Abrindo a contagem regressiva para o Grande Prêmio do Brasil...
- Olá amigos do "Mundo Veloz". É com enorme satisfação que estou aqui pra passar um pouco dos bastidores do Grande Prêmio Brasil de Formula 1 para vocês. Muitas pessoas não tem ideia do imenso trabalho para a prova e também do que há por trás na organização do GP.
Trabalhei mais de 4 anos no autodromo de Interlagos e estou na minha segunda corrida de Fórmula-1. Trabalhei nas principais categorias do automobilismo nacional, isso claro, sem contar as inumeras etapas do paulista e também da Motovelocidade.
- A Fórmula-1 não mexe somente com a rotina do autódromo mas também de toda a cidade de São Paulo. É o maior evento esportivo da America Latina. São Paulo conta com uma das maiores frotas de helicópteros do mundo e o maior tráfego aéreo é exatamente no dia da corrida. O comércio e a rede hoteleira também contam com um um faturamento expressivo na época do GP.
- E quanto ao autódromo? Tudo começa efetivamente há pouco mais de 1 mês e meio da prova, quando Interlagos é fechado para competições e começam reformas, montagem das arquibancadas, áreas vip, enfim, o lugar vira um verdadeiro canteiro de obras.
- Mais de 8000 pessoas trabalham diretamente para a realização do evento. Desses 8000, 600 estão na area desportiva. São comissarios de pista e box, regate, apoio e direção de prova. Nesse trabalho de aproximandamente 1 mês antes da corrida há reuniões, palestras e treinamentos semanais aos sábados, onde é feita uma reciclagem de toda área desportiva, uma exigencia da FIA. Apesar disso, todos os convocados para a Fórmula-1 tem, no mínimo, 6 meses de experiência em corridas realizadas no autodromo.
- Ontem aconteceu o famoso simulado, exibido pela emissora oficial no Esporte Espetacular antes da corrida. É onde são simulados todos os procedimentos de resgate, sinalização, direção de prova, médicos, bombeiros, etc. Neste simulado já da pra sentir o clima da Fórmula-1, quando começa a contagem regressiva para o primeiro dia de treinos livres.
- Semana que vem estarei contando um pouco mais desse mundo maravilhoso que é a Fórmula-1, aqui no Mundo Veloz. Fui. Viuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmm.
Alan Tavares é Tecnólogo em Microeletrônica e um apaixonado por velocidade. Em Interlagos trabalhou como comissario de pista de 2001 à 2005, atuando nas principais categorias do automobilismo e motociclismo nacional. Alan, que nas horas vagas disputa campeonatos amadores de Kart, está voltando às pistas pela ocasião do Grande Prêmio do Brasil de 2009.
10/04/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário