- Não posso dizer que ontem a Audi fez história. Não depois de 8 vitórias em 9 anos. O que mais chamou atenção este ano foi o grande trabalho da Peugeot que, além de colocar 3 carros nas 3 primeiras posições do grid - entre eles o time que contava com o brasileiro Ricardo Zonta - pôde liderar boa parte da corrida e no final teve chances reais de vitória com o risco de estratégia ao andarem com pneus intermediários em pista seca. A chuva aliás foi figurinha quase sempre presente durante o dia inteiro de prova e o quase é que aumentou o drama pois ora a pista estava molha, ora seca.
- De qualquer forma a vitória de Rinaldo Capello, Allan McNish e Tom Kristensen aumenta o poderio exercido e o enorme respeito que a marca já tem quando desembarca seus carros no - para o automobilismo - solo sagrado de Le Mans. Eles mostraram que ainda é preciso mais.
- Le Mans evidencia cada vez mais que hoje há uma divisão nas categorias que competem provas importantes de Endurance. Geralmente os carros são divididos nas classes LMP1, LMP2, GT1 e GT2. Dentro das categorias LMP1 e 2 - MLP significa "Le Mans Protótipos" - os carros diesel se diferem demais dos carros movidos à gasolina. A disparidade de performance é muito grande a ponto de hoje já se comemorar o fato de uma equipe conseguir ser a melhor entre os carros que competem com a famosa gasosa.
O Brasil em Le Mans
- O Brasil voltou ao pódio em Le Mans ontem com o paranaense Ricardo Zonta, a bordo do Peugeot número 9 onde ele correu com Christian Klien e Franck Montagny em uma turma de piotos que já passou pela Fórmula-1. Zonta fez longas janelas à bordo do protótipo que chegou a andar durante boa parte do tempo em segundo lugar, pelo menos até a recuperação do Audi. A vantagem é que o trio de novatos - a Peugeot colocou o terceiro carro na pista somente para eles - conseguiu ficar à frente do trio principal da equipe formado por Pedro Lamy, Stéphane Sarrazin e Alex Wurz e também à frente do segundo carro da Audi. Bom desempenho do time.
- Já na classe GT2 vitória da Ferrari da equipe Risi, formada por Mika Salo, Gianmaria Bruni e pelo brasileiro Jaime Melo Junior, este piloto que poucos aqui no país conhecem mas que é adorado pela montadora italiana pelo seu desempenho com carros da marca em especial na American Le Mans Series onde já foi campeão.
- Acho uma injustiça não lembrarem o nome de Jaime Melo inclusive para a disputa do Capacete de Ouro onde, mesmo conquistando o título da ALMS, ele não foi sequer relacionado para as duas últimas edições. Será que não se lembraram do piloto no momento de definir as categorias? Tem muita gente por aí com muito menos conquistas do que ele e muito mais espeço na mídia automobilística brasileira. Torço para que possamos reconhecer os feitos de Melo que, a bordo de nada mais nada menos que uma Ferrari, tem feito coisas interessantes no automobilismo. E levando a bandeira brasileira junto.
Resultado final:
1. Tom Kristensen / Rinaldo "Dindo" Capello / Allan McNish
Audi Sport North America - Audi R10 TDi LMP1- 381 voltas
2. Nicolas Minassian / Marc Gené / Jacques Villeneuve
Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi FAP LMP1- 381
3. Ricardo Zonta / Christian Klien / Franck Montagny
Peugeot Sport - Peugeot 908 HDi FAP LMP1- 379
4. Lucas Luhr / Alexandre Prémat / Mike Rockenfeller
Audi Sport Team Joest - Audi R10 TDi LMP1 - 374
5. Stéphane Sarrazin / Pedro Lamy / Alexander Wurz
Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi FAP LMP1 - 368
6. Frank Biela / Emanuele Pirro / Marco Werner
Audi Sport North America - Audi R10 TDi LMP1 – 367
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