1/30/2008

Curtas da quarta

Sem testes ou grandes novidades...

- Na próxima semana acontece mais uma sessão de testes, dessa vez no Bahrein, no Oriente Médio, onde a Fórmula-1 realiza a terceira etapa do mundial. É o contato que as equipes devem ter com a temperatura quente do local. A grande dificuldade é a logística, já que toda a estrutura das equipes se encontra na Europa. Enquanto isso no "Mundo Veloz" você acompanha as "curtas" do dia...

Hamilton deseja o melhor à Fernando:


- O inglês Lewis Hamilton finalmente quebrou o silêncio no que diz respeito à temproada que viverá seu desafeto espanhol, o bicampeão Fernando Alonso. Para ele a Renualt entregará à seu ex-companheiro de time um carro em melhores condições que as do ano passado pois teve a chance de aprender com os erros cometidos na última temporada. Mais que isso, ele afirma que espera que a Renault esteja na briga para que o mundial não seja dividido novamente entre duas equipes, Ferrari e McLaren.

- Eu sinceramente acredito que o tempo sempre foi o melhor remédio para algumas das mágoas pelo qual as pessoas passam. No caso do ano passado foram dois garotos (embora grandes pilotos eles não passam de dois garotos) envolvidos em uma briga de egos que envolvia algo muito grande, um título mundial da Fórmula-1. Com base nisso, acredito que esse tempo sem se falarem e sem se verem deve ter sido bom para os dois lados, afinal, com a oportunidade de não se verem os atritos esfriam naturalmente;

Valência na mira das autoridades:

- Poluição sonora elevada para a região, ocupação do antigo leito do Rio Turia e falta de estudos mais detalhdos de impacto ambiental podem melar a prova que será realizada no dia 24 de agosto nas ruas de Valência, na Espanha. O deputado Willy Meyer, afirmou que as obras descumprem alguns aspectos ambientais e pediu à Comissão Européia que atue contra as obras no circuito. É mais um daqueles casos onde aparece algum político tentando aparecer, mesmo com razão, e depois desaparece no meio do nada ou da imensidão de um campeonato de Fórmula-1;

Passando o chapéu:

- Super Aguri precisa de dinheiro e apoio. Sua principal renda hoje vem da Honda, o que não é o suficiente. Isso gera um grande problema, afinal, a Aguri precisa capitalizar recursos e hoje uma forma de se fazer isso é contratando um piloto que traga patrocinadores. Porém, devido ao dinheiro que repassa à escuderia a Honda impede que Takuma Sato (o motivo pelo qual a equipe foi criada) e Anthony Davidson sejam desligados do time. Que enrosco;

Enquanto isso na India:

- O Spice Group, promotores da equipe indiana na A1 GP pensam sobre a possibilidade de compra da Super Aguri em mais uma investida para trazer de volta Narain Karthikeyan à Fórmula-1. Segundo ele a compra pode acontecer se o preço for satisfatório e ele admite ter conversado com dois times. De onde vem tanto dinheiro de um país que tem tanta pobreza?

Começou cedo:

- Aberta à temporada de controvérsias na McLaren. Enquanto o time e os pilotos titulares anunciam aos quatro cantos que Kovalainen e Hamilton terão o mesmo tratamento durante a temporada, o piloto de testes Pedro de La Rosa afirma que é contra a medida. "Na minha visão, um time de F-1 deve ter um líder e todos devem trabalhar para ele, como acontece no ciclismo. Este é o conceito moderno de equipe". Isso vindo de quem tanto trabalhou para o time e que já declarou insatisfação por não ter sido escolhido como titular pode ser um problema para a McLaren;

Na Williams... querendo crescer:

- Nico Rosberg declarou amor à Williams no último mês de dezembro. Mas agora resolveu afirmar que deseja estar em um time grande na temporada de 2010. Sua torcida é para que esse time seja a Williams, mas caso não seja ele vai procurar outras alternativas para vencer e brigar por títulos, algo que ele merece. Resta agora saber o quanto ele trabalhará para que isso aconteça;

Mais uma envolvendo a CBA:

- A "grande gestora" do nosso automobilismo, a CBA, depois se aceitar a destruição do autódromo de Jacarepaguá irá se ver envolvida em mais uma batalha em 2008. No ano passado a entidade declarou ilegal todos os campeonatos de Kart da Billand e ainda extinguiu a LINEA (Liga Nacional do Esporte Automotor) e cancelou a última etapa do campeonato paulista da entidade que vinha se tornando a referência no Kart brasileiro.

- Agora, Paulo César Breim, representante da marca no Brasil, afirmou que vai criar uma liga independente em 2008, fará campeonatos, dará suporte aos pilotos que disputarão seus campeonatos para que não sejam punidos pela CBA e também entrará com uma ação judicial contra a entidade. E ele promete os calendários da Federação Nacional de Kart para logo depois do Carnaval.

- O "Mundo Veloz" está na torcida por você. Este blog se declara insatisfeito com a atual direção do nosso esporte à motor por inúmeros problemas, entre eles, o fato de não termos competições fortes o suficiente para revelar os talentos que sempre formaram a base do nosso automobilismo. O espaço está aberto ao que for necessário.

- Entre outras atitudes, o mundial de kart que seria realizado no Brasil foi sumariamente cancelado pela CBA mesmo com a possibilidade de serem trazidos da Inglaterra todos os profissionais necessários para que a prova se realizasse sem custo algum. Mas não, o Brasil está fora;

O abraço do dia...

- Vai para o amigo Alexander Grunwald, do Sportv. Carioca gente boa que está vivendo em São Paulo agora por motivos profissionais. Ontem pudemos sentar e bater um bom papo e fica aqui o meu abraço. Prometo que não uso mais jabá, certo Grunwa?

1/29/2008

Sinal verde para o crescimento?

Honda apresenta carro para esquecer o ano de 2007...


- O comentário inicial não poderia ser outro. Este é o carro que será utilizado pela Honda para se livrar do enorme vexame vivido na temporada de 2007 quando foi a terceira pior equipe do ano. E mais uma vez o que mais chamou atenção foi o visual ecológico adotado pelo time.

- Mas vamos por partes. Nos testes realizados em Valência (vide quadro ao lado) o carro não apresentou desempenho diferente daquele que acompanhamos no último ano com Rubens Barrichello e Jenson Button. É natural acreditar que pior do que estava não poderia ser, mas as primeiras impressões são muito ruins. Claro, são apenas testes de pré-temporada que não querem dizer muita coisa no caso de resultados extremos. Ninguém acreditou, por exemplo, que a Renault apresentaria o melhor carro apenas porque Alonso liderou um dos testes em Jerez.

- Estranha a ausência dos apêndices aerodinâmicos nas laterais traseiras, tão idolatrados pelos engenheiros, mas talvez a equipe esteja escondendo o jogo e vejamos os "enfeites" no primeiro final de semana do ano em Melbourne.

- Segundo o chefe de equipe Nick Fry, a equipe passou por uma evolução nos últimos 6 meses devido ao reconhecido péssimo desempenho de 2007. Segundo ele toda a filosofia de dentro do carro é diferente daquela vista no ano passado e o carro que estreará no mundial será completamente outro. Outro ponto forte para Fry foi a chegada de Ross Brawn, responsável pelo setor estratégico da Ferrari na era Schumacher, para o staff técnico.

- Ross Brawn que por sua vez quer fazer a equipe subir e conquistar o maior número de pontos possível, sendo que o maior desafio é fazer a fábrica de Brackley, na Inglaterra, se comunicar melhor com os setores japoneses da equipe.

- E os pilotos, o que acharam?

- Segundo Rubens Barrichello foi ótimo pilotar o novo carro, mesmo dando apenas 30 voltas. Segundo ele foi apenas um shakedown, sem objetivo de atingir um nível elevado de performance. Segundo ele, depois do tempo que passa no Brasil, longe do carro, é ótimo voltar à pilotar. Em alusão à sua 16ª temporada na categoria e também ao número 16, que carregará em seu bólido, ele chamou o novo modelo seu seu "doce 16".

- Button por sua vez, como todos os presentes, reconheceu que a temporada passada foi péssima mas teve o lado bom de explicitar erros que a equipe cometia para que pudessem ser corrigidos, o que o deixa confiante para 2008. Seu grande objetivo, como ele já havia dito anteriormente, é obter uma melhora significativa mesmo sem briga por vitórias em 2008 para que ele possa disputar o título em 2009.

- E a ecologia continua sendo o tema visual da Honda para 2008. Mais uma vez gostei do carro, que é bem diferente daquele do ano passado, mas também é bonito. O mar, cor predominante em 2007, da lugar ao branco e a crosta terrestre da lugar à folhas de árvore. O "Earthdreams", projeto apoiado pela Honda tem mais destaque no novo modelo e novos projetos deverão ser colocados em prática em 2008. Tudo isso me faz pensar que o carro da Honda não precisa ser nem um pouco bonito, sua proposta fala por si só.

- Sobre o desempenho, é óbvio que uma equipe que tem um dos principais orçamentos da Fórmula-1 precisa andar muito mais do que andou em 2007. A presença de Alexander Wurz como piloto de testes deve ajudar bastante. O austríaco por sinal deve ser o reserva mais acionado do ano devido à sua competência para a função. Mas é muito difícil saber se conseguirão, é melhor esperar. Resta aqui o aviso de Yasuhiro Wada, o presidente da Honda: "Erros acontecem quando se deseja alcançar um objetivo, mas só aceito isso uma vez"

CURTAS

Espionagem:

- Max Mosley afirma que caso de espionagem será esquecido assim que o mundial 2008 começar devido à presença dos grandes nomes da categoria, em especial Hamilton, Vettel, Boudais, Rosberg e Kubica. E o pior de tudo isso é queo que ele disse é uma grande verdade. Mas como diriam os alemães: "Aquele que esquece os erros do passado está condenado à repetí-los..."

Burlar o regulamento é possível?

- O chefão da FIA ainda aproveitou para dizer que é quase impossível, como disse Jarno Trulli semana passada, as equipes burlarem o regulamento no que diz respeito à auxílios eletrônicos. Segundo ele será preciso muito estudo para que consigam fazer isso devido à central eletrônica única em todos os carros. Mas até onde eu sei o que mais os engenheiros da Fórmula-1 fazem é estudar;

Super Aguri:

- Ainda em sua série de declarações ele disse que não apostaria sua vida na presença da Super Aguri na primeira prova do mundial e não pode garantir de forma alguma que todas as equipes disputem todas as provas do campeonato. Seria resultado de alguma política errada? O problema de Aguri é dinheiro, Mosley quer porque quer reduzir o custo das equipes. Quem ganha essa briga?

Treinos em linha reta:

- McLaren realizou testes em linha reta na Inhla de Menorca com o objetivo de treinar aceleração e freadas sem os auxílios eletrônicos, proibidos à partir de 2008. Amanhã é a vez da Renault, a preocupação é grande;

Le Mans Series:

- Audi anuncia o ex-piloto da Fórmula-1 Allan McNish, Dino Capello, Alex Premat e Mike Rockenfeller como duplas para a disputa do campeonato da Le Mans Series em 2008. A montadora participava apenas do American Le Mans Series e agora deve dificultar, e muito, a vida da Peugeot no LMS. Caso seja confirmada a etapa brasileira no calendário teremos a chance de ver mais dois protótipos à Diesel em Interlagos.


1/28/2008

Curtas do final de semana

Enquanto a temporada não começa a pegar fogo o "Mundo Veloz" se reserva ao direito de algumas folgas...


- Ron Dennis e McLaren afirmam que com Heikki Kovalainen no time a política de tratamento com os pilotos será a mesma que sempre foi anunciada pela equipe inglesa, a de igualdade de condições. Para a equipe o finlandês que acabou de chegar será tratado da mesma forma como foi tratado o espanhol Fernando Alonso e como será tratado o inglês Lewis Hamilton. Okay... e onde ficam as especulações à respeito da contratação de um piloto que aceitasse abaixar a cabeça para as decisões do time?

- Há duas hipóteses para o anúncio. Ou a McLaren está mentindo, ou o favorecimento à Hamilton aconteceu porquê a equipe queria ver um estreante campeão do mundo o que, convenhamos, seria um feito e tanto. Não deu certo e agora ninguém mais acredita em Ron Dennis. O jeito é esperar o mundial começar... se os dois tiverem realmente o mesmo tratamento eu aposto em Kovalainen para 2008 chegando à frente de Hamilton;

- Massa diz que vai lutar pelo título, Massa diz que azar o prejudicou em 2007, Massa diz que brasileiros fazem muita pressão. Será que as perguntas para Felipe Massa podem mudar?

- Uma coisa é verdade. Felipe Massa afirmou que quem mais sentiu pressão após a morte de Senna foi Rubens Barrichello pois todos viam nele um sucessor à altura para Ayrton. E ainda disse que ele próprio já está sentindo essa pressão;

- Sebastian Vettel afirma que iniciar a temporada 2008 com o carro do ano passado se torna uma grande vantagem para o piloto alemão. Primeiro por ser um carro que ele conhece bem e segundo porquê no final da última temporada os problemas de confiabilidade foram resolvidos. Durante a temporada a equipe lançara uma evolução deste carro que será chamada de STR2-B. Faz um certo sentido, afinal, ele foi muito bem nos testes, bem como seu companheiro de equipe Sebastien Bourdais. E também é verdade que no fim do ano passado o carro andou sempre entre os 10 primeiros o que, para a TOro Rosso, é satisfatório;

- Max Mosley define apenas em outubro se tentará reeleição à presidência da FIA. Na verdade eu acredito que ele esperará até outubro apenas para afirmar aquilo que já decidiu, seja à favor ou contra sua própria reeleição. E eu acredito que seja à favor;

- Ron Dennis aliás afirmou categoricamente que não pretende suceder Max Mosley na presidência da FIA apesar dos rumores que apontavam sua saída da McLaren para tal ato. Eu imagino em uma campanha para a presidência da FIA o quão o caso de espionagem envolvendo sua equipe, a McLaren, não seria usado para derrotá-lo;

- Force India marca para 7 de fevereiro o lançamento de seu carro que contará com um novo pacote aerodinâmico mas que ainda usará o chassi da extinta Spyker, pior equipe do ano passado e que deu origem à equipe indiana. Mike Gascoyne, o diretor técnico da equipe afirmou que mira 3 ou 4 equipes. Talvez seja Ferrari, McLaren, BMW e Renault;

- Romain Grosjean venceu a primeira prova da GP2 Ásia em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Bruno Senna foi o segundo colocado, Alberto Valério foi o décimo e Diego Nunes o décimo terceiro. Na segunda corrida Romain venceu novamente e Senna chegou em último após um acidente e um pit stop fora de hora. Alberto Valério dessa vez foi o quinto e Diego Nunes abandonou;

- Speedcar em Dubai, a mais nova categoria do automobilismo mundial é gerenciada por Bernie Ecclestone e conta com carros parecidos com os da Nascar, o que por sí só já é extremamente pitoresco. Mas a categoria ainda conta com ex-pilotos de Fórmula-1 contra iniciantes e inexperientes também. Na primeira prova da história do certame Gianni Morbidelli venceu de ponta a ponta com Uwe Alzen (???) em segundo e Mathias Lauda (filho do tricampeão) em terceiro;