Vídeo retirado do www.autobrasil.wordpress.com
- E uma das principais categorias do automobilismo nacional chega à Bahia, terra de todos os santos, terra da alegria e da felicidade, terra do grande Carnaval do Brasil, terra de festa, bem do jeito que a Stock Car gosta.
- Não é a toa que a volta da categoria depois de 30 anos ao Nordeste será em Salvador. A auto-proclamada "família Stock Car" gosta mesmo é de bagunça, no bom sentido. As corridas melhoram aos poucos, mas há muita importância para o quanto o evento representa para a cidade por onde passa.
- E não é diferente em Salvador, muito pelo contrário, só se fala no assunto durante os últimos dias na capital baiana. Os soteropolitanos estão em polvorosa com a corrida que será realizada no Centro Administrativo da Bahia, o CAB, que fica no bairro Sussuarana 2. Sim, um circuito de rua com 2724 metros de extensão, sem áreas de escape, relativamente estreita por motivos de segurança e com muros de ambos os lados.
- Será uma corrida difícil, que colocará os pilotos à prova durante os pouco mais de 50 minutos de sua duração. Safety Car é esperado em especial pelos combates que geralmente são vistos no pelotão intermediário, onde pilotos comumente se tocam e vão parar fora da pista, ou no caso de Salvador, no muro.
- Faz um tempo também que uma pista não marca sua estréia no calendário, a última foi Buenos Aires em 2005, ou seja, será necessário se investir pesado nos treinos livres que começam amanhã as 10h20m da manhã. O treino será fechado ao público (o que não foi completamente explicado) e será uma espécie de treino extra para reconhecimento do traçado.
- Carlos Montagner aprovou a pista, parabenizou a Vicar por sua elaboração (torcemos todos para que, caso tudo dê certo, outras categorias possam utilizarem-na) mas ressaltou a necessidade das chicanes: "Serão montadas duas chicanes ao longo do circuito, o que deixará ainda mais segura a prova”, comentou Montagner, que ainda disse que a única preocupação é com relação ao tempo disponível para os últimos detalhes. "Precisamos fazer os últimos ajustes, como a sinalização, com a pista já fechada. Por isso estamos pensando em quanto tempo teremos para fazer isso”, encerrou.
- Hoje houve a tradicional carreata da categoria pelas cidades onde passa, em Salvador a festa foi ainda maior. O evento teve participação dos pilotos Ricardo Maurício, Paulo Salustiano, Daniel Serra e do baiano Diego Freitas. A concentração foi no Farol da Barra e, de lá, os pilotos seguiram por um trajeto de aproximadamente 5 km, que passa pela Avenida Oceânica, Casa de Iemanjá (Rua da Paciência) até chegar à Igreja de Santana do Rio Vermelho, na praia do Rio Vermelho, em frente ao Ponto de Acarajé da Cira, onde terminou a carreata.
- Fazia mais de 30 anos que a categoria não passava pelo Nordeste. A última prova naquela região do país foi em julho de 1979 no Autódromo Virgílio Távora, em Eusébio, na Grande Fortaleza, foi o palco da vitória do goiano Alencar Junior. Além disso é a primeira corrida da Stock Car brasileira em um circuito de rua.
- Com o fim da Action Power, que teve seus carros destruídos após incêndio na Regis Bittencourt, um dia após a prova vencida por Marcos Gomes em São Paulo, a prova terá apenas 30 carros. A RCM se fundiu à Action Power e cada equipe terá um carro, Peugeot para a primeira e Vectra para a segunda. Caso Marcos Gomes trocasse de montadora perderia os pontos que conquistou até aqui no campeonato, um regulamento pra lá de estranho por sinal.
- Aos poucos os pilotos vão fazendo os primeiros comentários sobre a prova que acontecerá no próximo domingo na capital baiana.
Giuliano Losacco:
- Ele já andou em circuitos de rua no Brasil e nos EUA com carros de fórmula e não está apreensivo: “todos dizem que o asfalto está muito bom, e será bom para a categoria correr numa praça nova, numa situação nova e de casa cheia. As corridas de rua podem representar um passo importante na evolução da Stock Car e é legal fazer parte deste crescimento”.
Thiago Camilo:
- O paulista não acredita que a corrida em um circuito de rua possa transformar a categoria numa loteria: “é claro que se você está com bons acertos para os circuitos que já conhece, não vai torcer para andar numa situação desconhecida, mas isto pode ser uma vantagem para mim, porque o Mauro Vogel (chefe de sua equipe) já mostrou várias vezes que é um dos caras mais rápidos em acertar o carro vindo do zero”.
Luciano Burti:
- Burti é um dos pilotos com mais experiência nesse tipo de circuito: "na rua, já disputei corridas em Macau, Coréia do Sul e Mônaco. Cada uma tem sua particularidade, por isso acho que quem já correu em pista de rua não leva nenhum tipo de vantagem”, acredita o piloto que ainda diz que "qualquer corrida em circuito de rua já é muito diferente. A proximidade com o público cria um clima de festa. No Nordeste, que possui um povo caloroso e ainda mais festeiro, com certeza será ainda mais especial. Acho que tem tudo para ser a melhor corrida da temporada”, conta o piloto Luciano Burti, que também fará sua estréia em uma corrida na região.
- Mas ele também aproveitou para elogiar o circuito: "por ser uma pista de rua possui um espaço muito bom. Tem características de um traçado de autódromo mesmo, com curvas de raio longo, de alta e baixa velocidade, mas só saberemos como ela realmente é depois de colocarmos o carro para andar”, acrescenta o piloto da Boettger Competições.
Popó Bueno:
- O piloto carioca usará da arte para comemorar a prova em Salvador. O renomado artista plástico Menelaw reestilizou o capacete do piloto (que não aparece para o público, mas deve aparecer na TV) e também a asa traseira de seu carro. Ambos serão leiloados com o dinheiro revertido para instituições da caridade.
Ricardo Zonta:
- Não estará presente pois disputará a 9ª etapa da temporada da Grand-Am nos EUA, em Watkins Glen, onde já conquistou uma vitória e um 2º lugar na temporada. Seu substituto será o paranaense Rodrigo Sperafico, irmão de Ricardo, o outro piloto do time.
Thiago Marques:
- O piloto paranaense preferiu apostar na parte técnica para analisar a próxima etapa do campeonato: "correr em circuito de rua vai ser uma novidade para todo mundo, e o vencedor vai ser aquele que conseguir o melhor acerto do carro com seu engenheiro. A vitória será decidida para quem conseguir a melhor tração e o melhor toque, porque, na pista, todos os pilotos da atual Stock são muito rápidos”.
- Atentando para outros detalhes importantes, Thiago Marques ainda alertou para outro fator importante: "por ser um circuito aberto, vamos ter muita sujeita e não será uma pista emborrachada. Cada detalhe vai ser muito importante em Salvador”, acredita o paranaense que também parabenizou os idealizadores da prova. "Acho muito bacana a iniciativa de fazer uma prova em um circuito de rua e o pessoal da Vicar está de parabéns. Tenho certeza de que a prova de Salvador vai chamar a atenção de muita gente e vai fazer história na Stock Car.”, completou Thiago Marques.
João Marcelo (líder da STock Jr.):
- "A prova de Salvador vai ser disputada em um circuito de rua e isso será uma novidade para todos, mas os pilotos da Bahia vão levar um pouco de vantagem, pois já andaram pelo local onde será disputada a corrida e têm um pouco de favoritismo por causa disso.”
- João Marcelo ainda afirmou que o segredo para fazer uma boa corrida em Salvador é saber conciliar velocidade e prudência: "por ser uma prova em circuito de rua, não existe área de escape. Se você erra vai para o muro. Acho que será uma prova na qual vai ser preciso aliar cautela e velocidade. Quem fizer isso melhor vai ganhar.”
- João Marcelo além de tudo é pessimista no que diz respeito às ultrapassagens: "é preciso conseguir uma boa colocação no grid de largada, pois não haverá muitas ultrapassagens em Salvador. Vamos correr em um circuito de rua e a organização já avisou que colocará duas chicanes na pista. Largar bem colocado será 80% do segredo para vencer a prova.”
Cássio Homem de Mello (Stock Jr.):
- O piloto que vinha disputando a Copa Vicar retorna à Stock Jr.: "não tenho experiência em circuitos de rua, mas acho que quase nenhum dos pilotos da Stock Jr. têm. Por isso, não será uma desvantagem”, afirma. "Minha desvantagem será em ter de me readaptar aos carros da categoria. As máquinas da Copa Vicar são muito maiores e mais pesadas e, além disso, corremos com pneus slick e na Jr. voltarei a andar com o radial. Espero manter o bom desempenho que tive anteriormente”
1 comentários:
Aeee, agora posso ler o post completo a partir do feed! Obaa!!
Deu certo!
Aliás, belo post!
Bjos
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