Elogios ao traçado de Spa Francorchamps já viraram tradição nessa época do ano...
- Entra ano, sai ano e quando chegamos à época de Grande Prêmio da Bélgica todos enfim entram em acordo no mundo da Fórmula-1. É o momento onde as opiniões mais se parecem entre esses profissionais que, durante o restante da temporada, raramente falam a mesma língua.
- São os elogios à esta mitológica pista que fazem com que eles insistam em não "virar o disco", expressão tão velha quanto a pista preferida de 9 entre 10 pilotos. Para uns é um lugar fantástico, para outros é desafiador, para outras divertido e por aí vai.
- Todos querem andar bem em Spa, um lugar que separa meninos de homens e que geralmente retribui de bom reconhecimento os seus vencedores. Este ano as atenções estão mais concentradas na dispuata pelo título - hoje concentrada entre Felipe Massa e Lewis Hamilton - mas mesmo assim a briga pelo segundo pelotão será muito boa.
- Para aumentar ainda mais o tempero, a previsão do tempo aponta chuva para o final de semana, o que pode além de tudo tornar a corrida mais emocionante e cheia de variáveis. É chegado um momento do campeonato onde alguns pilotos - entre eles a dupla da Ferrari - precisa que seus rivais mais próximos perca mais do que os 2 pontos normais à um segundo lugar. Em Spa isso é completamente possível, ainda mais com chuva.
- Ou seja, com o afunilamento do campeonato nada melhor que a chegada do Grande Prêmio da Bélgica, que pode proporcionar um resultado interessante para o campeonato e de quebra uma boa corrida. Ótimo, mas eles não vão virar o disco também no domingo.
E mais...
- Atualizadas as especulações sobre o mercado de Pilotos para 2009 (confira clicando ao lado) com a entrada de dois nomes na disputa por uma vaga na Toro Rosso, Anthony Davidson e Nick Heidfeld (!!!);
- A vaga inclusive pode ter seu resultado final já este ano com a possível ida de Sebastian Vettel para a Red Bull após o Grande Prêmio da Itália. Seria a antecipação da aposentadoria de David Coulthard que, cá pra nós, anda apenas participando das provas;
- A equipe aliás confirmou a participação em testes ainda este mês com a dupla Takuma Sato e Sebastian Buemi que, a princípio, tornam-se os favoritos para a vaga;
Pneus...
- Parece que dessa vez vai. No ano passado os pneus slicks estavam prometidos para retorno em 2008, não aconteceu. Este ano inteiro as equipes fizeram testes com os compostos da Bridgestone e, como já se fala em especificações finais, acho difícil que se cancele a volta dos pneus lisos. Falta apenas a confirmação final;
- Interessante o comunicado que a empresa enviou informando que os compostos terão tempo de duração muito diferentes entre si. Ao que tudo indica só isso pode fazer com que as equipes realmente arrisquem na estratégia e que os pilotos se ataquem na pista para poderem aproveitar o máximo de seus pneus. A aerodinâmica deve ajudar nesse sentido. E do jeito que a coisa anda equilibrada 2009 promete;
9/03/2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Não só para os pilotos, mas para nós espectadores que apreciam a F1, creio que a pista de Spa realmente é interessante, não só pelas disputas, mas pelas variações de trechos velozes e lentos que ela apresenta, e possibilidades de ultrapassagens.
Sou um severo crítico de Schumacher pela forma com que ganhou seus 7 campeonatos (jogando o carro em seus adversários; tendo um Barrichello para trabalhar só pra ele; etc), mas não podemos nos esquecer que foi nesta pista, 17 anos atrás em 1991, que ele fez sua estréia na categoria, com uma Jordan, e que por sinal, apesar de não ter completado a primeira volta da corrida, só a classificação que ele fez já mostrou a que veio, e assim como Hamilton o ano passado, mostrou que seria um gênio das pistas. Se não me engano classicando-se em 7º lugar no grid, à frente de seu companheiro Andrea de Cesaris, mas foi uma pena que mal conseguiu subir a "Al Rouge". Nosso querido Luciano Burti tbém teve um acidente feio nesta pista, se não me engano em 2002. Um abraço a todos e parabéns pelos comentários Carlos.
Postar um comentário