10/20/2006

Grande Prêmio do Brasil

Encerramento de temporada é duro...

(Schumacher brinca com Rubens)

- Encerramento de temporada é sempre complicado, muita coisa acontece, e quando o encerramento é no Brasil isso pode se traduzir também em muita coisa para fazer. Até mesmo por isso quero começar me desculpando com os amigos que acessam sempre o "Mundo Veloz" pois foi complicado, mas daqui até domingo tudo correrá muito bem, garanto.

- E quando falo em muita coisa acontecendo estou falando literalmente, entrevistas coletivas, anúncios de todos os tipos, despedidas (sim, no plural, não é só Schumacher que se despede), tributo, homenagens. Assim está sendo a semana do Grande Prêmio do Brasil. As coisas até ontem não aconteciam somente em Interlagos, o que por sinal dificulta muito o trabalho. Um dos destaques do dia aconteceu no Hotel Transamérica com a inusitada entrevista coletiva de Michael Schumacher que contou até mesmo com a presença do pessoal do Pânico na TV, que por sinal roubou a cena com a "Tartaruga Rubens", estive presente e posso dizer que foi um momento muito especial. Schumacher falou sobre a decisão, fez questão de ressaltar que só pensa no campeonato de construtores pois não quer torcer por uma infelicidade de outro piloto, falou que se arrepende do que fez em 1994 e em 1997 quando jogou o carro em cima de Hill e Villeneuve nas decisões de mundiais, disse também que não aposta nem em Felipe Massa nem em Raikkonen para 2007 pois não gosta de fazer apostas e quando perguntei como ele via a Ferrari sem Schumacher ele preferiu se esquivar um pouco. Perguntei também se ele pensava em outra categoria e ele disse que por enquanto não pensa nisso. Vale ressaltar que Felipe Massa também esteve presente na coletiva de imprensa e falou entre outras coisas que não jogará sujo contra Alonso no próximo domingo, isso segundo ele, não é honesto.

- Massa também respondeu de forma descontraída ao pessoal do Pânico na TV, também sobre Rubens Barrichello, o grande alvo do pessoal dos humoristas


- Outro evento que poderia ter agitado São Paulo, só não agitou mais por falta de divulgação, foi a presença de um dos carros da equipe Red Bull, que pilotado por Michael Ammermueller rumou do Teatro Municipal até o Parque do Ibirapuera assustando os desavisados que cruzavam São Paulo em direção ao trabalho. A Red Bull marcou o evento para quarta feira e depois o cancelou, fazendo ontema apresentação de surpresa, sem avisar ninguém. Nem mesmo a Rede Globo esteve presente e em seus telejornais as imagens utilizadas haviam sido cedidas pela própria Red Bull.

(Carro da Red Bull contrastando com a velha e linda arquitetura do Teatro Municipal)

- E na pista? Okay, hoje tivemos treinos livres para o Grande Prêmio do Brasil e na pista o mais rápido foi o piloto de testes da Willians, Alexander Wurz, que na próxima temporada será titular do time. O tempo dele foi de 1:12:547, 113 milésimos de segundo mais rápido que Anthony Davidson, piloto de testes da Honda. Michael Schumacher foi o sexto colocado e Alonso, que usará mesmo ao que tudo indica uma versão mais "econômica" de seu motor foi o décimo. Os brasileiros não foram muito bem, Rubens Barrichello reclamando muito de falta de velocidade em reta foi o 13º e Felipe Massa usando um macacão especial em alusão ao Grande Prêmio do Brasil foi apenas o 17º.

(Wurz)

Confira a lista de tempos:

1) Alexander Wurz (AUT/Williams-Cosworth/B), 1min12s547
2) Anthony Davidson (ING/Honda/M), 1min12s653
3) Sebastian Vettel (ALE/BMW Sauber/M), 1min12s870
4) Jarno Trulli (ITA/Toyota/B), 1min13s483
5) Jenson Button (ING/Honda/M), 1min13s485
6) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), 1min13s713
7) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B), 1min13s765
8) Franck Montagny (FRA/Super Aguri Honda/B), 1min13s792
9) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), 1min13s803
10) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), 1min13s820
11) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M), 1min13s926
12) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), 1min14s053
13) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), 1min14s434
14) Michael Ammermüller (ALE/Red Bull-Ferrari/M), 1min14s436
15) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), 1min14s468
16) Robert Kubica (POL/BMW Sauber/M), 1min14s510
17) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), 1min14s561
18) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), 1min14s793
19) Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), 1min14s839
20) Ernesto Viso (VEN/MF1-Toyota/B), 1min14s972
21) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), 1min15s023
22) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), 1min15s086
23) Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), 1min15s124
24) David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M), 1min15s214
25) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min15s737
26) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min15s855
27) Neel Jani (SUI/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min15s868
28) Robert Doornbos (POR/Red Bull-Ferrari/M), 1min16s251
29) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B), 1min18s321

E ainda...

- BMW realiza homenagem a Michael Schumacher. Na primeira sessão de treinos a equipe correu com a seguinte frase na asa traseira "Thakns Michael", e na segunda a frase era "Danke Michael". As duas frases queria dizer "Obrigado Michael, a primeira em inglês e a segunda em alemão;

- A Honda fez praticamente o mesmo. Se despedindo de seu principal patrocinador (que está na equipe desde os tempos de BAR, como fundadora por sinal) e BAT está indo embora da Fórmula-1 e a Honda correu com a palavra "Tchau" em vários idiomas estampa em seu carro;

- Rubens Barrichello e Felipe Massa inovaram no visulal também. Rubens correu com um capacete em tons diferentes que tinha o verde limão mais destacado em relação ao branco, o layout fio escolhido por uma promoção em seu site. Felipe Massa correu com um macacão verde e amarelo, em homenagem ao Brasil, a primeira vez que um piloto da Ferrari faz isso em toda a história da equipe. Muito bonito por sinal o macacão;


10/18/2006

Coletiva Bridgestone

Felipe Massa...



- Ontem aqui em São Paulo, no Hotel Transamérica aconteceu uma conferência de imprensa da Bridgestone, que a partir do próximo ano será fornecedora exclusiva de pneus para a Fórmula-1. Estiveram presentes ao evento Felipe Massa piloto da Ferrari, Hiroshi Yasukawa que é diretor da Bridgestone Motorsport e Eugênio Deliberato que é presidente da Bridgestone Firestone do Brasil.

- Muita coisa foi dita principalmente por Felipe Massa e por Hiroshi Yasukawa, como não poderia deixar de ser muito se falou de pneus, sobre a entrada dos slicks para 2008 (que serão testados em breve por todas as equipes), sobre o fato de a Bridgestone ser fornecedora exclusiva de pneus à partir da próxima temporada, que segundo Yasukawa é muito importante para o desenvolvimento dos compostos (que serão mais duros) mas tira o foco das empresas de pneus na imprensa.

- Estive presente e gravei a coletiva para poder trazer para você leitor do "Mundo Veloz". Separei três momentos importantes e trarei mais durante a semana do Grande Prêmio do Brasil. Para ouvir clique em "play" e em seguida em "pause" para carregar o áudio, similar ao "youtube".

- Aqui ele me responde sobre o fato de ser o único piloto entre as equipes de ponta da próxima temporada que está andando de Bridgestone esse ano:


- Aqui ele fala sobre a possibilidade de chuva no Grande Prêmio do Brasil:


- Aqui ele responde com base nos anúncios de Alonso e Raikkonen se pensa em quando vai encerrar a carreira:



- Durante o decorrer da semana tem muito mais pra você que acompanha o "Mundo Veloz".

10/16/2006

Desgaste de pista em Interlagos

Informações da assessoria de imprensa... confira mais abaixo entrevista com Giuliano Losacco...

(Interlagos)

- Pessoal, as informações a seguir não são minhas e sim da assessoria do Grande Prêmio do Brasil que acontece no próximo domingo:

Desgaste da pista de Interlagos chama atenção às vésperas do Grande Prêmio do Brasil

- A deterioração do asfalto do circuito de Interlagos em alguns pontos críticos chamou a atenção da Organização Desportiva do GP Brasil em vistoria realizada no autódromo neste domingo, uma semana antes da corrida que encerra o Mundial de Fórmula 1 2006.

- Há desgaste e borracha queimada em diversos pontos, decorrentes do mau uso da pista ao longo do ano, que não tem a fiscalização adequada. Uma das principais causas do problema é uma exibição conhecida por “zerinho”, feita por algumas categorias. Nessa apresentação, os veículos estacionam na pista e giram em torno de seu eixo, desgastando o piso. O problema é permanente e só é resolvido com fresagem e recapeamento da pista.

- Outro problema identificado foi a presença de manchas de cimento que também mudam as características da superfície. Essas manchas são decorrentes do uso de cimento para secar vazamentos de óleo. O correto é utilizar um produto apropriado à base de pó não cimentício e biodegradável, que absorve o óleo sem prejudicar o asfalto.

- O inspetor de segurança da FIA, Charlie Whiting, fará nova vistoria na pista nesta semana, às vésperas da corrida.

- Agora sim, minha humilde opinião. Alguns problemas são completamente esperados, como por exemplo o problema da borracha que "danifica" o solo mas que faz a alegria de algumas categoria, como a Truck por exemplo, que utiliza o número como parte do show e de entretenimento. Aliás, a própria Stock Car utiliza dessas artifícios em algumas provas. Mas é um problema que é encontrado no mundo inteiro e não só no Brasil, e não são todos os circuitos que tem esse tipo de problema. Continuo acreditando ser um pecado essas informações virem à tona às vésperas do Grande Prêmio, como acontece todos os anos, pelo fato do calendário ser apertado as obras estão sempre atrasadas e as críticas sempre acontecem. Por sermos um país subdesenvolvido as críticas são sempre maiores.

- Em relação ao cimento eu concordo que é um problema que não pode acontecer. Mas não podemos nos esquecer que muitas das categorias que correm em Interlagos durante o ano (e falo nesse caso de categorias menores, como a Superclassic ou o paulista) não tem dinehiro suficiente pra chegar até o fim com a mesma estrutura do início do ano. Acredito que a SP Turis, que administra agora o autódromo poderia dar um auxílio maior à esse pessoal para que o autódromo chegue no final da temporada em condições de receber a Fórmula-1 sem críticas, que já estão se tornando cansativas.

E ainda...

Confira entrevista com o atual bicampeão da Stock Car Brasil Giuliano Losacco feita por mim ontem na programação da Rádio Tupi-AM. O contato foi feito graças à persistência de Thiago Braga, produtor do "Esporte Especial", valeu Thiago.

10/15/2006

Stock: Losacco sai na frente no playoff!!!

Vitória em Tarumã ainda dá liderança ao piloto...


(Giuliano venceu em Tarumã)

- O atual bicampeão brasileiro de Stock Car Giuliano venceu hoje a nona etapa do campeonato e primeira do playoff decisivo e sai na frente na disputa pelo título. Losacco largou na pole position perdeu a liderança para Ingo Hoffmann na 11ª volta mas recuperou a posição à 12 voltas do fim para não perder mais. Essa foi a oitava vitória do paulista na categoria e a sua primeira na temporada 2006.

- Nas posições seguintes três pilotos que não estão na disputa da "Super Final". Valdeno Britto foi o segundo colocado, David Mufatto foi o terceiro e Ruben Fontes que venceu a prova do ano passado foi o quarto. Na quinta posição Cacá Bueno.

- A prova teve disputas por posição e toques de uma forma como não víamos há algumas etapas. Logo na largada (a segunda, pois a primeira foi abortada) Ingo Hoffmann conquistou a segunda posição que era de Felipe Maluhy e partiu para escoltar Losacco. Mais atrás Cacá Bueno e disputava posição com um Valdeno Britto inspirado e com o próprio Felipe Maluhy. Valdeno Britto foi aliás um dos grandes nomes da prova, partindo pra cima de Cacá, depois de Felipe Maluhy. Em sua disputa com Felipe Maluhy os dois trocaram alguns toques de lado, Felipe Maluhy mesmo tendo perdido a posição tocou algumas vezes Valdeno por trás e foi punido com um Drive Trough. Nesse momento Cacá Bueno começou a ter problemas de câmbio e pneus e não pôde mais ser tão combativo se contentando apenas com a quinta posição. Ele poderia ter chegado em quarto mas teve dificuldades para ultrapassar um lento Ingo Hoffmann e perdeu a posição para Ruben Fontes.

- Ingo Hoffmann fez mais uma vez uma bela prova assumindo a liderança na 11ª volta e abrindo boa vantagem na liderança, mas no final da prova, faltando 12 voltas ele começou a perder rendimento cruzando alinha de chegada apenas na nona posição depois de conseguir se defender bem de Alceu Feldmann.

- Giuliano Losacco afirma que agora é um momento importante no campeonato mas evitou falar em título. Conversei com ele há instantes na programação da rádio Tupi-AM e ele negou que essa seja uma disparada para o título. Segundo ele ainda restam mais três provas e ele só poderá falar em título depois da prova do próximo dia 29 em Buenos Aires. Ele afirmou também que foi uma prova muito difícil pois todos os pilotos tinham problemas de pneu. No final da prova Valdeno Britto chegou muito próximo a ele mas até mesmo Valdeno tinha problemas de pneu. Resumindo foi uma prova difícil e uma excelente vitória.

- Além de Losacco e Cacá Bueno os outros pilotos que disputam o playoff chegaram nas seguintes posições: Guto Negrão que fez bela corrida foi o 7º, Felipe Maluhy punido foi o 8º, Alceu Feldmann foi o 11º, Rodrigo Sperafico foi o 12º, Antonio Jorge Neto foi o 13º e Hoover Orsi foi o 21º. Ricardo Maurício abandonou com problemas no carro e Thiago Camilo abandonou por esgotamento pois desde a primeira volta ele ficou sem a direção hidráulica.

Confira o resultado final:

1) Giuliano Losacco (SP/Medley-A.Mattheis), 43 voltas em 47min53s769
2) Valdeno Brito (PB/L&M), a 0s362
3) David Muffato (PR/NasrCastroneves),a 4s934
4) Ruben Fontes (GO/Neosoro-JF), a 10s729
5) Cacá Bueno (RJ/Eurofarma-RC), a 12s159
6) Thiago Marques (PR/Petrobras-Action Power), a 16s317
7) Guto Negrão (SP/Medley-A.Mattheis), a 17s438
8) Felipe Maluhy (SP/Terra Avallone), a 17s635
9) Ingo Hoffmann (SP/Filipaper-AMG), a 22s674
10) Duda Pamplona (RJ/Officer Pamplona's), a 22s709
11) Alceu Feldmann (PR/Sorriso-Boettger), a 22s943
12) Rodrigo Sperafico (PR/Neosoro-JF), a 25s060
13) Antonio Jorge Neto (SP/Eurofarma-RC), a 26s476
14) Juliano Moro (RS/Nascar), a 30s887
15) Chico Serra (SP/WB), a 39s188
16) Claudio Ricci (RS/RS), a 39s372
17) Raul Boesel (PR/WB), a 49s444
18) Wellington Justino (GO/L&M), a 53s666
19) Mano Rola (CE/Powertech), a 1min00s042
20) Luis Felipe Gama (SP/Scuderia 111), a 1min06s530
21) Hoover Orsi (MS/NasrCastroneves), a 1 volta
22) Carlos Alves (SP/CA Competition), a 1 volta
23) Christian Fittipaldi (SP/RC3 Bassani), a 1 volta

Os demais abandonaram.

Classificação do Playoff (Super Final):

1º Cacá Bueno, 237
2º Giuliano Losacco, 237
3º Hoover Orsi, 220
4º Rodrigo Sperafico, 218
5º Felipe Maluhy, 218
6º Thiago Camilo, 216
7º Guto Negrão, 215
8º Alceu Feldmann, 214
9º Antonio Jorge Neto, 211
10º Ricardo Maurício, 207

A próxima prova é dia 29/10 em Buenos Aires na Argentina.