9/27/2008

Cingapura: Pole na balada

Felipe Massa vive um bom dia... ops.... noite... e alcança e é o primeiro pole position da história do Grande Prêmio de Cingapura...


- Perto de meia noite pelo horário local e o brasileiro Felipe Massa repetiu um feito que já havia alcançado em Valência, no Grande Prêmio da Europa. Massa é o primeiro pole position da história da prova e alcança esse feito com muita autoridade sendo mais de 6 décimos de segundo mais rápido que o inglês Lewis Hamilton que viveu um treino conturbado.

- Por pouco, muito pouco o inglês não consegue vaga para a terceira fase do treino de classificação - como já aconteceu na última prova, na Bélgica - por ter saído muito tarde dos pits e não conseguir imprimir um bom ritmo.

- Massa não tinha nada com isso e, segundo a Ferrari, contando ainda com uma boa estratégia de combustível ele foi soberano e conseguiu um belo resultado. Primeiro em Cingapura, primeiro à noite e pole do GP 800 da história.

- E ele teve de esperar. Na primeira tentativa do Q3 ele viu Raikkonen fazer a melhor volta, Hamilton repetir o feito com 1:45:638 para só depois fazer 1:45:491. Todos ao box para a segunda tentativa. Raikkonen desta vez não deu nem para o cheiro pois mesmo com sua segunda volta ele não bateu o tempo do companheiro fazendo apenas 1:45:617. Hamilton o superou e com 1:45:465 foi pole por alguns segundo, até a volta arrasadora de Felipe: 1:44:801.

- Com uma diferença tão grande logo se pensa em uma diferença de estratégia mas pela surpresa de Rob Smedley no rádio com Felipe Massa, talvez não haja tamanha disparidade pelo menos entre ele e Hamilton por mais que, sim, ele esteja mais leve. Segundo o engenheiro, aliás, Massa não ousou na estratégia, o que ele fez foi mesmo uma volta arrasadora e surpreendente.

- "Primeiro de tudo, o carro estava perfeito, tão bom de pilotar e então consegui uma volta perfeita, o que sempre ajuda quando você tem um bom carro e não comete erros". Sim, ele assume ter feito uma volta perfeita.

- Basta vencer, assim ele volta à liderança do mundial.

E mais...

- Deu muito dó de ver Alonso quebrar logo no início do Q2. Duvido que ele conquistasse a pole position, mas com certeza ele estaria entre os 4 melhores, um resultado condizente com o talento do bicampeão;

- No fim das contas ele vai largar apenas 1 posição à frente de Nelsinho Piquet que sequer passou do Q1. Piquet 16º e Alonso 15º;

- No carro de Nelsinho Piquet, segundo o próprio disse à Rede Globo, os engenheiros fizeram uma alteração contra a vontade do piloto e por isso o carro não respondeu assim tão bem no qualifying;

- Ainda entre os brasileiros, Rubens Barrichello não passou do Q1 mas é difícil analisar seu desempenho. Em sua primeira grande volta ele foi claramente atrapalhado por uma BMW que entrava no horrível acesso ao pitlane. Na segunda volta Fernando Alonso rodou na sua frente o atrapalhando da mesma forma;

- E o Vettel está lá de novo. 7º colocado, sempre entre os grandes;

- Raikkonen dessa vez colocou a culpa no volante de sua Ferrari. Acho que o problema é com a peça que segura o volante, que ainda se diz feliz pelo 3º posto no grid;

- Ele tem amanhã mais uma chance de fazer algo útil em 2008. Largando do lado limpo da pista ele pode tentar conquistar a segunda posição de Lewis Hamilton, o que ajudaria muito o brasileiro Felipe Massa;

- Terrível a entrada dos boxes em uma curva de alta velocidade, cega e apertada. É vital acelerar naquele ponto e fazer a tangência por dentro, mas sem ter noção de quem está ou não indo aos boxes fica muito difícil, há que se pensar em algo para a próxima temporada;

- Vital também que se recapeie a pista. Pensem no trabalho que foi feito em Valência, afinal de contas, não se pode pensar hoje em dia em fazer uma prova de rua com o mesmo asfalto que se usa durante o ano. Ao que parece inclusive, o asfalto usado para o traçado não é trocado há alguns bons anos;

- Os pilotos pouco estão falando sobre o assunto, mas largar do lado limpo da pista em circuitos de rua é muito importante. Muita atenção às largadas de Massa, Raikkonen contra Hamilton, Kovalainen contra Kubica, Vettel contra Heidfeld e Rosberg contra Glock. Trulli em 11º e com estratágia livre deve pontuar;

- Vale a pena prestar atenção à outra detalhe: Qualquer motivo bobo será motivo para intervenção do Safety Car. Poucos assumem, mas há sim o temor pelo desconhecido que é uma corrida de Fórmula-1 noturna;

- Em tempo: Quero agradecer o convite da Renault do Brasil para o lançamento do novo "Sandero Stepway", versão quase Off Road do compacto da montadora. Após o burburinho do Grande Prêmio de Cingapura falo mais sobre o belo carro que tive a oportunidade de dirigir.

Mais informações em: www.f1mania.net
Debata: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=22280638

0 comentários: