- Nâo foi uma prova fácil, é bom que se diga. Depois de 18 voltas atrás de um Safety Car que representaram mais de meia hora de uma fila digna de Grandes Prêmios de Mônaco, a penultima prova do mundial em Fuji transformou-se no caos do automobilismo devido à chuva.
- Ainda antes da largada uma trapalhada (mais uma) da Ferrari fez com que seus pilotos tivessem de voltar ao pit com o Safety Car na pista para trocar pneus. A organização de prova exigiu que as equipes largassem com pneu de chuva mas os italianos decidiram arriscar intermediários. Ross Brawn está fazenod muita falta à esta equipe, agora sabemos porquê Schumacher gostava tanto do homem das estratégias ferraristas. Cabe aqui ressaltar que em uma de suas paradas (cada um ferrarista parou duas vezes) Felipe Massa extrapolou o limite de velocidade no pit e ainda cumpriu um Drive Trough com prova rolando.
- Com ultrapassagens autorizadas como não poderia deixar de ser o único piloto com desempenho aceitável era Hamilton, por ser o único que não tinha spray à sua frente
, Alonso era o segundo colocado e Vettel o terceiro em um desempenho que realmente chamava atenção.
- Lá atrás Raikkonen vinha galgando posições e com um pouco mais de dificuldade devido à punição, Massa fazia o mesmo.
- Com o início das paradas nos boxes a movimentação beirou o absurdo em Fuji. Vettel, Webber, Kovalainen e Fisichella tiveram o gostinho de liderar a prova e as McLarens perderam um pouco de seu bom rendimento. Com os dois líderes do campeonato lá atrás a situação ficou um pouco mais complicada. Na volta 33 Hamilton rodou depois de ser tocado por Kubica, na volta 34 Alonso rodou depois de ser ultrapassado por Vettel e na volta 41 o drama de Alonso chegou ao fim depois de aquaplanar e bater violentamente contra o muro. Agora pra ele só resta um liagre segundo suas próprias palavras.
- O Safety Car ainda trouxe um momento triste para a prova. Depois do excepcional desempenho de Vettel sob chuva um desastre. Destraído com movimento de Lewis Hamilton Vettel acertou sob bandeira amarela a traseira de seu "quase companheiro de equipe" Mark Webber tirando os dois da prova. Webber não poupou críticas ao alemão que, espero não fique marcado por esse episódio. Vettel apenas chorou.
- E como em todo desastre alguém sempre comemora, coube à Heikki Kovalainen a missão de levar a malfadada Renault à segunda posição, lugar onde ele apareceu devido à sua estratégia e que só foi ameaçado nas voltas finais por Kimi Raikkonen que, em bela disputa, tentou conquistar a segunda colocação para melhorar sua situação no que diz respeito ao campeonato. Raikkonen não foi feliz, Kovalainen estava realmente decidido à manter a posição e assim foi. E como disse o blogueiro Ivan Capelli, é a primeira vez que dois finlandeses ocupam juntos um lugar no pódio. E foi merecido. Para os dois.
- Massa é que não pôde comemorar muito. Tendo sido punido na largada teve dificuldades maiores que todos para chegar ao final da prova em boas condições e apareceu em terceiro depois do acidente que eliminou Webber e Vettel da disputa. Mas teve de fazer uma parada extra e acabou caindo para a nona posição. Recuperou terreno depois com o pit de Barrichello, e com a excepcional disputa com o polonês Robert Kubica da BMW.
- Os dois na última volta de balé ensaiado se ultrapassarem em pista duas vezes, um não permitia espaço para o outro, Kubica em toque de corrida foi passear na área de escape e depois em outra manobra de corrida Massa passeou na área de escape também dessa vez porém, na linha de chegada onde garantiu uma bela sexta posição. Depois da corrida os dois eram só risos e abraços quando resolveram se cumprimentar depois do espetáculo que proporcionaram ao público japonês.
- E teve mais, muito mais, isso aqui foi apenas um resumo, acredite. Amanhã além de tudo a "Lista de Ocorrências" estará lotada.
Confira o resultado final:
Pos Piloto Equipe Tempo
1. Hamilton McLaren-Mercedes 2h00:34.759
2. Kovalainen Renault + 8.377
3. Raikkonen Ferrari + 9.478
4. Coulthard Red Bull-Renault + 20.297
5. Fisichella Renault + 38.864
6. Massa Ferrari + 49.042
7. Kubica BMW Sauber + 49.285
8. Liuzzi Toro Rosso-Ferrari + 55.622
9. Sutil Spyker-Ferrari + 1:00.129
10. Barrichello Honda + 1:28.342
11. Button Honda + 1 lap
12. Yamamoto Spyker-Ferrari + 1 lap
13. Trulli Toyota + 1 lap
14. Heidfeld BMW Sauber + 2 laps
15. Sato Super Aguri-Honda + 2 laps
Melhor volta: Hamilton, 1:28.193Classificação do Mundial:
Não classificados
Piloto Equipe Na volta
R.Schumacher Toyota 56
Davidson Super Aguri-Honda 55
Rosberg Williams-Toyota 50
Vettel Spyker-Ferrari 47
Webber Red Bull-Renault 47
Alonso McLaren-Mercedes 42
Wurz Williams-Toyota 20
Pilotos: Construtores:
1. Hamilton 107 1. Ferrari 170
2. Alonso 95 2. BMW Sauber 92
3. Raikkonen 90 3. Renault 51
4. Massa 80 4. Williams-Toyota 28
5. Heidfeld 56 5. Red Bull-Renault 23
6. Kubica 35 6. Toyota 12
7. Kovalainen 30 7. Super Aguri-Honda 4
8. Fisichella 21 8. Honda 2
9. Rosberg 15 9. Toro Rosso-Ferrari 1
10. Coulthard 13
11. Wurz 13
12. Webber 10
13. Trulli 7
14. R.Schumacher 5
15. Sato 4
16. Button 2
17. Vettel 1
18. Liuzzi 1
2 comentários:
Que briga entre Massa e Kubica! Maravilha!
Garcia, o Liuzzi foi punido e trocou de posição com Sutil, o alemão pontuou pela primeira vez na categoria.
abs
Nada como uma chuvinha para animar as coisas...
Essa corrida foi sensacional, apesar do enorme atraso do início. Hamilton, Vettel e Webber foram espetaculares, assim como Kovalainen, Coulthard, Massa, Kubica, Sutil e tantos outros...
A disputa entre Massa e Kubica foi
histórica. Daquelas para qualquer fã do automobilismo guardar com carinho na memória.
Grande abraço!
Postar um comentário