11/17/2007

Volta rápida

Fortes emoções...


- A convite da GM tive mais uma vez a sensação de dar uma volta em um Stock Car. Como carona de Adalberto Jardim, pude conhecer, digamos, mais a fundo o circuito de Jacarepaguá. Não passamos pela curva do oval e sim pelo trecho do circuito antigo que não é usado pela Stock mas que permanece ativo por aqui.

- São coisas um tanto quanto indescritíveis, mas as freadas, as pancadas da troca de marcha e as saídas de traseira de um Stock V-8 são sensações ideais para um amante de automobilismo.

foto: Rafael Lopes/Globo Esporte.com

Grids definidos

Ricardo Sperafico, Gustavo Sondermann e Thiago Riberi largam na frente...


- O dia está encerrado. Grids definidos para as três categorias da Stock Car Brasil. V-8, Light e Junior já definiram seus resultados de sábado. Melhor para a família Sperafico que pela terceira vez seguida larga na frente na categoria principal. Ricardo Sperafico foi pole em Buenos Aires, Rodrigo em Tarumã e Ricardo novamente no Rio de Janeiro.

- Entre os que disputam o título vantagem total para Rodrigo Sperafico é o sexto colocado. Thiago Camilo não se encontrou com os pneus ao final do treino de classificação e largará apenas em décimo quinto, uma posição à frente de Cacá Bueno que, enfrentou problemas de aderência na parte de alta do circuito. Segundo sua equipe é preciso conquistar mais umas cinco ou seis posições para manter a liderança do campeonato. Pior para Felipe Maluhy que larga apenas em vigésimo e pode dar adeus as já remotas chances de conquistar o campeonato.

- Caso a prova termine hipoteticamente da mesma forma como começará amanhã, Rodrigo Sperafico assumiria a segunda posição no campeonato com 252 pontos. Cacá Bueno seguiria na liderança com os mesmos 272 e Thiago Camilo seria o terceiro com 248. Parcas seriam suas chances de título. Maluhy sairia daqui fora da briga.

10 primeiros Nextel:

1º) Ricardo Sperafico (P3/PR), 1m20s880, média de 148.48 Km/h
2º) Ricardo Mauricio (CA/SP), 1m21s048
3º) Duda Pamplona (ML/RJ), 1m21s163
4º) Ruben Fontes (P3/GO), 1m21s163
5º) Antonio Pizzonia (VB/AM), 1m21s247
6º) Rodrigo Sperafico (VB/PR), 1m21s256
7º) David Muffato (P3/PR), 1m21s294
8º) Ricardo Zonta (P3/PR), 1m21s708
9º) Popó Bueno (CA/RJ), 1m21s786
10º) Luciano Burti (VB/SP), 1m22s238

10 primeiros Light:

1º) Gustavo Sondermann (SP), 1:24.351, média de 142.37 Km/h
2º) Eduardo Santos (RJ), 1:24.837
3º) Norberto Gresse F° (SP), 1:25.021
4º) Alexandre Cunha (RJ), 1:25.047
5º) Leonardo Burti (SP), 1:25.174
6º) André Bragantini (PR), 1:25.195
7º) Ariel Barranco (PR), 1:25.273
8º) Tiago Gonçalves (SP), 1:25.418
9º) Luiz Carreira Jr (SP), 1:25.419
10º) Rafael Sperafico (PR), 1:25.465

10 primeiros Junior:

1º) Thiago Riberi (SP), 1:34.994, média de 126.42 Km/h
2º) Cauê Carvalho (SP), 1:35.312
3º) Eduardo Leite (SP), 1:35.725
4º) Jason Oliveira (*, SP), 1:35.841
5º) Cassio H de Mello (SP), 1:36.348
6º) Rafael Negrão (SP), 1:36.373
7º) Lucas Finger (PR), 1:36.381
8º) Patrick Gonçalves (*, BA), 1:36.414
9º) Renato Rattes (*, SP), 1:36.433
10º) Rodrigo Navarro (*, SP), 1:37.638

Começa o dia em Jacarepaguá

E começa tenso...

- Faltando dez minutos para o final do último treino livre da Stock Light. Mensagem da direção de prova após um acidente de Vicente Siciliano: “Atenção (seria há tensão?), apenas 5 minutos de box aberto para a Light. Copa Nextel, apenas 1 hora de box aberto (o normal seria 90 minutos).

- Em menos de 2 minutos Cláudio Gontijo bateu forte. Treino da Light encerrado e categori principal está na pista. Foi levado para o hospital, em breve mais informações.


EDIT:

- A pancada e a desaceleração causaram alguma dificuldade respiratória à Gontijo que foi levado para o hospital Barra Dor. Sua situação é estável.

11/16/2007

Chove e molha

Tempo instável deve divertir pilotos no final de semana...


- Encerrando as atividades aqui no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá no Rio de Janeiro. Não chove mais como antes e o treino da Stock Light foi realizado debaixo de pouca água, bem como o da Stock Jr.

- As condições climática e de pista foram instáveis durante todo o dia e as nuvens que rondam o autódromo, como se pode ver nas fotos, assusta. É quase certo que o classificatório de amanhã será realizado debaixo de chuva, que promete vir com mais força.

- Antônio Jorge Neto, que ambiciona ser o décimo primeiro colocado no campeonato, foi o mais rápido do dia com o tempo de 1:22:240, menos de 1 décimo de segundo mais rápido que o recuperado Duda Pamplona que, correndo em casa, se achou com o carro e voltou a andar bem. O terceiro colocado foi o paulista Thiago Camilo, que ainda disputa o título da temporada.

- E Thiago diz que não irá marcar Cacá durante a prova, ele só pensa em vencer e fazer o maior número de pontos possível: “Não é pensando no Cacá que terei alguma chance, eu tenho é que vencer e levar pra São Paulo pra ver no que dá, a vantagem é que meu carro está bem tanto no seco quanto no molhado”.

- Cacá por sua vez, talvez pensando em já decidir o título, também afirma que não está pensando em ninguém, apenas em largar na frente, o que lhe daria melhor condição. Mesmo tendo batido de manhã, e assumindo o erro de ter passado em uma zebra molhada, ele diz ter um carro bom.

- A disputa será mais uma vez bonita no Rio de Janeiro. Destaque especial para a largada que, além de ser realizada antes da curvão do oval, é seguida pela “esquina”, que liga as duas pistas. Um trecho estreito e que provocou inúmeros problemas no ano passado. A pista remodelada de Jacarepaguá parece ser o local ideal para a realização de uma prova como esta.

Stock Car V8 - 10 primeiros:

1º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), 1:22.240, média de 146.03 Km/h
2º) Duda Pamplona (ML, RJ), 1:22.309
3º) Thiago Camilo (CA, SP), 1:22.332
4º) Felipe Maluhy (ML, SP), 1:22.338
5º) Ruben Fontes (P3, GO), 1:22.413
6º) Ricardo Mauricio (CA, SP), 1:22.421
7º) Valdeno Brito (P3, PB), 1:22.470
8º) Cacá Bueno (ML, RJ), 1:22.551
9º) Hoover Orsi (VB, MS), 1:22.564
10º) Ricardo Sperafico (P3, PR), 1:22.705

Stock Car Light - 10 primeiros:

1º) Ariel Barranco (PR), 1:37.130, média de 123.64 Km/h
2º) Gustavo Sondermann (SP), 1:37.514
3º) Rafael Sperafico (PR), 1:38.493
4º) Tuka Rocha (SP), 1:38.852
5º) Leonardo Burti (SP), 1:38.855
6º) Afonso Bastos (SC), 1:38.944
7º) Eduardo Berlanda (SC), 1:39.254
8º) Claudio Capparelli (RJ), 1:39.343
9º) Norberto Gresse F° (SP), 1:39.406
10º) Eduardo Santos (RJ), 1:39.424

Stock Car Jr:

1º) Thiago Riberi (SP), 1:35.384, média de 125.90 Km/h
2º) Eduardo Leite (SP), 1:35.695
3º) Rafael Negrão (SP), 1:35.878
4º) Cauê Carvalho (SP), 1:36.350
5º) Patrick Gonçalves (*, BA), 1:36.595
6º) Jason Oliveira (*, SP), 1:36.649
7º) Rodrigo Barone (*, SP), 1:37.079
8º) Rodrigo Navarro (*, SP), 1:37.345
9º) Renato Rattes (*, SP), 1:37.395
10º) Lucas Finger (PR), 1:37.734

Adiantando...

Chove à cântaros...

- Encerrado o segundo treino livre, o que aconteceu na verdade logo com 20 minutos de sessão, devido à chuva. Como é normal em situações como estas ninguém melhorou seu tempo. Em breve mais detalhes.

Segue a classificação:

1º) Antonio Jorge Neto (ML/SP), 1m22s240, média de 146.03 Km/h
2º) Duda Pamplona (ML/RJ), 1m22s309
3º) Thiago Camilo (CA/SP), 1m22s332
4º) Felipe Maluhy (ML/SP), 1m22s338
5º) Ruben Fontes (P3/GO), 1m22s413
6º) Ricardo Mauricio (CA/SP), 1m22s421
7º) Valdeno Brito (P3/PB), 1m22s470
8º) Cacá Bueno (ML/RJ), 1m22s551
9º) Hoover Orsi (VB/MS), 1m22s564
10º) Ricardo Sperafico (P3/PR), 1m22s705
11º) David Muffato (P3/PR), 1m22s721
12º) Juliano Moro (ML/RS), 1m22.s734
13º) Ingo Hoffmann (ML/SP), 1m22s752
14º) Mateus Greipel (CA/SC), 1m22s781
15º) Carlos Alves (VB/SP), 1m22s824
16º) Pedro Gomes (P3/SP), 1m22s842
17º) Giuliano Losacco (CA/SP), 1m22s857
18º) Fábio Carreira (CA/SP), 1m22s877
19º) Alceu Feldmann (CA/PR), 1m22s914
20º) Popó Bueno (CA/RJ), 1m22.s955
21º) Alan Hellmeister (ML/SP), 1m22s989
22º) Allam Khodair (CA/SP), 1m23s015
23º) Daniel Serra (VB/SP), 1m23s021
24º) Lico Kaesemodel (ML/PR), 1m23s349
25º) Daniel Landi (P3/SP), 1m23s430
26º) Paulo Salustiano (CA/SP), 1m23s440
27º) Gualter Salles (VB/RJ), 1m23s474
28º) Guto Negrão (P3/SP), 1m23s525
29º) Tarso Marques (ML/PR), 1m23s594
30º) Christian Conde (ML/SP), 1m23s680
31º) Marcos Gomes (CA/SP), 1m23s728
32º) Antonio Pizzonia (VB/AM), 1m23s776
33º) Chico Serra (P3/SP), 1m24s114
34º) Thiago Medeiros (P3/SP), 1m24s341
35º) Luciano Burti (VB/SP), 1m27s171
36º) Ricardo Zonta (P3/PR), 1m27s484
37º) Enrique Bernoldi (VB/PR), 1m27s635
38º) Thiago Marques (VB/PR), 1m28s149
39º) Rodrigo Sperafico (VB/PR), 1m28s554
40º) Beto Giorgi (ML/SP), 1m28s655
41º) Ruben Carrapatoso (ML/SP), 1m29s386
42º) Diogo Pachenki (CA/PR), 1m29s975
43º) Nono Figueiredo (ML/SP), 1m34s227
44º) William Starostik (ML/SP), 1m44s116
45º) Hybernon Cysne (CA/CE), 2m08s433
46º) Claudio Ricci (VB/RS), 25m36s445

Rádio Capital e Mundo Veloz "in" Rio

Penúltima etapa do campeonato pode definir o título da temporada à favor de Cacá Bueno...
A já tradicional carreata...
- Um ano depois da minha primeira viagem com a Stock Car estou eu de volta ao Rio de Janeiro. Uma cidade que não vive um dia exatamente frio, porém nublado. Ao contrário de 90% das pessoas eu gosto de praia com tempo fechado, acho bonito.

- Chego ao Rio para acompanhar uma Stock Car que pode definir aqui seu campeão pois Cacá Bueno tem 272 pontos, exatos 25 a mais que seu principal rival Thiago Camilo. Vale lembrar que 25 pontos é exatamente o valor de uma vitória na categoria, ou seja, basta que Cacá chegue à frente de Camilo, Rodrigo Sperafico e Felipe Maluhy e o título está decidido.

- E Cacá não começou lá muito bem. Seu carro foi destruído depois de um acidente ocorrido no primeiro treino livre e sua equipe terá trabalho para recuperá-lo. Cacá bateu de frente na curva 120 graus, a segunda depois da “esquina” que une o oval ao circuito misto. Houve alguma celebração ao fato. Nada contra Cacá, mas sim à favor de um campeonato que, todos torcem, poderia ser decidido em São Paulo, na última etapa em Interlagos.

- A verdade é que todos torcem para que um campeonato seja definido da forma mais justa, o melhor vence e ponto final. Eu também penso assim. Desta forma, teoricamente, seria terrível torcer contra um piloto apenas para que, à favor de nosso deleite, um campeonato seja definido na última etapa.

- Acontece que a Stock Car, em um momento de transição ou não, viveu uma temporada aquém do esperado no que diz respeito às disputas de pista. Corridas mornas e sem ultrapassagens deram o tom da temporada, exceto Cutiba-II e Brasília. Talvez por isso todos torçam tanto para que o campeonato chegue ao seu final com disputa pelo título, algo que Interlagos viveu com a Fórmula-1 e com a Le Mans Series.

- Mesmo contra meus próprios princípios... eu também torço... acompanhe pelo “Mundo Veloz” os detalhes deste final de semana.

Foto: Luca Bassani/Vicar

11/14/2007

Acabou o pesadelo

Michael Schumacher termina seu período de lazer na Fórmula-1 com final dos testes em Barcelona... claro... com o melhor tempo...

- Mais uma vez em primeiro, posição que ele ocupou em boa parte de sua carreira. Michael Schumacher terminou seu trabalho em Barcelona, o mais prazeroso dos trabalhos para um ex-piloto de Fórmula-1. E foi o mais rápido de novo, com o tempo de 1:21:486, quase 4 décimos de segundo mais rápido que o espanhol Pedro da La Rosa da McLaren. O terceiro foi o bom finlandês Heikki Kovalainen da Renault e Felipe Massa, que treinou apenas na parte da tarde foi o quarto.

- E o melhor de tudo. Aquele alemão frio que tanto nos acostumamos a ver admitiu ter ficado nervoso quando sentou no carro sem controle de tração pela primeira vez. Mas claro, nada que duas voltas não pudessem ter resolvido a situação. Curioso foi o alemão ter dito que hoje é mais difícil pilotar um carro de Fórmula-1 sem controle de tração do que em 2000, pois naquela época, com os motores V10 era possível jogar com as marchas e hoje isso é impossível, com curvas lentas muito mais difíceis.

- Estaria Schumacher analisando friamente ou a Fórmula-1 para ele já um pouco mais difícil? Entendo que mesmo com este "handicap" desfavorável com relação à sua idade, ele possa ser ainda melhor que os outros, mas talvez este seja o motivo da dificuldade sentida por ele. O que se sabe mesmo é que é melhor para seus "rivais" que ele tenha anunciado que não andará em Jerez e que a brincadeira por enquanto acabou, caso contrário as especulações começariam a ficar mesmo desagradáveis para uma meia duzia.

- Felipe Massa também foi à pista, para pilotar um Fórmula-1 pela primeira vez depois de ter cedido a vitória no Grande Prêmio do Brasil à seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen, o campeão mundial de 2007. Pela manhã ele teve problemas e acabou não conseguindo tempo algum, e a tarde ficou atrás de Pedro de La Rosa e Heikki Kovalainen, um resultado apenas satisfatório, talvez nem isso, mas é natural que em seu primeiro contato com um Fórmula-1 sem controle de tração ele não andasse na frente.

- Nestes primeiros ensaios (que não querem dizer quase nada) Ferrari e McLaren seguiram dominando as atenção, Renault se colocou como terceira força seguida de BMW e Williams. O resto ainda é resto, apenas sabe-se que Force of India andará mesmo no pelotão de trás, afinal começarão a temporada com o carro que a finada Spyker terminou a temporada 2007.

- A dúvida persiste com relação à Super Aguri? O que farão? Treinarão em cima do RA106, rebatizado para SA107, carro que a Honda usou em 2006 ou usarão o péssimo RA107 que tirou cabelos de Barrichello e Button? É uma dúvida cruel, uma faca de dois gumes que pode trazer dificuldades sérias à equipe que não está bem de grana mesmo tendo feito seu melhor ano. A única vantagem foi ter ficado à frente de Spyker e de McLaren no mundial, o que garante um bom depósito em prêmios.

Resultado dos testes:
Pos  Piloto         Equipe                Equipe     Vls
1. M.Schumacher Ferrari 1.21.486 90
2. de la Rosa McLaren-Mercedes 1:21.857 60
3. Kovalainen Renault 1:21.894 65
4. Massa Ferrari 1:22.044 56
5. Paffett McLaren-Mercedes 1:22.293 57
6. Rosberg Williams-Toyota 1:22.333 64
7. Coulthard Red Bull-Renault 1:22.555 74
8. Heidfeld BMW-Sauber 1:22.946 102
9. Nakajima Williams-Toyota 1:23.031 77
10. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:23.187 74
11. Chandhok Red Bull-Renault 1:23.255 57
12. Button Honda 1:23.358 79
13. Trulli Toyota 1:23.465 54
14. Kubica BMW-Sauber 1:23.488 37
15. Davidson Super Aguri-Honda 1:23.547 80
16. Filippi Honda 1:23.596 74
17. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:23.753 72
18. Montagny Toyota 1:23.977 45
19. Klien Force India-Ferrari 1:24.446 56
20. Sutil Force India-Ferrari 1:23.537 105
21. Liuzzi Force India-Ferrari 1:24.555 55

11/13/2007

Ele não voltou, mas andou... e forte!!!

Alemão Michael Schumacher pilota Ferrari em testes coletivos e é o mais rápido do dia...

- Infelizmente o alemão Michael Schumacher não voltou para a Fórmula-1. Ou felizmente, afinal de contas ficou provado que sua retirada tornou o mundial equilibrado novamente. Hoje em Barcelona ele esteve presente nos testes coletivos que a Fórmula-1 realizou no circuito para que os pilotos se adaptem à carros sem controle de tração e também possam evoluir seus bólidos para a próxima temporada. Seria preciso dizer quem foi o mais rápido?

- Até pode ser que sim, mas não quando Michael Schumacher, um ano após sua retirada das pistas está presente em uma condição de, provavelmente, estar faminto pelo retorno às pistas. É claro que ele foi o mais rápido. Seu tempo foi 1:21:922, cerca de 2 décimos de segundo mais rápido que o piloto de testes da equipe, o italiano Luca Badoer.

- Schumacher nunca foi invencivel, em especial em testes, mas é claro que estando há um ano fora das pistas ele quereria mostrar que ainda é rápido. Seu teste foi extremamente diferente daquele que fez Mika Hakkinen durante esta temporada. Se por um lado o alemão estava há 1 ano sem pilotar carro nenhum e Mika vinha andando no DTM, a diferença é gritante, não só entre os pilotos, como também de condição, já que um mal saiu da categoria e o outro não compete há anos.


- Foi bom para a Fórmula-1 vê-lo de volta à bordo de um carro da equipe que o consagrou mesmo que isso tenha sido uma jogada de marketing, algo do qual não sou contra. Foi bom também para, no mínimo, silenciar alguns pilotos que vinham criticando este teste de Michael, casos de Alesi e Lauda. O segundo talvez por ter passado vergonha quando resolveu pilotar a Jaguar. Saibam eles que, depois de 7 títulos, Schumacher tem direito de testar quando quiser, mesmo que tenha 70 anos de idade.

- E mais... valorizando o feito, o teste aconteceu sem controle de tração, fazendo com que alguns pilotos se entusiasmassem. Destaque para a declaração de Heikki Kovalainen: "Foi bom poder voltar a pilotar de verdade...". Será muito bom também poder ver pilotos dirigindo de verdade em 2008.

Resultado dos testes:
Pos  Piloto         Equipe               Tempo      Vls
1. M.Schumacher Ferrari 1:21.922 64
2. Badoer Ferrari 1:22.129 76
3. de la Rosa McLaren-Mercedes 1:22.687 63
4. Kovalainen Renault 1:22.802 81
5. Kubica BMW-Sauber 1:22.883 56
6. Paffett McLaren-Mercedes 1:23.008 46
7. Nakajima Williams-Toyota 1:23.187 66
8. Coulthard Red Bull-Renault 1:23.332 55
9. Trulli Toyota 1:23.624 46
10. Heidfeld BMW-Sauber 1:23.671 75
11. Rosberg Williams-Toyota 1:23.847 58
12. Montagny Toyota 1:23.861 61
13. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:24.048 77
14. Zuber Honda 1:24.065 77
15. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:24.193 51
16. Davidson Super Aguri-Honda 1:24.246 70
17. Rossiter Honda 1:24.480 69
18. Chandhok Red Bull-Renault 1:24.896 39
19. van der Garde Force India-Ferrari 1:25.317 84
20. Rodriguez Force India-Ferrari 1:26.973 87

11/12/2007

Ferrari quebra e Ross assume lugar na Honda

Com reestruturação, Jean Todt deixa equipe de Fórmula-1 e Ross Brawn assume posto na Honda...

- Desde 1996 que Ross Brawn e Jean Todt são os dois braços da Ferrari na Fórmula-1. Todt, como homem forte em Maranello foi atrás do homem que poderia tirar a equipe do ostracismo, Michael
Schumacher, e sabidamente, aceitou que o alemão levasse consigo as pessoas de sua confiança. Entre eles Ross Brawn, o homem que, segundo alguns, era o segredo por trás do grande sucesso de Schumacher.

- Até que a equipe se acertasse levou alguns anos, mas em 2000 o alemão se tornou tricampeão mundial de pilotos, repetindo o título nas temporadas de 2001, 2002, 2003 e 2004. Exceto o hexacampeonato, todos os outros conquistados com relativa facilidade.

- Mas ninguém é eterno, uma hora todos tem que pedir o boné, isso acontece em especial aos pilotos, que como nunca, dependem do físico para exercer sua função. Com isso Michael decidiu abandonar as pistas ao final do ano passado depois de perder o título duas vezes para o espanhol Fernando Alonso, à época na Renault. Seguido à esse anúncio, Ross Brawn se deu um ano de férias, e foi pescar em algum lugar da Ásia. Apenas Jean Todt sobrou...

- Para 2008 esperava-se que, com a volta de Brawn, pelo menos a dupla de dirigentes pudesse ser vista novamente. Mas hoje, tudo mudou, e ao mesmo tempo.

- Ross Brawn foi anunciado pela Honda como chefe de equipe para a temporada 2008. Um salto de qualidade especial para o time japonês. Agora é ele quem comanda o projeto, com carta branca na mão para fazer desta equipe um time vencedor. Ao contrário da Toyota, a Honda pode errar, como errou este ano, mas pelo menos tenta resolver seus problemas. Ross Brawn era mesmo o melhor nome disponível no mercado (não é à toa que o time já havia tentado sua contratação no início do ano) e a Honda foi atrás. Agora Nick Fry é o novo diretor executivo da equipe. Olhos atentos para como ficará a situação de Barrichello na equipe japonesa pois no tempo em que os dois trabalharam juntos na Ferrari uma corrente dizia que não se davam muito bem. Vamos ver.

- Não dá para dizer que a Ferrari estava apenas esperando a decisão de Brawn pois o acordo entre eles e o time já havia sido deixado de lado, mas quase simultaneamente a equipe anunciou hoje uma reformulação em sua estrutura. O novo diretor esportivo do time agora é Stefano Domenicalli, antigo diretor de operações, o cargo que um dia Brawn ocupou. Jean Todt está fora do time, foi promovido diretor geral da Ferrari montadora, uma promoção que o deixa fora da Fórmula-1. Quem assume a posição de Domenicalli é Mario Almondo, que respondia pelo departamento técnico, que será capitaneado agora pelo português Aldo Costa, responsável pelo projeto do F-2007.

- Uma mudança estranha que tira Jean Todt do calendário da Fórmula-1, uma figura que se tornou tão marcada quanto Ron Dennis e Flávio Briatore. E se o novo cargo de Ross Brawn pode prejudicar Rubens Barrichello, a saída de Todt pode refletir em Felipe Massa. Era ele quem garantia uma situação confortável à Felipe. Foi Jean que pediu a renovação de contrato do brasileiro que é empresariado por seu filho Nicholas. Mais um esperar para ver...

11/11/2007

Silenciosamente

Peugeot 908 faz dobradinha na Mil Milhas com vitória de Gené/Sarrazin seguidos por Lamy/Minassian... tudo silenciosamente...


- Era quase impossível afirmar apenas pelo ruído que pela reta dos boxes havia passado o líder. Apenas os mais atentos conseguiam, em meio à conversas que se seguiam na sala de imprensa de Interlagos, parar o que estavam fazendo para dizer: "Passou um Peugeot por aqui..."

- O carro movido à diesel, que liderou tranquilamente todas as 374 voltas da provas,
equipado com um duplo coletor faz apenas um pequeno ruído, ruído este formado pelo deslocamento do ar quando o carro passa e pelo atrito da borracha com o chão. Sim, é possível ouvir o contato da borracha com o chão. De resto, ele não faz mais barulho.

- Os responsáveis por algum ruído em Interlagos eram os dois Corvettes, o Aston Martin e as duas Spykers, equipadas com um motor mais ruidoso. Da arquibancada também não vonha grande ruído pois o público pouco se fez presente, como esperado.

- A largada foi a mais bonita que já vi ao vivo na minha vida. Embora um dos Peugeot tivessem ficado para trás, a cena com 6 protótipos rasgando juntos a reta dos boxes de Interlagos
não sairá de minha mente tão cedo. Peugeot, Creation, Pescarolo, Zytek... fantástico.

- Infelizmente não haviam muitos carros disputando a prova, que já chegou a ter grid de quase 100 carros, mas espera-se para o próximo ano uma adesão maior das equipes que disputam regularmente o campeonato. A versão oficial é que o anúncio da decisão em Interlagos foi feito tardiamente, isso teria impedido que as equipes planejassem a viagem, a resposta para esta questão apenas em 2008.

- Sim, em 2008 pois ao que tudo indica a Mil Milhas Brasil permanecerá no calendário da Le Mans Series pelos próximos três anos. Que sejam bem vindos, que tragam para sempre a maravilhosa cena que as pessoas que estiveram presentes ontem em Interlagos puderam ver. Mas que alguém aqui no Brasil lembre-se também de olhar para o nosso esporte auto motor. Não é trazendo provas de fora que nossos problemas se resolverão, precisamos de uma base ainda mais forte.