3/09/2008

Guia da Fórmula-1 - Toro Rosso

Cópia cada vez mais fiel à matriz, Toro Rosso e seus "Sebastiões" almejam um pouco mais em 2008...

(Clique na capa para baixar e ampliar)

Motor: Ferrari
Responsável: Gerhard Berger
País:
Itália

Status: Equipe pequena
Em 2007:
7º lugar, 8 pontos.


Em 2007: O início da última temporada foi de protestos recebidos pela Toro Rosso. Equipe B da Red Bull, a Toro foi alvo de Williams e Spyker pelo fato de utilizar uma versão identica à do carro da matriz, tendo como única diferença o motor Ferrari em detrimento do Renault. Vitantonio Liuzzi e Scott Speed enfrentaram inúmeros problemas de performance e confiabilidade até que o americano resolveu se indispor com o time e deixar à Fórmula-1 rumo à Nascar. O aparecimento do escolhido Sebastian Vettel coincidentemente fez com que o carro frequentasse sessões mais avançadas nos treinos de classificação e os pontos apareceram. Vettel poderia ter conquistado o primeiro pódio do time em Fuji, o que acabou não acontecendo devido à um incidente envolvendo o alemão, Mark Webber e Lewis Hamilton. A consagração veio uma prova depois com o quarto lugar do mesmo Vettel em Xangai.


Expectativas: Por sua performance, alguns ainda identificam a equipe como sendo espólio da Minardi, e é exatamente essa imagem que o austríaco Gherhard Berger, sócio do time, quer apagar. De início o carro deve ser o mesmo do ano passado, mas em breve um novo clone do carro da Red Bull deve aparecer. A intenção é bater a matriz e conquistar o primeiro pódio. Bater a matriz é possível pois os pilotos do time B são melhores, mas um pódio em condições normais ainda é complicado.

Ponto Positivo: Um carro projetado pelo Adrian Newey sempre pode ser responsável por levar um time aos bons resultados. Quando além disso o projeto é impulsionado por um motor Ferrari as esperanças aumentam ainda mais.

Ponto Negativo:
Apesar de ser um motor muito pontente e confiável, é inegável que o projeto é elaborado para receber um propulsor Renault (que equipa a equipe principal). Além disso, o orçamento da Toro Rosso é bem menor que o da Red Bull. Não podemos nos esquecer que se trata de um time B.

PILOTOS

14-SEBASTIEN BOURDAIS

País: França
Nascimento: 28/02/1979
Altura: 1,72 m
Peso: 72 Kg
Corridas: 0
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 0
Melhores Voltas: 0
Em 2007: Campeão da Champ Car, nos EUA.


Expectativa: De nerd à piloto de Fórmula-1, assim se resume à saga de Sebastien Bourdais no automobilismo. Será necessário, porém não fácil, se adaptar ao competitivo meio da Fórmula-1, algo pelo qual ele deverá muito batalhar. Em termos de resultado o objetivo é poder andar na zona de pontos em algumas corridas. É bem possível que não termine o ano zerado.

Ponto Positivo: Tem pinta de piloto vencedor. Seus quatro títulos seguidos na Champ Car não negam isso. Chaga à Fórmula-1 cercado de expectativas e com muita vontade de chamar atenção dos grandes.

Ponto Negativo: Sua última experiência na Europa foi na finada F-3000 Européia, antecessora da GP-2. Correu contra pilotos de um nível bem mais baixo que o que encontrará em 2008 e precisa correr atrás do tempo perdido.

15-SEBASTIAN VETTEL

País: Alemanha
Nascimento: 03/07/1987
Altura:
1,76 m

Peso:
62 kg

Corridas:
8

Vitórias:
0

Poles:
0

Pontos:
6

Melhores Voltas:
0

Em 2006:
14º, 6 pontos.


Expectativa: Sua estréia na Fórmula-1 aconteceu de forma apagada com o 8º posto no Grande Prêmio dos Estados Unidos quando substituiu o acidentado Robert Kubica. Havia muita expectativa em torno de sua estréia e ele não correspondeu, algo que veio a fazer na parte final da temporada como substituto de Scott Speed na Toro Rosso. Está na condição de piloto à ser observado e por isso além de não poder cometer grandes erros, precisa marcar pontos para chamar atenção dos grande novamente. Tem potencial para tal e deve conseguir.

Ponto Positivo: O alemão é velocidade pura. Um talento natural de um país que vem revelando bons pilotos nos últimos anos. Recebe total apoio de sua equipe que acredita nesse potencial.

Ponto Negativo: Como todo talento, Vettel precisa ser lapidado. A pressão em 2008 também será muito grande e seu companheiro também terá os holofotes apontados para si. Caso Bourdais consiga rapidamente bons resultados pode complicar a vida de Vettel na sempre importante disputa interna entre companheiros de time.


0 comentários: