- Como já é de praxe, toda temporada trás alguma novidade no que diz respeito à regras, algumas mais e outras menos. Em 2007 não houveram enormes mudanças, mas foram muito bem escolhidas e devem trazer mais emoção à temporada. Confira um resumo e alguns porquês:
Única fornecedora de pneus
Ponto Positivo: As equipes terão menos gasto com desenvolvimento de novos compostos, muitas vezes se utiliza um composto novo para cada pista do mundial.
Ponto Negativo: Não existe mais guerra dos pneus na Fórmula-1, além disso, os pneus são muito mais duros, o que foi alvo de reclamação por parte dos pilotos.
Obrigatoriedade de se usar pneus moles e duros na mesma prova
Ponto Positivo: Os pilotos deve usar estratégias diferentes, principalmente no início da temporada. Isso deve possibilitar mais ultrapassagens (com diferença de performance) e também recuperações no final da corrida para os pilotos que guardarem pneus. Aliado ao volume de combustível utilizado cria variadas formas de estratégia.
Ponto Negativo: O risco é que a categoria de transforme mais ainda em uma competição de pit stops com pilotos mais conservadores apostando tudo na estratégia. Torna mais difícil um piloto fazer a corrida inteira com apenas uma parada pois o pneu mole não agüentaria uma janela tão longa.
Pneus deverão conter marcas visíveis para diferenciar os diversos compostos
Ponto Positivo: Ajuda o fã mais leigo a compreender um pouco melhor cada corrida.
Ponto Negativo: Todas as equipes também terão acesso à estratégia de cada piloto, pode tornar a categoria uma competição de pits, assim como a obrigatoriedade de se usar dois tipos de pneu.
Quantidade de tipos de pneus para a temporada
Ponto Positivo: Condições iguais para todos.
Ponto Negativo: Abre a possibilidade de “choradeira” no circo. Alguma equipe pode se sentir prejudicada pela escolha da Bridgestone que involuntariamente pode favorecer alguém.
Safety Car e paradas no pit
- Quando necessário o Safety Car continuará entrando na pista, mas agora alguns procedimentos deverão ser respeitados: Primeiro os boxes serão fechados e ninguém poderá entrar. Depois os retardatários terão autorização para “descontar” a volta. Em seguida os boxes serão abertos e os pilotos poderão fazer trocas de pneu e reabastecimento. Obs. Costumeiramente em Melbourne acontecem acidentes que tornam necessária a entrada do Safety Car, poderemos ver a nova resolução da FIA já no próximo final de semana.
Ponto Positivo: Ajuda pilotos que perderam uma volta por conta de algum “incidente”. Evita que o Safety Car embaralhe demais as posições de uma corrida.
Ponto Negativo: Um piloto que parta para uma estratégia de uma janela mais longa pode ser completamente prejudicado pois o risco de cair para último é muito grande.
Desenvolvimento de motores congelado
Ponto Positivo: Diminui os custos de uma temporada, favorece times menores.
Ponto Negativo: A Fórmula-1 sempre foi considerada um grande laboratório de desenvolvimento, portanto as montadoras envolvidas passam a ter as mãos atadas nesse quesito.
Treinos
- Agora na sexta feira acontecerão dois treinos não mais de uma hora e sim de uma hora e meia, sendo que as duas sessões tem também um intervalo de uma hora e meia de duração entre si.
Ponto Positivo: Para quem assiste na TV é maior a possibilidade de se acompanhar o ambiente de cada corrida. É também maior a possibilidade de se ver mais carros na pista.
Ponto Negativo: As equipes grandes não andarão durante tanto tempo assim, ou seja, o espaço de tempo entre uma aparição e outra das grandes será maior.
Carros e pilotos reserva
Ponto Positivo: As equipes grandes passam a ter a possibilidade de conhecer melhor os circuitos também. A regra também ajuda a identificar os pilotos “preferidos” de cada equipe pois dificilmente o carro do primeiro piloto vai pra pista na sexta feira na mão de um piloto de teste.
Ponto Negativo: Caso um piloto de teste cometa um erro quem se prejudica agora é um dos titulares. Isso talvez impeça o show que esses pilotos davam na sexta feira, acelerando fundo em busca de informações da pista e principalmente de um bom tempo para mostrar trabalho.
0 comentários:
Postar um comentário