5/22/2008

Hamilton na frente

Confirmando a anunciada superioridade no principado, McLaren coloca Hamilton na frente...


- Por enquanto as expectativas acerca do desempenho da McLaren em Mônaco se confirmaram e o inglês Lewis Hamilton foi o mais rápido do dia nas duas primeiras sessões de treinos livres para o Grande Prêmio de Mônaco que acontece no próximo domingo as 9 da manhã. O tempo dele foi 1:15:140, quase 4 décimos de segundo mais rápido que o surpreendente alemão Nico Rosberg que com sua Williams vem chamando atenção por sua performance.

- E foi assim desde a primeira sessão, que foi realizada no período da manhã. Kimi Raikkonen foi o mais rápido com uma volta no final do treino mas quem mostrou maior domínio foi exatamente o inglês. Nico Rosberg também foi bem com a quinta colocação.

- Por enquanto minhas previsões estão completamente erradas, é bom ressaltar. A Ferrari foi melhor com Raikkonen na primeira sessão mas na segunda ele não teve grandes chances e Felipe Massa foi apenas o quarto colocado nas duas.

- Destaque também para o desempenho de Rubens Barrichello que foi oitavo no primeiro treino e décimo no segundo. Seu companheiro Button foi décimo segundo na primeira e oitavo na segunda mostrando que realmente o problema da Honda está na velocidade de reta.

- Nelsinho Piquet decepcionou mais uma vez tendo sido apenas décimo oitavo e décimo quinto nas duas sessões enquanto seu companheiro Fernando Alonso conseguiu dois sétimos lugares.

- A lista de tempos está no post abaixo.

E mais...

- McLaren volta a trocar de garagem em Mônaco e não será a última equipe no pitlane. Sua posição mais uma vez será a quinta. A prática vem de um acordo com a FIA e eu ainda acredito que tenha a ver com a posição dos camarotes. Quem paga caro por isso não quer ficar longe das grandes equipes;

- Bernie Ecclestone mais uma vez descarta o autódromo de Silverstone para a temporada de 2010. Alguém acredita nisso? Só para constar, Magny Cours foi anunciada como fora do calendário já para esta temporada de 2008 mas é lá que vai acontecer o Grande Prêmiod a França desse ano;

Dopping:

- Depois de tanta polêmica eis que surge o primeiro caso de dopping da Stock Car. Paulo Salustiano foi flagrado com finasterida no sangue e perdeu as duas vitórias que conquistou até aqui neste temporada;

- Em tempo, finasterida é a mesma substância que afastou Romário dos campos no final do ano passado e acabou por antecipar o anúncio de suas despedida. A substância reconhecidamente não dá ganho de performance para nenhum atleta mas é responsável por mascarar outras substâncias que por ventura o atleta tenha ingerido;

- Segundo o pai de Salustiano ele já não tomava o remédio desde fevereiro e não tinha como ter a certeza que a substância ainda estaria em seu sangue;

- Conheço o Salu, como é chamado por todos, e não acredito que ele tenha feito algo de má fé. Realmente ele vinha perdendo os cabelos há algum tempo e apesar da pouca idade já estava ficando quase careca. Espero que ele possa passar ileso por essa situação pois é um garoto bom.

Grande Prêmio de Mônaco

Gran Prix de Monaco


Corrida - 76 Voltas
Pos  Piloto        Equipe              Tempo
1. Hamilton McLaren-Mercedes 2h00:42.272
2. Kubica BMW Sauber + 3.069
3. Massa Ferrari + 4.811
4. Webber Red Bull-Renault + 19.264
5. Vettel Toro Rosso-Ferrari + 24.657
6. Barrichello Honda + 28.408
7. Nakajima Williams-Toyota + 30.180
8. Kovalainen McLaren-Mercedes + 33.191
9. Raikkonen Ferrari + 33.793
10. Alonso Renault + 1 lap
11. Button Honda + 1 lap
12. Glock Toyota + 1 lap
13. Trulli Toyota + 1 lap
14. Heidfeld BMW Sauber + 4 laps

Melhor Volta: Raikkonen, 1:16.689

Não classificados/abandonos:

Piloto Equipe Na Volta

Sutil Force India-Ferrari 67
Rosberg Williams-Toyota 58
Piquet Renault 46
Fisichella Force India-Ferrari 37
Coulthard Red Bull-Renault 13
Bourdais Toro Rosso-Ferrari 13
Qualificação
Pos Piloto      Equipe              Q1
1. Massa Ferrari 1:15.787
2. Raikkonen Ferrari 1:15.815
3. Hamilton McLaren-Mercedes 1:15.839
4. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:16.165
5. Kubica BMW Sauber 1:16.171
6. Rosberg Williams-Toyota 1:16.548
7. Alonso Renault 1:16.852
8. Trulli Toyota 1:17.203
9. Webber Red Bull-Renault 1:17.343
10. Coulthard Red Bull-Renault No time
Q2
11. Glock Toyota 1:15.907
12. Button Honda 1:16.101
13. Heidfeld BMW Sauber 1:16.455
14. Nakajima Williams-Toyota 1:16.479
15. Barrichello Honda 1:16.537
Q3
16. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:16.806
17. Piquet Renault 1:16.933
18. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:16.955
19. Sutil Force India-Ferrari 1:17.225
20. Fisichella Force India-Ferrari 1:17.823
Treino Livre 3
Pos  Piloto      Equipe              Tempo     Vls
1. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:16.567 11
2. Hamilton McLaren-Mercedes 1:17.084 15
3. Raikkonen Ferrari 1:17.177 21
4. Rosberg Williams-Toyota 1:17.503 26
5. Kubica BMW Sauber 1:17.687 22
6. Massa Ferrari 1:17.691 26
7. Webber Red Bull-Renault 1:17.856 22
8. Sutil Force India-Ferrari 1:17.883 23
9. Nakajima Williams-Toyota 1:18.147 26
10. Button Honda 1:18.225 27
11. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:18.367 16
12. Glock Toyota 1:18.424 26
13. Barrichello Honda 1:18.455 19
14. Piquet Renault 1:18.615 25
15. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:18.651 29
16. Alonso Renault 1:18.795 24
17. Trulli Toyota 1:18.858 25
18. Heidfeld BMW Sauber 1:19.024 23
19. Fisichella Force India-Ferrari 1:19.131 10
20. Coulthard Red Bull-Renault 1:20.805 17
Treino Livre 2
Pos  Piloto      Equipe              Tempo     Vls
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:15.140 40
2. Rosberg Williams-Toyota 1:15.533 39
3. Raikkonen Ferrari 1:15.572 42
4. Massa Ferrari 1:15.869 37
5. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:15.881 39
6. Kubica BMW Sauber 1:16.296 34
7. Alonso Renault 1:16.310 27
8. Button Honda 1:16.351 45
9. Nakajima Williams-Toyota 1:16.372 40
10. Barrichello Honda 1:16.418 32
11. Heidfeld BMW Sauber 1:16.426 44
12. Glock Toyota 1:16.688 46
13. Webber Red Bull-Renault 1:17.094 39
14. Coulthard Red Bull-Renault 1:17.131 39
15. Piquet Renault 1:17.246 35
16. Fisichella Force India-Ferrari 1:17.251 33
17. Trulli Toyota 1:17.379 28
18. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:17.581 38
19. Sutil Force India-Ferrari 1:18.176 31
20. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:18.225 38
Treino Livre 1
Pos  Piloto      Equipe              Tempo     Vls
1. Raikkonen Ferrari 1:15.948 26
2. Hamilton McLaren-Mercedes 1:16.216 27
3. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:16.248 28
4. Massa Ferrari 1:16.292 26
5. Rosberg Williams-Toyota 1:16.653 27
6. Kubica BMW Sauber 1:16.834 23
7. Alonso Renault 1:17.498 25
8. Barrichello Honda 1:17.511 26
9. Webber Red Bull-Renault 1:17.798 23
10. Fisichella Force India-Ferrari 1:17.835 26
11. Glock Toyota 1:17.942 26
12. Button Honda 1:18.153 26
13. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:18.245 30
14. Heidfeld BMW Sauber 1:18.263 13
15. Nakajima Williams-Toyota 1:18.274 28
16. Trulli Toyota 1:18.360 16
17. Sutil Force India-Ferrari 1:18.360 25
18. Piquet Renault 1:18.955 32
19. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:19.176 35
20. Coulthard Red Bull-Renault No time 3

5/20/2008

Entre eixos

Hoje é dia de coluna no "F1 Mania"...


- Neste que é o post número 450 da história do "Mundo Veloz" aqui no Blogger, lembro aos amigos que hoje é dia de minha coluna no "F1 Mania". O título é o mesmo que você vê acima e fala sobre o quão importante a distância entre eixos dos carros de McLaren e Ferrari são ou não importantes para a decisão do Grande Prêmio de Mônaco. Afinal, os comentários alusivos à prova só falam disso.

- Leia aqui: "Entre eixos"

5/19/2008

Acelerando um Punto em Interlagos

Sim, é verdade, andei em Interlagos...

Foto: Divulgação

- Todo mundo que trabalha cobrindo ou simplesmente comentando automobilismo é tido por todo mundo como um piloto frustrado. Vem daí muitas vezes a nossa capacidade de criticar ferozmente alguns profissionais sem a menor dó. Tudo isso porque não sabemos como é estar em um autódromo de verdade acelerando um carro de verdade.

- O "Quatro Rodas Experience" proporciona essa possibilidade a quem gosta de carros. Além de inúmeras outras atrações - que você pode conferir no site www.qrx.com.br - 10 montadoras colocam carros à disposição para test drive no traçado do autódromo de Interlagos. Na última sexta feira aconteceu a apresentação do evento à imprensa e eu fui realizar um sonho que era dirigir mesmo que lentamente no autódromo. Dirigi três carros e literalmente pilotei um deles, confira minha experiência. Sempre bom lembrar que a bordo do carro também estava um instrutor em todas as ocasiões que, entre outras coisas, me dizia onde frear e onde iniciar e terminar a tangência de cada curva. Bom lembrar também que não sou especializado em comentários de carros de rua, minha opinião é a de um motorista apaixonado por direção.

Hyundai Tucson:

- A primeira experiência foi com uma "Hyundai Tucson", um veículo grande e automático com um motor 2.7 com um leve bloco de alumínio e belo torque. Um bom carro para se fazer um reconhecimento de traçado. Na primeira volta o instrutor já me avisou que com aquele carro não poderíamos passar dos 100Km/h nas retas, uma maravilha para quem sempre teve vontade de fazer o que eu estava fazendo.

- Na segunda volta um leve susto. Entrei um pouco pesado demais no "S do Senna" - quem diria que eu narraria uma experiência dessas - e foi preciso um leve toque no freio que, claro, fez o carro balançar. Com uma leve risada o instrutor me pediu para não frear na curva pois o carro tem controle de tração - sim, o mesmo que foi banido da Fórmula-1.

- O que eu fiz então na terceira volta foi a mesma coisa, entrar um pouco cheio para sentir o comportamento do "TC". Impressionante... a única coisa que ele não faz é corrigir a minha rota, mas a compensação da aceleração e a forma como ele a distribui independentemente entre as rodas pode ser sentida quando o carro recupera a estabilidade em plena curva.

- Resumindo é um belo carro, exageradamente confortável e com uma ergonomia bem ajustada para pessoas de diversos tamanhos. E assim eu debutei no circuito de Interlagos.

Meriva Premium Easytronic:

- A primeira vez que entrei em uma Meriva foi como passageiro de um táxi, os profissionais dessa área adoram esse carro. Eu também gostei pois me senti extremamente confortável neste carro. Aceitei de bom grado a sugestão para dirigir o modelo Premium Easytronic.

- O lado do motorista não é a mesma maravilha. A ergonomia até que é interessante, me senti bem no início mas a coluna do carro cria um ponto cego do lado esquerdo à frente. Para você poder ter uma idéia do que senti, em determinado momento o instrutor pediu que eu avançasse mais para cima da zebra porém eu não a enxergava, ou seja, a coluna do carro bloqueava minha visão do chão impedindo que eu enxergasse um animal de pequeno porte, por exemplo.

- O carro tem boa potência para quem gosta de pegar estrada em alta velocidade, mas o câmbio não me agradou muito. A troca de marchas é demorada e o modo easytronic - seqüencial sem o uso da empreagem - tem um leve delay, o que me incomodou um pouco. A velocidade permitida era 130 km/h, que não era facilmente atingida.

Fiat Punto Turbo:

- O Fiat Punto nunca me chamou muito atenção. Quando disseram que o único carro disponível no meu terceiro test drive era o Punto fui meio cabisbaixo. Quando fiquei sabendo que o carro era 1.4 quase desisti, afinal de contas eu estava em um autódromo. Foi bom pelo menos saber que ele era turbo.

- O Fiat Punto que estava em Interlagos segundo os boatos era um Punto Sport - o mesmo que pode-se encontrar no Brasil - com o motor do turbo europeu. Ao entrar no carro me surpreendi com sua ergonomia. Tudo dentro do carro é muito bonito, desde o painel até os pedais e a manopla de câmbio, ou seja, o primeiro contato foi bom. Destaque para o espaço interno, bem maior que rivais de sua categoria como o Ford Ka e Chevrolet Celta. Passageiros que viajam atrás continuam confortáveis e com as pernas quase esticadas.

- Partindo para o que interessa o instrutor me disse a seguinte frase: "Na primeira volta a velocidade máxima é 130 km/h, dependendo do seu comportamento depois podemos fazer um pouco mais" - bom sinal. Já na primeira volta, da saída dos boxes até a freada da reta oposta eu já me surpreendi pois tinha atingido os 130. O carro tem um torque fenomenal, uma relação de marchas que privilegia o desempenho e provavelmente devido a seu tamanho e aerodinâmica uma agilidade sem tamanho.

- Cada curva era uma emoção pois o carro freia gostoso entra nas curvas muito bem e permite boa aceleração ainda inclinado. Depois de dois carros automáticos eu realmente estava andando bem. Outros dois Punto estavam à minha frente, um eu passei na primeira volta pois o motorista não estava afim de aproveitar o desempenho do carrinho, eu estava.

- Depois de já ter andado com dois carros no dia eu já estava apaixanado pelo "Mergulho", curva cega para a esquerda feita em aceleração após o "Bico de Pato" e foi lá que na minha segunda volta comecei a sentir momentos de pura emoção. Mesmo acelerando o carro estava grudado no chão e na freada da Junção eu já estava próximo ao outro Punto que estava à minha frente. Foi quando o instrutor me disse: "agora acelera".

- Para quem conhece o traçado de Interlagos, mesmo em simuladores, sabe que o trecho à seguir é todo feito em subida até a entrada da reta dos boxes. Pois quando o trecho de aclive terminou aquele foguetinho já acusava 165Km/h no velocímetro. Pode não ser uma velocidade espantosa, mas tudo isso foi feito em um trecho que definitivamente não privilegia a aceleração e caso eu continuasse acelerando até o "S" chegaria nos 200, essa é minha impressão. Ah, e o outro Punto não quis acelerar tanto, ficou para trás. Sai do carro dizendo: "puxa, hoje posso dizer que pilotei em Interlagos".

- Bem, no fim das contas tudo me agradou no carro e se fosse possível eu compraria um Fiat Punto ainda essa semana. Como não é possível eu aguardo até a próxima oportunidade de dirigir um.

Citroen Pallas Exclusive:

- Depois da adrenalina vivida à bordo de um carro turbo pequeno o conforto novamente caiu em minhas mãos com o Citroen Pallas Exclusive. O Pallas é o carro que Jack Bauer andou pelas ruas de São Paulo quando veio gravar o comercial do veículo, ou seja, o garoto propaganda já é um cara de respeito.

- Quem me conhece sabe que nunca fui fã de carro sedã de porte grande mas quando entrei no Pallas Exclusive por pouco não virei para o lado e dormi. Tédio? que nada, é o banco deste carro é mais confortável que a cama onde durmo todos os dias, se eu tivesse tempo de tirar um cochilo antes do teste talvez eu me livrasse de algumas dores nas costas. Fora o silêncio.

- A primeira volta é de muito cuidado, as curvas do miolo de Interlagos são muito fechadas - já estou falando como quem conhece bem a pista - e é estranho imaginar um carro daquele tamanho fazendo bem aquele trecho. Um protótipo encostou em mim e queria passar de qualquer jeito, foi aí que descobri outra grande virtude do Citroen Pallas Exclusive.

- Após a freada da "Curva da Junção" pisei forte no pedal do acelerador ainda em modo automático e o protótipo que estava atrás de mim se transformou em um pequeno ponto no belo retrovisor de "meu" carro, como tem torque esse grandão. A reta dos boxes foi feita a mais de 150Km/h e mesmo assim não se ouvia nada de motor dentro do carro.

- A segunda volta lenta por conta de um carro à frente - que também ficou para trás após a curva da Junção - e a terceira volta foi boa para que eu pudesse sentir o comportamento do câmbio seqüencial e também o real comportamento dele em curvas.

- Na "Curva do Sol", que também é feita em aceleração o carro se comportou muito bem, sem sair da linha em momento nenhum. A resposta do câmbio tem um leve delay mas que não chega a incomodar devido ao excelente torque e potência do motor. Na curvas lentas pude explorar bem a troca entre os dois lados da pista e o carro apesar de grande não balança mesmo em curvas mais agressivas.

- Se eu fosse agente da "Unidade Contra Terroristas" sem dúvida nenhuma depois de salvar os
Estados Unidos eu buscaria o conforto de um Citroen Pallas Exclusive.

Abraços

- Especiais para Babi Franzin, Carlos Eduardo Mattos, Dani, Rodrigo Steigmann e Victor Berto, excelentes companhias no evento.

5/18/2008

Pódio de Mattheis na Stock

Ricardo Maurício, Marcos Gomes e Valdeno Britto fazem o pódio da Medley/Mattheis na Stock com domínio impressionante...

Foto: Divulgação
- Em uma pista onde é necessário um carro bom de reta e curiosamente o pole position não tinha esse item forte o jogo de equipe era iminente, afinal de contas o segundo colocado era seu companheiro de equipe Marcos Gomes. Quase que isso não acontece pois Allam Khodair acabou tomando a segunda posição mas se retirou da batalha após tentativa afobada de ultrapassagem no final da reta que o jogou para fora da pista. Com isso, Valdeno e Marcos Gomes ainda puderam trocar de posição pois o paulista tinha um carro melhor para esta pista, principalmente com o motor que rendia bem de reta.

- Atrás dos dois Cacá Bueno, Átila Abreu, Ricardo Maurício e Tarso Marques travavam uma bela batalha. Cacá também não tinha um carro bom de reta, Tarso abandonou com problemas de motor e Átila Abreu ultrapassou Cacá mas foi ultrapassado por Maurício após parada obrigatória no box para reabastecimento.

- A partir deste momento os três carros de Andreas eram os três primeiros colocados e já se pensavam em qual seria o melhor ângulo para a foto de capa do próximo encarte da Medley, que patrocina os três carros das duas equipes chefiadas por Mattheis. Para completar o jogo de equipe Valdeno ainda facilitou a ultrapassagem de Ricardo Maurício que também rendia melhor que ele de reta.

- Maurício só não contava com o lance que ele mesmo definiu como de sorte. Na volta 44 uma mancha de óleo fez com que o retardatário Ricardo Sperafico passasse reto pelo "S" do final da reta levando consigo nada mais nada menos que o líder Marcos Gomes que acabou sendo ultrapassado pelo pequeno notável e sortudo Ricardo Maurício. Uma pena para Marcos Gomes. Já para Andreas Mattheis... tudo em casa.

- Essa terceira etapa mostrou mais uma vez um bom nível de disputa em pista, com destaque para Átila Abreu versus Cacá Bueno, que sofreu com o desempenho de seu carro e mesmo assim conseguiu chegar na quinta posição. Átila Abreu levou a melhor com uma bela ultrapassagem na reta oposta e ao final da prova foi muito elogiado por seu chefe de equipe Jorginho Freitas que se referiu à Átila como "o próximo ídolo da categoria".

- O reabastecimento obrigatório dessa vez não conseguiu mexer drasticamente com a posição dos ponteiros sendo responsável apenas por leves momentos de tensão para a torcida de cada piloto. Marcos Gomes, líder do campeonato com 65 pontos e Ricardo Maurício com um a menos já estão praticamente classificados para o playoff e suas vitórias ainda garantirão a ambos um ponto extra. A próxima etapa acontece no próximo dia 21 de junho na gelada Santa Cruz do Sul.

Stock Car Brasil - 3ª Etapa - Curitiba - 15 1ºs

1º) Ricardo Mauricio (P3, SP), 52 voltas em 44:54.890 (média de 177.13 km/h)
2º) Marcos Gomes (CA, SP), a 0.385
3º) Valdeno Brito (CA, PB), a 0.759
4º) Atila Abreu (P3, SP), a 4.678
5º) Cacá Bueno (ML, RJ), a 10.258
6º) Thiago Camilo (CA, SP), a 10.929
7º) Alceu Feldmann (CA, PR), a 14.141
8º) Giuliano Losacco (P3, SP), a 17.049
9º) Nonô Figueiredo (ML, SP), a 20.958
10º) Julio Campos (P3, PR), a 21.460
11º) Daniel Serra (CA, SP), a 23.680
12º) Andre Bragantini (P3, SP), a 24.930
13º) Rodrigo Sperafico (ML, PR), a 27.769
14º) Felipe Maluhy (ML, SP), a 36.631
15º) Luciano Burti (P3, SP), a 39.108

Classificação:

1º) Marcos Gomes, 65 pontos;
2º) Ricardo Maurício, 65;
3º) Thiago Camilo, 42;
4º) Cacá Bueno, 28;
5º) Átila Abreu, 24;
6º) Roadrigo Sperafico, 22;
7º) Giuliano Losacco, 22;
8º) Alceu Feldmann, 20;
9º) Popó Bueno, 18;
10º) Valdeno Britto, 16.