7/19/2007

O que um dia foi moderno...

Poderia Congonhas ser comparado à um autódromo obsoleto?

Onde estão as áreas de escape que protegem aviões, passageiros e as pessoas que estão em volta?

- Em primeiro lugra peço licença para escrever algo que não é relacionado diretamente ao automobilismo. Mas em geral as competições envolvendo equipamentos (náuticas, automobilísticas e afins) servem como campo de base para estudo de desenvolvimento de componentes que serão utilizados no nosso dia-a-dia (sim, existe vida fora da Fórmula-1, mesmo para os maiores fãs).

- E ante-ontem o acidente com o vôo 3054 da TAM me fez pensar muito no aeroporto de Congonhas, que fica localizado em meio à região metropolitana da minha cidade de São Paulo. Um aeroporto localizado em meio à uma zona de alta densidade demográfica e que como já foi dito nas mais variadas mídias que cobrem o evento não permite erros de piloto e muito menos problemas mecânicos, que são comuns à todo tipo de máquina (desde o seu computador de casa até um avião de passageiros).

- É possível comparar Congonhas à uma realidade da Fórmula-1, que nos últimos anos se despediu de autódromos charmosos, curvas mais charmosas ainda, que eram motivo de admiração de seus fãs mas não apresentavam segurança suficiente para os que alí passavam. Lembram da Tamburello? O problema é o mesmo, não havia área de escape por alí e depois de dois acidentes sérios (Piquet e Berger) chegou a vez do tricampeão Ayrton Senna perder a vida no local.

Tamburello também não tinha áreas de escape

- E por que dessa vez o "mundo real" não copia exemplos negativos oriúndos do mundo das cometições? Carros de Fórmula-1, que são leves e carregam apenas uma pessoa à bordo já provaram que máquinas velozes precisam de áreas de escape para que a segurança não seja ferida.

- Que tal se as autoridades pensassem que todos os dias inúmeros aviões de grande porte pousam na pista de Congonhas com mais de 150 pessoas à bordo em pistas que também não tem áreas de escape? E pior, não tem proteção contra chuva (mais um exemplo oriúndo do mundo do automobilismo, borracha com asfalto é uma coisa, borracha com asfalto e água é outra totalmente diferente). Pensem em algo que é muito mais importante que qualquer competição que acontece pelo mundo afora, pensem apenas na vida das pessoas que já está de bom tamanho.

- Eu já não era mais contra o funcionamento do aeroporto de Congonhas, mas depois de dois acidentes na região não tem como. Assim como na Fórmula-1 perdemos inúmeras pistas e curvas, que jamais sairão da memória, chegou a hora de Congonhas deixar o calendário. Um aeroporto charmoso como este jamais será esquecido, mas como infelizmente não há espaço para que ele cresça, então não dá mais. Aviões são seguros, acidentes são esporádicos, mas qualquer deles é fatal, é melhor não bobear...

No círculo vermelho o local onde a aeronave saiu da pista, repare como tem construções em volta. Muitas delas residenciais...

1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente comparação!