5/17/2007

Mais um?

Olivier Rowland é o novo contratado da McLaren... a idade dele? 14 anos...

- Depois da maravilhosa sensação experimentada com a contratação do inglês Lewis Hamilton, ainda garoto, para ser seu piloto a McLaren agora busca repetir a dose. E a bola da vez é o garoto inglês Olivier Rowland, de apenas 14 anos, que ainda corre de kart.

- Segundo Martin Whitmarsh o garoto tem talento, e por mais que ele não queira fez questão de ressaltar uma das corridas de Olivier, quando este largou na frente, perdeu posições e foi recuperando uma a uma até vencer. Só que Whitmarsh quando perguntado se ele seria um novo Hamilton disse que não haverá um novo Hamilton, um novo Heidfeld ou um novo Zonta (pilotos que já fizeram parte do programa de desenvolvimento da equipe) pois o time não quer fazer comparações.

- Para mim não tem jeito, tanto Heidfeld quanto Zonta foram contratados pela equipe em idade avançada, em categorias mais avançadas também enquanto Lewis foi contratado garoto, recebeu todo apoio técnico e psicológico da McLaren (processo pelo qual também passará Olivier Rowland) e chegou na Fórmula-1 arrebentando sem sentir o "peso da camisa". Impossível evitar comparações com Hamilton. Em uma equipe onde geralmente os pilotos permanecem por muito tempo, no futuro poderemos ter uma bela dupla de pilotos que foram contratados ainda nas categorias de base quebrando sensacionalmente um recorde de permanência dentro de uma mesma equipe. E Alonso? Você me pergunta... não sei se vejo vida tão longa assim para ele na McLaren...

5/15/2007

Espanhóis choram...

Com essa eu não preciso dizer mais nada...


- Essa vai também para quem gosta de criticar o "ufanismo" da imprensa brasileira. Repito, na minha opinião Massa fez uma manobra limpa, pesada porém limpa. E ponto final. Acesse: www.as.com, clique em "motor" e veja a matéria. Saiu ontem...

5/13/2007

Massa vence por ele mesmo

Na Espanha Felipe Massa se valeu de um bom equipamento mas soube utilizá-lo a seu favor em momentos cruciais...


- Felipe Massa da Ferrari venceu hoje o Grande Prêmio da Espanha em Barcelona de uma forma, analisando pelo desenrolar da prova, foi tranquila. Tinha uma Ferrari em boa forma nas mãos, guiou de forma tranquila, perdeu a liderança apenas em suas duas paradas nos boxes (nas voltas 19 e 41) e cruzou a linha de chegada com 7 segundos de vantagem para Lewis Hamilton, número que mostra que ele ainda pôde administrar a corrida poupando equipamento no final.

- Mas não foi bem assim. Ontem Fernando Alonso havia cravado uma bela volta quando Felipe Massa tirou tudo o que podia do carro (em especial no último trecho de volta) e baixou seu tempo fazendo uma volta voadora.

- Em condições normais eu diria que teria sido meio caminho andado para a vitória em uma pista como Barcelona onde ultrapassar é quase impossível. Mas Fernando Alonso fazia questão de vencer sua corrida em casa e resolveu partir com tudo para cima de Felipe logo na primeira curva. E o que ele fez? Não só manteve sua trajetória em um local onde seria quase impossível manter a liderança sem acidentes, como levou um "chega pra lá" de Alonso e não esmureceu. Colocou Alonso em uma posição onde ele teve de sair pela brita para que os dois não abandonassem a prova e ficou com a liderança jogando Alonso para a quarta colocação.

- Por esses dois motivos é tranquilo dizer que ele venceu por seus próprios méritos e não por ter um carro em ótimas condições. Claro que o carro é bom, mas analisando seu companheiro de equipe que embora tenha abandonado não andava bem e vem tomando tempo atrás de tempo dá pra se dizer que ele venceu por ele mesmo.

- Agora ele é o terceiro colocado no campeonato com 27 pontos contra 28 de Alonso e 30 do surpreendente e por que não dizer "espetacular" Lewis Hamilton. Raikkonen? Segue com 22 pontos por ter abandonado com problemas elétricos em sua Ferrari.

- Alonso diz: "Eu tinha meio carro à frente, em condições como essas geralmente os dois pilotos abandonam, uma pena que Felipe não tenha visto isso e por sorte não abandonamos".

- Felipe diz: "Foi uma manobra muito arriscada, depois do que aconteceu na Malásia eu precisava manter a liderança e por isso resolvi arriscar"

- O que eu penso: Felipe Massa tinha a preferência da curva, Felipe Massa deixou o lado de fora e ele chegou a dar um "chega pra lá" em Felipe pra tentar fazer a curva na tangência. Não havia espaço e ele foi para a brita. Por que ele está reclamando se quem resolveu arriscar foi ele mesmo?

Confira os 10 primeiros:

1º Felipe Massa - Ferrari
2º Lewis Hamilton - McLaren
3º Fernando Alonso - McLaren
4º Robert Kubica - BMW
5º David Coulthard - Red Bull
6º Nico Rosberg - Williams
7º Heikki Kovalainen - Renault
8º Takuma Sato - Super Aguri
9º Giancarlo Fisichella - Renault
10º Rubens Barrichello - Honda