull-Renault 1:22.429 19
8. Trulli Toyota 1:22.529 19
9. Heidfeld BMW Sauber 1:22.542 20
10. Piquet Renault 1:22.699 18
Q2
11. Barrichello Honda 1:21.049 12
12. Nakajima Williams-Toyota 1:21.117 15
13. Button Honda 1:21.211 12
14. Glock Toyota 1:21.230 16
15. Rosberg Williams-Toyota 1:21.349 15
16. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:21.724 15
Q3
17. Coulthard Red Bull-Renault 1:21.810 6
18. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:22.108 10
19. Fisichella Force India-Ferrari 1:22.516 11
20. Sutil Force India-Ferrari 1:23.224 8
21. Davidson Super Aguri-Honda 1:23.318 9
22. Sato Super Aguri-Honda 1:23.496 9
Pos Piloto Equipe Tempo VlsTreino Livre 2
1. Heidfeld BMW Sauber 1:21.269 19
2. Coulthard Red Bull-Renault 1:21.465 16
3. Alonso Renault 1:21.599 16
4. Kubica BMW Sauber 1:21.717 23
5. Trulli Toyota 1:21.771 21
6. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:21.942 19
7. Piquet Renault 1:21.992 18
8. Button Honda 1:22.060 17
9. Massa Ferrari 1:22.075 16
10. Glock Toyota 1:22.081 23
11. Hamilton McLaren-Mercedes 1:22.094 15
12. Rosberg Williams-Toyota 1:22.174 19
13. Raikkonen Ferrari 1:22.176 18
14. Nakajima Williams-Toyota 1:22.189 16
15. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:22.220 16
16. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:22.292 20
17. Barrichello Honda 1:22.350 17
18. Fisichella Force India-Ferrari 1:22.466 22
19. Sutil Force India-Ferrari 1:22.689 21
20. Sato Super Aguri-Honda 1:23.726 16
21. Davidson Super Aguri-Honda 1:23.921 15
22. Webber Red Bull-Renault 2
Pos Piloto Equipe Tempo VlsTreino Livre 1
1. Raikkonen Ferrari 1:21.935 38
2. Piquet Renault 1:22.019 38
3. Alonso Renault 1:22.032 26
4. Nakajima Williams-Toyota 1:22.172 35
5. Massa Ferrari 1:22.229 32
6. Webber Red Bull-Renault 1:22.238 36
7. Rosberg Williams-Toyota 1:22.266 33
8. Coulthard Red Bull-Renault 1:22.289 30
9. Fisichella Force India-Ferrari 1:22.383 38
10. Sutil Force India-Ferrari 1:22.548 38
11. Hamilton McLaren-Mercedes 1:22.685 33
12. Kubica BMW Sauber 1:22.788 38
13. Heidfeld BMW Sauber 1:23.130 40
14. Trulli Toyota 1:23.224 34
15. Button Honda 1:23.263 34
16. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:23.264 8
17. Barrichello Honda 1:23.415 31
18. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:23.661 35
19. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:23.684 37
20. Glock Toyota 1:23.883 40
21. Sato Super Aguri-Honda 1:25.110 30
22. Davidson Super Aguri-Honda 1:25.163 31
Pos Piloto Equipe Tempo Vls
1. Raikkonen Ferrari 1:20.649 17
2. Massa Ferrari 1:20.699 9
3. Hamilton McLaren-Mercedes 1:21.192 20
4. Kubica BMW Sauber 1:21.568 20
5. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:21.758 10
6. Alonso Renault 1:21.933 18
7. Piquet Renault 1:21.936 21
8. Coulthard Red Bull-Renault 1:22.118 20
9. Heidfeld BMW Sauber 1:22.278 24
10. Button Honda 1:22.632 16
11. Glock Toyota 1:23.002 21
12. Rosberg Williams-Toyota 1:23.003 25
13. Webber Red Bull-Renault 1:23.015 14
14. Trulli Toyota 1:23.141 15
15. Nakajima Williams-Toyota 1:23.153 24
16. Sutil Force India-Ferrari 1:23.156 22
17. Fisichella Force India-Ferrari 1:23.196 20
18. Barrichello Honda 1:23.353 14
19. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:23.952 15
20. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:24.082 15
21. Sato Super Aguri-Honda 1:24.278 14
22. Davidson Super Aguri-Honda 1:25.068 10
4/24/2008
Um palco mais que conhecido
É preciso força (de vontade) para se empolgar com Barcelona...
- De volta às atividades com o "Mundo Veloz" após passar alguns dias na bela cidade de Florianópolis, uso o espaço do dia para falar da volta dos carros de Fórmula-1 à não menos bela Barcelona. Uma volta que acontece constantemente, várias vezes ao ano, e que torna o Grande Prêmio da Espanha um momento não tão esperado.
- O mundial vive um momento interessante com 3 vencedores diferentes e 3 provas, mas não
se deixe enganar por nenhuma expectativa de emoção para o próximo domingo, quando acontece a 4ª etapa do mundial.
- Talvez seja um pouco exagerado o comentário, mas não é difícil imaginar um piloto andando de olhos fechados na pista de Montmeló, onde se realizará a prova. Afinal é lá que acontecem os principais testes de pré-temporada, é lá que se testa primeiros novas regras e, para piorar, uma semana antes da corrida as equipes fazem mais um teste coletivo para economizar uma viagem.
- O resultado disso é que todos chegam ao final de semana de prova no ápice de seus acertos, especialmente aerodinâmicos, o que joga por terra o mínimo de competitividade que as provas da Fórmula-1 tem apresentado à seus fãs. Por isso não perca o treino classificatório no sábado, ele pode definir o vencedor. E repito, não se empolgue, não teremos uma corrida divertida no domingo.
- Os testes da semana passada são pouco conclusivos no que diz respeito à seu resultado final pois as melhores voltas de cada piloto foram obtidas com os pneus slick, usados somente a partir do ano que vem e que em alguns casos foram 4 segundos mais rápidos que o composto atual.
- De qualquer forma pode-se esperar um domínio da Ferrari novamente, onde Felipe Massa (vencedor no ano passado e que luta para se recuperar no campeonato) e Kimi Raikkonen (que abandonou a última edição da prova espanhola) brigarão entre si pela vitória. Nos pits, é claro.
E mais...
- Rubens Barrichello chega na Espanha à marca de 256 Gp´s na categoria e se iguala ao italiano Ricardo Patrese como piloto que mais disputou provas na Fórmula-1;
- Sem ter um carro à altura, ele diz que vive tecnicamente seu melhor momento na carreira e que poderia vencer corridas hoje caso ainda guiasse para a Ferrari;
- Fernando Alonso falou sobre Barrichello e disse que as primeiras lembranças que tem da Fórmula-1 são de Rubens guiando o carro branco da Stewart. Ele aproveita para reclamar de pessoas que só lembram da ajuda do brasileiro à Michael Schumacher e diz que o que ele guarda na memória com grande carinho são as vitórias dele. Os dois são amigos de poker;
- Aliás, como se comportará o piloto da casa na pista que tçao bem conhece sem um carro à altura de seu talento? E a fanática torcida espanhola, o que sentirá?
- Lewis Hamilton por sinal já tratou de se esquivar dos fanáticos de plantão dizendo em outras palavras que praticamente já esqueceu os insultos racistas que sofreu na pré-temporada também em Barcelona;
- Amanhã acontecem os primeiros treinos livres.
- De volta às atividades com o "Mundo Veloz" após passar alguns dias na bela cidade de Florianópolis, uso o espaço do dia para falar da volta dos carros de Fórmula-1 à não menos bela Barcelona. Uma volta que acontece constantemente, várias vezes ao ano, e que torna o Grande Prêmio da Espanha um momento não tão esperado.
- O mundial vive um momento interessante com 3 vencedores diferentes e 3 provas, mas não
se deixe enganar por nenhuma expectativa de emoção para o próximo domingo, quando acontece a 4ª etapa do mundial.
- Talvez seja um pouco exagerado o comentário, mas não é difícil imaginar um piloto andando de olhos fechados na pista de Montmeló, onde se realizará a prova. Afinal é lá que acontecem os principais testes de pré-temporada, é lá que se testa primeiros novas regras e, para piorar, uma semana antes da corrida as equipes fazem mais um teste coletivo para economizar uma viagem.
- O resultado disso é que todos chegam ao final de semana de prova no ápice de seus acertos, especialmente aerodinâmicos, o que joga por terra o mínimo de competitividade que as provas da Fórmula-1 tem apresentado à seus fãs. Por isso não perca o treino classificatório no sábado, ele pode definir o vencedor. E repito, não se empolgue, não teremos uma corrida divertida no domingo.
- Os testes da semana passada são pouco conclusivos no que diz respeito à seu resultado final pois as melhores voltas de cada piloto foram obtidas com os pneus slick, usados somente a partir do ano que vem e que em alguns casos foram 4 segundos mais rápidos que o composto atual.
- De qualquer forma pode-se esperar um domínio da Ferrari novamente, onde Felipe Massa (vencedor no ano passado e que luta para se recuperar no campeonato) e Kimi Raikkonen (que abandonou a última edição da prova espanhola) brigarão entre si pela vitória. Nos pits, é claro.
E mais...
- Rubens Barrichello chega na Espanha à marca de 256 Gp´s na categoria e se iguala ao italiano Ricardo Patrese como piloto que mais disputou provas na Fórmula-1;
- Sem ter um carro à altura, ele diz que vive tecnicamente seu melhor momento na carreira e que poderia vencer corridas hoje caso ainda guiasse para a Ferrari;
- Fernando Alonso falou sobre Barrichello e disse que as primeiras lembranças que tem da Fórmula-1 são de Rubens guiando o carro branco da Stewart. Ele aproveita para reclamar de pessoas que só lembram da ajuda do brasileiro à Michael Schumacher e diz que o que ele guarda na memória com grande carinho são as vitórias dele. Os dois são amigos de poker;
- Aliás, como se comportará o piloto da casa na pista que tçao bem conhece sem um carro à altura de seu talento? E a fanática torcida espanhola, o que sentirá?
- Lewis Hamilton por sinal já tratou de se esquivar dos fanáticos de plantão dizendo em outras palavras que praticamente já esqueceu os insultos racistas que sofreu na pré-temporada também em Barcelona;
- Amanhã acontecem os primeiros treinos livres.
Assinar:
Postagens (Atom)