3/07/2008

Guia da Fórmula-1 - Super Aguri

Ainda não existe sequer a certeza de que a Super Aguri alinhará no grid de largada em Melbourne. Nem ao menos quem será dono do time...


(Clique na capa para ampliar ou baixar)

Modelo: SA01
Motor:
Honda
Responsável: Aguri Suzuki
País:
Japão

Status: Equipe pequena
Em 2007:
9º lugar, 4 pontos.


Em 2007: O ano passado não foi de todo ruim para a Super Aguri. Utilizando o carro da Honda de 2006, Takuma Sato e Anthony Davidson chegaram a ficar boa parte do campeonato à frente da "matriz", possível motivo para a cada vez maior retirada de investimentos na equipe de Suzuki. Com o passar da temporada o defasado carro mostrou algumas dificuldades de evolução e a equipe foi ficando sem dinheiro necessário para tal. Com isso, os dois pilotos do time voltaram a viver uma situação parecida com o ano de 2006 quando amargavam apenas e tão somente as últimas posições do grid.


Expectativas: Devido às péssimas condições financeiras do time e à inexplicável atitude da Honda em não investir em seu time B, a única expectativa compreensível da Super Aguri para 2008 é sobreviver até o final da temporada. Existe até mesmo a possibilidade do time ser vendido antes do início da temporada ou até mesmo de nem largar para a primeira prova do ano. Dessa forma pode-se dizer que será quase impossível chegar aos pontos já que mais uma vez o time utilizará o carro da Honda de 2006, afinal de contas, o carro do ano passado ninguém quer. Será que vale a pena?

Ponto Positivo: Praticamente impossível encontrar pontos positivos em uma equipe que vive tantas dificuldades como a Aguri. O fato do time ter ficado parte do campeonato à frente da matriz em 2007 pelo menos mostra que existem bons profissionais na Super Aguri.

Ponto Negativo: Além da falta de dinheiro, a motivação deve ser um grave problema à ser enfrentado pela equipe em 2008. Fora isso, talvez seja impossível desenvolver o carro, que foi projetado para a temporada 2006 e viverá agora seu terceiro ano de vida. As modificações para adaptar o modelo ao novo regulamento devem prejudicar ainda mais a velocidade.

PILOTOS

18-TAKUMA SATO

País: Japão
Nascimento: 28/01/1977
Altura: 1,63 m
Peso: 60 Kg
Corridas: 86
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 44
Melhores Voltas: 0
Em 2007: 17º, com 4 pontos.



Expectativa: Takuma foi eleito pouco tempo atrás o melhor japonês da história da Fórmula-1. Com a contratação de Barrichello pela Honda, a montadora criou até mesmo o seu time "B", a Super Aguri para que ele não ficasse à pé. Mas Takuma vive hoje um momento complicado pois esse time "B" não lhe dá condição nenhuma para que ele consiga mostrar seu trabalho na Fórmula-1 e agora outro japonês deve atrair os holofotes, já que Kazuki Nakajima fará sua primeira temporada como piloto titular da Williams. a única saída para ele é conseguir bons resultados em 2008 para tentar uma vaga em qualquer outro time. As duas metas serão muito complicadas de se atingir.

Ponto Positivo: Takuma é rápido e, embora o time não permita muita coisa, ele se sente muito bem na Super Aguri. Na última temporada conquistou todos os quatro pontos do time e anda constantemente à frente do companheiro.

Ponto Negativo: Piloto à moda antiga, Sato ainda tem alguns problemas de constância. Em uma mesma corrida é capaz de realizar inúmeras ultrapassagens e dar show, mas pelo excesso de arrojo pode botar tudo à perder. Errar em um treino com o carro de uma equipe pequena pode inclusive gerar grandes prejuízos à ele.

19-ANTHONY DAVIDSON

País: Inglaterra
Nascimento: 18/04/1979
Altura:
1,67 m

Peso:
55 kg

Corridas:
20

Vitórias:
0

Poles:
0

Pontos:
0

Melhores Voltas:
0

Em 2007:
23º, com 0 ponto.



Expectativa: A demora para a oficialização de seu nome pode ser um indício de que sua vaga esteja à venda. Caso apareça algum piloto pagante, Davidson ficará à pé, e não há dúvidas que o escolhido para deixar a titularidade do time seria ele. Sua única saída é trabalhar forte nos testes para tentar fazer o carro mais veloz, isso lhe daria uma boa possibilidade voltar à Honda função de terceiro piloto. Brigará para andar à frente de seu companheiro de time e raramente conseguirá chegar em uma situação que lhe permitirá brigar pelos pontos.

Ponto Positivo: É bem cotado por muitos no meio da Fórmula-1, em especial pela cúpula da Honda. O tempo que esteve como piloto de testes da matriz prova que é um bom desenvolvedor de carros.

Ponto Negativo: Faz parte do grupo de pilotos que nunca deixa de ser promessa. Aguri Suzuki brigou pesado para tê-lo como titular em 2007 mas ele perdeu a batalha para Takuma Sato. Não parece ser um piloto muito constante.

Fotos: Divulgação
Arte: Mundo Veloz


0 comentários: