Será que eu exagerei no meu pedido?
- Eu só queria uma corrida mais movimentada que as anteriores. Não precisava que o Safety Car entrasse quatro vezes na pista, não precisava que dois pilotos tomassem um "stop and go" e mais dois fossem excluídos da prova, não precisa que alguém saísse machucado, não precisava que um bicampeão mundial fizesse uma corrida tão meia boca e pior, não precisava que ele fosse ultrapassado por Takuma Sato.
- Mas esse foi o Grande Prêmio do Canadá, acho que exagerei tanto nas minhas preces por uma corrida mais agitada que diante de tantos assuntos é natural que se embolem os acontecimentos e o comentário sobre a primeira vitória de Lewis Hamilton fique para trás. Aliás, ainda bem que esses assuntos todos estão dando repercussão, caso contrário iam achar que bebi.
Vamos aos fatos:
- Acidente de Robert Kubica: Faz um tempo que não me assusto com um acidente na Fórmula-1, e olha que eu não sou nenhum durão. O de hoje foi plasticamente horrível, e as consequências diante da imagem se tornam abençoadas, afinal de contas, não houve sequer uma fratura, Kubica apenas torceu um tornozelo.
- Três coisas me assustaram, o fato dele ter ficado desacordado e as câmeras não focalizarem o resgate, a impressão que o HANS não funcionou direito e uma impressão mais forte ainda que o braço esquerdo do polonês se movimentava de forma muito brusca pouco antes dele parar por completo, o que me sugeriu no momento uma contusão muito grave que, graças a Deus, não se confirmou;
- Entrada do Safety Car quatro vezes na pista: Nas últimas 10 edições do Grande Prêmio do Canadá aconteceram 12 entradas do SC, ou seja, em mais de uma prova o carro de segurança entrou mais de uma vez, o que torna natural que isso acontecesse por aqui, não sei se 4 vezes foi demais, mas agora nas últimas 11 edições da prova o número de entradas sobe para 16.
- É uma pista muito rápida, os pilotos aqui forçam muito mais que em Mônaco e o número de áreas de escape é praticamente o mesmo, perto de nenhum. De qualquer forma eu continuo apaixonado por esse traçado, aliás, depois de saber que Kubica está bem estou cada vez mais apaixonado.
- Impagável meu companheiro de Rádio Capital Ivo Santos soltou a seguinte pérola: "Nos EUA se dá ponto extra para quem lidera o maior número de voltas, se na Fórmula-1 fosse assim hoje o Safety Car levaria o ponto para casa";
- A corrida de Alonso: Tudo bem, até Schumacher viveu seus péssimos dias, mas sempre que acontecesse alguma coisa parecida justo daquele que menos esperamos vira motivo para comentário especial. Alonso errou na primeira curva espalhando o carro na grama na tentativa de passar Hamilton, por alí ele passou inúmeras outras vezes perdendo posições para aqueles que vinham atrás e ainda por cima foi ultrapassado por Takuma Sato no final.
- Acredito que todos pensaram que ele tivesse algum problema de freio, mas ele justificou a baixa performance dizendo simplesmente que precisava arriscar. Não sabe calcular riscos então calcule sua diferença para Hamilton no mundial: 48 pontos para o inglês e 40 para o espanhol, nos meus cálculos dá 8 pontos;
- Punição à Alonso e Rosberg: Justíssima, porém explicável. A nova regra do Safety Car não permite que os pilotos entrem no box assim que ele é acionado, é necessário que esperem liberação da direção de prova. Tanto Alonso quanto Rosberg cometeram a infração e justificaram a falta de combustível para cometerem o erro, eu prefiro acreditar em uma justificativa que seroa mais honesta: A falta de adaptação à nova regra, é tão rara a entrada de um Safety Car que ninguém esperava ser pego de surpresa logo na primeira vez que isso acontece na prática. 10 segundos no box para cada um;
- Exclusão de Massa e Fisichella: Terrível para Massa no campeonato, nem tanto para Fisichella, justa para os dois. Ao contrário dos outros dois eles esperaram a direção de prova liberar suas entradas, mas não suas saídas e o resultado foi a exclusão.
- Aí você me pergunta: Se Alonso e Rosberg se beneficiaram, mas Massa e Fisichella não, porquê eles sofreram uma pena mais pesada que a dos outros dois? O critério não cabe a mim, mas é justo, afinal de contas Juan Pablo Montoya passou pela mesma situação em 2005 e levou a bandeira preta, seria natural que o brasileiro e o italiano levassem a mesma punição pois eles erraram, não há duvida. A FIA criou uma nova regra (a de fechar os boxes) mas não pensou em criar uma punição que fosse mais pesada que a dada por uma infração menor (sair do box com luz vermelha acesa).
- E a primeira vitória de Hamilton? Ah, essa era completamente esperada, como ele mesmo disse na coletiva da prova, só não se sabia quando viria. E cá pra nós, mesmo que a corrida não fosse assim tão turbulenta ele teria vencido. Pensei em tecer mais comentários, mas quer saber? Hamilton já é da casa, mesmo vencendo apenas em sua sexta corrida não é nada que tenha me surpreendido. Ele já é gente grande, parabéns garoto, a partir de agora tudo que você fizer será completamente normal, desde vencer à errar...
- Safety Car quatro vezes na pista vai demorar pra gente ver, mas o Hamilton vencendo será algo comum daqui pra frente...
- Em tempo: Sem querer me gabar, mas recomendo a leitura do post abaixo, escrito antes da prova, em especial o penúltimo parágrafo.
6/11/2007
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2 comentários:
Falou tudo, hein!
Mas essa previsão sua do tal penúltimo parágrafo acabou passando dos limites. Essa nova regra do SC tem que ser abolida, não faz sentido, é só invenção da FIA pra dizer que tem regra nova. Tinha que ser como era antes, sem essa complicação toda. Enfim, coisas do Mosley. Esse cara raramente dá uma dentro.
Eu ainda acredito que o Alonso teve problemas nos freios já no primeiro terço da corrida, e não por culpa dele. Acho muito difícil duas erradas e algumas forçadas a mais causarem este desgaste tão grande, a ponto de, no final da corrida, uma Aguri (nem tão ruim assim) ultrapassá-lo. Temos que atentar ao detalhe de que se o Alonso jogar a culpa no carro, o clima só tende a piorar. É mais fácil o bi-campeão usar seus créditos como tal, carregar a culpa e tocar a bola pra frente rumo aos USA.
Quanto a vitória do Hamilton, sem muito a acrescentar também. Atualmente é o mais consistente (não errou ainda este ano em classificações nem em corridas), e foi o mais rápido no final de semana. Com ou sem Safety Car, venceria, e agora qualquer reclamação em relação a regra de pontuação foi por água baixo, já que ele é o mais constante e também figura entre os vencedores.
Destaque para a prova do Heidfeld, assim como a temporada dele até agora. Se colocar a apenas um ponto do Raikkonen na tabela, mesmo contando com um abandono na temporada, é muito digno. É seguramente um dos três pilotos em melhor fase e desempenho.
E a Stock vem aí! Nos vemos lá!
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