9/29/2007

Sinal vermelho

Respeito ao telespectador passou longe nesta madrugada...


- Aqueles que acompanham o "Mundo Veloz" sabem que não sou de criticar abertamente meios de comunicação. Isso acontece pois acredito que todos devem dirigir à temática de suas programações da forma que melhor convir, até mesmo porquê as emissoras dependem do dinheiro para poder sobreviver e dessa forma devem fazer o que bem entendem.

- Mas o que aconteceu esta madrugada extrapolou alguns limites. Começar o treino depois do "Programa do Jô" é algo normal, a emissora ajustou a sua programação por não ser obrigada a transmitir ao vivo.

- Mas mentir não é bonito. Durante a Superclassificação, quando todos procuram assunto enquanto os carros queimam gasolina, o narrador Galvão Bueno dissertava sobre horários quebrados na Fórmula-1 para explicar o motivo do Grande Prêmio do Japão começar 01:30. Só que encerrou dizendo a seguinte frase: "O treino de hoje por exemplo começou pouco depois de 2 da manhã!!!"

- MENTIRA, foi a Globo que passou a transmitir um tape à partir desse horário.

Hamilton explode Fuji

Além de conquistar pole position, inglês ainda escancara problemas com Alonso...


- Ele deixou para o finalzinho. Depois de liderar os treinos livres de sexta e, assim como todos os outros pilotos, não ter a oportunidade de participar do treino livre do sábado, o inglês Lewis Hamilton andou sozinho pela pista de Fuji por ter sido o último piloto a abrir volta rápida no treino de classificação para a prova que acontece este madrugada.

- Mais do que isso, antes do treino ele mostrou que não tem problemas em abrir guerra nos bastidores contra ninguém e disparou farpas contra seu primeiro desafeto na Fórmula-1 que é nada mais nada menos que seu próprio companheiro de equipe.

- Alonso que dominava até o final da sessão, com o tempo de 1:25:438. Hamilton era o segundo, Raikkonen o terceiro e Felipe Massa, que foi líder na primeira fase do treino, era o quarto. Era difícil saber a estratpegia de cada piloto pois todos eles trocaram de pneu apenas uma vez e deram várias voltas rápidas em busca do melhor tempo, talvez receio de que a qualquer momento a pista piorasse.

- E com o cronometro perto de zerar, Lewis abriu a volta derradeira fazendo 1:25:368, menos de um décimo de segundo mais rápido que Alonso. Destaque para o vácuo que tentou pegar na reta final de um carro que entrava nos boxes e percebendo que não havia tempo para isso recolheu para a linha de dentro.

- Foi motivo para explosão da equipe McLaren, que comemorou a pole como se fosse contra piloto de alguma outra equipe, e não da própria McLaren, mostrando que as palavras de Hamilton antes do treino faziam sentido não só para ele.

- Hamilton declarou que Alonso não é quem ele pensava e que foi um traidor ao não comparecer na reunião do conselho mundial no julgamento onde a McLaren perdeu todos os seus pontos no mundial e sofreu uma multa de U$100 milhões. Alonso não teria sido leal com o time segundo ele mesmo que todos tenham tornado o ambiente confortável para a chegada de um bicampeão do mundo. Alonso por sua vez nega desentendimento com qualquer pessoa, nega que esteja saindo da McLaren e nega uma porção de outras coisas.

- Pra mim essa euforia toda contra Alonso não passa de pressão para que Alonso saia mesmo da equipe no próximo ano, ninguém mais o aguenta por lá.


Uma peculiaridade assustou a Fórmula-1 ontem em Fuji, circuito que foi muito elogiado por todos os pilotos. Assim como em sua última prova no calendário da Fórmula-1 ainda na década da 70, Fuji tinha visibilidade perto de zero, como se pode ver ao lado.

- Isso fez com que o primeiro treino livre de ontem praticamente não acontecessem. Apenas 3 carros fecharam voltas e a pista esteve aberta por menos de 10 minutos.

- Segundo informações, essa época do ano é assim mesmo por lá, e caso isso se comprove, é natural que a Fórmula-1 não visite mais Fuji nessa época do ano. Talvez o Grande Prêmio do Japão possa voltar a sediar a última prova da temporada saindo do final de setembro para evitar o mau tempo, assim como já foi feito com o Grande Prêmio do Brasil que foi alterado para o final do ano para fugir das tradicionais "águas de março" brasileiras.

- Tudo isso movimenta o final de semana no Japão onde a Fórmula-1 chega para a realização de sua antepenúltima prova da temporada.

9/27/2007

Stock e o playoff: 5º - Marcos Gomes

Mais um filho de tricampeão no playoff, o melhor estreante do ano até aqui...


Marcos Gomes - 80
5º Colocado
212 pontos

- Se a máxima "filho de peixe, peixinho é" está correta, isso explica porquê dois filhos de tricampeões da categoria se classificaram para o playoff decisivo em 2007, Daniel Serra e Marcos Gomes.

- Marquinhos, como é chamado por todos no ambiente da categoria se consegra além de tudo como o melhor estreante do ano nessa primeira fase da temporada deixando para trás seu irmão Pedro, que já tem certa rodagem na Stock Car.

- Muito bom em classificação Marcos Gomes chegou a cometer alguns erros de principiante na temporada, em especial em encontros com o paranaense Tarso Marques com quem se envolveu em alguns entreveros. Mas como não podia deixar de ser apresentou bons momentos fazendo por merecer a vaga que conquistou na equipe Medley Andreas Mattheys.

Ficha técnica:

Data de nascimento: 26/07/1984
Local: Ribeirão Preto, SP
Altura: 1,76m
Peso: 72 kg
Estado Civil: solteiro

Currículo:

1ª experiência com corrida: Kart – 1998
1ª corrida: Kart - 1998
1ª vitória: Kart - 1998
O que nunca esqueci: meu primeiro título no automobilismo, em 2006, na Stock Light

Currículo:

* 2002 - Fórmula Renault Brasileira
* 2003 - Fórmula Renault Brasileira
* 2004 - Fórmula Renault Norte-Americana - Vice campeão
* 2005 - Fórmula Renault Brasileira
* 2005 - Stock Car Light
* 2006 - Stock Car Light - Campeão

Stock e o playoff: 6º - Valdeno Brito

Direto da Paraíba, piloto da JF é um dos estreantes na fase final...


Valdeno Brito - 77
6º Colocado
210 pontos

- O paraibano voador da Stock, chamado pelo amigos da comunidade F1 Brasil de "Valdeneuve", foi contratado pela equipe JF para esta temporada no lugar de Rodrigo Sperafico para ser companheiro de Ruben Fontes e acabou se tornando o único piloto da equipe classificado para o playoff, mais uma das estréias na fase.


- Valdeno tem um estilo arrojado e por vezes agressivo, o que lhe rende algumas críticas em momentos espaçados. Mas é um piloto que não demora muito para negociar uma ultrapassagem ou qualquer tipo de manobra, o que acaba por agradar o público que gosta de velocidade.

- Seu início de temporada foi complicado mais pelo momento que vivia a Peugeot na temporada por conta de seu desenho aerodinâmico. Em Londrina aconteceu a virada quando a entrada de ar dos carros foi alterada e a montadora conseguiu igualar o desempenho aerodinâmico de sua carroceria dando o primeiro pódio da temporada para Valdeno, que seguiu escalando posições até conseguir a pole em Brasília quando acabou abandonando a prova.

Ficha técnica:

Nome: Valdeno Brito
Data de Nascimento: 29/06/1974
Idade: 33 anos

Currículo:

1993 - Campeão paraibano de kart

1994 - Vice-campeão nordestino da Copa Uno
1995 - Campeão Regional de Copa Corsa
1995 - Vice-campeão Brasileiro de Fórmula Uno
1997 - Vice-campeão da Fórmula Chevrolet
2004 - Melhor estreante da Stock Car V8

9/26/2007

Stock e o playoff: 7º - Daniel Serra

Filho de tricampeão caiu como uma luva na Red Bull...


Daniel Serra - 12
7º Colocado
209 pontos

- Na Stock Car brasileira poucas equipes tem uma identidade marcante. E se alguém na Stock Car tem a cara da equipe em que corre esse é Daniel Serra. Filho do tricampeão brasileiro Chico Serra, Daniel traz o ar de jovialidade que o time pede para realizar as estratégias de marketing que são as vezes ainda mais importantes que as estratégias de pista.

- Em sua etapa de estréia em Interlagos Daniel Serra conquistou a pole position. Na largada se envolveu em um incidente com Felipe Maluhy o jogando para o lado sujo da pista e com toda sinceridade do mundo rebateu dizendo que "não há nada no regulamento que me proíba da fazer isso, então fiz para levar vantagem". Só perdeu aquela corrida pois cometeu um erro passando reto no Laranjinha possibilitando que Ricardo Maurício alcançasse seu primeiro triunfo.

- Começou a temporada ofuscando seu companheiro de equipe, mas o fato de os dois terem chegado à 8ª etapa com o mesmo número de pontos mostra que o garoto não foi muito constante, porém, deve incomodar.

Ficha técnica:

Nome: Daniel Serra
Data de Nascimento: 24/03/1984
Idade: 23 anos
Peso: 67 kg

Currículo:

1995: Fórmula Ford Brasileira: vice-campeão
1996: Fórmula Renault Inglesa
1997: Fórmula Renault Inglesa: quarto colocado
1998: Fórmula Renault Européia: quarto colocado
1999: Fórmula 3 Sul-Americana: campeão
2000: Fórmula Atlantic (EUA)
2001: Fórmula Atlantic (EUA): campeão
2004: Stock Car V8 - Light:
2005: Stock Car V8 - Light: terceiro lugar, venceu a etapa de Londrina e as duas de São Paulo
2006: Stock Car V8 - Light: terceiro lugar
2007: Stock Car V8

Stock e o playoff: 8º - Hoover Orsi

Seguindo a semana playoff no "Mundo Veloz"...


Hoover Orsi - 12
8º colocado
209 pontos

- Como impossível é uma palavra muito forte, digamos que era improvável a classificação de Hoover Orsi ao playoff da categoria. Pelo menos esse era o boato. Hoover teve um péssimo início de temporada, até agora não se sabe exatamente o porquê, mas cresceu discretamente na parte final da primeira fase do campeonato.

- Discreta porém não foi sua vitória no último final de semana. Hoover esteve no playoff em 2006 e foi um dos pilotos que chegou à último prova com chances de ser campeão, mas um toque com Cacá Bueno arruinou suas chances.

- É um piloto agressivo e muito rápido que segue na Amir Nasr, hoje chamada de Red Bull, uma das equipes mais fortes da categoria. Uma vantagem para Hoover Orsi é a facilidade para encontrar o bom acerto da pista de Interlagos, onde ele tradicionalmente vai bem e onde se encerra a temporada. Tem experiência internacional, sendo que em 2001 foi campeão da Fórmula Atlantic nos EUA e por muito pouco não disputou a F-Mundial.

Ficha técnica:

Nome: Hoover Orsi
Data de Nascimento: 16/05/1978
Local: Campo Grande, MS
Idade: 28 anos
Peso: 71kg

Currículo:

* 1997 - Campeonato Brasileiro de Fórmula Chevrolet - 6º Colocado (4 Pódios e Piloto Revelação)
* 1997 – Participação na 7ª etapa do Sul-americano de Superturismo - Equipe Ford CING
* 1998 - Campeonato Inglês de Fórmula Palmer Audi - 8º Colocado (1 Pódio e Melhor estrangeiro)
* 1999 - 500 Milhas Red Bull de Kart - Campeão
* 1999 – Campeonato Nacional Kart 6 Speed A - Vice-campeão
* 2001 – Campeonato Brasileiro de Stock Car V8
* 2002 – Campeonato Paulista de Kart Biland - Vice-campeão
* 2003 - Mundial de Kart Biland, França - 6º Colocado
* 2003 – Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 (disputou uma etapa, substituindo o campeão de 2003 David Muffato na equipe Repsol)
* 2004 – Campeonato Paulista de Kart Biland - Campeão
* 2004 – Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 - 12º Colocado 2005 – Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 - Equipe Terra Avallone 18º Colocado
* 2006 – Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 – Equipe Terra Avallone - 4º Colocado
* 2006 – Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 - Equipe Terra Avallone - 4º Colocado (3 Poles Position e 1 Pódio)
* 2006 – Mil Milhas Brasileiras - 2º Colocado - Cat. GT2 (Porsche GT3 RS)
* 2006 – TC 2000 200KM de Buenos Aires - 5º Colocado (Equipe Renault)

9/24/2007

Stock e o playoff: 9º - Felipe Maluhy

Conheça os pilotos que estão participando do playoff decisivo da Stock aqui no "Mundo Veloz"...


Felipe Maluhy - 33
9º colocado
207 pontos

- Felipe Maluhy talvez tenha sido o piloto que melhor entendeu o novo sistema de playoff da Stock Car, pelo menos em sua fase inicial. Sua constância o colocou como postulante ao título na última prova do ano passado mesmo sem ter conquistado uma vitória sequer, algo que em 2007 também não aconteceu.

- Teve um ótimo começo de temporada, assim como seu companheiro Tarso Marques, mas igualmente à ele, sucumbiu nas quatro últimas provas sem conseguir grandes resultados.

- Felipe agora promete mudar de estratégia pois, se classificando para o playoff, quer vencer corridas na fase final para chegar em Interlagos em condições de ser campeão.

Ficha técnica:

Nome completo: Luis Felipe Klinkert Maluhy
Data de nascimento: 20 de julho de 1977
Local: São Paulo - SP
Estado civil: Solteiro
Altura: 1,71m
Peso: 67 kg

Currículo:

1995 – Campeonato Paulista de Kart – 10º Colocado
1996 – Campeonato Paulista de Kart (Novatos) - Campeão
1996 – Campeonato Paulista Kart Fórmula Parilla (Novatos) - Vice-campeão
1996 - Campeonato Brasileiro de Kart (Novatos) - 3º Colocado
1997 - Campeonato Brasileiro de Fórmula Chevrolet - 6º Colocado (4 Pódios e Piloto Revelação)
1997 – Participação na 7ª etapa do Sul-americano de Superturismo - Equipe Ford CING
1998 - Campeonato Inglês de Fórmula Palmer Audi - 8º Colocado (1 Pódio e Melhor estrangeiro)
1999 - 500 Milhas Red Bull de Kart - Campeão
1999 – Campeonato Nacional Kart 6 Speed A - Vice-campeão
2001 – Campeonato Brasileiro de Stock Car V8
2002 – Campeonato Paulista de Kart Biland - Vice-campeão
2003 - Mundial de Kart Biland, França - 6º Colocado
2003 – Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 (disputou uma etapa, substituindo o campeão de 2003 David Muffato na equipe Repsol)
2004 – Campeonato Paulista de Kart Biland - Campeão
2004 – Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 - 12º Colocado 2005 – Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 - Equipe Terra Avallone 18º Colocado
2006 – Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 – Equipe Terra Avallone - 4º Colocado
2006 – Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 - Equipe Terra Avallone - 4º Colocado (3 Poles Position e 1 Pódio)
2006 – Mil Milhas Brasileiras - 2º Colocado - Cat. GT2 (Porsche GT3 RS)
2006 – TC 2000 200KM de Buenos Aires - 5º Colocado (Equipe Renault)

Stock e o playoff: 10º - Rodrigo Sperafico

Durante essa semana o "Mundo Veloz" apresenta para você os 10 pilotos classificados para o playoff decisivo da Stock Car em 2007...


Rodrigo Sperafico - 19
10º colocado
207 pontos

- Rodrigo é o piloto mais experiente do enorme clã Sperafico. Na Stock ele conseguiu a primeira pole position de sua carreira em Curitiba na segunda etapa do ano, por consequência, conseguindo também sua primeira vitória de ponta à ponta.

- Apareceu muito bem não só em Curitiba mas em boa parte das provas iniciais, caindo um pouco no final entrando apenas na décima colocação no Playoff por conta de um abandono, tendo andado na quarta colocação durante a corrida.

- Sperafico promete agora partir com tudo nas últimas quatro provas para conseguir o título. Esteve no playoff no ano passado pela equipe JF.

Ficha técnica - Rodrigo Sperafico

Data de nascimento: 16/07/1979
Local: Toledo (PR)
Altura: 1.73
Peso: 74 kg

Principais títulos:

Campeão Brasiliense de Kart
Melhor estreante na F-3 Sul-Americana em 1998
3ª colocação na Fórmula 3 Sul-Americana em 1999
4º colocado na F-3000 italiana em 2000
6º colocado na F-3000 internacional em 2002


9/23/2007

A melhor do ano

Tudo se decide em Brasília...


- Depois de uma temporada de pequenos altos e muitos baixos eis que a última prova da primeira fase do campeonato reservou aos fãs da Stock a melhor corrida do ano de forma disparada. Dessa vez ninguém liderou no início ao fim, ninguém conquistou posições apenas por problemas ou erros de pilotos da frente e a liderança foi ocupada por alguns carros.

- E o improvável aconteceu. Depois de se desanimar de tanto fazer contas Hoover Orsi venceu a prova de forma brihante e está classificado para o playoff decisivo que definirá agora o campeão brasileiro de Stock Car em 2007.

- Valdeno saiu na frente, Duda Pamplona foi ultrapassado por alguns carros e permaneceu na quinta colocação até ter problemas de pneu. Na 19ª volta, em uma das relargadas Cacá pressionou Valdeno que acabou perdendo posição para Zonta, o líder pelo maior número de voltas na prova. Só que Zonta teve problemas e Ingo Hoffmann assumiu a liderança perdendo-a em seguida para um combativo Hoover Orsi.

- Em um dos ataques de Ingo o matogrossense da Red Bull acabou tocando-se com o alemão que acabou por pisar na Terra e quase rodar. Esse não foi o único incidente da prova, movimentadíssima, em especial com os acidentes na curva da vitória, com Chico Serra, Antonio Pizzonia, Luciano Burti entre outros.

- Os toques foram mais do que comuns hoje, entre Ingo e Hoover, Maurício e Hoover, Cacá e Valdeno, todos eles valendo as primeiras posições.

- A vitória de Hoover Orsi, com o carro avariado depois de seu toque com Ricardo Maurício, motivo de muita reclamação, foi uma das grandes surpresas do ano pois dentre os pilotos que se classificaram para a fase final na última temporada ele foi quem mais encontrou problemas no início do ano. Agora ele não só venceu uma corrida empolgante como também se classificou na oitava posição.

Confira os classificados e a nova pontuação:

Cacá Bueno - 309 pontos
Ricardo Maurício - 294 pontos
Thiago Camilo - 286 pontos
Ingo Hoffmann - 274 pontos
Marcos Gomes - 262 pontos
Valdeno Brito - 251 pontos
Daniel Serra - 250 pontos
Hoover Orsi - 246 pontos
Rodrigo Sperafico - 244 pontos
Felipe Maluhy - 244 pontos

Comandantes da GPDA

Associação de pilotos define na próxima semana se mantém os comandantes do grupo...


- Na próximo final de semana, quando acontece o Grande Prêmio do Japão em Fuji, a GPDA, associação que defende o interesse dos pilotos se reunirá para definir se mantém ou não o grupo que comanda o time.

- Atualmente Ralf Schumacher, Mark Webber e Fernando Alonso são os responsáveis.

- Não gosto de caça às bruxas e estou com muita vontade de encerrar esse assunto, mas independente de ser culpado ou não, Alonso esteve envolvido diretamente no caso de espionagem envolvendo McLaren e Ferrari. Deveria ele ser mantido no cargo?

Eu sei o que é construtor

O trecho do texto abaixo foi retirado do site Grande Prêmio...

- A Spyker ressuscitou esta semana a disputa contra Super Aguri e Toro Rosso devido à essas escuderias não terem elaborado os carros que utilizam na temporada 2007 de Fórmula-1.

- O chefe do time Collin Kolles reclama que essas equipes não deveriam receber os direitos referentes às respectivas colocações no mundial de contrutores e disse a seguinte pérola: “Isso precisa ser esclarecido – quais são os carros legítimos e os terceirizados. Todos concordam na definição da palavra ‘construtor’. É apenas uma maneira de como lidar com as equipes não-construtoras no futuro. E não há uma maneira de lidar com isso no momento”.

- Ué, eu concordo com a definição da palavra contrutor, conhecido como "aquele que constrói". A Toro Rosso em especial construiu sim o seu carro. Pode não ter elaborado o projeto, mas o construiu sim.

- Cuidado com as frases, Kolles, elas podem se virar contra você...