11/26/2006

Renault Speed Show: O Fim?

A despedida...


- Neste final de semana em Interlagos está acontecendo a última etapa do Renault Speed Show, com as categorias F-Renault, Copa Clio, Copa Super Clio e F-3 Sulamericana. E o termo "última edição" pode ser levado ao pé da letra visto que a Renault anunciou que a partir de 2007 não mais investirá no automobilismo brasileiro.

- O anúncio foi feito na última sexta feira em um comunicado com cerca de cinco linhas em papel timbrado do evento sem sequer a assinatura de uma pessoa responsável pelo mesmo, o que para alguns também foi considerado um ato de desrespeito. Como não poderia deixar de ser isso provocou princípios de tumulto entre os envolvidos com o evento, desde pilotos e equipes até membros de imprens que por lá estavam.

- Sem maiores explicações, o acontecido deu margem também à inúmeras especulações. Diz-se que a empresa que sucederá a PPD na promoção do Renault Speed Show pediu alto demais para realizar o serviço e a Renault teria feito este anúncio de retirada como forma de pressionar a empresa à aceitar valores menores, e caso isso aconteça, o Speed Show continuaria acontecendo em 2007. Talvez isso seja também apenas parte de um fio de esperança entre aqueles que temem pelo automobilismo brasileiro.

- A Super Clio, que foi criada este ano e que atraiu alguns investidores não chega a ser um grande problema já que os chassis são tubulares e trocando-se a carenagem do Renault Clio o carro poderia ainda ser usado. As grandes preocupações são a Copa Clio, que apesar de não contar com um equipamento de altíssima performance proporciona sempre grandes corridas à um custo muito baixo, e a própria F-Renault que é a grande opção para pilotos que saem do kart almejando se adaptarem aos "fórmula" para depois seguirem carreira na Europa ou nos Estados Unidos. Esses carros se tornarão inúteis caso a Renault não reveja sua posição.

- É prematuro qualificar a atitude da Renault sem antes tomarmos conhecimento dos verdadeiros motivos que levaram a montadora a tomar essa decisão. O que se sabe é que o Renault Speed Show fará falta imadiata ao automobilismo brasileiro e até por isso aguardamos uma posição da empresa até como forma de respeito perante público e mídia. Caso existam realmente motivos convincentes acredito que todos entenderão a retirada da montadora do nosso automobilismo, mesmo fazendo muita falta.

COPA CLIO

(Cláudio Gontijo)

- Um grande exemplo que o Speed Show fará falta ao nosso automobilismo é o que se pôde ver na pista neste sábado. André Bragantini Jr. venceu uma prova disputadíssima com apenas 46 milésimos de segundo de vantagem sobre Wager Cardoso depois de uma prova disputadíssima e com inúmeras trocas de posição (em especial nas três últimas voltas). O destaque da prova foi o paranaense Cláudio Gontijo, que com o quinto lugar conquistado na corrida faturou o título brasileiro de 2006 com uma etapa de antecipação. Emocionado, Gontijo disse ao final da prova que sempre sonhou em ser campeão de uma categoria de turismo. Ouça abaixo declaração de Cláudio Gontijo após a prova:


Resultado Final:

1) André Bragantini Jr. (PR), com 41min32s331
2) Wagner Cardoso (PR), a 0s046
3) Raulino Kreis Jr. (SC), a 0s692
4) José Cordova (PR), a 1s226
5) Cláudio Gontijo (PR), a 3s712
6) Luiz Carreira Jr. (SP), a 3s777
7) Miguel Paludo (RS), a 23s206
8) Leonardo Sanchez (SP), a 24s284
9) Eduardo Garcia (DF), a 26s597
10) Carlos Henrique (DF), a 27s697

Classificação do Campeonato:

1º Cláudio Gontijo, 140 (Campeão)
2º Wagner Cardoso, 100
3º André Bragantini Jr., 93
4º Leonardo Sanchez, 67
5º Rodolpho Pousa, 55

COPA SUPER CLIO

(Luis Frediani Jr.)

- Na Super Clio dez carros participaram de uma corrida cheia de alternativas, com inúmeras rodadas e algumas trocas de posição. Luís Frediani Jr. venceu com Elias Nascimento Jr. em segundo e Aldo Piedade Jr. em terceiro. Os pilotos admitem que o motor do Super Clio ainda é inferior ao potencial do carro e que antes do anúncio de que a Renault deixaria a categoria os motores seriam equiparados ao que o chassi pode oferecer. A retirada da Renault por sinal foi o grande assunto entre os pilotos da Super Clio, que revoltados pediram apoio da imprensa para que haja uma solução para o caso. Luis Frediani Jr., vencedor da primeira bateria bateria em Interlagos é quem fala em nome dos pilotos:


Resultado Final:

1) Luiz Frediani Jr. (SP), com 35min27s835
2) Elias Nascimento (RJ), a 1s250
3) Aldo Piedade Jr. (SP), a 1s588
4) Angelo Serafim (SP), a 2s237
5) Marcos Paioli (SP), a 12s699
6) João Campos (RS), a 25s269
7) Doglas Pierosan (PR), a uma volta
Os demais não completaram

FÓRMULA RENAULT

(Lapenna)

- Jà com o título de campeão da temporada Felipe Lapenna não se fez de rogado e seguiu vencendo na F-Renault. Largando na segunda posição logo na largada ele assumiu a ponta tomando a posição de Douglas Soares para não mais perder. Soares passou toda a prova colado em Lapenna sem conseguir recuperar sua posição. Lapenna chegou até mesmo a reclamar que Douglas tocou algumas vezes em seu carro durante a intervenção do Safety Car tentando "amassar" seu escapamento, o que chegou a acontecer sem que isso prejudicasse o desempenho do vencedor.

Resultado Final:

1) Felipe Lapenna (SP/Full Time), 38min34s037
2) Douglas Soares (SP/Prop Car), a 0s855
3) Rick Rosin (SC/Kemba), a 5s721
4) Mario Romancini (SP/Full Time), a 6s461
5) Cairo Campos (GO/Gramacho), a 10s879
6) Felipe Ferreira (SP/Cesário Fórmula), a 12s029
7) Sérgio Alves (RJ/Full Time), a 12s724
8) Rodolpho Santos (GO/Bassani), a 15s636
9) Vinícius Quadros(RS/Bassani), a 18s072
10) Leonardo de Souza (SC/Kemba), a 38s813

F-3 SULAMERICANA

(Carros parados com chuva em Interlagos)

- A decisão do Sulamericano 2006 de F-3 ficou para esse domingo. A prova deste sábado, marcada para 17:30hs foi transferida para amanhã às 09:30hs, horário que seria destinado ao Warm-Up da categoria, depois que uma chuva torrencial tomou conta do autódromo de Interlagos durante a volta de apresentação. Os carros deram quatro voltas atrás do Safety Car e depois voltaram aos boxes sob bandeira vermelha. A etapa deste sábado acontece no domingo de manhã e a etapa de domingo à tarde está confirmada para seu horário original. O título será decidido entre Luiz Razia Filho, que tem 81 pontos, Mário Moraes com 79 e Diego Nunes, 72.

0 comentários: