8/20/2009

Novas regras: a cereja do bolo

A FIA quer que a Fórmula-1 volte a ser o que era... para isso precisava fazer sua parte...

- A Fórmula-1 quase deixou de existir após uma intensa briga de bastidores neste ano de 2009. A Federação Internacional de Automobilismo, na figura do contestado presidente Max Mosley, queria que os custos da categoria voltassem a ser como eram na década de 90. Ele sonha em ver de volta a categoria que ele pegou quando assumiu a FIA.

- O problema inicial para ele era dinheiro, afinal de contas os times gastam demais e isso afugente os menores e, principalmente, lhes tira a possibilidade de vencer. Os times não gostaram e a aconteceu, com vitória da FIA, porém.

- Ok, as equipes serão obrigadas a fazer sua parte e reduzirão gradativamente seus custos com projetos, ações de makreting e inúmeros outros "artefatos" que demandam dinheiro. Faltava agora a parte da FIA.

- E eis que o pacote de regras anunciado ontem pela entidade nos remete novamente à uma categoria que existiu na década anterior e que só não deu mais certo pois a Fórmula-1 vivia uma transição com investimentos em segurança. O final da década já viu a Ferrari e a McLaren gastando mais do que qualquer um podia e inflacionando a Fórmula-1. À elas então:

Campeão segue sendo decido pela pontuação: Nada de maior número de vitórias ou qualquer outra gincana promovida por Mosley, Ecclestone e cia. A vontade das equipes foi respeitada nesse quesito, a do público também;

Eliminados na classificação: Com 26 carros no grid o número de eliminados agora é diferente. Os 8 piores são degolados no Q1 e no Q2, continuando com 10 participando do Q3, que agora ganha mais ares de superpole;

Reabastecimento proibido: Não adianta mexer na configuração dos carros se não pudermos mudar a postura dos pilotos. O reabastecimento sendo proibido acaba com as inúmeras estratégias de box para definir o vencedor da prova e demais posições. Nada d epiloto largando pesado para 1 parada apenas e muito menos pilotos saindo com tanque vazio no treino para conquistar a pole e se dar mal na corrida. Até mesmo porque as estratégias já estão mais do que manjadas.

Mais que isso, será possível agora em todos os treinos ver os carros disputando a pole position com o mesmo combustível. É nos braços... e que as flying laps sejam bem vindas de volta.

Peso mínimo dos carros: O peso mínimo até o fim de 2009 é de 605Kg, mas com o advento do KERS, que pesa cerca de 15, as equipes tiveram certa dificuldade em equilibrar o peso de seus carros (que dependendo do acerto pode ser reforçado atrás ou, na frente ou no meio). A partir do ano que vem, esses 15 Kg fazem parte do peso total e as equipes podem voltar a fazer oq ue faziam até o ano passado e mesmo assim usar o equipamento, caso queiram.

- Parece ou não uma Fórmula-1 mais anos 90? Uma corrida sem abastecimento e com pit stops voadores será legal de se ver. E mais que isso, quer vencer a prova? Quer conquistar posições? Ande rápido e tente ultrapassar na pista. Não, eu não me iludo que os pneus não possam decidir uma posição, mas agora as coisas são diferentes e as próprias equipes terão de trabalhar soluções em seus carros que permitam ultrapassagens.

1 comentários:

Ron Groo disse...

Ao menos nos treinos a verdade das corridas estará de volta.
O mais rapido sai na frente.