12/20/2006

Stock Car e o calendário para 2007

Mais uma vez colado na Fórmula-1, e com corrida de sábado...

- Ontem à tarde recebi o calendário da Stock Car para 2007. Mais uma vez a categoria terá 12 provas das quais 8 delas serão transmitidas pela Globo e quatro pelo Sportv, conforme o "Mundo Veloz" já tinha adiantado. Até aí tudo bem, a categoria está crescendo, em 2008 teremos um novo carro, o que faz com que as equipes tenham de economizar e também tem o fato de que não temos tantos circuitos assim... acho que ainda é o fator principal.

- Só que mais uma vez a categoria resolve marcar uma prova no mesmo dia da Fórmula-1. E o pior... ambas provar realizadas à tarde. É difícil desse jeito, será que a Stock Car não pensa em pegar carona no sucesso que a Fórmula-1 pode ter para o próximo ano e permitir que o público veja as duas categorias? A etapa do dia 17 de junho em Interlagos acontece no mesmo dia do Grande Prêmio dos Estados Unidos. Essa prova muito provavelmente não terá transmissão da Globo, sendo assim deve acontecer à tarde, quase no mesmo horário do Grande Prêmio dos Estados Unidos. Acho que os caras sabem o que fazem, afinal de contas a categoria cresceu e muito, mas não sei se faz sentido...

- Outra novidade é a inclusão de uma corrida em um sábado. Talvez seguindo os moldes do automobilismo norte americano onde são comuns as corridas de sábado à tarde a Stock Car marcou sua etapa do dia 7 de setembro em Curitiba para o sábado. Sim, para aproveitar o feriado, o que dessa vez eu acho foi um gol de placa. Aliás, no dia seguinte acontece o Grande Prêmio da Itália de Fórmula-1, sendo o segundo final de semana onde as categorias correm simultaneamente. Espero estar em Curitiba para acompanhar essa prova.

Confira o calendário 2007 da Stock Car:

22/04 — São Paulo
06/05 — Curitiba
03/06 — Campo Grande
17/06 — São Paulo
29/07 — Londrina
19/08 — Santa Cruz
08/09 — Curitiba
23/09 — Brasília
14/10 — Tarumã
28/10 — Buenos Aires
18/11 — Rio de Janeiro
09/12 — São Paulo

12/19/2006

Fim de ano não é fim de festa

É só o início...

- Mais um ano praticamente já se foi. Faltam apenas alguns dias para que 2006 vire apenas mais um ano na história da humanidade. Em relação ao planeta acho que 2006 foi só mais um ano, mas isso não se aplica ao esporte, principalmente automobilismo mundial e brasileiro. Não que tenha sido o maior deles, mas 2006 nos trouxe alguns momentos que demorarão para sair da memória, como a Copa do Mundo com despedida e (mais inesquecível ainda) cabeçada de Zidane, despedida de André Agassi e entrando no automobilismo a despedida de Michael Schumacher, talvez a principal delas dada a soberania com que este reinou em seu esporte.

- Para o Brasil tivemos o surgimento de um novo ídolo chamado Felipe Massa que conseguiu suas duas primeiras vitórias na Fórmula-1, na Turquia a primeira e a segunda no Brasil em uma corrida que amocionou até os corações mais gelados, aqueles que não assistiam uma corrida de Fórmula-1 desde a perda de Ayrton Senna.

- Internamente tivemos uma também inesquecível temporada na Stock Brasil, a retirada da Renault do automobilismo brasileiro, uma edição excepcional das Mil Milhas Brasileiras que aconteceu juntamente com um anúncio de que a prova faria parte do FIA GT em 2007 (o que acabará não acontecendo) e tantos outros momentos...

- Fim de ano é sempre assim, lembranças dos bons e maus momentos, promessas para o próximo ano em parceria com confraternizações que não necessariamente duram até 2 de janeiro, panetone, mesa cheia mesmo em casas onde a mesa costuma não ser tão cheia assim, amigo secreto... aliás... fico imaginando as vezes um amigo secreto entre os ícones do nem sempre amistoso mundo do automobilismo e dou muita risada. Rio tanto que é melhor nem publicar aqui os meus pensamentos em relação à isso.

- Blogs não param, afinal, a internet não para também, assim como as notícias que quando não acontecem por sí mesmas são plantadas para preencher os espaços vazios que são buscados por pessoas sedentas atrás de saber o que acontece nesse meio tão distante e que parece ser um dos poucos avessos ao título do Internacional de Porto Alegre... esse é o clima de fim de ano, e como o ano não acabou ainda, amanhã eu volto...

12/17/2006

Com vitória de Pizzonia Massa vence o Desafio das Estrelas

Com mãozinha de Tony Kanaan...

- Felipe Massa foi o campeão do "Desafio das Estrelas", ao chegar na quarta posição ele somou 38 pontos contra 37 de Nelsinho Piquet e faturou o seu próprio campeonato. Foi merecido, primeiro ele liderou a primeira bateria de ponta a ponta e na segunda teve problemas na largada, caiu para 15º e conseguiu uma bela recuperação. Tudo bem que faltando três voltas para o final ele perseguia Tony Kanaan quando o bom baiano não se se por cansaço ou camaradagem abriu caminho para Massa, era o pontinho que ele precisava.

- A vitória da segunda bateria ficou com Antonio Pizzonia, o amazonense largou em terceiro, passou Kanaan, passou burti e reinou soberano até o fim da prova chegando com vantagem de mais de três segundos para Nelsinho Piquet, o segundo colocado.

Confira a classificação da segunda prova:

1º) Antonio Pizzonia (AM), 30 voltas em 21:05.682 (média de 88.57 km/h)
2º) Nelsinho Piquet (DF), a 2.555
3º) Lucas Di Grassi (SP), a 5.232
4º) Felipe Massa (SP), a 5.459
5º) Tonny Kanaan (BA), a 7.235
6º) Vitantonio Liuzzi , a 8.743
7º) Enrique Bernoldi (PR), a 10.457
8º) Rubens Barrichello (SP), a 11.533
9º) Felipe Giaffone (SP), a 13.907
10º) João P. De Oliveira (SP), a 17.069
11º) Popó Bueno (RJ), a 17.695
12º) Ricardo Zonta (SP), a 17.779
13º) Robert Doornbos (NL), a 21.198
14º) Alexandre Barros (SP), a 32.676
15º) Vitor Meira (DF), a 35.489
16º) Marcos Gomes (SP), a 1 volta
17º) Jean Alesi , a 1 volta
18º) Luciano Burti (SP), a 4 voltas
19º) Tiago Monteiro , a 8 voltas
20º) Cacá Bueno (RJ), a 10 voltas
21º) Giuliano Losacco (SP), a 11 voltas
22º) Xandynho Negrão (SP), a 12 voltas

Melhor Volta: Vitantonio Liuzzi, 41.498


Pontuação final do Desafio das Estrelas:

1º Felipe Massa 38
2º Nelsinho Piquet 37
3º Lucas Di Grassi 31
4º Pizzonia 30
5º Kanaan 22
6º Meira 12
7º Liuzzi 11


- Agora sim o ano do automobilismo acabou. O Mundo Veloz não para pois as notícias também não param, mas as competições (pelo menos aquelas que mais chamam atenção) sim. É hora de descanso e reflexão, o ano foi bom, em especial para Felipe Massa e eu espero que 2007 seja melhor ainda.... quem sabe com mais um título.

Desafio das Estrelas: Massa vence a primeira

Sem Rede Globo...


- E deu Felipe Massa na primeira bateria do Desafio das Estrelas, corrida de kart realizada pelo próprio em Florianópolis, a bela capital do estado de Santa Catarina. Ele largou na pole position, suportou pressão de Nelsinho Piquet durante boa parte da prova e venceu sem grandes dificuldades. O terceiro colocado foi o bom Lucas di Grassi com Enrique Bernoldi em quarto e Vítor Meira em quinto. Com esse resultado os 15 primeiros fazem pontos que que serão somados à pontuação da segunda prova e depois divididos por dois, o resultado final aponta o vencedor de "Desafio das Estrelas".

- O assunto da manhã acabou sendo o furo da Rede Globo. A emissora havia prometido transmitir a prova durante o "Esporte Espetacular" logo depois de Internacional x Barcelona (parabéns aos colorados de todo o Brasil, não torci para ninguém mas foi uma conquista muito bonita), com isso a largada chegou a ser atrasada para que a emissora transmitisse a comemoração e não perdesse a largada da prova. O resultado é que a Globo passou Brasil x Espanha pela final de um torneio de Beach Soccer que o Brasil já havia conquistado o título por antecipação, um compacto xinfrim de uma prova de rua e um compacto mais xinfrim ainda do "Desafio". Eu não cronometrei, mas tenho quase certeza que não deu cinco minutos.

- Não estou em Floripa, não posso assegurar, mas ao que tudo indica tem muita gente "p" da vida com isso. Acredito que principalmente patrocinadores do evento e dos pilotos que viajaram o mundo em troca de um retorno. Espero de coração que isso não coloque em xeque o evento pro ano que vem pois prometer exposição na Rede Globo e praticamente não ter não deve ser nada agradável. A largada da segunda bateria é daqui há pouco as 15 horas, com Sportv. Até lá...