Essa notícia realmente me chamou atenção...
- Algumas pessoas conhecem a história da tenebrosa 24 horas de Le Mans de 1955. Após sofrer um toque de Mike Hawthorn, Pierre Levegh teve seu carro arremessado contra o público e junto à ele mais de 80 pessoas perderam a vida naquele que até hoje é considerado o pior acidente da história do automobilismo.
- Esse acidente teve sérias consequências em diversas áreas. A Mercedes por exemplo ficou de fora das competições, por vontade própria por muitos e muitos anos, o que por sinal acabou acarretando também o freio da evolução das tão famosas "Flechas de Prata", que dominavam o automobilismo naqueles dias.
- Mas o que mais chamou atenção, é que o país vizinho, a Suiça, proibiu toda e qualquer competição de carro em seu território. Nem arrancadas em autódromos, corridas de turismo, motos, nada. Fórmula-1 então nem pensar.
- Mas ante-ontem, dia 05 de junho de 2007, quase 52 anos depois (o acidente foi em um 27 de junho) o parlamento daquele país revogou essa proibição e passou novamente a permitir que as competições acontecessem na Suiça. O resultado foi apertado, 97 votos à favor e 77 contra.
- Conforme citado no site Grande Premio, à favor o argumento de que as corridas podem alavancar o turismo e também o desenvolvimento da indústria automobilística local. E contra a agressão ao meio ambiente que as corridas provocariam e também o aumento do número de acidentes nas estradas. Não gosto dos argumentos contrários à decisão, mas trauma é trauma e deve ser respeitado.
- Será interessante depois de tanto tempo ver quem se habilita a levantar um autódromo para que um dia quem sabe seja até mesmo realizado o Grande Prêmio da Suiça novamente, afinal, até equipe com sede na Suiça a categoria tem, que é a BMW-Sauber. É algo para se acompanhar de perto.
- A imagem acima é uma das poucas em cores do acidente que marcou o automobilismo de várias formas, e abaixo mais alguma fotos, terríveis por sinal.
6/07/2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Essas fotos são boas, eu só tinha visto o vídeo sobre o acidente, mas as fotos dizem mais, nesse caso.
Garcia, o toque não teria sido com o Macklin?
Felipe, o Macklin talvez tenha apenas terminado de cravar a espada no peito do pobre Levegh, para desespero de mais de 80 pessoas que perderam a vida no acidente, mas aquele que foi considerado "culpado" pelo acidente foi Mike Hawthorn... que se não me engano, ele sim, tocou com Macklin...
Não há dúvida de quem deu o toque foi o Mike, em uma desastrada manobra para entrar no boxe. Chegou a ser processado pelas autoridades esportivas por ter originado o acidente.
Eduardo Aranha
Postar um comentário