10/10/2009

Aí o bicho pega

Red Bulletin, como já é de costume, mais uma vez pega no pé do Brasil...


- É o país do futuro, é o país amado pelos jornais europeus, é o país da Copa do Mundo e das Olimpiadas, é o país do Lula (elogiado lá fora), mas nossos problemas sociais ainda parecem evidentes aos olhos dos gringos. É o que indica a edição brasileira do "Red Bulletin" de 2009.

- Antes de mais nada é necessário dizer que o "Red Bulletin" é uma publicação da Red Bull que trata de forma amistosa e caricata o país sede de cada corrida do mundial de Fórmula-1. Uma edição 100% brasileira já circulou no circo da Stock Car também. O objetivo, nem sempre atingido, é ser engraçado. Mas é necessário também lembrar que o espírito é sempre de brincadeira.

- De qualquer forma é impossível negar que os velhos estereótipos brasileiros ainda estão em pauta, mesmo em um momento onde o Brasil é tido como um país um pouco mais "pop" no cenário mundial.

- Não fosse assim e comentários do tipo "devo parar no sinal vermelho?" e "é uma mulher de verdade?" não seriam proferidos na publicação. Mas para manter o tom bem-humorado os caras do "Red Bulletin" não se esqueceram de perguntar se "minha mulher vai acreditar que esse fio dental usado é um presente para ela?" e "gostaria de beber a oitava caipirinha?", coisas que geralmente deixam os estrangeiros malucos ao chegarem em terras tupiniquins.

- O título da brincadeira é "Brasil é uma droga que a Fórmula-1 não se cansa". Frase dúbia... dá prazer? faz mal? São dúvidas que a reportagem deixa no ar.

- Como dito aqui, a tentativa do "Red Bulletin" é ser bem-humorado, e não é só o Brasil o alvo da mini-revista. Todos os países pelo qual a Fórmula-1 passa tem seus defeitos amplificados pela equipe da Red Bull.

- Como todos os lugares do mundo tem predicados e também problemas não podemos agora pensar que o Brasil é diferente apenas pelo fato de estarmos vivendo um bom momento. Fiz questão de começar o texto de forma otimista para os brasileiros, mas nossos problemas ainda são sérios demais e os gringos sabem disso. Durante anos esses problemas foram citados nos quatro cantos do planeta e hoje serão usados como estereótipo de um país que luta para sair da posição que se encontra para circular entre os grandes. E mais que isso... para incomodar os grandes, que custarão a aceitar essa "nova" realidade.

- Logo, é importante que se diga àqueles que criticam a publicação. O "Red Bulletin" é assim mesmo, toca na ferida procurando sempre falar a verdade e amplificá-la para não perder a piada. Se dermos motivos para que façam isso paciência... e nós ainda damos motivos para muitas e muitas críticas acerca de nosso país. Façamos festas para nossas conquistas... mas devemos enxergar nossos erros.

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