9/08/2007

Em Curitiba, com sorte, deu Cacá

Segundo o próprio piloto, azar do pole Pedro Gomes foi vital para sua vitória...


- Pedro Gomes largou na pole, dominou com tranquilidade mesmo com os ataques de Cacá, mas na volta 28 seu pneu traseiro direito pegou na carenagem e furou, isso enquanto ele se preparava para entrar no curvão conhecido como "Curva da Vitória". Ele saiu da pista, fez uma volta lenta, parou no pit e voltou, mas não havia mais tempo de se fazer nada proveitoso e a vitória caiu no colo de Cacá.

- Cacá que fez por merecer depois da bela primeira volta, divida quase que inteiramente com Ricardo Maurício, de quem tomou a posição na largada. Cacá largou em terceiro mas, por dentro, colocou o carro de lado tocando porta com porta até o curvão, quando definiu a posição que não mais perderia.

- A prova no anel externo foi muito agitada, como não poderia deixar de ser, e muitos incidentes fizeram parte dessa etapa. Destaque para os toques de Allam Khodair com Thiago Camilo, que tirou o primeiro da prova, entre Salustiano e Bernoldi, que fez com que o segundo abandonasse. No final Salustiano depois se envolveu com o próprio Camilo, saiu da pista e na volta foi acertado por Hoover Orsi. Salu abandonou e Camilo com o carro avariado abandonou instantes depois tocando-se dessa vez com seu amigo Ingo Hoffmann.

- Mas também tivemos muitas ultrapassagens, destaque para a permanente briga entre Carlos Alves e Alceu Feldmann que durou praticamente toda a prova, sempre com a participação aleatória de mais pilotos, sempre brigando por posições que íam de 6º à 10º.

- Mais uma bela prova que colocou Cacá Bueno mais à frente ainda no campeonato, que agora tem Ricardo Maurício na segunda posição e Thiago Camilo caindo para terceiro depois do abandono. Camilo que aliás fazia belíssima prova de recuperação e era o 9º quando sofreu o incidente com Paulo Salustino, coisas de corrida.

- O campeonato segue emocionante: Cacá Bueno tem 107 pontos, Ricardo Maurício 93, Thiago Camilo 77, Marcos Gomes 55, Ingo Hoffmann 53, Rodrigo Sperafico 50, Valdeno Britto 50, Felipe Maluhy 44, Antonio Jorge Neto 41 e Daniel Serra 40, esses seriam hoje os classificados para o playoff decisivo.

Confira a classificação final:



Pos No Piloto Tempo/Dif. Dif/Ant. Km/h
1 0 Cacá Bueno 49:01.169 159,18 176,83
2 90 Ricardo Mauricio 1.264 1.264 176,40
3 80 Marcos Gomes 2.894 1.629 176,71
4 77 Valdeno Brito 3.766 0.871 176,83
5 6 Alceu Feldmann 4.221 0.454 176,97
6 8 Carlos Alves 4.649 0.427 176,69
7 35 David Muffato 11.148 6.498 175,56
8 19 Rodrigo Sperafico 11.424 0.275 175,41
9 74 Popó Bueno 14.222 2.797 174,91
10 20 Ricardo Sperafico 14.653 0.430 175,09
11 28 Juliano Moro 14.876 0.222 175,65
12 11 Nono Figueiredo 15.332 0.455 176,61
13 29 Daniel Serra 16.124 0.791 175,25
14 17 Ingo Hoffmann 16.231 0.106 174,79
15 27 Guto Negrão 22.306 6.074 175,07
16 34 Mateus Greipel == 50 == 1 vlt 175,99
17 47 Daniel Landi == 49 == 2 vlts 174,69
18 33 Felipe Maluhy 2.320 2.320 176,58
19 43 Pedro Gomes 26.403 24.082 178,11
20 24 Alan Hellmeister == 48 == 3 vlts 175,22
21 14 Luciano Burti 3.285 3.285 175,87
22 21 Thiago Camilo == 46 == 5 vlts 175,68
23 2 Paulo Salustiano 0.221 0.221 176,08
24 12 Hoover Orsi == 45 == 6 vlts 176,46
25 87 Ruben Fontes == 39 == 12 vlts 175,06
26 4 Fábio Carreira == 36 == 15 vlts 175,43
27 15 Antonio Jorge Neto == 32 == 19 vlts 177,11
28 7 Thiago Marques == 31 == 20 vlts 176,21
29 16 Enrique Bernoldi == 22 == 29 vlts 176,54
30 42 Ricardo Zonta 5.671 5.671 175,32
31 46 Rafael Daniel == 21 == 30 vlts 175,43
32 23 Duda Pamplona == 13 == 38 vlts 175,03
33 9 Giuliano Losacco == 11 == 40 vlts 175,41
34 31 William Starostik == 10 == 41 vlts 177,26
35 3 Chico Serra 17.660 17.660 174,78
36 18 Allam Khodair == 4 == 47 vlts 173,92

Na pole o independente

Sem clima na McLaren Alonso mostra na pista do que é capaz... mais do que nunca...


- Depois de entregar a McLaren à FIA (falarei sobre isso mais tarde) o espanhol Fernando Alonso, agora considerado um piloto independente, conquistou de forma incontestável a pole position para o Grande Prêmio da Itália, que acontece amanhã as 9 da manhã, horário de Brasília.

- Alonso conseguiu na superpole o tempo de 1:21:997, cerca de 4 décimos de segundo mais rápido que seu "companheiro" de equipe, o inglês Lewis Hamilton, Felipe Massa foi o terceiro e Nick Heidfeld foi o quarto colocado, deixando Kimi Raikkonen apenas em quinto. Raikkonen que, aliás, sofreu um forte acidente no treino livre, na parte da manhã e teve de fazer a superclassificação com carro reserva.

- A McLaren mostrou estar mais rápida mesmo, nada do que aconteceu semana passada nos testes coletivos que a Fórmula-1 realizou por lá era blefe. Alonso e Hamilton foram os mais rápidos dos testes e foram hoje os mais rápidos também.

- A única dúvida na equipe seria em relação à quem andaria mais rápido entre Alonso e Hamilton já que seus engenheiros não mais são obrigados a trocar acertos entre sí. E desde que a medida passou a vigorar temos um empate entre os dois por 1x1. Hamilton melhor na Turquia (embora tenha chegado atrás, por um pneu furado) e Alonso melhor em Monza (por enquanto).

- Amanhã não deveremos ter muitas novidades, Alonso deverá ser o mais rápido durante toda a prova seguido por Hamilton e as Ferraris logo atrás, sendo que Raikkonen deve superar Heidfeld sem tantas dificuldades quanto se imagina.

Confira a classificação (clique para ampliar):