2/28/2008

A hora da verdade

Fim da pré-temporada decreta início do trabalho dobrado para engenheiros e palpiteiros de plantão...


- Fim da pré-temporada da Fórmula-1. Barcelona assitiu essa semana as últimas sessões e trabalhos realizados por equipes e pilotos da categoria visando a etapa de abertura no próximo dia 16 de março em Melbourne na Austrália.

- Alguns comentários já circulam por aí como a Renault que não espera vencer corridas, a Force India que não se deixou levar pelo bom resultado obtido nos testes, a McLaren que se vê em grande forma, Jenson Button afirmando que a Honda ainda não encontrou seu acerto ideal, Barrichello afirmando que o carro é inconstante, BMW anunciando que ainda testará seu pacote aerodinâmica em Menorca, Ferrari pedindo para não ser considerada favorita pois ainda há problemas de confiabilidade no caro, etc, etc e tal.

- Agora é hora dos guias da temporada 2008 depois das últimas impressões que cada um deixou, mesmo sabendo que muitas delas se esvairão com a estréia de novos pacotes aerodinâmicos, elementos testados em segredo e também pela condição de igualdade que todos os pilotos e equipes encontrarão à partir do dia 14 com o início dos treinos livres no Albert Park em Melbourne.

- É muito simples, algumas equipes ainda não andaram com o tanque vazio, muitas delas escondem o jogo e outras nem sequer colocam suas grandes inovações para testes para que não sejam copiadas por outros times. Jà se diz por aí, em especial depois do escândalo de esiponagem que abalou a Fórmula-1 no ano passado, que o que se vê à olho nu não tem sequer patente garantida. Por essas e outras é que se diz que o seguro morreu de velho.

- Alonso mesmo elogiou a BMW afirmando que as voltas do carro com tanque cheio são de se encher os olhos, oq ue caracterizaria um exemplo clássico de equipe que não quer chamar atenção. O contrário se pode dizer da Williams, que necessitaria de patrocinadores e por isso teria andado sempre com o tanque vazio afim de poder conseguir boas voltas e se classificar bem na tabela de tempos. Até a Honda, que deixou todo mundo de cabelo em pé no ano passado pelo baixo rendimento e não foi bem no início deste ano pode estar escondendo o jogo. O colega Luis Fernando Ramo, também conhecido como Ico, tem até uma boa explicação para tal, que pode ser lida ao clicar aqui.

- O trabalho para eles não acaba, está mal começando, mas para nós, meros mortais, o jeito é esperar, cada um com a sua torcida.

Curtas

- Fernando Alonso afirma que o comportamento de Lewis Hamilton foi a justificativa para as ofensas racistas proferidas por torcedores espanhóis contra o pilot inglês. Achei o caso exagerado mas... lembre-se Alonso, racismo não tem justificativa;

- Falando no espanhol ele acredita que o favorito à conquista do mundial 2008 é o finlandês Kimi Raikkonen. Quando perguntado ele não citou a Renault e disse que Ferari e McLaren brigarão pela taça mas o homem à ser batido é o de gelo;

- Por conhecer todas as pistas e já ter sentido a pressão que é ser um piloto de Fórmula-1 ele aproveitou pra dizer que Lewis Hamilton poderá também chegar ao final da temporada disputando o título mais uma vez. Por que não?

- Mike Gascoyne, diretor técnico da FOrce India afirmou que a equipe deve crescer em 2008 no comparativo com a antiga Spyker e que o principal motivo será a chegada do italiano Giancarlo Fisichella. Faz sentido, mas acredito mais que ele seja um novo Wurz na Fórmula-1. Ajuda, mas não anda;

- Barcelona receberá mais uma importante sessão de testes em breve. Mas não é para a pré-temporada desta vez. Entre os dias 14 e 17 de abril as equipes voltarão ao circuito dessa vez para andar com a primeira evolução dos pneus slicks que a Bridgestone pretende implantar na categoria já no ano que vem. Uma ótima notícia e que prova que eles estão levando a história à sério;

- "The Michael Schumacher Business Avenue" é o nome do mais novo edifício de Dubai, nos Emirados Árabes. Para a utilização de seu nome os promotores do empreendimento pagarão ceca de 5 milhões de Euro para o alemão. Impressionante o quanto estão forçando o gosto por Fórmula-1 no Oriente Médio e o quanto s egasta para isso. Será que teremos retorno?

- Dan Wheldon lideoru o primeiro dia de testes na Fórmula Indy, o primeiro após a extinsão (chega de acreditar que foi uma fusão) da Champ Car. Nenhuma equipe da finada categoria deixou de existir, já que apenas times da ex-IRL estiveram presentes;

- Dia 20 de abril haverá duas corridas válidas pelo campeonato. Equipes da ex-IRL correrão em Motegi e times provenientes da Champ Car correrão em Long Beach. Explica-se: as duas corridas já estavam marcadas antes da extinção da Champ Car e contratos já estavam assinados por promotores das duas provas. Ao contrário do que estão dizendo por aí não acho nenhum absurdo, apenas pitoresco, afinal de contas é natural que em uma movimentação grande como essa aconteça algo aparentemente absurdo no período de readaptação. Também não esperem nenhuma equipe da Champ Car sendo campeã no fim do ano;

- Carros do WTCC chegam à Curitiba, no simpático autódromo de Pinhais. A etapa de abertura do mundial de carros turismo acontece no próximo domingo.

- F-Truck confirma prova à ser realizada no próximo dia 6 de julho em São Paulo (dia do meu aniversário, presente na caixinha ao lado). A prefeitura de São Paulo, cumprindo ordens da FIA, proibiu que veículos com o peso dos Truck competissem na reformada pista paulistana. à esperar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Alonso com esta afirmação fica pondo fogo em fogueira que ia se apagando. Em vez de condenar os atos e pedir para que parassem acho que isto vai fazer com que apareçam mais idiotas fazendo estas coisas que cabem mais em estádio de futebol...
Rapaz, um prédio com o nome do Shumacher... Dá pra imaginar um treco destes pro Rubinho? As vezes me acho tão maldoso....

Blog F1 Grand Prix disse...

Esse último dia de testes, com Toyota à frente, confundiu tudo. Pelo visto, todas as equipes estão escondendo o jogo. A pré-temporada não deve servir de muita referência...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Felipe Maciel disse...

Acho que a Honda vai querer evoluir aos poucos, o objetivo deve ser mesmo 2009...
Já a Ferrari, essa confiabilidade ainda parece ser o ponto fraco em relaçção à McLaren, mas em termos de desempenho eu fico com o time de Domenicali! Domenicali? Vamos ter que nos acostumar com esse nome... Domenicali vs Dennis, tá aí um outro possível ponto fraco...

Victor Menezes disse...

Fala Garcia, quanto tempo!

Sobre o post, pré-temporada nunca serve de paramêtro para ninguém. Sei disso desde 2000, quando a Arrows (!) foi a melhor equipe.

Carlos Garcia disse...

Amigos:

Obrigado pelas visitas!!!

Groo: Estou contigo, Alonso pôs fogo na fogueira, mas quando ele não faz isso?

Gustavo: Muitas equipes estão escondendo o jogo, na minha opinião a BMW em especial.

Felipe: Faz sentido o seu comentário, Domenicalli vs Dennis é injusto. Mas... Dennis? Será que ele fica?

Vitão: Grande Vitão, faz tempo mesmo e sua lembranças são sempre pertinentes.