3/15/2007

Guia da Fórmula-1: Regras 2007

Não são tantas novidades assim, mas parecem muito boas...

- Como já é de praxe, toda temporada trás alguma novidade no que diz respeito à regras, algumas mais e outras menos. Em 2007 não houveram enormes mudanças, mas foram muito bem escolhidas e devem trazer mais emoção à temporada. Confira um resumo e alguns porquês:

Única fornecedora de pneus

- À partir desta temporada a Fórmula-1 adota apenas uma fornecedora de pneus, a Brisgestone, que venceu facilmente a “concorrência” com a Michelin que até o ano passado dividia o fornecimento.

Ponto Positivo: As equipes terão menos gasto com desenvolvimento de novos compostos, muitas vezes se utiliza um composto novo para cada pista do mundial.

Ponto Negativo: Não existe mais guerra dos pneus na Fórmula-1, além disso, os pneus são muito mais duros, o que foi alvo de reclamação por parte dos pilotos.

Obrigatoriedade de se usar pneus moles e duros na mesma prova

- Em 2007 os pilotos tem dois tipos de compostos à disposição em cada prova, um mais mole (que é mais rápido porém dura menos) e um mais duro (que é mais lento mas agüenta uma maior quilometragem). Para dificultar um pouco mais a estratégia todos os pilotos deverão chegar ao fim da corrida tendo usado os dois tipos de pneu.

Ponto Positivo: Os pilotos deve usar estratégias diferentes, principalmente no início da temporada. Isso deve possibilitar mais ultrapassagens (com diferença de performance) e também recuperações no final da corrida para os pilotos que guardarem pneus. Aliado ao volume de combustível utilizado cria variadas formas de estratégia.

Ponto Negativo: O risco é que a categoria de transforme mais ainda em uma competição de pit stops com pilotos mais conservadores apostando tudo na estratégia. Torna mais difícil um piloto fazer a corrida inteira com apenas uma parada pois o pneu mole não agüentaria uma janela tão longa.

Pneus deverão conter marcas visíveis para diferenciar os diversos compostos

- Os pneus moles e duros disponíveis para cada corrida deverão conter uma marca visível que os diferencie. Tudo para que o público presente ao autódromo e também o telespectador possa entender um pouco melhor a estratégia de cada um e também entender porquê determinado piloto está mais rápido ou mais lento em determinado momento da prova. A Bridgestone escolheu colocar um ponto branco no pneu mais mole, o que há mais de 300 por hora se tornará um grande traço.

Ponto Positivo: Ajuda o fã mais leigo a compreender um pouco melhor cada corrida.

Ponto Negativo: Todas as equipes também terão acesso à estratégia de cada piloto, pode tornar a categoria uma competição de pits, assim como a obrigatoriedade de se usar dois tipos de pneu.

Quantidade de tipos de pneus para a temporada

- Serão quatro compostos de pneu disponibilizados pela Bridgestone para a temporada: supermacio, macio, médio e duro, sendo que apenas dois compostos deverão estar disponíveis em cada corrida, conforme características do circuito.

Ponto Positivo: Condições iguais para todos.

Ponto Negativo: Abre a possibilidade de “choradeira” no circo. Alguma equipe pode se sentir prejudicada pela escolha da Bridgestone que involuntariamente pode favorecer alguém.

Safety Car e paradas no pit

- Quando necessário o Safety Car continuará entrando na pista, mas agora alguns procedimentos deverão ser respeitados: Primeiro os boxes serão fechados e ninguém poderá entrar. Depois os retardatários terão autorização para “descontar” a volta. Em seguida os boxes serão abertos e os pilotos poderão fazer trocas de pneu e reabastecimento. Obs. Costumeiramente em Melbourne acontecem acidentes que tornam necessária a entrada do Safety Car, poderemos ver a nova resolução da FIA já no próximo final de semana.

Ponto Positivo: Ajuda pilotos que perderam uma volta por conta de algum “incidente”. Evita que o Safety Car embaralhe demais as posições de uma corrida.

Ponto Negativo: Um piloto que parta para uma estratégia de uma janela mais longa pode ser completamente prejudicado pois o risco de cair para último é muito grande.

Desenvolvimento de motores congelado

- Desde o último Grande Prêmio da China o desenvolvimento dos motores dos carros de Fórmula-1 estão congelados para diminuição de custos. Apenas alguns itens do motor podem ser desenvolvidos (pistões, por exemplo). Além disso há uma limitação de 19000 giros para o propulsor.

Ponto Positivo: Diminui os custos de uma temporada, favorece times menores.

Ponto Negativo: A Fórmula-1 sempre foi considerada um grande laboratório de desenvolvimento, portanto as montadoras envolvidas passam a ter as mãos atadas nesse quesito.

Treinos

- Agora na sexta feira acontecerão dois treinos não mais de uma hora e sim de uma hora e meia, sendo que as duas sessões tem também um intervalo de uma hora e meia de duração entre si.

Ponto Positivo: Para quem assiste na TV é maior a possibilidade de se acompanhar o ambiente de cada corrida. É também maior a possibilidade de se ver mais carros na pista.

Ponto Negativo: As equipes grandes não andarão durante tanto tempo assim, ou seja, o espaço de tempo entre uma aparição e outra das grandes será maior.

Carros e pilotos reserva

- Durante os treinos livres não será permitida a utilização do terceiro carro como em 2006. Porém, os pilotos de teste poderão sim andar nas sextas feiras. O carro usado será um dos carros dos pilotos titulares que poderão dar quantas voltas quiserem. Além disso, todas as equipes estão liberadas para fazer uso da regra e não apenas as piores da temporada anterior.

Ponto Positivo: As equipes grandes passam a ter a possibilidade de conhecer melhor os circuitos também. A regra também ajuda a identificar os pilotos “preferidos” de cada equipe pois dificilmente o carro do primeiro piloto vai pra pista na sexta feira na mão de um piloto de teste.

Ponto Negativo: Caso um piloto de teste cometa um erro quem se prejudica agora é um dos titulares. Isso talvez impeça o show que esses pilotos davam na sexta feira, acelerando fundo em busca de informações da pista e principalmente de um bom tempo para mostrar trabalho.

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