Novo sistema é seguro? é eficiente? vale a pena? funciona?
- Nos últimos 3 dias, com os testes que a Fórmula-1 esté realizando em Jerez de La Frontera, só se fala no KERS, sistema que a partir da temporada 2009 utilizará a carga de energia que é desperdiçada na frenagem dos carros para alimentar uma bateria interna que por sua vez devolverá essa energia ao motor dos carros, o que gerará potência extra.
- E o sistema está na berlinda antes mesmo de ser lançado. Na terça feira a BMW optou por abortar seus treinos da semana por conta de um acidente com um mecânico que, ao encostar no carro, levou um choque que o mandou para o hospital. O funcionário passa bem.
- Teoria interessante foi apresentada pela Toyota no dia seguinte. A escuderia afirma que há muito pouco tempo para testar o equipamento e não garante que até o início da temporada o objetivo proposto com o KERS possa ser atingido. Ross Brawn, diretor técnico da Honda acredita que o sistema sequer dá bons ganhos de performance aos bólidos por enquanto. Ambos reconhecem porém sua importância e que ainda existe a possibilidade de evolução.
- O KERS é uma interessante sacada. Cada vez mais as montadoras procuram alternativas para baixar a emissão de poluentes em seus carros. Tudo aquilo que se possa gerar energia sem que para isso seja necessário o uso dos combustíveis à base, principalmente, de petróleo precisa ser aproveitado. Por ora o KERS não deve garantir nada muito grande nem aos carros de Fórmula-1, mas a categoria sempre foi o grande campo de estudos dos engenheiros e as tecnologias la criadas sempre chegam aos nossos carros de rua. O planeta agradece.
- Porém... nada que se faz com pressa costuma dar certo e esse parece ser um passo importante demais para ser jogado para escanteio. E quando, como todo equipamento elétrico, uma dessas peças apresentar problemas? O piloto que passar por isso pode dar adeus à corrida.
- Os envolvidos com a categoria estão divididos quanto à sua utilização e até céticos quanto à sua necessidade e funcionalidade. Com o devido perdão do trocadilho, parece que os ouço dizer: "Bem me KERS, mal me KERS".
7/23/2008
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6 comentários:
Que trocadalho, hein?
Abraços...
Sei não, este Kers ai...
Vai ser legal para a McLata que possivelmente vai vender o Kers para as outras equipes como já vende as centralinas...
Ai acho que só eles Kers esta porcaria. (pessimo)
Hahaha..adorei o título...
Acho que deveria esperar um pouquinho mais pra utilizar o Kers,as equipes nao estao de acordo com algumas coisas ainda,pra nao dar confusao e pra que nao percam tempo com uma coisa que ainda nao tem certeza,melhor esperar...
Acredito que todas iniciativas de desenvolvimento que possam melhorar nossas vidas são úteis. No caso da F-1 o mais correto é deixar a tecnologia correr solta, pois quem desenvolve algo novo, no primeiro momento, há um desequlíbrio e ganho de performance em relação aos demais. Isso força as outras equipes a investir e "correr" atrás do prejuízo, como num livre mercado.
Dessa forma pode-se avaliar um cenário de desenvolvimento de altíssimo grau de tecnolgia e com grandes possbilidades de inovações e benefícios para a humanidade.
Abraços
Elisandro Philippsen
muito legal a postagem do ron groo, parabéns, também acho q eles
kers inventar moda
Salvo erro, a revolução q fizeram no pistão do motor qnd proibiram o uso do turbo tambem foi conseiderado modinha, hoje ele é, basicamente, o responsavel pelos 300 km/h dos F1
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