3/13/2009

Os melhores da semana

Brawn GP faz dobradinha em Barcelona...


- Não vale ponto pro campeonato, não diz exatamente a realidade da situação de cada time pra etapa de estréia em Melbourne, mas quando todos os carros da Fórmula-1 estão juntos na pista não há como se ignorar os tempos obtidos por cada um e como isso pode se traduzir na realidade da temporada que vem por aí.

- Peguei os melhores tempos de cada um pra fazer uma espécie de grid de largada dos testes e as duas pontas da tabela trazem surpresas. Na ponta de cima a dobradinha da Brawn, com Barrichello em primeiro e Button em segundo, impressionante para um carro que pela primeira vez foi à pista. Na ponta de baixo Heikki Kovalainen e sua McLaren que, ao que tudo indica, tem mesmo problemas sérios com a aerodinâmica e suas devidas adaptações ao novo regulamento.

- Pois bem. Barrichello fez sim sua volta voadora (único piloto a andar na casa de 1 minuto e 18) com pouca gasolina no tanque, mas em um dia onde ele deu mais de 100 voltas na pista e impressionou outros pilotos que acompanharam o trabalho do time. Importante, nem ele quando seu companheiro de equipe Jenson Button foram os únicos a andar com pouca gasolina para conseguir uma boa volta e se posicionar melhor na tabela de tempos. Todos fazem isso por dois motivos, para testar o carro em condições de classificação e também para aparecerem um pouco mais. E mesmo assim ninguém chegou perto do tempo deles.

- Na ponta de baixo a McLaren até assumiu problemas com seu novo carro na parte aerodinâmica. Já não tem mais cara de blefe. Não quero dizer que será o grande fiasco da temporada, mas para a prova de estréia talvez os ingleses tenham problemas sim. Até mesmo a julgar pelos últimos anos, onde sempre dividiram com a Ferrari as primeiras posições em testes coletivos e principalmente pela proibição dos testes em meio à temporada, o que obriga todas as equipes a forçarem o máximo nesse início de ano.

- E a proibição de testes fez com que cada time forçasse o máximo para conhecer seus carros antes de iniciado o ano. As equipes resolveram gastar borracha e gasolina pra conhecer melhor seus bólidos e com isso nenhum carro deu menos de 280 voltas (lembrando que eles são dividos entre seus pilotos, que usam o mesmo equipamento).

- A Toyota foi a equipe que mais andou. Seu carro deu simplesmente 466 voltas pela pista catalã, o que arrancou elogios não só de seus pilotos como também de rivais. A BMW também andou bastante e deu 462 giros, seguida pela Renault com 449. Quem menos andou foi McLaren com 327 e Williams 286 (confira lista completa abaixo).

- Nove dos 20 pilotos conseguiram seus melhores tempos no quarto dia, como era de esperar. Claro que ninguém esteve na pista em todas as sessões, mas não deixa de mostrar que no final todos queriam ficar com a posição de Rubens Barrichello e terminar a semana no topo, para isso retiraram toda a gasolina que puderam e aceleraram o máximo. Por que não conseguiram?

- A Ferrari não brilhou, mas também não decepcionou. Essa sim não mostrou a que veio pois em momento nenhum é necessário brilhar em testes como esse, mas seus pilotos elogiaram o carro, que por sinal apresentou mesmo bom ritmo de voltas e assim parece que os italianos seguem tranquilos. Menos Felipe Massa que sempre se dá mal na Austrália, desde sua estréia na Fórmula-1 quando largando pela Sauber na 6ª posição foi atingido na bagunça causada por Ralf Schumacher na largada.

Todos - Ainda haverá mais uma sessão de testes em Jerez de La Frontera também na Espanha e, caso o cenário seja ainda o mesmo, acho que já da sim pra imaginar o que vem por aí em Melbourne.se perguntam principalmente sobre McLaren e Brawn, eu também.

As voltas mais rápidas da semana:
  1. Barrichello - Brawn-GP - 1:18:926 (221 voltas - melhor no dia 4)
  2. Button - Brawn-GP - 1:19:127 (206 - 3)
  3. Rosberg - Williams - 1:19:774 (109 - 4)
  4. Glock - Toyota - 1:20:91 (227 - 4)
  5. Massa - Ferrari - 1:20:168 (201 - 3)
  6. Kubica - BMW - 1:20:217 (243 - 3)
  7. Raikkonen - Ferrari - 1:20:314 (135 - 2)
  8. Heidfeld - BMW - 1:20:339 (219 - 1)
  9. Vettel - Red Bull - 1:20:576 (205 - 4)
  10. Alonso - Renault - 1:20:664 (325 - 4)
  11. Hamilton - McLaren - 1:20:869 (152 - 4)
  12. Nakajima - Williams -1:20:907 (177 - 2)
  13. Trulli - Toyota - 1:20:937 (239 - 1)
  14. Buemi - Toro Rosso - 1:21:13 (202 - 4)
  15. Fisichella - Force India - 1:21:45 (238 - 4)
  16. Webber - Red Bull - 1:21:347 (181 - 2)
  17. Bourdais - Toro Rosso - 1:21:629 (137 - 4)
  18. Piquet - Renault - 1:21:662 (124 - 1)
  19. Sutil - Force India - 1:21:834 (209 - 2)
  20. Kovalainen - McLaren - 1:21:991 (175 - 2)
Equipes que mais deram voltas na semana:
  1. Toyota - 466
  2. BMW - 462
  3. Renault - 449
  4. Force India - 447
  5. Brawn - 427
  6. RBR - 386
  7. STR - 339
  8. Ferrari - 336
  9. McLaren - 327
  10. Williams - 286

3/11/2009

Eles estão de volta

A lembrança foi feita por José Simão em sua coluna na "Folha de São Paulo"...


A: Fernando Collor: 32º segundo presidente da história do nosso país, o famoso "Caçador de Marajás", que renunciou em meio à um processo de impeachment. Hoje ele está de volta como presidente da comissão de infraestrutura do senado brasileiro após um golpe do PMDB pra cima da bancada governista. A comissão é a mesma que define para onde vão as verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento);

B: Rubens Barrichello: 9 vitórias na Fórmula-1, o principal companheiro de equipe do hepta-campeão Michael Schumacher, principal piloto brasileiro na Fórmula-1 por alguns anos foi dado como fora da categoria por alguns meses. Com a ressurreição do que sobrou de sua ex-equipe, a Honda, voltou e promete resultados;

C: Ronaldo Nazário: Chamado de "fenômeno" pela mídia esportiva mundial foi campeão do mundo com a seleção brasileira nas copas de 1994 e 2002. Maior artilheiro da história das copas jogou pelo Real Madrid, Milan, Inter de Milão e PSV. Hoje veste a camisa do Corinthians recuperando-se de sua terceira grave cirurgia no joelho. No último domingo em sua segunda partida pelo clube marcou o gol de empate contra o arqui-rival Palmeiras aos 48 do segundo tempo;

D: José Sarney: 31º primeiro presidente da história do Brasil. Não que ele tenha estado afastado da política, mas após expectativas de que para sempre ele se manteria em posições mais discretas eis que ele ressurge como presidente do senado brasileiro após oposição e situação baterem cabeça nos acordos que definiriam os donos da vaga. A presidência do Senado é um dos cargos políticos mais importantes de nosso regime e Sarney volta a ter força no meio político brasileiro.

- Vira e mexe os "ossos duros de roer" estão vindo à tona. Será que se inspiraram no bordão "sou brasileiro e não desisto nunca"?

3/10/2009

Mal me KERS

Honda... ops... Brawn não utiliza acessório por enquanto...


- O uso do KERS é facultativo neste primeiro ano de sua introdução na Fórmula-1. A Honda foi a segunda equipe à testá-lo e desenvolvê-lo, ainda em conjunto com a Magnetti Marelli. Agora tudo mudou, a equipe não é mais Honda e Ross Brawn não pensa em usar o dispositivo por enquanto.

- Okay, é uma opção, ele sabe mais sobre o problema interno de seu time que eu, mas isso me leva a ter dois tipos de pensamento:

1º: Enquanto todo mundo pelo menos passeia com o KERS em testes coletivos Barrichello e Button andaram entre os primeiros na primeira aparição do time em testes de pré-temporada. O carro é mesmo tão bom assim?

2º: Vão ficar pra trás em Melbourne e em outras equipes quando os times estiverem melhor adaptados ao dispositivo e resolverem usá-lo em corridas. Será que não seria interessante usar o KERS da McLaren, bem como fez a Force India?

- Rubens Barrichello colocou hoje esse carro, "pronto" para a disputa do mundial, na terceira posição. Mais um bom desempenho do time recém criado/adquirido.

- Enquanto isso a Ferrari se recupera de um estranho início de pré-temporada, mas a McLaren... essa não sai das últimas posições. Será um blefe? O que estarão guardando para a prova de abertura?

- Em época de recriações aerodinâmicas teria o time de Hamilton e Kovalainen uma carta na manga que não pode ser vista para não ser copiada? Seria interessante mesmo para o time que um acessório assim fosse para a pista sem ser testado? Seria uma asa traseira? Vale lembrar que apenas esta semana a McLaren correu com uma asa traseira nas especificações de 2009. Ou não conseguiram mesmo uma boa idéia e é exatamente isso que atrapalha?

- Ai como é boa essa fase de perguntas...

ps. Sim, eu sei que já usei título parecido aqui no "Mundo Veloz", mas resolvi repetí-lo.

ps2. A foto do dia é de Kazuki Nakajima, o terceiro colocado. Para evitar que as várias imagens deste bico feio dos novos Fórmula-1 tomem muito espaço aqui no MV, risos...

Testes - 10/03/2009 - Barcelona
Pos  Piloto       Equipe               Tempo     Vls
1. Raikkonen Ferrari 1:20.314 55
2. Nakajima Williams-Toyota 1:20.907 66
3. Barrichello Brawn-Mercedes 1:20.966 111
4. Trulli Toyota 1:21.182 121
5. Webber Red Bull-Renault 1:21.347 66
6. Heidfeld BMW-Sauber 1:21.615 127
7. Sutil Force India-Mercedes 1:21.834 82
8. Alonso Renault 1:21.937 111
9. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:21.991 88
10. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:23.039 14
11. Buemi Toro Rosso-Ferrari sem tempo 6

3/09/2009

O bicão

Heidfeld foi o mais rápido do dia, mas de manhã...


- Aí em um belo dia, empolgado pela recuperação da equipe, Ross Brawn diz que o carro é um dos mehores do grid. No outro, acontece o primeiro teste da equipe. Pela manhã, Jenson Button é o mais rápido.

- Dizem que ao final do treino aconteceu uma reunião entre Pinóquio, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Alice... a reunião foi no País das Maravilhas. Eles chegaram à conclusão que o carro estava nas mesmas condições dos outros. Mesma quantidade de combustível, acertos parecidos, assim como os outros era apenas um leve aquecimento. "Nossa, como o carro é bom", disse o Lobo Mau (que assistia a reunião).

- Brincadeiras a parte não deve mesmo ser de se jogar fora o carro da Brawn. Foi um dos primeiros a ficar pronto, o segundo a desenvolver o KERS e colocá-lo na pista, conta com o motorzão da Mercedes e está agora distante da atrapalhada cúpula da Honda e do igualmente atrapalhado Nick Fry.

- Não, não devem ganhar corridas, mas Barrichello terá a tão sonhada despedida digna, com as devidas honrarias que ele sim merece.

- Amanhã tem a volta da coluna "Mundo Veloz". Peço perdão pela ausência (mais uma).