Treino acidentado manda dois pilotos para o centro médido depois de 3 bandeiras vermelhas... fora as punições...
- Não foi um treino nem um pouco comum, a não ser pelo resultado. A volta de Suzuka ao calendário da Fórmula-1 viu a pole de Sebastian Vettel, algo normal em 2009, mas também viveu momentos dramáticos após 3 bandeiras vermelhas nos acidentes de Jaime Alguersuari, Timo Glock e Heikki Kovalainen. Mais que isso, em disputa interna pelo título, Rubens Barrichello (5º colocado) e Jenson Button (7º) podem ser punidos por não desacelerarem sob bandeira amarela provocada por outro acidente, o de Buemi, que bateu duas vezes e ainda assim larga em 10º.
Primeiro os acidentes:
- O australiano Mark Webber bateu logo no treino livre da manhã, na curva Degner. O piloto ficou bem, mas a batida ocasionou uma rachadura em seu chassi que não pôde ser reparada a tempo para a classificação. Ele ficou de fora e larga dos boxes na corrida de amanhã. No Q1, Buemi bateu no mesmo local, sem muita gravidade, tanto que conseguiu voltar a tempo de se classificar para a fase seguinte.
- Começado o Q2 e o espanhol Jaime Alguersuari resolveu bater no mesmo local. Sua batida foi mais forte, de frente, e a bandeira vermelha foi acionado, o que interrompeu o treino. Após perder o controle do carro, o bólido ganhou velocidade antes de acertar a barreira de pneus por saltitar na caixa de brita, que não é mais usada nos autódromos modernos.
- Depois foi a vez do alemão Timo Glock, na entrada da reta dos boxes. Enquanto ele virava o volante de seu carro o mesmo não respondia a seu movimento, até que saiu da pista e bateu forte contra a barreira de pneus, localizada muito próxima à pista. Glock bateu com as mãos no volante curvado. Mais uma bandeira vermelha, dessa vez causando muita preocupação pois o socorro médico se fez necessário e as imagens não conseguiam mostrar o que se passava. Ele foi levado ao centro médico com um corte na perna e passa bem, segundo informações.
- Ainda no Q2 o suiço Sebastien Buemi, aquele mesmo que havia batido no primeiro treino, bateu novamente, sem provocar bandeira vermelha mas deixando problemas para seis pilotos que vinham atrás: Barrichello, Button, Alonso, Heidfeld, Kubica e Sutil. Todos eles em volta rápida que não teriam desacelerado ao passar pelo local. A decisão deve sair em instantes.
- No Q3 teve mais batida. Mais uma vez na entrada da curva Degner, o finlandês Heikki Kovalainen errou levemente, mas seus carro saltou na zebra e (principalmente) na sequência também saltou na caixa de brita, batendo forte contra a barreira de pneus. Mais uma bandeira vermelha, que deixou pouco tempo para que os pilotos fizessem suas voltas.
Encerrando a classificação:
- Dessa forma Sebastian Vettel teve mais carro para conquistar a pole position com Jarno Trulli na segunda posição. Barrichello conseguiu se colocar mais uma vez duas posições à frente de seu companheiro Jenson Button, mas ambos ainda podem ser punidos, talvez até mesmo recolocando Vettel na disputa pelo campeonato.
As punições:
- 5 pilotos foram punidos após o final do treino: Adrian Sutil (4º), Rubens Barrichello (5º), Jenson Button (7º), Sebastien Buemi (10º) e Fernando Alonso (12º). Tudo por conta do acidente do suiço no final do bagunçado Q2.
- Após a batida ele perdeu o bico de sua Toro Rosso, mas pela entrada perigosa nos boxes ele acabou sendo punido. Já os outros pilotos levaram a penitência por não respeitarem a bandeira amarela provocada pelo próprio acidente do piloto suiço.
- Adrian Sutil sai em grande prejuízo após ter obtido um dos melhores resultados da carreira. Rubens Barrichello fica ainda a uma posição da zona de pontos, com maiores dificuldades para seu companheiro de equipe que fica a 3. Sebastian Buemi foi catapultado para a parte de trás do pelotão, bem como o espanhol Fernando Alonso.
- Alguns pilotos lucram muito com o festival de punições, em especial o alemão Nick Heidfeld que de 6º sobe para 4º e o finlandês Kimi Raikkonen que de 8º sobe para 5º.
- Alguns outros tiveram seus prejuízos muito amenizados, como o alemão Nico Rosberg que de 11º passou para 7º.
A pergunta:
- Suzuka ficou 2 anos fora da Fórmula-1. O primeiro argumento, ainda em 2006, para a ausência da pista era a falta de estrutura e também de segurança. Pois bem, após reformas, o circuito foi aprovado para receber a categoria novamente. Porém se faz necessário que se reavalie a reforma que foi feita na pista.
- Em poucos lugares do mundo se usa caixa de brita em áreas de escape como as de Suzuka. A curva Degner se mostrou um perigo para os pilotos e as fortes batidas de Alguersuari e Kovalainen se devem à presença da brita, que faz com que os carros saltem quando saem da pista e ganhem velocidade, sendo que o correto seria perder, ou pelo menos possibilitar ao piloto uma chance de recuperação.
- Quem foi o responsável pela reforma e também pela aprovação do circuito? Quantos acidentes acontecerão amanhã? Suzuka entra no nível de uma pista de rua e já é possível se esperar que o Safety Car seja acionado amanhã em algumas oportunidades pois além de tudo o asfalto está com baixa aderência e saídas de pista serão comuns.
- Olho nisso...
10/03/2009
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1 comentários:
Ótimo texto, agora consegui entender toda essa confusão.
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