4/06/2009

Os outros vencedores que só levaram metade...

Pela quinta vez na história pilotos levam metade dos pontos...



- Confira a lista de outros Grandes Prêmios, fora o de ontem, que não chegaram ao total de 75% das voltas e distribuiu apenas metade dos pontos para os primeiros colocados. Acima, últimas voltas do Grande Prêmio da Austrália de 1991, última ocasião onde algo semelhante havia acontecido.

Espanha - 1975:
Alguma tragédia já era esperada para essa prova tanto que, após ameaças de alguns pilotos não participarem da prova, várias obras de segurança foram realizadas na madrugada anterior ao GP, o último realizado em Montjuich. O alemão Rolf Stommelen e o brasileiro José Carlos Pace, após um início de prova já muito conturbado, se chocaram e o carro do alemão levanta vôo em direção ao público matando 5 pessoas. A corrida prosseguiu pois os cabos de comunicação entre o local e a torre, incluindo câmeras de TV, foram destruídos com o acidente e ninguém sabia o que havia se passado. Stommelen sobreviveu com costelas quebradas, 3 bombeiros morreram, um fotógrafo e um torcedor. Quando o diretor d eprova foi informado da tragédia apenas 29 voltas haviam sido completadas mas a corrida teve seu final decretado naquele momento e Montjuich nunca mais viu a Fórmula-1. Jochen Mass foi o vencedor em uma prova que até hoje é a única onde uma mulher, Lella Lombardi, conquistou pontos na categoria, ou melhor, pontos não, apenas meio ponto;


Austria - 1975: Este final de semana não começou bem. Logo no warmup de domingo o americano Mark Donohue sofreu um furo de pneu e ao deixar a pista acertou um comissário de pista, que perdeu a vida. O início da prova foi adiado em 45 minutos, também em função de uma tempestade anunciada, as equipes naquele época tinham tempo para se preparar para isso. A GPDA, também na volta 29, pressionou a direção de prova para que fosse dada bandeira vermelha, ação que foi posta em prática. Porém, em uma total confusão, o diretor de prova agitou a bandeira quadriculada no lugar da vermelha e assim a prova foi dada como encerrada com o italiano Vittorio Brambilla na primeira posição. O italiano, extasiado com o resultado, comemorou ode forma tão exagerada (com os dois braços para fora do carro) que ainda chocou-se contra as barreiras de proteção destruindo a frente de seu carro;

Mônaco - 1984: Essa terceira ocasião onde os pilotos levaram apenas metade dos pontos talvez seja até hoje a mais famosa delas. Muita chuva mais uma vez tomava conta do circuito. Dois pilotos estavam ultrapassando quem viam pela frente, o alemão Stefan Bellof e o brasileiro Ayrton Senna. Quando tricampeão mundial, que disputava sua temporada de estréia pela Toleman, estava prestes a ultrapassar o líder Alain Prost o odiretor de prova Jack Ickx deu a prova por encerrada. No final do ano o francês perdeu o título da temporada para o austríaco Nick Lauda por apenas meio ponto. Naquele dia Prost fez 4,5 pontos. Caso houvesse feito a prova inteira e terminasse em segundo faria 6 e ficaria com a taça;

Austrália - 1991 (imagens acima): Na despedida de Nelson Piquet e Satoru Nakajima da Fórmula-1, mais uma vez a chuva se fez presente levando o caos à uma corrida de Fórmula-1. Quando o brasileiro Ayrton Senna liderava a prova, pressionado por Mansell, a chuva se instalou de vez no circuito. Eram percorridas 14 voltas e após um acidente onde o "Leão" saiu de seu carro mancando a direção acionou a bandeira vermelha. Em um procedimento parecido com o deste último Grande Prêmio da Malásia, instantes após a bandeira vermelha a prova foi dada como encerrada.

1 comentários:

Ron Groo disse...

O mais triste foi Montjuich. O resto se releva.
Regulamento serve pra isto.