11/06/2006

João Paulo de Oliveira

Um craque distante...


- Sabe aqueles jogadores de futebol promissores que são chamados uma, duas vezes para a seleção brasileira debaixo de muita esperança e de repente recebem proposta de um time europeu ou russo de menor expressão e aos poucos ninguém mais ouve falar? Um caso parecido é o piloto João Paulo de Oliveira, não que ninguém ouça falar, afinal de contas no automobilismo as pessoas procuram as informações com mais frequência que no futebol, mas João Paulo não tem a divulgação e a presença que merece. A julgar pelos seus números (veja-os mais abaixo), João Paulo poderia ser considerado até mesmo o próximo grande nome do Brasil na Fórmula-1, mas ele acabou escolhendo outro caminho.

- Quando foi campeão japonês de F-3 com amplo domínio em 2005 João Paulo entrou em um dilema, era necessário ir pra Europa de forma competitiva para poder quem sabe disputar a GP2 e ficar a um passo da Fórmula-1. Mas não foi o que aconteceu, depois de tanto destaque nos campeonatos locais de F-3 ele recebeu um convite para ser piloto da Nissan na Super GT, o mais considerado campeonato de turismo asiático. A proposta realmente era boa... ele iria pra Europa pra tentar chegar na Fórmula-1 onde até mesmo já havia feito um teste (em fevereiro com a Willians) ou ficaria no Japão, que tem um automobilismo forte para o público local? Ele resolveu ficar no Japão pilotou a temporada inteira um Nissan Fairlady Z. Ontem ele encerrou sua participação na temporada 2006 terminando os 300km de Fuji na oitava posição depois de sofrer um Drive Trough, João Paulo largou na pole position mas o resultado dessa prova lhe deixou apenas em 13º lugar no campeonato. Seus números, impressionantes até então caíram um pouco em porcentagem em 2006. João Paulo de Oliveira e seu compaheiro de carro Naoki Yokomizo terminaram a temporada com 32 pontos contra 80 dos campeões Juichi Wakizawa e André Lotterer que correram com um Toyota Lexus.

(João Paulo de Oliveira à bordo da Willians)

- Quem tem talento não esquece, a vontade de quem acompanhou pelo menos parte da carreira de João Paulo é que ele consiga ir pra Europa, a porta de entrada para a Fórmula-1 para quem sabe poder representar o Brasil na principal categoria do automobilismo mundial, algo que a gente sabe que João Paulo é capaz. Em 2007 ele fará mais uma temporada no Super GT e sinceramente espero que não fique lá por muito para que não perca a chance de conseguir testes na GP-2 pelo menos. Creio eu que não custa tentar, e João Paulo de Oliveira pode pois tem talento.

(Seu carro na Super GT em 2006)

Veja números de João Paulo de Oliveira até 2005:

1998 - Fórmula Ford 1600
4 Corridas
2 Vitórias
2 Pole-positions
2 Voltas mais rápidas

1998 - Formula Ford 2000
4 Corridas
2 Vitórias
2 Pole-positions
2 Voltas mais rápidas

1999 - Campeão Sulamericano de F-3
18 Corridas
9 Vitórias
10 Pole Positions
14 Voltas mais rápidas

2000 - Vice-Campeão Sulamericano de F-3
18 Corridas
5 Vitórias
7 pole Positions
7 Voltas mais rápidas

2001 - Campeonato alemão de F-3 (7º lugar)
20 Corridas
1 Vitória
11 Vezes entre os 10 primeiros
3 Pole positions
2 Voltas mais rápidas

2002 - Campeonato alemão de F-3 (12º lugar)
16 Corridas
7 Vezes entre os top-10

2003 - Campeão alemão de F-3
16 Corridas
13 Vitórias (81,3%)
Recorde de 10 vitórias consecutivas
15 Vezes entre os 10 primeiros
12 Pole positions (75%)
Recorde de 12 poles consecutivas
15 Voltas mais rápidas (93,8%)
Recorde de 15 votas mais rápidas em uma temporada e consecutivas

2004 - Campeão japonês de F-3
19 Corridas
6 Vitórias
14 vezes entre os 10 primeiros
8 pole positions
9 voltas mais rápidas

2005 - Campeão japonês de F-3
20 Corridas
7 Vitórias
11 Pole positions
12 Voltas mais rápidas

0 comentários: