10/18/2008

O peixe e o gato

Olho neles na largada de hoje...


- Sabe quando você está na sua casa fritando aquele belo e suculento peixe para ser servido como prato principal? Pois é... se você não prestar atenção o seu gato, que nada tem a ver com a história vai acabar com toda graça, não é?

- Pois bem, o peixe é Hamilton, o prato principal que pode sair de Xangai campeão do mundo hoje. É nele que se concentram todas as atenções nesta madrugada do Grande Prêmio da China. Pois é bom prestar atenção em quem está ao seu lado, ou seja, Kimi Raikkonen. Ele pode ser o gato da história.

- A Ferrari deposita no finlandês as chances de título de Felipe Massa pois o time mais uma vez não apresentou o melhor carro no final de semana. Ele irá mais uma vez pressionar o inglês, pois está mais leve e tem a chance mais uma vez de tracionar melhor quando autorizada a saída.

- Nos mais variados cenários Raikkonen pode passar Hamilton e o segurar nas primeiras voltas para que Massa tenha chance de passá-lo. É difícil segurar alguém que esteja mais rápido em uma pista com uma reta tão grande quanto a oposta chinesa. Hamilton também pode se manter na frente e caminhar tranquilamente para conquistar a vitória e simplesmente assistir Kimi abrindo passagem para seu companheiro. Isso caso Alonso não ultrapasse Felipe Massa o que acredito que irá acontecer, não acredito que o espanhol ajude tanto o brasileiro a ponto de tirar o pé em uma disputa.

- Mas não se pode descartar um abuso de Raikkonen e do próprio Lewis na saída, caso os dois se choquem Felipe Massa chegam à Interlagos líder do campeonato e fica com uma mão na taça.

- Por isso durante a largada de hoje vale a máxima: "um olho no peixe, outro no gato"!!!

A mesma cena?

Raikkonen e Hamilton devem travar mais um duelo na largada do Grande Prêmio da China...


- Lewis Hamilton (sempre combativo) e Kimi Raikkonen (em prol de Felipe Massa) quase foram às últimas consequências na largada do Grande Prêmio do Japão. A manobra de ambos rendeu até mesmo uma punição ao piloto inglês da McLaren. Raikkonen havia partido para a prova com pouca gasolina lem seu tanque de combustível, tracionou melhor na largada e, para ajudar Felipe na briga pelo título mundial, vendeu muito caro a posição que havia conquistado para Hamilton. O cenário foi caótico com as duas Ferraris e as duas McLarens escapando da pista.

- Nesta última madrugada mais uma a Ferrari não acompanhou o ritmo da McLaren no treino de classificação. Até por isso, ao que tudo indica, Kimi está leve mais uma vez, fato que o fez mais rápido que Massa novamente. Você que acompanhar a largada do Grande Prêmio da China pode aguardar mais uma grande batalha entre os dois. A Ferrari está usando o finlandês (de forma correta) como o peão do jogo de xadrez, que parte para a batalha antes de todas as outras peças de maior valor.

- Importante lembrar que o peão prateado, Heikki Kovalainen, foi superado por Fernando Alonso e parte apenas em 5º lugar, a mesma posição de Felipe Massa no Japão. Dados os acontecimentos da última prova não se deve descartar a atuação do escudeiro de Hamilton. Tudo isso dentro da normalidade.

- E como será o novo embate entre Hamilton e Raikkonen? Como se comportará mais uma vez Felipe Massa? E Kovalainen? Alonso pode se aproveitar mais uma vez de uma eventual confusão na largada? E o mais importante... qual será o comportamento dos criticados comissários de prova?

- Respondendo as perguntas, acho que os dois venderão caro as posições mais uma vez, Raikkonen mais leve deve mais uma vez tracionar melhor. Não há uma grande freada ao final da reta (que também não é tão grande) e sim uma sequência de curvas onde os dois podem até ter algum problema.

- Felipe Massa deve ser atacado por Alonso na largada e é difícil saber como se comportará, pode ser que, ao ver sua posição com relação ao título ameaçada, ele perca mais posições. Talvez até para Kovalainen em um lance onde Alonso deve garantir mais uma vez sua posição no pódio.

- Jà os comissários devem permanecer quietos, mesmo que hajam toques entre os líderes.

- É apenas a largada, depois as coisas mudam e os candidatos ao título se recuperam.

E mais...

- Heidfeld foi o primeiro punido do final de semana por conduta anti-desportiva. Após atrapalhar David Coulthard no final do Q1 ele perdeu 3 posições e caiu de 6º para 9º;

- Seu companheiro Robert Kubica por sua vez é apenas o 11º e deve dar adeus às já remotas chances de título em Xangai mesmo;

- Nelsinho larga em 10º mas podendo definir sua própria estratégia pois seu tempo na verdade o colocaria em 11º. A posição que ele ganhou foi de Mark Webber, que trocou motor pela sgeunda vez na temporada;

- Barrichello esteve de volta ao Q2 em Xangai. Sua posição de largada será 13º e ele parece estar fazendo de tudo para manter sua vaga na Honda para a próxima temporada. Pelo menos tem feito mais que Button;

- Palpite do "Mundo Veloz": A decisão do título vem para o Brasil, com alguma vantagem ainda para Hamilton.


10/17/2008

Fã é assim mesmo

Barrichello e Alonso ganham apoio dos fãs em Xangai...

- Os fãs de Fernando Alonso abaixo acreditam mesmo que o espanhol pode conquistar a terceira vitória seguida, o que parece uma grande "viagem". Mas se você disser isso para um deles com certeza ouvirá que a segunda vitória seguida já era inesperada.


- Jà os fãs de Barrichello, um pouco mais modestos, apenas o apoiam com faixas, sem sequer saber se ele continuará na categoria no próximo ano. Talvez essas faixas rumem para os EUA. Quem disse que ele não correria em Indianápolis?


- Como estão se sentindo nesse momento os fãs de Massa e Hamilton?

O que pode fazer a Renault?

O papel de Nelsinho e Alonso...


- A equipe que venceu as duas últimas provas do atual mundial de Fórmula-1, a Renault, parece mesmo ser a atual terceira força da categoria. Não bastasse o desempenho de Alonso em Cingapura - que brigaria pela vitória de qualquer jeito não fosse o problema enfrentado por ele no sábado, e a forte prova que os dois pilotos do time fizeram no Japão, mais uma vez eles estão entre os líderes.

- A sexta feira foi de Hamilton, mas com Nelsinho e Alonso respectivamente na segunda e terceira posições, pode-se esperar mais por aí.

- Fica aqui a pergunta. Fernando Alonso já disse que, caso possa, ajudará Massa a ser campeão e Nelsinho é brasileiro. Poderiam os pilotos do time francês ter alguma influência na decisão?

- Perguntar não ofende...

Hamilton voa na sexta

Hamilton fecha dia em primeiro, bem distante dos demais...


- Sem dar a menor chance aos seus principais rivais, entre eles Felipe Massa, o inglês Lewis Hamilton saiu da frente nos primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da China, onde se esperava - ou ainda se espera - que a Ferrari vá melhor.

- Seria este o desempenho real da McLaren e da Ferrari? Hamilton em primeiro lugar com Massa em 2º no primeiro treino e 6º no outro? Não é de se duvidar que a equipe italiana tenha blefado neste início, mas caso este desempenho de repita Hamilton põe a mão na taça.

- Não creio porém que as coisas continuem assim.

10/15/2008

Eleições na CBA, um novo rumo

Dois lados se confrontarão pelo comando do nosso automobilismo...


- Cleyton Tadeu Correia Pinteiro, vice presidente da gestão Paulo Scaglione à frente da CBA, resolveu se levantar contra o atual mandato e concorrerá à presidência da entidade que comanda o nosso automobilismo. O resultado será conhecido em março de 2009.

- Em primeiro lugar é importante ressaltar que este blog não tem posição definida quanto à chapa, mas se reserva completamente ao direito de escolher um lado para apoiar.

- Dito isto, quero dizer que o momento é muito importante para que o automobilismo brasileiro tome novos rumos em curto prazo. O mais importante de tudo isso é que de hoje até a data da eleição, enfim os assuntos relativos ao esporte a motor no Brasil serão debatidos.

- Quem sabe a atual situação do esporte no Brasil? Faltam categorias de base para que novos pilotos sejam formados para os próximos anos, mas ao mesmo tempo temos um piloto brasileiro disputando o título mundial de Fórmula-1 nas duas últimas provas do ano. Aí é que mora a confusão.

- Enquanto o atual comando se vangloria de vivermos uma fase boa nas categorias Top e realizarmos em altíssimo nível um Grande Prêmio de Fórmula-1, seus críticos batem forte na tecla da falta de categorias de base e principalmente no baixo (ou nulo) apoio ao kartismo em nosso país.

- Algumas polêmicas relativas à este tema tomaram conta dos veículos especializados nos dois últimos anos e agora é o momento para que cada um explique seus motivos.

- A campanha à presidência da entidade será extremamente benéfica à todos que a acompanham. Espero apenas que durante estes meses possamos ver debates onde as propostas apareçam e que tudo seja discutido no mais alto nível. O esporte a motor brasileiro só tem a ganhar com isso.

10/12/2008

Vale tudo

Massa e Hamilton mostram suas armas... e Alonso se aproveita para vencer segunda prova seguida...


- Não era o que se esperava. O inglês Lewis Hamilton passou a semana inteira dizendo aos quatro cantos que não se arriscaria na briga pelo título mundial. Mas... no momento em que a Ferrari deixou claro que Kimi Raikkonen brigaria contra ele para defender Felipe Massa aí tudo mudou.

- Foi Raikkonen quem tracionou melhor com a autorização de largada. Na aproximação da curva uma bobeada permitiu que Hamilton chegasse e fizesse das suas. Ele espalhou a curva, tocou em Raikkonen e o que se viu foi um carnaval de Ferraris e McLaren para fora da pista. Sem que ninguém abandonasse foi pior para Hamilton que, perdendo rendimento ficou atrás de Massa. Ao tentar ultrapassá-lo foi tocado pelo brasileiro que, justiça seja feita, jogou sempre limpo em 2008. Os dois foram punidos e caíram para as últimas posições, mas o rendimento de Felipe foi melhor.

- Destaque para o ritmo do brasileiro no final da prova. Após receber o toque de Bourdais quando tentava se recuperar para fazer a última parada nos boxes ele vinha andando cerca de 2 segundos mais rápido que Heidfeld, o 9º e Webber o 8º. Com isso os dois foram ultrapassados quando faltavam menos de 8 voltas. Destaque para a ultrapassagem sobre o australiano da Red Bull onde os dois quase se tocaram com Webber vendendo muito caro a posição.

- A punição de Bourdais após o final da prova fez com que Felipe conquistasse 2 pontos contra nenhum de Hamilton. Em meio ao caos e à toda situação desfavorável à Ferrari em Fuji, Massa saiu de lá descontando os mesmos pontos que descontaria caso vencesse a corrida com Hamilton em segundo, algo impensável diante do domínio inglês. O vitorioso do domingo foi então o brasileiro que, caso conquistasse mais uma posição, poderia ainda contar apenas com seus próprios resultados para conquistar o título no próximo dia 2 no Brasil. Por outro lado, Lewis Hamilton ainda pode ser campeão do mundo no próximo domingo caso vença e Massa conquiste menos de 4 pontos.

E Alonso?

- Apenas pela 3ª vez na temporada um piloto venceu duas corridas na sequência. Primeiro Hamilton venceu Grã Bretanha e Alemanha, depois Massa venceu Valência e Spa, agora Alonso vence em Cingapura e Japão. Impressionante se pensarmos o ritmo que a equipe não apresentava até Cingapura, quando vitória caiu em seu colo.

- Hoje não, após a confusão entre as McLarens e as Ferarris na primeira curva Kubica e Alonso ganharam as posições. Alonso tentou a liderança, mas com sua experiência preferiu recolher e escoltou Kubica até parar nos boxes e conquistar a liderança. A partir daí apenas fez abrir vantagem e não deixou a mínima chance para que o polonês conquistasse a segunda vitória da carreira. Vitória incontestável do espanhol bicampeão do mundo. Incontestável e merecida pois, sem aparição do Safety Car, ele ainda pôde calar seus críticos.

- A partir daí fica uma pergunta no ar. A Renault realmente se recuperou? Se o problema era o entendimento dos pneus e este está solucionado, logo é possível esperar que os franceses mais uma vez apresentem um bom carro em 2009. Se assim for já é possível ter certeza do destino de Alonso para a próxima temporada. Acabou o mistério. Ele teria apenas um ano de contrato, como ele mesmo quer, e um carro competitivo.

- E Kubica com o segundo lugar ainda se colocou na briga pelo título. 84 para Hamilton, 79 Massa e 72 Kubica. São 7 pontos de diferença para Massa e 12 para o inglês. Só não dá para acreditar mais pois a BMW perdeu rendimento na parte final da temporada.