Compare a BMW versão 2009 com o bólido da atual temporada...
- Os testes dessa semana em Jerez de La Frontera se transformaram em uma ótima oportunidade para acompanharmos algumas das mudanças que serão feitas nos carros de Fórmula-1 para a temporada 2009 por imposição das regras. A BMW foi para a pista ontem com um carro já bastante modificado. Entenda um pouco o que se passa conforme a legenda da foto acima e depois compare com a foto abaixo.
01 - Menos aletas aerodinâmicas: Os carros terão menos pressão aerodinâmica a partir da próxima temporada. É mais uma tentativa de fazer com que se aumente o número de ultrapassagens. Hoje, conforme os carros entram no vácuo do bólido à frente, perdem a aderência completamente devido à falta do ar empurrando o carro para baixo e com isso as ultrapassagens são quase impossíveis em curvas de alta velocidade.
02 - Aerofólio traseiro mais baixo: Faz parte também do pacote aerodinâmico para a próxima temporada. Com aerofólio traseiro mais baixo, o que se chama de "ar sujo" não mais atrapalhará o carro que vem atrás. O vácuo existirá, mas sem perda de aderência.
03 - Fim dos penduricalhos: A última grande moda da Fórmula-1 foi a criação dos apêndices aerodinâmicos da mau gosto. As tampas do motor bigorna, as "orelhas" dianteiras de BMW e Honda e outros aparatos estranhos estão fora.
04 - Pneus slicks: A maior novidade da próxima temporada é a tão aguardada volta dos pneus slicks. Diminuindo-se a carga aerodinâmica os carros precisarão de mais aderência mecânica e atrito, principalmente em curvas, onde a velocidade inclusive será maior.
05 - KERS: O sistema de recuperação de energia cinética, uma das transformações internas dos carros aproveitará a força cinética exercida nas freadas e reverterá essa potência para o motor dos carros. É a primeira de uma série de mudanças que serão promovidas para tornar a Fórmula-1 menos ecológica pois o aproveitamento desse tipo de energia diminui o consumo de combustível e, por consequência, a emissão de gases poluentes na atmosfera. O primeiro passo é pequeno, mas é um início.
06 - Bicos mais largos: Ainda para a proveitar um pouco do ar que se desloca do carro da frente para não perder a aderência os bicos dianteiros a partir da próxima temporada serão um pouco mais largos.
- E você? Percebeu alguma diferença a mais? Envie para o Mundo Veloz.
7/23/2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
A deste ano, perto da que virá parece um porco espinho...
Ficou mais limpa e mais bonita.
Com certeza vai haver melhoras. É raro mas às vezes o tio Mosley acerta a mão.
Garcia, corrige ali em: "É a primeira de uma série de mudanças que serão promovidas para tornar a Fórmula-1 menos ecológica".
Tornar mais ecológica.
Só quero ver a eficiência do KERS neste primeiro ano. Não deve ser nada impressionante, mas quem sabe...
Com o tempo eles se ajeitam.
Postar um comentário