12/04/2006

Surpresa na Granja Viana

Gaúchos desbancam favoritos e vencem a maior prova do kartismo brasileiro...

- Na última madrugada de sábado para domingo aconteceu no Kartódromo Internacional da Granja Viana as 500 Milhas de Kart 2006, o maior evento do kartismo nacional dada a magnitude da festa, dos patrocinadores envolvidos e também dos participantes, já que não só kartistas especializados participam mas também pilotos da Fórmula-1, Fórmula Indy, Stock Car e tantas outras categorias. A prova, que é levada muito a sério por todos os participantes, é conhecida também como uma espécie de "festa de fim de ano" do automobilismo brasileiro. Muito embora muitos deles não encarem a prova como uma festa e também nem todas as categorias do automobilismo brasileiro tenham chegado ao seu final.

- Muito se esperava em relação à uma vitória de Felipe Massa (que havia largado na pole) e do trio formado por Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Felipe Giaffone (maiores vencedores da prova), porém, vindos do Rio Grande do Sul, mais precisamente de Novo Hamburgo os pilotos do Kart número 110 pilotados por Otavio Bonder, Antonio Francesco Ventre, José Eduardo Ventre, Bruno Pacetti e Lucas Rodrigues foram os mais constantes durante as mais de dez hora de prova e acabaram vencendo pela primeira vez na carreira de cada um as 500 Milhas de Kart da Granja Viana.

- Felipe Massa depois de uma má largada tentava recuperar tempo perdido e acabou batendo em dois karts que rodaram logo à sua frente. Com o acidente a equipe do Kart 19 de F elipe perdeu 36 voltas fazendo a manutenção do equipamento. à essa altura o Kart número 40 dos pilotos Roberto Gomes, Pedro Gomes, Oswaldo Negri, Fernando Wortmman, Rodrigo Miguel e César Ramos era líder e soberano na pista, mas não dosavam o Kart pois o ritmo deles era muito forte, com isso acabaram perdendo a liderança no box quando também precisaram de manutenção. Como nessa prova ninguém escapa de perder algumas voltas no box os gaúchos da Polipetro também tiveram problemas, entre outras coisas com cabo de acelerador e embregem, o que fez com que o Kart número 29 guiado pelos pilotos Luciano Burti Luciano Burti, Gabriel Dias, Felipe Guimarães e Dennis Dirani chegasse a estar perto no final, mas a vitória era mesmo para ficar com os pilotos que mais foram constantes ao longo de toda a madrugada, da equipe mais simpática do kartódromo e também daqueles que talvez tenham sido os que mais se prepararam. Eles chegaram em terceiro pois há três voltas do fim o kart quebrou. O Kart 71 guiado por Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, Dan Wheldon e Augusto Farfus Jr. chegou em segundo.

- Segundo Dudu Ventre, piloto que recebeu a bandeirada pelo kart 110 foram mais de seis meses de trabalho pensando na prova e todos da equipe mereceram muito. Dudu acredita que essa é uma nova geração do Kart brasileiro. Abaixo você pode ouvir entrevista de Dudu Ventre feita por mim à rádio Tupi-AM ainda no pódio da Granja Vianna:


Nota: Para ouvir clique em play, depois em pause e aguarde carregar. O sistema é similar ao Youtube.

- Por coincidência pura assisti a largada ao lado de três mecânicos da equipe Polipetro (que também colocou na pista o Kart número 109) e a vibração deles após a largada era pelo fato de terem conseguido se posicionar à frente do pole Felipe Massa e assumir a ponta. Horas depois a comemoração era bem maior, pela vitória que estava por vir. Não sei dizer se eles realmente esperavam a vitória, mas posso garantir que comemoraram muito mais do que comemorariam Felipe Massa, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e cia., merecidamente.


- Abaixo você ouve Tony Kanaan que acredita que o trabalho foi muito bom e também o resultado, mesmo sem a vitória. Segundo ele o trabalho da POlipetro foi melhor.

- Como eu disse no ano passado eu digo agora também. As provas de Endurance são maravilhosas, saí de lá completamente acabado fisicamente mas sem coragem de reclamar do meu próprio cansaço pois em todo tempo pensei nos 380 pilotos que passaram a madrugada inteira acordados, nos fiscais de pista que agitaram bandeiras durante toda a madrugada (em especial as azuis), nos caras que empurravam os karts que saíam da balança e entravam nos boxes, nos mecânicos, enfim, todos aqueles que malharam literalmente toda a madrugada. Em uma prova com 74 karts e mais de 10 horas de duração todos são vitoriosos, embora essa seja uma máxima mais do que batida. Pela manhã é comum ver alguns karts completamente destroçados, com a famosa fita adesiva Silver Tape por toda a estrutura e isso queira ou não dá um charme especial à prova. Sim, não é fácil escutar durante toda a madrigada o barulho de motores que para durarem toda a madrugada tem menos potência e um ronco não tão bonito, mas isso é muito leve perto do que eles fazem. Espero estar de volta no próximo ano.

E ainda...

- Novidades na Stock Car: Antes mesmo da decisão que está por vir no próximo final de semana a equipe Medley anunciou seus dois pilotos para 2007. São eles, Ricardo Maurício, pole em Jacarepaguá e atualmente na equipe Katálogo e Marcos Gomes, campeão da Stock Light em 2006 que fez sua estréia na categoria principal também no Rio.

- Giuliano Losacco, que diz estar alheio à tudo isso pensando na conquista do título anunciou que no ano que vem será companheiro de Thiago Camilo na equipe Vogel Texaco.

0 comentários: