11/14/2007

Acabou o pesadelo

Michael Schumacher termina seu período de lazer na Fórmula-1 com final dos testes em Barcelona... claro... com o melhor tempo...

- Mais uma vez em primeiro, posição que ele ocupou em boa parte de sua carreira. Michael Schumacher terminou seu trabalho em Barcelona, o mais prazeroso dos trabalhos para um ex-piloto de Fórmula-1. E foi o mais rápido de novo, com o tempo de 1:21:486, quase 4 décimos de segundo mais rápido que o espanhol Pedro da La Rosa da McLaren. O terceiro foi o bom finlandês Heikki Kovalainen da Renault e Felipe Massa, que treinou apenas na parte da tarde foi o quarto.

- E o melhor de tudo. Aquele alemão frio que tanto nos acostumamos a ver admitiu ter ficado nervoso quando sentou no carro sem controle de tração pela primeira vez. Mas claro, nada que duas voltas não pudessem ter resolvido a situação. Curioso foi o alemão ter dito que hoje é mais difícil pilotar um carro de Fórmula-1 sem controle de tração do que em 2000, pois naquela época, com os motores V10 era possível jogar com as marchas e hoje isso é impossível, com curvas lentas muito mais difíceis.

- Estaria Schumacher analisando friamente ou a Fórmula-1 para ele já um pouco mais difícil? Entendo que mesmo com este "handicap" desfavorável com relação à sua idade, ele possa ser ainda melhor que os outros, mas talvez este seja o motivo da dificuldade sentida por ele. O que se sabe mesmo é que é melhor para seus "rivais" que ele tenha anunciado que não andará em Jerez e que a brincadeira por enquanto acabou, caso contrário as especulações começariam a ficar mesmo desagradáveis para uma meia duzia.

- Felipe Massa também foi à pista, para pilotar um Fórmula-1 pela primeira vez depois de ter cedido a vitória no Grande Prêmio do Brasil à seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen, o campeão mundial de 2007. Pela manhã ele teve problemas e acabou não conseguindo tempo algum, e a tarde ficou atrás de Pedro de La Rosa e Heikki Kovalainen, um resultado apenas satisfatório, talvez nem isso, mas é natural que em seu primeiro contato com um Fórmula-1 sem controle de tração ele não andasse na frente.

- Nestes primeiros ensaios (que não querem dizer quase nada) Ferrari e McLaren seguiram dominando as atenção, Renault se colocou como terceira força seguida de BMW e Williams. O resto ainda é resto, apenas sabe-se que Force of India andará mesmo no pelotão de trás, afinal começarão a temporada com o carro que a finada Spyker terminou a temporada 2007.

- A dúvida persiste com relação à Super Aguri? O que farão? Treinarão em cima do RA106, rebatizado para SA107, carro que a Honda usou em 2006 ou usarão o péssimo RA107 que tirou cabelos de Barrichello e Button? É uma dúvida cruel, uma faca de dois gumes que pode trazer dificuldades sérias à equipe que não está bem de grana mesmo tendo feito seu melhor ano. A única vantagem foi ter ficado à frente de Spyker e de McLaren no mundial, o que garante um bom depósito em prêmios.

Resultado dos testes:
Pos  Piloto         Equipe                Equipe     Vls
1. M.Schumacher Ferrari 1.21.486 90
2. de la Rosa McLaren-Mercedes 1:21.857 60
3. Kovalainen Renault 1:21.894 65
4. Massa Ferrari 1:22.044 56
5. Paffett McLaren-Mercedes 1:22.293 57
6. Rosberg Williams-Toyota 1:22.333 64
7. Coulthard Red Bull-Renault 1:22.555 74
8. Heidfeld BMW-Sauber 1:22.946 102
9. Nakajima Williams-Toyota 1:23.031 77
10. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:23.187 74
11. Chandhok Red Bull-Renault 1:23.255 57
12. Button Honda 1:23.358 79
13. Trulli Toyota 1:23.465 54
14. Kubica BMW-Sauber 1:23.488 37
15. Davidson Super Aguri-Honda 1:23.547 80
16. Filippi Honda 1:23.596 74
17. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:23.753 72
18. Montagny Toyota 1:23.977 45
19. Klien Force India-Ferrari 1:24.446 56
20. Sutil Force India-Ferrari 1:23.537 105
21. Liuzzi Force India-Ferrari 1:24.555 55

0 comentários: