Mercedes cobra McLaren e Kimi vai embora...
- Ontem acontceu em Stuttgart na Alemanha o Star & Cars, evento anual da Mercedes que sempre conta a presença de personagens que se destacaram na temporada com a marca da montadora alemã. O evento é similar ao Ferrari Day e dessa vez contou com a presença dos pilotos de teste da McLaren-Mercedes Pedro De La Rosa e Gary Paffett, também com Mika Hakkinen e Jean Alesi, que disputou sua última temporada do DTM, o campeonato alemão de turismo com a Mercedes.
- Mas a grande presença, como não poderia deixar de ser, foi de Kimi Raikkonen, o finlandês de gelo que disputou a sua última temporada na Fórmula-1 com a McLaren e que no próximo ano será companheiro de Felipe Massa na Ferrari. Kimi usou o Star & Cars para sua despedida oficial da equipe que defendeu por 5 anos (foi contratado em 2002). Segundo ele foi uma grande oportunidade de dizer adeus aos seus grandes fãs e aos funcionários da McLaren Mercedes que o apoiaram durante todo esse tempo. Em 2006 Kimi não venceu nenhuma corrida depois de ter sido vice-campeão do mundo em 2005, mesmo assim ele se diz triste e acredita que em 2007 a McLaren voltará a vencer devido ao seu tamanho e competência. Seu grande substituto na equipe será o espanhol bicampeão do mundo Fernando Alonso.
- Mas o grande momento da noite foi um pouco mais tenso, Dieter Zetsche diretor executivo da Mercedes cobrou a McLaren pela falta de vitória em 2006. A equipe terminou o campeonato na terceira colocação com 110 pontos, atrás de Renault e Ferrari, segundo Dieter ele só ficaria contente caso a equipe conseguisse subir mais duas posições na tabela alcançando assim o título. Ninguém engoliu o fato de a McLaren ter passado uma temporada completa sem vencer, o que não acontecia desde 1996. Pra tentar reverter o resultado a apagar a má impressão além de Alonso a McLaren contratou os aerodinamicistas de Nicolas Hemmel da Renault e Simon Lacey da Honda.
- É uma troca de farpas antiga, depois que a Mercedes virou a grande acionista da McLaren a equipe não foi mais tão forte. Durante as temporadas de 2003, 2004 e 2005 os motores não eram nada confiáveis e tiraram de Kimi Raikkonen a possibilidade que era real de conquistar o título mundial no ano passado, isso irritou muito todo o pessoal da McLaren assim como seus fãs. Em 2006 os motores não deram tanto problema, mas em contrapartida o carro resolveu não andar como prometido. Com uma pintura maravilho a equipe mergulhou em problemas dentro e fora da pista que culminaram, entre outras coisas, com demissão do colombiano Juan Pablo Montoya da equipe, seu lugar foi cedido ao espanhol Pedro De La Rosa, o que significa impossibilidade de lutar por mais vitórias. Em 2007 existe a forte possibilidade da equipe promover na categoria a estréia do inglês Lewis Hamilton na Fórmula-1, Hamilton foi campeão da GP-2 em 2005, seu maior rival foi Nelsinho Piquet que será piloto de testes da Renault.
- É a grande incógnita do ano, será que a McLaren consegue recuperar o ritmo? A julgar pela última temporada não, mas não se pode também duvidar da capacidade de Fernando Alonso como piloto, que deve sim brigar por vitórias ao longo da temporada por mais que no início ele lute um pouco com o carro até conseguir uma adaptação melhor. Algo que ninguém pode afirmar com segurança é se Alonso tem a habilidade de levar uma equipe nas costas e desenvolver um carro pois encontrou na Renault uma estrutura pronta. Se eu tivesse que apostar minhas fichas na McLaren eu o faria somente em 2008, depois de um ano de adaptação de Alonso e também de um carro novo totalmente a seu estilo, pra 2007 ainda acredito mais na Ferrari, o que é uma boa pra Kimi Raikkonen.
E ainda...
- Juan Pablo Montoya fez sua segunda corrida pela Busch Series (série de acesso da NASCAR). A corrida foi no Texas e ele largou em 10º ulgar chegando em 28º;
- Mulheres e crianças primeiro: Grande Prêmio da Austrália do próximo ano além de dar desconto no ingresso para mulheres em determinados setores também distribuirá ingressos grátis para 10000 crianças;
- Amanhã seguem os testes da GP-2 em Jerez de La Frontera com presença de mais dois brasileiros, Sérgio Jimenez que disputa a F-3 espanhola e Luiz Razia, o bom piloto que disputa a F-3 Sulamericana, uma boa para que os dois possam conhecer o potente carro de 600cv da GP-2, falta o João Paulo de Oliveira;
- Ontem fiz uma entrevista exclusiva com Gualter Salles, que se acidentou fortemente em Buenos Aires e está em franca recuperação. Durante a semana eu posto aqui nlo blog para você.
11/05/2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário